Alvaro Costa e Silva > Falar mal do Rio, um esporte nacional Voltar
Comente este texto
Leia Mais
'... não ficou um gay em SP...' essa foi ótima. A Madona é mesmo um imã da viadagem.
O Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo. O problema são os cariocas descendentes de portugueses aka netos de escravocratas.
Vale a pena corre o risco e passar pelo menos um final de semana por lá.
Esse esporte devia ser mundial. O Rio gasta dinheiro público para fazer um show gratuito ao mesmo tempo em que exige, com ares de quem tem razão, que o resto do paÃs pague as suas contas, alegando que não tem dinheiro para isso.
Misturou alhos com bugalhos. O pires é do estado, enquanto o show recebeu patrocÃnio da prefeitura. Acho certÃssimo. Uma das vocações do Rio é o turismo e esse tipo de evento ajuda a cidade. Tem que botar o boi para voar e chamar o dinheiro.
Como, aliás, também está fazendo o outro Rio, o Grande do Sul, escondido atrás da tragédia com a qual eles mesmos contribuÃram. Estranho que ninguém comente como o governador deles se aproveita midiaticamente das redes sociais para se exibir sem ações próprias mas exigindo que o paÃs lhe envie rios de dinheiro, enquanto não resolveram a situação do seu combalido estado.
Não é sem razão que falam mau do RJ. Afinal de contas, foi lá que se criou Bolsonaro. Os cariocas não são mais tão bacanas. Deram um presente de grego para o paÃs.
Que os paulistas adoram tanto a ponto de não só votarem maciçamente no próprio como também importarem um seu representante miliciano para os governar. Lembrando que ainda abrigam e elegem um membro da própria familicia.
Duro é ouvir das redes, (não as tenho) os moralistas de plantão, loucos prá fazer o que condenam, atacando o show como Sodoma e Gomorra. na Gaseta do Povo um desocupado cobrou que o show fosse cancelado por causa das enchentes do sul. Qual a conexão? Não interessa! responderia o mal humorado. Em tempo: segundo Madre Teresa o Pior defeito é o mal humor.
Puro recalque e inveja, principalmente de quem vive às margens do fétido Tietê
Se a segurança funcionou no show então o que falta é vontade polÃtica de gestão!
Não sei por quê alguns paulistanos gostam de preservar essa birra contra os cariocas. Cariocas são festeiros, alegres, gostam da leveza da vida. Lutem pela leveza na cidade de São Paulo, que tem outros prazeres, mas merece ter mais leveza. Madonna trouxe pro Rio o que o Rio precisava neste momento. Milhares de pessoas de todo o paÃs e, porque não dizer, dos paÃses vizinhos, tiveram a oportunidade de celebrar. Celebrem a vida, paulistanos, venham mais ao Rio, pra dar um mergulho no mar. Faz bem
Minha cara você agiu como os que critica e esse comentário só fomenta essa disputa que alguns esthupidos adoram travar para preencher sua vidinha sem sentido. Essa sua fala tenta passar a ideia preconceituosa de que paulistas sejam a morte, o que a vibrante metrópole obviamente desmente, e a alegria monopólio de cariocas, o que é igualmente falso. E mar é algo que os paulistas mais frequentam. Venha para SP para entender.
Então. Fora de dias de mega show o Rio é mais ou menos parecido com o que dele.
Teve um momento no show que madona parecia com nossa senhora do auto da compadecida, na planteia se multiplicava os Chico (maioria) e os João grilo.
A Copa do Mundo,OlimpÃadas, Madonna, os grandes eventos, enfim, transcorreram relativamente tranquilos no quesito segurança. Isso prova que é possÃvel melhorar a segurança das grandes cidades como RJ? Absolutamente não. Prova apenas que em determinados momentos é possÃvel " negociar " com o crime organizado, obtendo-se uma trégua. Com tantos governadores presos por ladroagem, não é difÃcil entender os motivos da alta criminalidade no RJ. Como de resto, em menor proporção, em todo o Brasil.
São Paulo não tem isso! rs
"O Rio de Janeiro continua lindo!" Cidade fantástica e linda que atrai e tem um povo maravilhoso. É, de verdade, a capital do nosso paÃs.
Não tem estrutura mas deveria. Com o nosso dinheiro, certo? Reformaram o Maraca para uma sul americana. 2 anos depois quebraram tudo de novo e mais bilhões para receber a copa. Sem falar na grana da limpeza da baia. Mas concordo com o autor, com a grana que o Brasil já colocou no RJ, já passou da hora de vocês terem uma infra que prestasse.
IsaÃas, não liga pro Paulo Jr. que comentou aà embaixo. Pra ele, o que não é puro preconceito é só rancor mesmo, ainda que os fatos todos corroborem para as crÃticas.
Quanto rancor Isaias. Isso faz mal a saúde. Procure ajuda especializada, que eles te curam.
Rio de Janeiro , 10 Â…Madona , 5..
Esse cara não entendeu nada! O RJ é uma cidade bonita, o problema são os cariocas!
Como de resto temos o mesmo problema em São Paulo. E nem vou mencionar Santa Catarina! rsrs
Não há cidade sem povo.
O problema é muito mais complexo, ai se fosse só isso. Não vivo na pele o que é ser carioca, mas pelo menos na minha terra Minas Gerais, não é de bom tom culpar um cidadão pelo insegurança de um estado incapaz.
Em 2006 os Rolling Stones fizeram um show em Copacabana que foi o máximo e a cidade continua igual. Se fosse tão simples....
é sério. De que Rio estas a falar...
O Rio como o Brasil tem várias faces.
Não consigo pensar em nada que faça mais mal ao Rio de Janeiro doque as atitudes daqueles que dizem que amam a cidade. Vocês beiram o ridÃculo com esse ufanismo megalomanÃaco quando se referem a cidade.
É verdade, mas que escolheram um belo lugar para fazer uma cidade não tão bela não há como negar. Aliás, como cidade não é a oitava maravilha do mundo, como a esmagadora maioria das cidades brasileiras tampouco o são.
Morei anos no Rio e adoro a cidade. Quando a votar mal, quem não, ou onde não, mas o Rio excede nesse quesito. Já ouvi amigos cariocas com inveja de São Paulo (antes do TarcÃsio tô-nem-aÃ, diga-se e de Nunes, a múmia sem sarcófago) quando tinha governadores melhorzinhos - já tô até com saudades do Doria, que brilha perto desse ogro do agro.
Perfeita, Maria! Fomos o roto falando do rasgado.
O falar mal do Rio é que ficou solto no contexto.
Pronto, só faltava essa, Madona santificou o Rio. Um exemplo de civilidade.
"As redes sociais, que tudo sabem". Gostei dessa.
Quer dizer que um show de astro internacional deve salvar a imagem do Rio? Bairrismo barato. Madona foi embora. Os tiroteios, balas perdidas, corrupção de história de governadores seguem. O Rio Grande do Sul, neste momento, merecem mais espaço (e respeito) do que o show de Madona. Com todo respeito ao Rio de Janeiro!
RS que, aliás, está tão quebrado quanto o Rio, e não é por causa das enchentes.
Disse tudo.
"O problema é que, em seu cotidiano, a cidade não tem uma estrutura de megashow. Mas deveria". Ah, deveria. Tá devendo. Pensei isso, diante das notÃcias de que a segurança funcionou. Funcionou? Como assim? É "funcionável"? Pode ser? Então, por que não?
Quem diria que a necessidade absurda do carioca de ser mais experto que o outro ia levar a um colapso absoluto do lugar como sociedade...
Paulo Jr., existe outro viés, que é o de negar a realidade quando faço parte dela (e me coloca sob uma luz ruim, claro). A esperteza carioca é antiga, notória e cantada em prosa e verso. As sociedades mais evoluÃdas do mundo tem como caracterÃstica a ausência do comportamento de levar vantagem sobre o outro. É a vitória do coletivo sobre o individual. A partir disso, tire suas próprias conclusões. Falar em preconceito é uma saÃda muito fácil diante dos problemas do Rio
Nossa espécie evoluiu (no sentido de se adaptar ao ambiente) em um processo penoso, quase único na história natural do planeta. Uma consequência disso, é que buscamos por classificar tudo, agrupando em categorias. Por isso, falamos mal de uma etnia ou grupo social considerando todos como sendo iguais ao estereótipo simplificado. Ou seja, você Rodrigo, não tem tanta culpa por ser preconceituoso, isso infelizmente, é o modo como pensamos. Agora que você sabe, tenta mudar vai.
A grande questão na escolha rio vs sao paulo é que para cada emprego naquele, tem dez neste. E os salários sao melhores também. Só isso.
Morei 21 anos no Rio e, apesar de ter sido relativamente feliz aÃ, posso atestar que esse lugar é uma desgraça. Deve ser a água suja do rio Guandú, sÃntese do que é a cidade e o estado. Basta projetar no futuro a dinâmica de decadência que assola essa terra há décadas. Só piora ano a ano. Fugi pra São Paulo e agora sou assombrado com um forasteiro miliciano enviado pelo demônio! O Brasil vai se carioquizando!
A mudança da capital federal para BrasÃlia prejudicou muito o Rio, que perdeu as embaixadas, ministérios, o Congresso e toda estrutura governamental, o que levou à grande perda de empregos. Também a unificação da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro prejudicou a cidade porque os salários do antigo estado (GB) eram bem maiores que os do antigo RJ. Isso sem falar que a cidade nem figura entre as 10 mais violenta do paÃs. A mÃdia contribui para prejudicar o Rio.
Rodrigo, o ressentido.
O assassinato de um médico na orla, confundido com um miliciano, que em seguida levou à queima de arquivo de meia dúzia imediatamente, deve ter sido Fake News da mÃdia
Que saudades da Guanabara !
Enquanto o Rio Grande do Sul vive a tragédia das inundações, o colunista prefere falar do "sucesso" do show da Madonna. No Rio, turistas são tratados por muitos como otários. E basta assistir a saÃda do show para constatar a falta de civismo dos brasileiros que foram ao showmÃcio com verba pública.
Vc está mal informado quando à verba pública. Foi Itaú, Heineken e outros que patrocinaram. O Rio ganhou mais de duzentos milhões com o evento. Gastou também, para garantir sua parte de responsabilidade mas saiu no lucro. Pense nos hotéis, restaurantes, negócios em geral. Ou vc acredito nos zaps falsos sobre lei rouanet?
Na vdd a gente adora falar mal de nós mesmos. Mas o Rio sofre muito com esse tipo de sentimento CVL . Cachorro Vira Latas
Maldade falar de gays de São Paulo. A cidade tava cheia de gays com sotaques de todo lado.
O articulista chama a atenção no titulo da sua coluna, mas confirma no texto tudo de ruim que a cidade tem. Os cariocas sao espertos e estão pagando o preço.
O Sr deveria dizer aonde nasceu e aonde mora atualmente.
Ótimo texto, como sempre. Ainda mais falando sobre a melhor cidade do mundo.
Voto em Curitiba, Marcelo.
São Paulo, Rodrigo. Te ajudei nessa, hein!
Se o Rio é a melhor cidade do mundo, fico imaginando a pior...
morei uns 12 anos no rio. amo a cidade, amo até os problemas do rio, que não são poucos mas ao menos são encarados com algum bom humor. fazer festa é a grande vocação do lugar, fazem bem. planejam por semanas como improvisar tudo de última hora, e por incrÃvel que seja, funciona. a coesão entre todos prá se divertir ajuda. não deu prá ir na madona, mas se dionÃsio quiser, carnaval é logo alÃ...
É isso aÃ, Edilson, vem sim, a gente está te esperando com um sorriso no rosto, bjs (2) kkkkk
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Costa e Silva > Falar mal do Rio, um esporte nacional Voltar
Comente este texto