Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    √Č curioso que a teoria da mais valia de Marx seja mais adequada ao escravismo que ao capitalismo. Como dizia o Bernstein, um senhor de escravos n√£o teria problema algum em concordar que vive do trabalho deles. J√° um empres√°rio moderno pode dizer que nenhum de seus empregados trabalha tanto como ele.

    Responda
  2. Joel Domingos

    Aos amantes da "liberdade", de que vale ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mt 16:26) O poeta John Milton traduziu esse desejo na express√£o luciferiana que consta do seu extenso poema (mais de 500 p√°gs) "O Para√≠so Perdido": "√Č melhor reinar no inferno do que servir a Deus no Para√≠so". Como diz Kant diz: "Voc√™ s√≥ √© livre quando faz o que n√£o quer." A li√ß√£o Paulina corrobora a afirma√ß√£o kantiana: "1 Cor√≠ntios 6:12 - Todas as coisas me s√£o l√≠citas, mas nem todas as coisas conv√™m."

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Opa, e como, meu caro, o Olavão que o diga. Aliás, digamo-lo nós, as vítimas dos efeitos Olavísticos: se inquirido, ele talvez dissesse que foi pouco. Daqui uns 1OOmil anos, quando os Zetês recolonizarem a Terra pra exploração mineral, ficarão intrigados do esqueletinho enterrado com uns livrinhos, tudo do mesmo autor, ao lado de um objeto comprido, de madeira e aço. Além do que já fez, forjará uma compreensão feique do passado:capaz de dizerem-no um sacerdote, com aquele aspersório Smith&Wesson

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Muito grato pela gentileza, Raymundo!

    2. Raymundo de Lima Lima

      Bem vindo Marcos Benassi. O povo da Folha SP andava preocupado com sua ausência.

  4. Adolfo Santos

    do escravizado o seu livre arbítrio. Seu ataque a um arsenal do exército, na hoje West Virgínia, custou-lhe a vida, mas fator desencadeante da secessão do sul.

    Responda
  5. Adolfo Santos

    E o que dizer do papel de abolicionistas radicais, com9 John Brown? Calvinista, da Nova Inglaterra, via a escravid√£o como o maior dos pecados, pois retirava do

    Responda
  6. Ernesto Pichler

    Religião é escravismo.

    Responda