Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Emilio Bazzani

    Classe média caviar. Sobem o morro com relogio Rolex e corrente de ouro e reclamam do assalto.

    Responda
  2. David Lessa chaves

    Faltou o Rock n” Roll !

    Responda
  3. Victor Paulino Faria

    Qual a responsabilidade de um adulto que ingressa nesse grupo? A não ser que tenha havido coação com ameaça a vida, precisamos entender que enquanto adultos somos responsáveis pelo que fazemos.

    Responda
  4. roberto cardoso

    Cada coisa! Educação livre, responsável sem apelos religiosos de punição celestial, mas com respeito e longe desses malucos de ocasião. Agora, vai falar em educação sexual que leva um livro religioso pela cabeça, dá... dá nisso aí...

    Responda
  5. Giovani Ferreira Vargas

    Bom enfatizar que o líder da seita é contra o Bolsonaro. Logo, não passa de um petista doido. Normal.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Também sou contra o bozo, e não sou petista. Aliás, também sou contra o lula, e não sou bozista.

    2. Eurico Xavier da Silva

      Se é contra o Boso é inteligente

    3. Vitor Araujo

      Sempre tem um frustrado que nem você querendo misturar política em tudo

  6. sandra regina vidal

    Pratico yoga, e gosto do osho. Muitos ensinamentos primorosos. Não moraria em nenhuma comunidade, mas respeito e acho válido que pessoas façam esta opção. Mas se não der certo, viveu uma experiência, deveria respeita- la e discretamente se retirar. Não é necessário sair desmoralizando a comunidade, pois para muitos é um modo de vida valioso, que dá certo!

    Responda
  7. Marcelo Innecco

    Pirataria: o Osho de verdade morreu há mais de 30 anos. E avisava que iriam fazer isso com o nome dele, que era para tomar cuidado.

    Responda
  8. Fauzi Palis Junior

    Comparada a grandiosa seita bolsonarista, isso aí parece um parque infantilizado.

    Responda
  9. Bruno Sebastião Neto

    São ás entranhas do Bolsonarismo !

    Responda
  10. Ricardo Lobo

    Os idio. tas vão tomar conta do mundo, não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos. Nelson Rodrigues.

    Responda
  11. Carlos Leston

    Como diz Lacan, o inconsciente é estruturado como linguagem. O lugar que chama Osho Rachana… racha… Chana… e o cara líder na reportagem fala que acha “gozado” , só pode desembocar em sexo mesmo…

    Responda
    1. silvia ramos

      Ou uma corruptela do "ano novo", em hebraico, não parece o som?

  12. Marcelo Innecco

    Saudades de Tarcísio, o Meira.

    Responda
  13. Victor Henriques

    Tenho horror absoluto a grupos (três pessoas ou mais). Quer pensar? Recolha-se à mais absoluta solidão, ou converse com alguém realmente capacitado, mas sem nunca abrir mão do senso crítico nem deixar de confiar na sua intuição.

    Responda
  14. Fabiana Menezes

    “Acho gozado que agora as pessoas venham falar essas coisas" Ato falho do tal líder? Perverso Haja terapeuta devidamente preparada (o) para lidar com os cacos existenciais dessas pessoas. Que respondam e indenizem as vitimas

    Responda
  15. Fernando Bezerra de Menezes

    Desculpem-me os puristas e "crentes" de uma forma geral, mas a seleção natural "escreve por linhas tortas"... O que esperar de indivíduos que "seguem" algum "guru" (qualquer "guru")? Mas especialmente daqueles que doam seus bens para um guru com quase 100 Rolls-Royce? O destino dessa turbamulta já foi traçado há muito e os lamentáveis desdobramentos são mera consequência trivial e inevitável... e irrelevante...

    Responda
  16. H Pires

    Comprei deles um caderninho com ilustração que remete à capa do álbum Luar, do Gil. Detesto seitas, mas amo Gil. Não gostaria de ter ajudado a financiar uma seita, mas como já tá feito, vou usar o caderninho que é até bonito. Nunca mais compro nada desses pi lan tras.

    Responda
  17. João Batista de Junior

    Cadeia para os líderes.

    Responda
    1. silvia ramos

      E, ainda, se apropriou do título de livro do psicanalista Roberto Freire. Picaretão. Sem trocadilho.

  18. Kelvin Inumaru

    As seitas abusivas são enorme problema e que pouca gente se dá conta. Possuem métodos de cooptação de novos membros, manuntenção das pessoas ali dentro e também trabalham a mente tanto dos que saem como a impressão das pessoas que ficam sobre a desistencia. Quem estudar sobre o tema se surpreenderá como as seitas abusivas possuem padrões, mudando apenas a roupagem. O que peço é evitar a banalização desse problema, dizendo: "foram porque quis". Não é bem assim. Manipulação e lavagem cerebral.

    Responda
    1. Pedro Nolasco de Carvalho

      Vemos esse comportamento em muitas igrejas, isso já é padrão no "mundo espiritual". Levam seu dinheiro, sua dignidade e seu cérebro em uma tacada só. É algo grotesco e amplamente permitido.

  19. Paulo Araujo

    Inspirou-se em João de Deus, para criar a House of soruba.

    Responda
  20. Gilberto P Santos

    O podcast ¨O Ateliê¨, documentário investigativo de Chico Felitti, conta histórias de cri mes de viol ência, ab uso psic ológico e exp loração fin anceira, conforme relatos obtidos com ex-alunos, ex-funcionários e ex-colegas do dono de uma escola arte em São Paulo. Para eles funcionava como uma seita. O mesmo retrato parece estar reproduzido também neste caso da comunidade do Osho.

    Responda
    1. Kelvin Inumaru

      As seitas abusivas possuem sempre o mesmo padrão o que facilita julgar se alguma comunidade está controlando indevidamente seus membros. Fazem isso para conseguir mão de obra gratuita e dinheiro fácil através dos trabalhos ditos "voluntários", mas que mais se assemelham à escravidão. Se existe um líder e se existe algum tipo de movimento para "captar dinheiro para custear a obra", provavelmente é uma seita abusiva.

  21. Paulo Araujo

    Acho que ele se inspirou num peixe de água doce, o surubim, um peixe saboroso. Deve ter pensado que podia aplicar o mesmo procedimento as mulheres...

    Responda
  22. Anderson Pereira da Silva

    A pessoa que vai está ciente e concorda com as práticas? Se está, não há o que questionar. Se não está, é crime. Este papo de lavagem cerebral é o mesmo que dizer que não temos autonomia. Podem até estar iludidos com algum tipo de recompensa. Seja ela até mesmo a "libertação", mas ainda assim é uma relação de interesse. Não de incapacidade.

    Responda
  23. Marcelo Innecco

    Cristo, Buda, etc. é melhor no original.

    Responda
  24. Maria Pirlin

    A dinâmica de manipulação de uma seita é coisa para levar a sério e não ser motivo dos comentários machistas de alguns homens que aqui escrevem. O MP deveria ter investigado isto mais a sério e melhor. As mulheres que estão denunciando são várias e deve ser somente a ponta do iceberg. Há vergonha e culpa envolvidas e esse abusadores sabem muito bem disso, da dificuldade de sair e denunciar.

    Responda
  25. Marcelo Galvao de Oliveira

    Timimg perfeito para falar do RS.

    Responda
  26. Marcelo Galvao de Oliveira

    Armas ?

    Responda
  27. João Vergílio

    Vai quem quer. Todo mundo maior de idade. Ah, façam-me o favor...

    Responda
    1. Paulo Roberto Coelho

      Não é bem assim. Adultos em situações de vulnerabilidade podem ser facilmente manipulados e atirados ao abismo.

  28. Alejandro D kali HON RIO R DAMACENO

    Sou seguidor do Osho há anos inclusive é meu amigo e mestre amado, nunca fui incentivado há sexo desregrado, como diz na reportagem, não tem relação com ensinamentos do Osho. Assim como deturparam ensinamentos de Cristo, fazem o mesmo com os de Osho.

    Responda
  29. Genésio Marcelino

    Aos praticantes da seita: "alguém os forçaram à ir nesse lugar, colocaram uma arma em suas cabeças e os forçaram a ir? Façam o favor! Vão procurar fazer algo digno! Foram porque estavam a fim de sacanagem. Agora se arrepende e vem com conversa mole.

    Responda
  30. Barbara Maidel

    Em sua esmagadora maioria, brasileiros estão sempre em busca de seitas (religiosas, políticas, identitárias, místicas etc.) e sempre em busca de lideranças (idem) às quais possam se submeter e adorar. Fraqueza, incapacidade de pensar e agir por si próprios, necessidade de pertencimento a clubes e seus pacotes fechados. Vem sendo assim, seguirá sendo assim e piorando, pois a insensatez e a incultura -- independentemente do grau de escolaridade -- só fazem aumentar.

    Responda
  31. Rodrigo Ribeiro

    Ressentimento e um sentimento complicado, forma um bolsonarista, forma um fanático religioso, forma uma viúva do Lula. Todos com base neste mesmo sentimento: ressentimento.

    Responda
  32. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Mais uma vez o MP não faz o seu trabalho? É isso? Inquérito polícial tem prazo, ora.

    Responda
    1. Tito Bernardi

      Os caras do MP arquivaram... rs rs

  33. Yamara Lopes

    Estranho ele repetir tantas vezes que deveriam ter dado queixa à polícia local... Acho que já conhecemos a história...

    Responda
  34. Bob Pereira

    Logicamente a Folha quer tirar proveito e chamar atenção, pois, pelo escrito, tudo envolve sexo, e isso, chama a atenção. Não sou conhecedor da seita, admito. Agora, as pessoas procuram essa e outras seitas, voluntariamente, no fundo, desconfiadas que não sera soluçao para seus problemas. No Brasil, todo tipo de ilusão é abraçada pelas pessoas fragilizadas emocionalmente. Temos uma verdadeira farra quando o assunto envolve as religiões, e tudo com a anuência do Estado.

    Responda
    1. Yamara Lopes

      Culpabilização da vítima é o que nunca faltaDDD

  35. Claudio Goldman

    Caso de polícia. Estes manipuladores abusivos tem que ser presos.

    Responda
    1. Pedro Nolasco de Carvalho

      Concordo, assim como milhares de pastores que fazem basicamente a mesma coisa.

  36. Vinícius Novais

    2024 e as pessoas ainda se deixando levar por esse esoterismo mixuruca? Ninguém assistiu a "Wild, Wild Country"?

    Responda