Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JORGE ANTONIO MERCANTI

    Nada contra a performance teatro-musical da Madonna, mas a articulista não têm conhecimento dos verdadeiros valores cristãos para fazer esta estapafúrdia afirmação.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acho o contrário.

  2. Valdir Costa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Kiko Mazziotti

    Gezuis, quanta besteira num só texto! Se Madona é exemplo de algo ou alguém é para as crianças cariocas (de 5 a 10 anos) que ficaram sabendo pra que serve uma perereca e como chupar o peru do Pablo Vittar (até rimou). Cunilíngua e Felatios serão novos quadros da tevê educativa da família Marinho, liderada por Huck, este sim deixa a gente verde de raiva por sua inutilidade.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ao contrário, acho que acertou em cheio! Por que os papais e mamães conservadores deixaram duas criancinhas assistirem o show ? Duvido que isso tenha acontecido, se entretém muito mais com seus celulares, estes sim comprovadamente nefastos.

    2. Anete Araujo Guedes

      Que os preceitos religiosos, destinados apenas às mulheres, prevaleçam para o bem dos homens, daqueles que preferem esquecer que têm filhas, irmãs e sobrinhas.

  4. José Fernando Marques

    José Eduardo e Bob, pois acho que Manuela acertou em cheio em seu texto. Ela tocou no ponto exato: o da opressão sexual das mulheres durante séculos, o que perdura. A atuação de Madonna ao denunciar com humor essa opressão toda, mais velha que a Bíblia, é saudável, catártica, liberadora. Foi justamente o que incomodou vocês. E tantos mais.

    Responda
  5. filipe moura lima

    Nunca fui fã de Madonna, mas faço um apelo: deixem a moça em paz!

    Responda
  6. Felipe Araújo Braga

    Sou espírita kardecista. Creio que os espíritos mais puros estão mais distantes da carne e possuem valores espirituais. Porém, Jesus mostrou que as prostitutas, os cobradores de impostos, os ladrões, eram espíritos mais evoluídos do que os sacerdotes e líderes religiosos, que buscaram matá-lo. O mesmo vale para hoje: os pastores e os bolsonaristas são os que matariam Jesus. Já os LGBT e os afro perseguidos, são os espíritos próximos a Deus!

    Responda
    1. Joel Domingos

      A presença do Senhor Jesus no meio dos pecadores, prostitutas e congêneres foi mais que um contato social. Era um convite à conversão. Ele não passou pano no pecado. Quando censurado pelos fariseus, retrucou: "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento." Em muitos casos, o teor da Bíblia assemelha-se ao Teste de Rorschach: o que a pessoa vê reflete o seu interior.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Manda o Zuppo ler a Bíblia.

    3. Felipe Araújo Braga

      Newton Fariseu, descendente de víboras. Jesus disse que o dia do julgamento seria melhor para Sodoma do que para Jerusalém. Cristão falso.

    4. Newton Zuppo

      Quanta bobagem!

  7. JoseEduardo Campos

    Está claro que a pseudo colunista não conhece os valores cristãos. Texto rasteiro, opiniões infundadas, raciocínio limitadíssimo, típico dos intelectualóides de esquerda que inundam as redações. Lamentável o Jornal publicar esse lixo de texto. Triste demais, empobrece o debate, a pluralidade que tanto prega esta Folha. Uma página em branco seria infinitamente mais útil do que este amontoado de palavras sem nexo. Um chimpanzé socando o teclado faria melhor!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Uma recomendação: leia a Bíblia! Esse comentário deixa a impressão de que nunca o fez.

    2. Nelson de Paula

      O que empobrece o debate é a ira, sempre.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Lixo é pastor ir ao púlpito da igreja dizer que beijou filha na boca , chamá-la de mulherão, e os "fieis" rirem! Lixo é pastor dizer em culto que crianças abusadas sexualmente são culpadas! Lixo é pastor transformar igreja em empresa da fé! Sua definição de Lixo precisa ser atualizada!

    4. Marcia Alves de Pinho

      José Eduardo, acolho sua indignação, porém, discordo totalmente. Uma pessoa que consegue aceitar a minoria que fica à margem e que muitas vezes nos envergonha, para mim é um Ser muito do bem! Por mais Madonnas!

    5. Felipe Araújo Braga

      Quais seus valores cristãos? Não são os mesmos que os meus. Eu sigo a Cristo, você segue os fariseus!

  8. Bob Pereira

    Realmente, essa colunista não está preparada para atuar na Folha. Textos bisonhos e rasteiras, com viés de colegial, a embaralhar alhos e bugalhos. De relance, consegue tirar conclusões nunca antes pensada! Estna hora de renovar Folha de SP.

    Responda
  9. Bob Pereira

    Realmente, essa colunista não está preparada para atuar na Folha. Textos bisonhos e rasteiras, com viés de colegial, a embaralhar alhos e bugalhos. De relance, consegue tirar conclusões nunca antes pensada! Está na hora de renovar Folha de SP.

    Responda
  10. Enos Mendes

    Os portugueses falaram que sua piada foi horrível!! A deles é imbatível!

    Responda
  11. LAURO César de Brito Fernandes Vieira

    Parece um texto de um adolescente de oitava série, tentando construir relações sem pé nem cabeça. Uma vergonha um jornal ter uma coluna de tão baixo nível como essa, como se fosse algo relevante. Ruim demais mesmo. Nossa...

    Responda
  12. Joel Domingos

    Tentar encaixar Madonna na ala progressista é uma forçação de barra mui grande, tanto dela quanto da articulista. Madonna é uma grande capitalista: sua fortuna é avaliada de US$ 580 a US$ 680 milhões; seu patrimônio imobiliário consiste de mansões e apartamentos luxuosos, com imóveis espalhados por Nova York, Califórnia, Reino Unido e Portugal. Esse agir dela é apenas para fazer tipo. Mencionou os palestinos? (continua)

    Responda
  13. Joel Domingos

    (continuação) Como dizia Clarice Lispector "Eu, que não sou boba nem nada". E a articulista tenta criar um novo modelo de cristianismo: distorce até o que o Mestre mandou. Cita passagens fora de contexto. Quando Ele falou que "as prostitutas vos precedem no Reino de Deus", quis dizer que a salvação não consiste em mero discurso e sim praticar, de fato, os Seus preceitos.Menciona o arrependimento. De modo idêntico agiu com a mulher adúltera: "Nem eu também te condeno; vai-te e *não peques mais*"

    Responda
    1. Joel Domingos

      Felipe, sei que você está de gozação. O arrependimento nunca poderia ser de dar dízimo a pastor porque a Bíblia nunca mandou fazer isso. Vou lhe explicar como gente. O dízimo é do Antigo Testamento para manutenção dos levitas (sacerdotes, músicos, porteiros). No Novo Testamento, cada cristão é um sacerdote, pois tem acesso direto a Deus. Jesus é o Sumo Sacerdote, na Ordem de Melquisedeque, não a Ordem Levítica, como fora no Antigo Concerto. Na denominação da qual sou membro, não existe dízimo.

    2. Felipe Araújo Braga

      Se arrepender do que? De não dar dízimo ao pastor?

  14. Joel Domingos

    (continuação) A Sua presença no meio dos pecadores, mais que um contato social, era um convite à conversão. Ele não passou pano no pecado. Quando censurado pelos fariseus, retrucou: "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento." Em muitos casos, o teor da Bíblia assemelha-se ao Teste de Rorschach: o que a pessoa vê reflete o seu interior.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Seu Padilha, há um ditado popular muito antigo que nunca perde a validade: "Nunca diga 'desta água não beberei'."

    2. Joel Domingos

      Aplica-se, sim, a mim, seu Padilha. Na verdade, caiu como uma luva. Eu era petista e esquerdista. Fui estudar a Bíblia para provar que ela foi adulterada. Me converti. O tiro saiu pela culatra. Eu era igualzinho a vocês: vivia malhando e xingando os crentes. Hoje, estou provando do meu próprio veneno. E recebo-o com prazer. Tudo por amor à boa nova que me libertou do jugo do pecado.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E por que isso não se aplicaria a você?

  15. Galdino Formiga

    Opinião absurda, pois não há legado cristão. Dinheiro, fama e sexualidade prevalecem.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Galdino, assino embaixo.

  16. Fabio Bucciarelli

    Manuela, nem todo cristão é o bolsonarista que você está imaginando. Cuidado ao falar de valores cristãos sem ter prestado atenção no show. Logo no começo haviam dançarinos se contorcendo como Jesus na cruz, eu como católico estou em choque até agora com tamanha ofensa de minha fé. O show de sábado não foi de música pop e sim de desrespeito e intolerância religiosa a principal religião do país que ela visitou com sua turnê. Mas quando o alvo é Jesus ta tudo certo. Respeito por favor.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      A maior parte dos religiosos reclamam sobre desrespeito à sua religião. Só não lembram que eles próprios desrespeitam as religiões de outros: - se você come bacon, desrespeita o judaísmo e islamismo. - se você trabalha sábado desrespeita o judaísmo e o adventismo. - se você come carne de vaca desrespeita o hinduísmo. - se você come qualquer animal, desrespeita o budismo. - se você toca sua esposa em público desrespeita o islamismo. Então pense duas vezes antes de alegar “desrespeito à sua

  17. Marisa Coan

    Segundo a colunista, Madonna demonstrou que é uma verdadeira cristã já que defende o que podemos chamar de amar ao próximo. Para se comprovar isso, Madonna deveria ir aos países islamicos e apresentar seu show e ver o que acontece. Será que este amor que ela tem às populações que a colunista cita, seria aceito por lá? O pessoal aí chamou-a de corajosa. Por aqui, muito fácil, quero ver, por lá. Lembrem-se que ela é muito corajosa.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Mas os cristãos podem ir antes e pregar que o único salvador é Jesus. Ou a fé que dizem professar é só da boca pra fora ?

    2. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Marisa , acho que os países você sugeriu show cantora sao as ditaduras religiosas , governadas por fundamentalistas religiosos , homofobicos ultramachistas , onde mulher só pode ficar em casa , obediente, subserviente , sem direito ter profissso/ dinheiro e desejo sexual ...Nossa! Não se pq lembrei Malafaia, Nicolas Ferreira , Damares e Michelle Bozo , talvez porque estão trabalhando rotineiramente para criar : República Teocrático do Brasil . Deus salve nossas crianças dessa gente hipócrita.

    3. Marina Gutierrez

      Se a Madonna fosse uma verdadeira cristã, deveria pedir o fim do genocídio diário em Gaza.

  18. Marina Gutierrez

    O sucesso e a carreira da Madonna dependeram precisamente das coisas que ela tanto deplora em seus shows e discursos, principalmente o cristianismo, uma das religiões que ela aceitou ou se envolveu com ( as outras são o hinduismo, budismo e a cabala, uma espécie de seita ligada ao judaismo) mas pelo que li ela apenas vai contra o cristianismo e sua simbologia.

    Responda
  19. Paulo Sergio de Souza Moreira

    Tem certeza que assistiu o show para falar uma coisa dessas?

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Vc leu?

  20. MARIA BILCK

    Não sou ligada a nenhuma religião, muito menos a ideologias, porém, achei o show uma Kama sutra em plena Copacabana

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Já viu uma apresentação da Anita e tantas outras cantoras do gênero que proliferam no RJ e SP afora, inclusive na TV e redes sociais? A diferença é que as apresentações da Madona são estudadamente teatrais e políticas. E a hipocrisia nacional fica chocada, ou finge. Claro que finge! Somos ridículos!

    2. Marina Gutierrez

      Maria Bilk, pelo que eu li sobre os shows anteriores, essa é a especialidade dela, alem de insultar o simbolismo de uma certa religião.

    3. JOAO LUIS MENDES

      E que beleza, né? Depois de Damares e jair, uma Madonna pra lavar.

  21. EDUARDO DE ALENCAR

    Esse show não choca ninguém. O que ela fez não tem nada de novo e ela já fazia desde os anos 80, como ressaltado no texto. Quem não gosta desse tipo de apelação, como eu, simplesmente não assistiu. Ninguém é obrigado a vê-la ou a gostar da sua música, para quem gosta, houve diversão. Eu prefiro assistir Yellowstone

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Eduardo, é o que sempre fiz. O que comentei aqui foi em razão da autora do artigo afirmar que a carreira artistica da Madonna, a aproxima dos verdadeiros valores cristãos, que eu saiba são o amor ao próximo, justica e paz para todos, alimentar os famintos, cuidar dos desamparados, e segundo a última enciclica papal, o "Laudato Si" cuidar do meio ambiente. E que eu saiba ela está longe disso tudo.

    2. JOAO LUIS MENDES

      Pedra Amarela - Corrupção, poder, lealdade e moralidade? Os dois primeiros bem Jair e os dois últimos nem com Bolsonaro.

  22. Wilson Rossi

    Quanta besteirada, por favor. Só falta pedir ao Papa a beatificação. E a Madona faturando.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Wilson Rossi, excelente!

    2. JOAO LUIS MENDES

      Foi um tapa na hipocrisia e faturando. Quer melhor?

  23. Marisa Coan

    O penúltimo parágrafo foi muito cômico. Tente fazer stand ups, vc se dará bem.

    Responda
  24. Maria Gonçalves

    Me considero uma pessoa conservadora e achei esse texto bem interessante. Afinal, ser conservador não significa necessariamente ser a favor da opressão e da violência contra quem pensa diferente. Achei que faltou explicar o que na ação de Maddona a aproxima dos valores cristãos. Acho que o trabalho que ela fez defendendo a população LGBT contra o preconceito e o crime é um bom exemplo.

    Responda
  25. Antonio Jose Lima

    Belíssimo texto! Obrigado!

    Responda
  26. Gustavo Mendes

    kkk. Não deixa de ser cômico.

    Responda
  27. Aparecida Alves

    Bravoo, Madonna!

    Responda
  28. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    A cultura conservadora é muito enraizada no Brasil, Madona passa, e ela fica, espalhando seu atraso incondicional.

    Responda
  29. Jorge André dos Santos Fischer

    Madonna expõe a céu aberto a histórica hipocrisia da "tradicional família brasileira". O que diriam os moralistas se o show tivesse ocorrido às escondidas, entre quatro paredes?

    Responda
  30. jose luiz de castro

    Defensora de LGBT's, mas homenageia no show o Che Guevara, exterminador de homossexuais? Leiam a biografia de Che, pelo sociólogo Jorge Castãneda.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Duas boas ponderações, mas como se fazer entender?

    2. EDUARDO DE ALENCAR

      Não cobre coerência de quem vive de narrativas, não precisam ler nada, pois já nasceram onicientes e, se vc discordar, já sabe, né?

  31. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Calma, Madonna está viva. Legado é o que deixam ( ou não conseguem deixar ) aqueles que se vão.

    Responda
  32. Paulo Araujo

    O gado só apoia oração pra pneu. Deus me livre!

    Responda
  33. Fernando Alves

    O "valor cristão" que a Manuela se refere deve ser apelar e ofender outras pessoas para ganhar dinheiro. O fato da argumentação ter de passar pela inquisição e coisas que aconteceram trezentos anos antes da Madonna nascer mostra que não havia nada de corajoso no que ela fez, só apelativo. Sugiro que ela faça o mesmo com simbologia de uma religião que oprime as mulheres hoje em dia. Vamos ver até onde vai "a coragem" e "a luta pelas mulheres e direitos lgbtqiap+" dela.

    Responda
    1. Maria Pirlin

      Coisas que aconteceram há trezentos anos? Em que planeta vc vive? Acontecem ainda hoje! Corajosa, porque defendeu os gays nos anos oitenta, quando o estigma era violento. Goste-se ou não dela, é uma mulher de uma força e coragem impressionante.

    2. Jorge André dos Santos Fischer

      Muito bem colocado... por um homem!

  34. Marcelo Barbosa

    Madonna sempre causou discussão e foi controversa mas, a arte é isso, é pra causar discussão, Madonna sempre foi muito inteligente.

    Responda
  35. Peter Janos Wechsler

    Eu só tenho restrições a sua arte. Toda parafernália para esconder que não canta bem.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Uma artista performática que passou a vida, entre outras coisas, cantando e gravando discos.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem disse que é cantora ? É uma artista performática.

    3. JOAO LUIS MENDES

      Canta nada ela. Nem sucesso fez. Cada uma.

    4. Peter Janos Wechsler

      Marina. Obrigado. Deve se o primeiro tópico em que concordamos. rsrs

    5. Marina Gutierrez

      Peter Janos, concordo.

  36. Paulo Vicente Zolate

    Tipo aquela imagem dela enfiando um crucifixo na vagina? Realmente a aproxima muito... Daquele outro caminho.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ao fazer o gesto descrito pelo leitor acima, demonstra que a cantora não respeita uma das tantas religiões que ela adotou ao longo de sua carreira artística, pois é amplamente conhecido que ela é devota do Hinduismo, Budismo e Cabala, um tipo de seita , misticismo ligado ao Judaismo.

  37. Alcides Castro e Silva

    Acho que a Madonna ficaria ofendida com o título dessa matéria.

    Responda
  38. Silas Martins

    Bom texto, observação precisa.

    Responda
  39. Graça Almeida

    Ela deveria incluir em seu leque amoroso os palestinos. Infelizmente os valores cristãos dela é seletivo como a maioria dos grandes artistas que bradam em favor dos oprimidos e vulneráveis, mas são excludentes quando há perda monetária.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Graca Almeida, bem colocado, exceto o grande artista Roger Waters, ouvi um último video dele sobre o genocidio, ele me estimulou a continuar minha jornada a favor daquele injustiçado povo.

  40. carlos campos

    Se os conservadores, pastores hipócritas, padres igualmente, são contra Madonna, é certeza que ela de fato mostra respeito pelo próximo, sem preconceitos e ela sim, é uma cristã verdadeira, com todos os seus defeitos e qualidades. Chega de hipocrisia , de "pastor" beijando a filha na boca e chamando de mulherão, inspirado num ser abjeto que vê um clima pintando com adolescentes . Estes sim merecem o esculacho e reprovação. Parabéns à Manuela pelo texto, irrepreensível.

    Responda
  41. Gustavo Michelin

    A minha crítica a madonna é que esse discursinho dela me parece demagogia barata. E o fato de não ter feito referência a catástrofe no sul é imperdoável.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Apenas demagogia barata.

    2. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Pede para Bozo doar os 17 milhões do pix para os brasileiros nessitados do RS .

    3. JOAO LUIS MENDES

      E esqueceu de outra catas trofe: Jair