Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. antonio ramos

    Ridícula e tendenciosa a pesquisa , contratada a dedo pelo governo , o pequeno percentual superior se refere ao número de alunos bem inferior nas escolas de tempo integral , fosse equalizado o numero de alunos por sala , os números seriam insignificantes !

    Responda
  2. Everton Cavalcante

    Falou-se do aprendizado de Matemática e Língua Portuguesa, mas e as demais disciplinas? somente essas duas são importantes para a formação escolar?

    Responda
  3. João Herberthe Dos Santos Almeida

    A educação brasileira está entre as piores do mundo. Se não for a pior.

    Responda
  4. Felipe Araújo Braga

    Ok, mas o que acontece com esses alunos após a escola? Há formação e emprego de qualidade esperando por eles?

    Responda
    1. Alexander Vicente Christianini

      Concordo com sua preocupação. Mas acho que as coisas andam juntas. Alunos que saiam dos níveis iniciais melhor formados tenderão a aproveitar melhor os conteúdos dos anos seguintes e também serem mais exigentes. Por enquanto a tendência ainda é mais escolaridade ser acompanhada de melhores oportunidades e salários, em média. Mas se a economia não crescer, não houver investimento e inovação nas empresas, podemos sim correr o risco de diminuir esse prêmio pela melhor escolaridade.

  5. Paulo Jr

    Infelizmente, acho que educação acadêmica não traz bom senso ao aluno (conheço pessoas com elevada formação que parecem analfabetas discutindo política - não importa sua posição no espectro político), porém, estou certo que educação acadêmica permite melhorar a qualidade do emprego para quem estudou e isso é muito importante, porque prosperidade costuma gerar mais prosperidade, menos violência, menos doenças, etc.

    Responda
    1. João Herberthe Dos Santos Almeida

      A educação brasileira está entre as piores do mundo. Se não for a pior .

  6. Maria Lopes

    Aproveitando que o tema é sobre o desgoverno do estado sugiro ler a Piauí deste mês e a muito detalhada matéria sobre o secretário de insegurança. Que nenhum grande jornal se atreveu a fazer, talvez porque deixaria a população assustada e a imagem desse Tarcísio que querem passar por bom gestor estragada para sempre. Fez um pacto com os bolsonaristas que lembra aquele adágio: montar um tigre é difícil mas desmontar dele é muuuito mais.

    Responda
    1. Ari Cagol

      Faltou a pesquisa de quantas pessoas inocentes foram vítimas dos bandidos no mesmo período.

    2. Ari Cagol

      Faltou a pesquisa de quantas pessoas inocentes foram vítimas dos bandidos no mesmo período.

    3. Paulo Jr

      Maria, militar (ato feito pelo militante) desse jeito, só faz aborrecer os outros. Aproveita o Domingo, sai pra rua, distrai a cabeça e seja mais feliz.

  7. Maria Lopes

    Tarcísio tô-nem-aí fechou mais de trezentas escolas e colocou as pobres crianças em três turnos, que todo mundo sabe e o pior para crianças e famílias. Isso está em apenas um parágrafo. Deveria estar na primeira página diária da Folha.

    Responda
  8. Dorgival Pedroso

    Todas as escolas públicas deveriam ser integrais (modelo Ceará, Pernambuco). Não é gasto é investimento.

    Responda
  9. Rodrigo Costa

    Esse é o projeto da burguesia... "investir em educação, pra quê? Pra depois se voltar contra nós governo? ".

    Responda
  10. Ricardo César da Silva Gomes

    Tarcísio não falha uma......é , no mínimo, lamentável!!!!!

    Responda
  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O narcisio mandou dizer que não está nem ai.

    Responda
  12. Wanderson Marçal

    De modo geral as escolas públicas em São Paulo -- e creio que em todo o país -- são depósito de crianças e adolescentes. E isso é fácil de ser averiguado. Professores são mal pagos (a maioria em São Paulo, inclusive, é contratada, categoria O, tem a mesma seguridade de um motorista de aplicativo recebendo às vezes menos) e trabalham em condições deficientes. Na escola em que dou aula não tem um ambiente adequado pra passar vídeo, usar plataformas do governo e para aplicar provas impressas.

    Responda
  13. Marcos Arrais

    Esse é o caminho para um dia nos tornarmos uma grande nação, com educação, saúde, emprego e vida digna para todos. Espero que os governantes desse país se atentem a esses números e reforcem esse trabalho em todas as esferas da administração pública.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Platitudes. Diga o que pensa desse Tarcísio e sua gestão .

  14. Wanderson Marçal

    Até 2019, antes da expansão do Ensino Integral, chegou a existir entrevista com os docentes candidatos que desejavam participar do Programa Escola Integral, o PEI. Só professores concursados podiam aderir ao programa. Na gestão do secretário Rossieli, que foi um bom gestor, houve uma expansão apressada e a qualidade do programa caiu. Houve uma adesão em massa porque diretores queriam ganhar mais. Trabalhando na rede hoje, posso assegurar que não há tanta diferença entre escola PEI e regular.

    Responda
  15. antonio pereira

    Que maravilha!! O Brasil se continuar assim “pode” ter futuro

    Responda
    1. Maria Lopes

      Meu tudo? Sabe que esse Tarcísio fechou mais de trezentas e colocou as pobres crianças em três turnos? Já sinto saudades do Doria.

  16. Paolo Valerio Caporuscio

    Título para coluna Brasil Fantasia.

    Responda
  17. jayme terra

    Parabens Camilo Santana. Outro dado positivo do Governo Federal. Valeu

    Responda
    1. Wanderson Marçal

      Senhor, eu votei no mesmo candidato que você, mas isso aí nada tem a ver com a gestão do Camilo Santana. Os dados são entre 2013 e 2019. E esse senhor, o Camilo Santana, mantém a reforma do Novo Ensino Médio que é um desserviço à educação.

  18. Jaciara coelho

    Viva Brizola!

    Responda
    1. João Herberthe Dos Santos Almeida

      Kkkkkkkkk, Construiu os CIEPS , mas impediu a polícia de entrar nas favelas e prender a vagabundagem , basta ver como o Rio de Janeiro está hoje.