Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gabriela Rocha

    Estudos científicos recentes apontam que nós, mulheres trans, não somos homens biológicos (inclusive, foi publicado aqui na Folha recentemente). Não somos homens. Biológicos, transgêneros nem cisgêneros, e, de acordo com o estado-da-arte da Ciência, muito menos de modo fisiológico. Sim, a nossa fisiologia humana não é masculina, mas sim, feminina. Pasmem! Somos mulheres!

    Responda
  2. jose ferreira

    IA não faz milagres .

    Responda
  3. JOSE HENRIQUE DA SILVA

    Creio que o a Folha foi infeliz no título. Trata-se do algoritmo detectar mudança em característica da face que normalmente não se alteram no transcorrer de décadas de vida mesmo que a pessoa emagreça ou engorde muito. No caso em que a pessoa faz cirurgia plástica, harmonização etc, se o sistema não detectar as mudanças temos uma falha muito importante. No caso da matéria a pessoa deve atualizar a biometria periodicamente enquanto estiver se submetendo ao tratamento que altere sua face.

    Responda
  4. Jorge Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Felipe Araújo Braga

      Jorge, se um irmão ou irmã, filho ou filha ou amigo ou amiga seu/sua se sente infeliz e desconfortável no próprio corpo e quer do fundo do coração assumir a identidade de gênero do outro sexo, você se recusaria a apoiar? Você prefere ver as pessoas que você ama infelizes do que abrir mão dos seus preconceitos? Uma pessoa que muda a identidade de gênero prejudica você no quê? Você realmente precisa impor seus padrões aos outros?!

    2. DIRCE BUZATO

      Exatamente!

    3. Rodrigo Diego Schols

      O que é identificado ao nascer é o sexo e não gênero. Sexo leva em consideração aspectos físicos. Gênero leva em consideração aspectos da personalidade.

  5. Paulo Araujo

    Talvez quando inventarem a MAI - Magical Artificial Intelligence, o problema seja solucionado...

    Responda
  6. daniel Rodrigues Santos

    Não entendi. Se seres humanos, em algumas situações, também também erram o gênero, por que a IA deveria sempre acertar?

    Responda
    1. Rodrigo Diego Schols

      Concordo, e digo mais, uma alteração na aparência de uma pessoa deve ser bem avaliado, pois imagine um golpista que faz procedimento estéticos e muda sua aparência, ou mesmo alguém que conseguiu acesso a conta de outra pessoa e não se parecendo com a vitima consegue acesso. O reconhecimento de características física é uma ferramenta de segurança digital, e utiliza questões lógica e não sentimental. Houve alteração na aparência deverá seguir procedimentos mais rígidos, refazendo reconhecimentos

  7. Paulo Jr

    Erro ou acerto do algoritmo? Se ocorrem mudanças e elas são identificadas, me parece que a proteção ao usuário funcionou. Para fazer mágica, chamem o Harry Potter.

    Responda
  8. José Miguel Ortega

    Vamos lá, tem dois pontos importantes: (1) quando sua face muda e o sistema não deixa trocar o perfil de foto antiga é um erro da TI, e isso acontece se perder 30 Kg tb; (2) cuidado com a exigência de IA reconhecer gênero, provavelmente ela é treinada para reconhecer se-xo biológico, o que é importante quando vc dá entrada num hospital. Para um banco eletrônico eles querem saber é se a pessoa é a do CPF né? A melhor solução é a volta ao passado e pedir a digital uai!

    Responda
  9. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Parece, mas não é?! Ou é, mas não parece?!

    Responda
  10. Valdir Costa

    É mais embaixo.

    Responda