Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Victor Paulino Faria

    Belo!

    Responda
  2. Anete Araujo Guedes

    “As mulheres… ocupando um lugar paradoxal, pois seu ato se dá na contramão do pacto de exploração e competição que rege as relações sociais. Mas, se a casta materna entrar em greve, é a própria estrutura de exploração do trabalho não remunerado que se verá abalada, ou seja, o prédio no qual se sustenta capitalismo”. Este é, na minha opinião, o ponto essencial do brilhante texto de Vera Iaconelli. Deu para sacar o que as mulheres sustentam à exaustão, às duras penas e sem remuneração?

    Responda
  3. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Como seria se os homens fossem capazes de parir???

    Responda
  4. Leila de oliveira

    Eu só tive uma filha. E mesmo assim, após muita reflexão. Maternidade é exercício diário de força e coragem.

    Responda
  5. José Cardoso

    'Mas, se a casta materna entrar em greve, é a própria estrutura de exploração do trabalho não remunerado que se verá abalada, ou seja, o prédio no qual se sustenta o capitalismo.' Isso já está acontecendo entre as mais ricas, afinal ninguém é obrigado a ter filhos. Mas as mães dos países pobres pelo jeito não perderam o gosto pela maternidade, e continuam abastecendo os países ricos com imigrantes.

    Responda
  6. Simone Rodrigues

    Belíssimo artigo Vera!!! Vou compartilhar!

    Responda
  7. MARCELA VERGNA B SILVEIRA

    Mães criam o mundo!

    Responda
  8. Anete Araujo Guedes

    Nesse dia de muitas babaquices e enganações, para que tudo permaneça como está, Vera Iaconelli nos presenteia com um belíssimo texto. Conduz-nos à reflexão, ao abandono desse lugar comum, que representa o conforto, a comodidade para o sexo oposto seguir em frente em seus projetos, conquistas e ócio. Um lugar que necessita ser revisitado, transformado, modernizado.

    Responda
  9. André Dedesk Figueiredo Teixeira

    Vera e demais leitores, usarei deste espaço para dar-lhes uma indicação: Assitam ao filme "Woman Talking" ou "Entre Mulheres" da Sarah Polley, nunca me emocionei tanto assistindo a um filme! Como homem, a cena que mais me tocou foi quando a protagonista se dirige ao Professor após tê-lo visto perder as esperanças e diz: "You are the boys teacher, if you go with us ... who is gonna teach them?" Que mensagem esperançosa! Por um mundo com homens mais virtuosos!

    Responda
  10. Galdino Formiga

    Data fabricada para compras e vendas. Os sentimentos maternais estão em segundo plano.

    Responda
  11. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara prof. Vera Iaconelli, magistral seu texto,muito pertinente aos tempos ditos modernos,parabéns.

    Responda