-
Felipe Araújo Braga
O Irã, com todos os seus defeitos reconhece os direitos das mulheres trans, ao contrário da Lygia.
-
Diógenes Moraes
Eu lhe digo por quê: o regime iraniano é anti-EUA. Ponto. Esse é o único critério moral que boa parte da esquerda leva em conta para apoiar ou no mínimo fazer vista grossa para um regime.
-
DAGMA REGO DE QUEIROZ
Os crimes de guerra contra a população civil de Gaza e a repressão contra a população civil da Cisjordânia, ambos praticados por Israel, e a repressão dos aiatolás contra as mulheres iranianas são igualmente condenáveis, com o agravante de que, no primeiro caso, se mata crianças e mulheres civis e não-combatentes. São dois países que praticam crimes amparados pelo Estado.
-
Diva Negri
Sabe o que mais me espanta? É ver mulheres, de véu preto, gritarem contra as outras mulheres! Solidariedade zero!
-
Eurico Xavier da Silva
ONU não serve pra nada
-
Felipe Araújo Braga
A Lygia me causa arrepios. Ela é de uma direita que pensa que certas pessoas são superiores a outras. Ela defende que pobre e negro não deve ir para a universidade, no máximo curso técnico. Que pessoas trans não devem ter seus direitos reconhecidos. Que Is ra el pode matar 30 mil civis a vontade. Farei uma denúncia para a Folha sobre as falas indefensáveis dessa mulher que mais parece Bolsonaro falando.
-
Marcos Benassi
Arrepios são sempre melhores do que engulhos, meu caro. Se bem que há tempo pra tudo: sabe Zeus o que ainda virá...
-
-
Henrique Albuquerque de Araújo
Realmente é absurda a situação no Irã (como em outros inúmeros países mundo a fora). Mas por que cobrar só a esquerda? Cadê a direita, os liberaixs, o MBL para lutarem pelos direitos das mulheres do Irã? Só a esquerda se preocupa com os direitos delas? Seus amigos liberais não? Essa patrulha exclusiva contra a esquerda tem um objetivo: que todos sejam conformados e cínicos como os liberais.
-
Paulo Araujo
Irã e outros similares fazem parte da ONU, que foi criada para que eventos com os que aconteceram na 2ª guerra fossem proibidos. De lá pra cá, proibiu o que? Ruanda? Vietnam? Iraque? O regime assassino do Irã? A invasão do Iraque? Então, qual a utilidade da ONU?
-
Francisco Neto
Sem a ONU seria pior.
-
-
Alexandre Marcos Pereira
O artigo é excelente, mas a comparação entre o apartheid e a misoginia estatal no Irã é imprópria. Ambos refletem sistemas de opressão institucionalizados, mas têm origens e contextos históricos distintos. O apartheid foi um sistema de segregação racial imposto pelo governo sul-africano. Ele envolvia leis políticas explicitamente racistas, que dividiam as sociedades em classes raciais e negavam direitos básicos aos não-brancos. A sua natureza explícita e legal tornou mais fácil identificar.
-
Alexandre Marques
As culturas e tradições de um país devem ser respeitadas, fazem parte da autonomia política e social e não devem, ser medidas com nossa visão "ocidental" (embora para os EUA e Europa, Brasil, não faz parte desse segmento.)O Irã é um País com 87 anos, antes, Pérsia do século VI AC, assim, que sabemos nós civilização ocidental americanizada com parcos 524 anos de vergonhosa história para julgarmos a cultura e tradição de outros povos. Digamos, não! A misoginia e, sim! Ao direito de autorregulação.
-
IVAN MATHIAS FILHO
Se um país, digamos a Grécia, com seus mais de 2500 anos de história cultural, adotar a escravidão como parte de sua divisão do trabalho, deveremos aceitar tal decisão como parte de sua autonomia social e política?
-
-
ANTONIO AUGUSTO DE OLIVEIRA
Islamofobia e antissionismo à parte, o Irã sofre fortes sanções econômicas do Ocidente, embora ineficazes.
-
Marcos Benassi
Barbárie é barbárie, e Bípede não sustenta apoio a isso. Agora, meter "a esquerda global" no meio dessa história, pouco é defender as mulheres, e muito atacar uma fantasiosa "esquerda global", como se fosse homogênea e coordenada. A "direita global" (ao menos a servage, que se reúne na Europa pra traçar rumos) o é, não faz chongas pela causa feminina e a dotôra passa batido. Quem mais votou contra? Aposto que há uma direitalha pelaí. Que articulista dispensável...
-
José Marcos Alves
A EXTREMA ESQUERDA é um LIXO e com o mesmo odor da EXTREMA DIREITA !!!!! Os EXTREMOS IDEOLÓGICOS SÃO CÍNICOS ... AFRONTAM A INTELIGÊNCIA dos que, verdadeiramente, desejam um MUNDO MELHOR ! "A esquerda global, com seu discurso distorcido sobre islamofobia, também não encara o descalabro. Relativistas alegam que a obrigatoriedade do véu e a brutalidade contra as iranianas são aspectos culturais".
-
Felipe Araújo Braga
Além de tudo é transfóbica: vi vários comentários no Twitter dela falando mal de mulheres trans. Irei printar e mandar para a direção da Folha, quero que tirem essa mulher do ar!
-
Felipe Araújo Braga
Paulo César de Oliveira, denunciei seu comentário por ofensa pessoal, transfobia e intolerância religiosa.
-
Paulo César de Oliveira
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Felipe Araújo Braga
Ser de direita é uma coisa. Propagar discurso discriminatório é outra! Quando a Lygia diz que mulheres trans não são mulheres ela ataca a pessoa e a dignidade delas. Quando alguém diz que um casal homoafetivo não é um casal, a pessoa está ofendendo a dignidade humana deles!
-
Pedro Vasco
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Felipe Araújo Braga
Paulo César, a despeito de sua falta de educação: eu ajudo a pagar este jornal, e mesmo que não pagasse, não é possível que uma mulher racista e transfóbica comente nele.
-
Paulo César de Oliveira
Já que vc quer escolher os colunistas, sugiro que ponha a mão no bolso e compre o jornal(não um exemplar mas o jornal, com prédio e tudo).
-
Marcos Benassi
Estômago forte, hein, Felipe? Twitter já é difícil; Lygia Mary no twitter, cara, admirei. Quanto às posições da autora, aparentemente quase todas com os quatro membros firmemente fincados no solo, não serão elas an"tirá-la do ar": provavelmente é justo por causa delas que se encontra escrevendo as atrocidades que escreve.
-
-
omar assaf
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
omar assaf
Corrigindo. Sem graça
-
omar assaf
Sra giselda , azar daquelas que não têm os maridos presentes , sinto muito e espero que vc seja feliz , e a propósito, achei seu comentário preconceituoso , sem graças e desconfiado . Passar bem .
-
omar assaf
Caro Marcos , respondi e foi para moderação, depois vc lê e vai entender a vergonhosa censura desse tendencioso jornal eco .
-
omar assaf
Sr Paulo César , não podemos confundir a religião com a agenda política dos homens , as madrasas foram criadas por serviços de inteligência ocidentais para denegrir o islamismo, estado islâmico, Daesh , e outros não nos representam , o islamismo é uma religião de paz , a tradução da palavra é literalmente Paz , a nossa região é vítima há mais de um século de um plano diabólico que destruiu todas as bases humanas , sugiro que pesquise o passado para entender o presente . Passar bem .
-
omar assaf
Sr Gustavo , eu concordo , nenhum erro justifica o outro , sou totalmente contra todo tipo de injustiças, mas o que eu quero dizer , é que é inaceitável a folha fazer essa campanha contra o islamismo enquanto crimes bárbaros são cometidos contra o povo pa , é um absurdo o número de articulistas que defendem os crimes $ , sempre escrevo que deveria haver mais equilíbrio entre as opiniões. Só isso .
-
omar assaf
Senhor Marcos , o que eu sempre falo é que temos que voltar para o passado para entendermos o dias atuais , em 1907 , foi traçado o destino de toda região, colocaram um corpo estranho para desestabilizar toda região , leia sobre o plano do então ministro da Inglaterra Henry Campbell bannerman e c vai entender onde quero chegar . Um abraço aqui do Líbano .
-
omar assaf
Senhora Anete , me desculpe, eu demorei um pouco para responder porque estava ajudando a minha mulher com as as tarefas domésticas , em relação ao véu e aos estudos, a minha mulher e minhas irmãs nenhuma usa o véu porque Ninguém as obriga , a minha mulher é psicóloga e minhas quatro irmãs também são formadas em universidades, e uma delas fala quatro línguas, pelo visto vc não conhece a minha religião e escreve por puro preconceito. Passar bem .
-
IVAN MATHIAS FILHO
Caro PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA, embora o islamismo contemporâneo tenha assumido essas características excludentes e autoritárias, em parte como reação às barbaridades cometidas por ingleses, franceses e americanos, isso nem sempre foi assim. Estude um pouco a evolução do império otomano, pois descobrirá que enquanto a europa cristã se envolvia em gerras religiosas e a Inquisição, o mundo islâmico nos ajudou a recuperar a cultura grega, sem a qual a Renascença teria demorado para acontecer.
-
Paulo Bacal
Então leia o artigo e fique sabendo donque se trata kkkk é sobre a sua religião.
-
Paulo César de Oliveira
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
GUSTAVO SATAKE
dois errados não fazem um certo. São crimes o que o estado iraniano faz e também foram cometidos crimes contra o médico.
-
Marcos Benassi
Prezado Omar, parece que, desta vez, é principalmente pra falar que a ONU é inoperante e a zesquerda "global" é parcial. O que não lhe tira teu acerto, evidentemente.
-
Anete Araujo Guedes
Vamos impor o uso de véu e outras tantas restrições aos homens, como a submissão, cuidar da casa, fazer todos os serviços domésticos, não ter direito de efetuar escolhas, estudar, ser livre.
-
omar assaf
Prezado Felipe . Eu realmente comentei sem ler, porque já imaginei o conteúdo, é inaceitável que quase diariamente temos que ler um artigo contra o islamismo , eu pergunto , porquê o titulo não é sobre as palestinas invisíveis . Seria um título mais honesto e humano para os dias atuais .
-
Felipe Araújo Braga
Olha Omar, a Lygia é uma colunista que dá vontade de chorar ao ler, de tantos preconceitos e elitismo. Outro dia ela disse que negros e pobres não deveriam estar na universidade, mas no curso técnico, isso vindo de uma mulher branca e privilegiada. Sinceramente, é o retrato de nossas elites!
-
-
Felipe Araújo Braga
Não vejo a Lygia criticando a Arábia Saudita, muito pior do que o Irã, mas aliada dos EUA. Na verdade, essa coluna é um desserviço: defendeu já o direito de Is ra el de matar e disse que negros e pobres não deveriam estar na universidade, mas no curso técnico!
-
Paulo César de Oliveira
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Felipe Araújo Braga
Comentário elitista e escroto.
-
Paulo César de Oliveira
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Marcelo Silva Teixeira
Há vídeos de brasileiros de.um casal mineiro de.viajantes que quando foram ao Irã era comum ver algumas mulheres sem véus a brasileira usava o véu até por ser forasteira , o canal se chama vou sem.volta é no vídeo.como é a vida no Irã se vê nas ruas muitas mulheres usam o véu porém não todas. No restaurante muitas mulheres estão sem véu assistam.e vejam.
-
Telma Saraiva
É por essas e outras que me afastei da esquerda; suas contradições são insuportáveis.
-
Marcos Benassi
Poi Zé, prezada Telma, está perfeitamente em seu direito. Contudo, é precisamente isso que a articulistas quer: a questão central, a opressão feminina, fica quase apagada frente "ao mal que a esquerda faz". Arrã. Como se esses bárbaros fossem "de esquerda"...
-
Felipe Araújo Braga
Telma, eu mesmo de esquerda tenho críticas à esquerda e pensamento critico é bom. Porém, Lygia defende cada absurdo: chegou a dizer que negros e pobres não devem estar na universidade. Outra coisa: vejo as pautas que você defende aqui: infalibilidade bíblica mesmo quando a ciência mostra evidência contrária, defesa do massacre que Is ra el vem promovendo, acho tudo isso no mínimo equivocado.
-
Telma Saraiva
Sugiro que releia o texto.
-
Anete Araujo Guedes
O que a esquerda tem a ver com o texto? Quem tem a pretensão de implantar um estado teocrático aqui é a Micheque, com todos os requintes de submissão, servilismo e culto ao machismo.
-
-
Felipe Vasconcelos
A crítica a islamofobia se dá no contexto de imigração de mulçumanos na Europa. Quem apoia o Irã é uma esquerda pre-diluviana e antiamericana, que apoia qualquer regime que se contraponha aos EUA, como o folclórico PCO.
-
Marcelo Brum
Existe uma democracia sim no Oriente Médio. Inclusive porisso é um perigo para países como o Irã.
-
Marcelo Brum
Michel Foucault apoiou no inicio mas tentou nos últimos anos de vida denunciar o que era a Revolução dos Aiatollahs junto à esquerda. Quase ninguém o ouviu.
-
Felipe Araújo Braga
O Irã nunca nos fez nada. É um Estado teocrático e nada democrático ou liberal, porém, qual lugar do Oriente Médio é uma democracia? A Arábia Saudita, muito pior, porém aliada do Ocidente, não recebe as mesmas críticas!
-
Anete Araujo Guedes
Quem tem a pretensão de implantar aqui um estado teocrático é a Michele. É ela que prega a submissão da mulher, que tem que ficar em casa para cuidar do marido.
-
-
Rogerio Cerqueira
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Anete Araujo Guedes
Liberdade de expressão para distorcer os fatos, negar a ciência, propagar fakes, agredir, acabar com a reputação alheia,
-
-
Cassio A Leite dos Santos
Onde tem "neste abril", leia-se "nesse abril".Seria neste se fosse maio, o mês atual. E, por último, a colunista sempre encontra um jeito de criticar a esquerda Lembra muito o Narloch.
-
Felipe Araújo Braga
Rodrigo, qualquer pessoa com humanidade é crítica à Is ra el!
-
Anete Araujo Guedes
Vamos aplaudir as restrições impostas às mulheres, e louvar o reacionarismo autoritário e tacanho da extrema-direita fascista.
-
RODRIGO NAFTAL
Apenas parte da esquerda apoia o regime iraniano. Provavelmente a mesma linha ideológica que é muito critica a Israel, mas finge não ver as violações cometidas pelo regime dos Iatolas.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.