Alvaro Machado Dias > Por que as coisas são como são? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Filtros subjetivos distorcem o real ajudando a fabricar bolha de realidade na qual estamos inseridos. São mais de 8 bilhões de bolhas, cada uma com a sua versão peculiar de realidade, onde seus respectivos cérebros reagem subliminar e conscientemente a aparência das coisas, gerando pensamentos, emoções e sentimentos que na maioria das vezes refletem comportamentos nada racionais.
As coisas são como são porque assim são; se não fossem como são, outras coisas seriam. Fui claro? Hahaha Texto delicioso e uma verdadeira apologia à ciência e à filosofia!
O vidro que todos conhecemos é lÃquido na temperatura ambiente. Vá entender. Mas aà entra a sÃlica.
Grandes gênios! Quem me dera! Parabéns pela genialidade e que continuem nos enriquecendo do saber. Me esforço para tanto, né.
Tudo por um elétron . O elétron é uma partÃcula que tirar onda.
Muito bom esse artigo. Nos faz pensar nas coisas desse mundo, desse Universo. Ainda não sabemos nada mesmo. São apenas o mundo que nossos sentidos percebem.
Aparente/, a pergunta se refere à s propriedades intrÃnsecas da matéria, i.e., aquelas que independem do observador. Neste caso, o conceito de acaso, no sentido de Ãnfima probabilidade matemática, não deve ser desprezado. O livro "Chance" , da NewScientist, ajuda muito a entender esse fenômeno. Pq existimos? "No one knows". Me poupem do argumento do criador, que evidência que não somos tão inteligentes como supomos.
"Concordo com você. É claro que o ChatGPT não sabe nada." Caro Ãlvaro, lógico q eu entendi a "pitada de ironia". Mas a intenção, meio oportunista, foi só de brincar um pouco com as pessoas q atribuem ao Chat essa capacidade de pensar, refletir e até, pasme, sentir. Só isso. Lógico q eu sei q você é fera, tão fera q acho impossÃvel q o ChatGPT consiga assimilar todo o seu conhecimento e capacidade intelectual. Ainda bem né! Imagina a sua inteligência usada para o mal. Ninguém ia segurar a IA.
Em algum momento as crianças se fazem essa pergunta, elas se indagam, e a resposta pode ser decisiva pra percepção dela sobre o mundo, a realidade. Uma das perguntas que os historiadores se fazem: isso que existe aqui e agora sempre existiu dessa forma? Eis o pontapé para o conhecimento. Eu acho esse movimento de perguntar fascinante, e mais ainda o especialista que lhe devolveu a pergunta, e ainda mais aquele que lhe disse "ninguém sabe", que deixou em aberto a investigação.
Que bonito o seu comentário-reflexão, Paloma. O espÃrito é bem esse: coisa de criança. Perguntar o óbvio e ver o que os outros falam. O sujeito que disse que não sabe é o maior cosmólogo vivo. Dá para entender o porquê de carregar esta fama, né?
... quando o material Sódio (Na) está em contato com atmosfera sua superficie inicia uma oxidação em tora sua superficie de contato! A oxidação Vai se realizando pelo movimento dos gases, de acordo com a presença da masa de oxigênio que entrando em contato com a sperfÃcie do sódio! Em contato com água explode!...
... o movimentos dos gases de dá por interaçãonde forças eletromagnéticas das moléculas das massas dos gases! A oxidaçao na superfÃcie do sódio Vai mudando de cor, dinâmica interminável... As núvens do céu ficam em cima das montanhas também por atração eletromagnética entre os elementos metálicos da montanhas e as moléculas de água da núvens...Sao fenômenos mágicos-sagrados!!!.
Sim. Acho fascinante! Obrigado.
Um religioso pergunta para um ateu: Como você não acredita no Criador? Como se explica então a perfeição do universo? O ateu responde: Primeiro que não vejo perfeição alguma. Quanto à pergunta, eu a devolvo, quem criou o Criador? O religioso responde; ah, essa explicação está além da capacidade humana. O ateu completa; minha resposta é a mesma, só não preciso colocar um intermediário para chegar à mesma conclusão.
Boa noite, João, esta é excelente!
Tenho um palpite. A realidade decorre da repressão de tudo o que ela não é. É assim na biologia (genética), na psicologia (inconsciente) e na sociologia (poder). Deduzo que, de alguma maneira, o mesmo deve ocorrer na fÃsica e na quÃmica. Uma analogia seria a da formação da imagem na tela dos antigos televisores coloridos com células formadas pelas três cores básicas. O nada é o tudo aceso e a criação se dá pelo apagamento de tudo o que não ela não é.
Olá, Luis, muito interessante!
Lindo! mais sábio é o mais humilde. Isso parece uma parábola da vida. Bela lição existencial.
"Por que as coisas são como são?" Caro Ãlvaro Machado Dias, você não percebeu que esta frase está praticando uma figura de linguagem anáfora em português? A própria frase está reforçando uma ideia dentro da outra, com repetições duplas, fazendo com que os especialistas confundam. Não tem sentido nenhum embasar um estudo já estabelecido cobrindo com uma capa de máscara, e você mesmo se funde no meio, e transforma em nada. Acho muito melhor estudar e aceitar à luz da ciência já estabelecida.
Boa noite, Mário. Conversando com esses especialistas todos, não senti que se confundiram de forma alguma. Aliás, como um deles, posso te dizer que o comportamento-padrão é esse mesmo: o sujeito sai desfiando seu conhecimento sem refletir mais profundamente se a sua proposição de fato resolve a questão colocada. Só quem é muito seguro de si tem coragem de dizer que não sabe algo em sua própria área. De qualquer maneira, muito obrigado pelo comentário!
As coisas serem como elas são não é anáfora alguma. Quer dizer: por que elas têm essas propriedades e não outras. Acho que você viajou.
É muito rara a grandeza de admitir que não sabe
Nossa, Pedro, você matou. É exatamente este o ponto! Obrigado.
Texto muito interessante e, no fina, humilde. No entanto, o exemplo dado no inÃcio está invertido. É o potássio (número atômico 19) que tem um próton a mais do que o argônio (número atômico 18). Então, a pergunta correta é por que ao se tirar apenas 1 próton dos átomos de uma substância sólida e altamente reativa (potássio), ela vira um gás inerte (argônio) ?
Verdade! Obrigado!
"Até o ChatGPT sabe q as coisas não são como parecem." Desculpe Ãlvaro, mas o ChatGPT não sabe de nada, não quer saber, e tem raiva de quem sabe, ele é "inocente". O ser humano é q fica ensinando coisas erradas pra ele, inclusive sentimentos como a raiva, ra ra ra ra ra ra. Melhor ouvir Gil cantando em "Eu prefiro aprender a só ser": "Sabe, gente / É tanta coisa pra gente saber / Eu sei q, no fundo, o problema é só da gente / É tanta coisa q eu nem quero saber!", no fundo "no one knows".
Concordo com você. É claro que o ChatGPT não sabe nada. A frase era para ser lida com uma pitada de ironia. Explico: o texto é sobre uma busca que vai passando por explicações cada vez mais sofisticadas, que jamais respondem à questão colocada. Cada uma traz um prisma, sendo que todos têm um elemento comum: a tese de que a realidade não é como parece. Neste contexto, dizer que "até o ChatGPT sabe que as coisas não são como parecem" visa sinalizar que até a máquina expele este truÃsmo.
Uma caracterÃstica da tabela periódica é que há muitos metais e poucos não metais. E que esses últimos estão ligados à quÃmica orgânica e portanto à vida: carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre, além do próprio hidrogênio, que tem um caráter não metálico. Parece que a sobra de prótons (e elétrons), em relação ao equilÃbrio dos gases nobres, resulta na matéria inorgânica. A vida está ligada à sua falta.
Muito interessante, José Cardoso! Seus comentários são sempre ótimos!
Por que as coisas são como são? Porque elas mudam.
Sim, Nelson, sem dúvida!
Texto instigante e estimulador. Por que as coisas são como são? Ninguém sabe disse o Nobel de FÃsica. Sabê-lo-emos em algum tempo? Pode ser que sim, já que o átomo (percebido já na Antiguidade) tornou-se divisÃvel apesar do nome e suas subdivisões também comportaram divisões e, portanto, hoje temos a nanotecnologia e outros universos de conhecimento sendo desvendados. Ao futuro, que nos aguarda placidamente.
Muito obrigado pelo seu comentário inspirador, Emanoel.
Estou, a cada dia, mais convencido de que "a ignorância é a base da felicidade". Por que? Não sei.
Hahaha, sensacional! Concordo, mas também ignoro a razão!
Apoiado. Apenas sei que nada sei!
Parece evidente que se alguma coisa há e não o nada, é que existe um organizador da vida e do universo. A complexidade da vida é assustadora. Se o nada tivesse organizado tudo isso quanto vemos, já não seria o nada, mas um nada inteligente. Se somos seres inteligentes , como aceitar que tivéssemos vindo do nada que é a ausência de qualquer coisa?!
Boa noite, Marcelo. Entendo perfeitamente o seu ponto! Agora, cá entre nós, a missão da ciência é explicar o porquê das coisas serem como são sem aludir ao Criador, pelo simples fato de que isso obrigaria o cientista a estender o processo, perguntando de onde surgiu este.
Então esse "organizador" veio do nada e do nada criou o universo....sei.
Que texto gostoso de se ler! A vida seria muito melhor se esquecêssemos discussões sobre espectro polÃtico, sobre vida dos outros, sobre o que vestir e como se comportar à mesa... Dar a devida importância à s coisas que são importantes verdadeiramente.
Roberto, posso te falar que concordo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Machado Dias > Por que as coisas são como são? Voltar
Comente este texto