Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SAULO PAPA

    Salvador, não entendi como uma civilização pode deixar de usar sinais de rádio para se comunicar com satélites. Fibras ópticas só servem para comunicações terrestres. Satélites, sondas, etc, precisam de RF, certo?

    Responda
    1. SAULO PAPA

      Oi Salvador, tudo bem? Aguardo a sua resposta

  2. Rogerio Cerqueira

    Procuramos vida como a conhecemos, nossos conceitos. Podem existir outras formas de vida que não estejam ao alcance de nosso entendimento. A teoria descrita na matéria é válida, outras civilizações (se existentes) podem ter cessado essa emissão muito antes de nós.

    Responda
  3. Cristiano Lopes

    Isso me lembra: Não Olhe para o Céu.

    Responda
  4. Joaquim Rosa

    Fomos visitados por um et a cerca de dois mil anos. Jesus foi o resultado desse evento. Se dizia filho de um. Ou não é bem assim?

    Responda
    1. Ney Fernando

      Creio que nenhum ET esteve por aqui até agora.

  5. Renato MIneiro Drummond

    Os 130 anos-luz citados pelo autor não foram por acaso. Extamente a essa distância está um aglomerado de 146 estrelas e uma delas pode ter um planeta orbitando-a. .Porém é quase zero a possibilidade de haver vida lá.. Não tenho dúvidas de que existem bilhões de planetas no Universo, onde a vida e um tipo de inteligência podem ter prosperado.. Só que os planetas mais viáveis estão extremente longe da Terra, e a Relatividade Geral nos diz que a velocidade da luz não pode ser superada.

    Responda
  6. Carla C Oliveira

    Muito boa reflexão!

    Responda
  7. Emanuel Mello

    ETs não necessariamente gostam de ouvir rádio também

    Responda
  8. MARCIO OLIVEIRA

    Fascinante... Evidência de vida inteligente detectada nas proximidades deste texto.

    Responda
  9. Alexandre Sartori Barbosa

    Como é bom ler algo que se baseie em ciência. Dá um conforto no coração. A mesma situação vivemos por aqui onde cada vez mais a vida inteligente se comunica menos com bolsonaristas. Logo eles acharão que estão sozinhos no planeta.

    Responda
    1. Renato MIneiro Drummond

      Sou otimista, portanto abro os comentários na esperança de que eles se atenham ao conteúdo da matéria, e contribuam com ideias interessantes, e não eseja achincalhando o nosso ex-presidente, sem nenhum propósito além de encher o saco. Todos os dias as mesmas frases, o mesmo blá-blá-blá ofensivo, o povo brasileiro é gado. Não falha um dia, e publica sua frases desconexas em todas as mátérias e colunas que consegue.Eu estou preocupado e vocês também estariam, se lessem o que ele escreve.

  10. Emerson Luis de Moraes

    Muito bom! Não conhecia esta teoria. Ainda existem outras teorias que tentam explicar o paradoxo de Fermi, que questiona por que, dada a alta probabilidade de existência de vida inteligente em outros lugares do universo, ainda não encontramos evidências dela. Por exemplo, o grande filtro, floresta negra etc. Aliás seria um tema interessante para a sua próxima coluna!

    Responda
  11. Tersio Gorrasi

    Já foi pensado na existência de universos paralelos, separados do nosso através da quarta dimensão, com interações periódicas ou ocasionais conosco da mesma forma que uma esfera atravessando uma superfície plana. Nesses universos as leis naturais poderiam ser completamente distintas, o que explicaria muitos fenomenos que a ciencia tradicional não consegue, até os religiosos

    Responda