Joel Pinheiro da Fonseca > A polarização nos encaminha para o fim do debate público Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Nem sei se existe mesmo polarização aqui em Ribeirão no ato de Bolsonaro tinha muitos polÃticos do PT.
Joel, parabéns pela sua coragem de colocar o dedo na ferida. Para muitos, a democracia como valor apenas existe se houver convergência de ideias. Quem discorda é rotulado, sem que ocorra um debate minimamente civilizado. Tenho muitas divergências e convergências em relação aos seus textos, mas isso não me impede de o reconhecer como um democrata. Só pelo debate reflexivo, que a gente vai conseguir evoluir.
Em nada me espanta essa suposta e suspeita ingenuidade do nosso amigo Joel. Já é uma marca de inúmeros textos dele. É só lembrar , por exemplo, que ele declarou ter percebido que o Bozo era um risco pra democracia só no segundo turno do ano retrasado
Como sempre, a turma do Descondenado e os nove do STF são os únicos que possuem razão. Vida que segue em nossa relativa Democracia.
Verdade mas não cola mais o povo acordou aqui em Pernambuco PT nunca maiis
Acho uma hipocrisia. Agora todo esquerdista é democrata e o resto do mundo é golpista. Não sobrou uma democracia de esquerda no mundo, a não ser que você considere a China e a Rússia uma democracia. A esquerda não resiste a um mandato sem censura. Vide aqui.
Nem todo mundo que se opõe ao Lula é bozolino. Entretanto seu histórico de comentários atesta claramente que vc o é. Não adianta tentar disfarçar. Não cola amigo.
Pery, não é no mundo todo. É só aqui. Pois é só aqui que temos sucessivos golpes e tentativas de golpes de (extrema) direita ao longo de toda nossa história. Isso é um fato. Mas das habituais estultices, a que mais ri dessa vez é sua insinuação de que na Rússia terÃamos um governo de esquerda. Hahaha
Que bom que vc sabe o que eu penso. Me economiza bastante tempo.
Da sua cabeça, PP.
De onde saiu isso de que quem não É lule é Bolsonarista? Que a direita inteira é Bolso?
Sarney, Itamar e até o Collor: democratas, ou pelo menos, não sofriam de delÃrios golpistas. Já o seu capitão do matoÂ…
Hoje li a coluna do Pedro Dória tentando passar pano no texto do Joel. Segundo ele, o politico de direita que não acenar ao bolsonarismo morre politicamente; logo ele parte da premissa que o eleitor moderado escolha entre um farsante que finge acenar ao bolsonarismo, sem que o eleitor tenha certeza ou por confiar em suas intuições, ou entre um bolsonarista convicto. Do ponto de vista da lógica, não faz sentido optar, a menos que você tolere as barbaridades do bolsonarismo.
Hahaha. Pery afirma não haver extrema direita no paÃs. Diz que só o que há é idolatria de 15% do eleitorado pelo Lula. Diz isso e acima ainda quer afirmar que não é bolsonarista. É dose
Se tem um sujeito cujo encantamento de pai bravo seduziu Regina Duarte e outras tantas doÃdas, foi o seu capitão do mato, senhor PP (cabem como iniciais do nome e identificação com o partido de Ciro e Arthur, esses estadistas). Vocês gostam de comparar multidões, não? Pois bem, o eleitorado do Lula não é bovino para se reunir nos currais do Malafaia e ficar adorando virgens vestais de vida pregressa misteriosa como a pastora Michelle e o maridão crente na cretinice.
A esquerda tende a projetar a idolatria que tem pelo Lule no resto da humanidade. Na direita a banda toca diferente. Pergunta pro Aécio. Não existe extrema direita no Brasil. Existe os seguidores do Lule, com quinze por cento do eleitorado, e o resto. Como diz a folófofa Marcia Tiburi, eles tem um crush no Lule. A esquerda acabará junto com a aposentadoria polÃtica do Lule. A direita tem pelo menos três nomes fortes para substituir o Bolso. Rei morto, rei posto.
Quando o colunista fala em ''polarização'', já está usando erroneamente este termo. Afinal, só existe um extremo, que é a extrema-direita. A esquerda está mais moderada do que nunca; basta ver a defesa da Democracia, que deveria ser de todo cidadão. Defender negacionista e golpista com bÃblia, carteirinha e coturno, pensando em destruir tudo e todos, tramando constantemente para calar cidadãos e instituições, inclusive a Ciência.
Polarização não, é guerra mesmo, oculta em alguns setores, a maioria dos empregadores desse PaÃs são conservadores e já filtram ocultamente a contratação de quem fez o L exatamente como filtram também ocultamente ativistas anti racistas e ativistas de gênero, não coloca isso na "polarização" não é verdadeiro pavor dessa esquerda louca, medÃocre e carnavalesca no Poder.
Vc foi filtrado pelo seu patrão Barnabé? Diga pra nós. Se for verdade isso, prefiro não comprar produtos ou serviços da empresa que vc trabalha e nem das outras. As empresas contratam mão de obra rapaz. O que as pessoas pensam fora do ambiente de trabalho é problema delas Vc sabe que o que vc acabou de defender é a alma do fascismo né? Excluir quem pensa diferente de mim. Tenha dó cara!
É antigo o desejo da Folha de normalizar o bolsonarismo. Quer explorar esse público? É resultado do antipetismo, ou despeito por ver afundar sua aposta na Lava-Jato? Sempre me pergunto se o jornal está disposto a comprar o mito original ou se tateia pelo subsstituto... mas lendo o comentários me dei conta de que essas colunas podem estar provocando seu novo público leitor, que está crescendo nos comentários, vocês acompanhariam o jornal em outra escolha ou exigem o Bozo. Respondam ao jornal...
Foi mal: * ou exigem o Bozo?
Joel, vc precisa entender com urgência que estamos lidando com uma possibilidade real de volta do fascismo no mundo, Brasil incluÃdo, e que do outro lado não temos monstros comunistas querendo tomar o poder! Por favor, pare de nivelar e falar em polarização. O que há hoje em dia é, de um lado, um Polo radical tentando implantar uma ditadura fascista e de outro, o restante da sociedade (PT incluÃdo) tentando resistir a isso!
Óh não! Se não votarmos no Lule para sempre, seremos facistas! Meteu essa? É assim que vai tentar se manter no poder pra poder comprar mais sofa de controle remoto. Boa sorte. Acho que não funciona nem na Bahia. Mas não custa tentar.
Pois é, Melis, é uma boa hipótese! E preocupante...
E quem agarante que a Folha já não está na briga para representar esse novo Brasil?
O uso do termo polarização polÃtica é compreensÃvel, mas tem consequências. Temos dois pólos de poder, mas do jeito que o colunistas escreve parece que são extremos opostos e ele se coloca no centro. Quem se radicalizou nas últimas décadas foi a direita, não a esquerda. Basta ver como a direita americana lidava com cotas, aborto e meio ambiente 30/40 anos atrás e como lida hoje. A esquerda ainda governa via debate público, buscando minimamente se apoiar em evidências. Já o bolsonarismo...
Supondo que o prognóstico é que a democracia está ficando no passado, deve o jornal afundar junto ou se adaptar aos novos tempos?
O Descondenado ungido por forças públicas e ocultas, o Mito execrado por sua vez. Xuxu aderente. Doria perdido e Ciro sendo Ciro. Falam de nossa nova Democracia, mas pagamos um preço, como Sociedade, muito cruel.
Não existe descondenado rapaz. Chega dessa mentira, assim como tantas outras. O que vc quer? Continuar mentindo até que alguém acredite? Vc sabe qual é a realidade, sabe dos fatos, mas prefere impulsionar fakes para atacar as pessoas. Até quando?
- Não existe "ex-condenado".
A questão é que a extrema direita não polariza com o governo de centro-direita de Lula, muitas vezes ela polariza com qualquer coisa que pareça civilização, em nome de uma ideologia muitas vezes baseada em mentiras. A função da comunicação nesse caso não é elevar o debate, mas inviabilizar o debate, Hannah Arendt cantou essa bola há tempos.
Essa nossa polarização tem raÃzes muito antigas. Há os guelfos, partidários do papa e da CNBB, e os guibelinos que defendem o império americano. Atualmente são respectivamente lulistas e bolsonaristas.
As diferenças são antigas, mas talvez estejamos entrando num tempo em que não poderão mais de manifestar... com o aval de empresas de comunicação que no passado defenderam a liberdade de expressão. Digo, defenderam de fato, em momento que não havia liberdade de expressão, em que essa não era uma bandeira fake, como é hoje.
A questão meu caro que a máquina expeliu o maquinistas, esse embate sempre houve, desde a velha UDN, general Dutra, Vargas, militares, nova república e agora Lula esquerda, Bolsonaro direita. Não se precisa de mais intermediário, a rede social engoliu os atravessadores, só isso. Pra que debater se cada um já tem uma forma de pensar o mundo? Alienado ou não. Mas tudo por opção humana.
Os argumentos são de doer. Polarização da mentira contra a verdade? É isso mesmo? Blz. Ainda tá nessa de TarcÃsinho Carioca moderado?
O duro é que a mÃdia impele essas rusgas partidárias para impulsionar as manchetes. Um exemplo disso é a corrida atrás das diferenças entre Lira e o Planalto. A imprensa adora isso. Uma pena. Precisamos de apaziguamentos e não de mais lenha na fogueira.
Infelizmente eles passaram a adotar a estratégia de engajamento das redes sociais que fomentam o confronto e a baixaria; o curioso é que o próprio Joel acusa seus crÃticos de usar essa estratégia. Tristes tempos.
Agora o colunista acertou. Mas achar que existem bolsonaristas moderados, como na última coluna, é acreditar que a mulher veio da costela de Adão.
Joel não acertou, Sr. Nilson. Nem agora, porque não existe Extrema esquerda no poder, mas existe a extrema direita. Não há, assim, polarização. Vendo as redes, o ódio e as mentiras vêm em sua maioria de reacionários, fanáticos religiosos e principalmente bolsonaristas. Veja, por exemplo, os absurdos ditos esse fim de semana envolvendo o show da Madonna e o desastre no RS. Tudo muito sujo, nojento, faltando humanidade às pessoas. Há extrema esquerda mentindo dessa forma? Não.
Volte para JP para fazer a sua real função: servir de p@lh@ço que colocam nos programas para os radicais ficarem malhando e fingirem que existe um contraponto para a insanidade deles.
Ora, vá se catar! Polarização entre o quê? Golpismo e democracia? Deixa de ser c_@_r_@ de p@u!
Escrevi que quero que ele saia da vida poÃtica. Não desejo a morte de ninguém não, pelo contrário. Quem sabe ainda conseguimos fazer com que pague os dez anos que ficou devendo, ao invés de se escorar na prescrição como fizeram Quércia e Maluf, sempre? A esperança é a última que morre.
Não existe polarização. É o bozzo contra a democracia, não tem meio termo. Ou voce é democrata ou é facista. Agora, chamar s esquerda do Lula de fascista, mostra que o autor é realmente um facista.
A chamada polarização é uma falácia. Bolsonaro é extrema direita golpista, e Lula é esquerda democrática. Nao existe debate público quando o extremo entende o outro como inimigo e nao adversário. O PT perdeu e perde varias eleições. Mas nao contesta o resultado. Tentar encontrar bolsonarista moderado é como buscar agulha num palheiro. Desista Joel, nao tente justificar Bolsonaro e sua tropa. Qualquer coisa que venha daà nos levará a ditadura fascista.
Perfeito! O Joel acha que pode haver bolsonarista moderado kkkk. Ele deve achar possÃvel haver fascismo humanista também!
O PT pediu o Impeachment de todo presidente eleito, menos o Lule e a Dilma, apesar do VP de hoje ter votado a favor. Não existe Bolsonarista. Existe Lulistas, e direita. O Bolso já se foi, com seus erros e acertos, que em paz descanse. Quanto antes for enterrado politicamente, melhor pra todo mundo.
Concordo! Aguardo ansiosamente por bons quadros do centro para pôr fim ao baixo nÃvel dos polÃticos dos dois polos.
Joel fez parte ativa da tropa que desde o primeiro governo Lula tenta transformar , PT e Lula em monstros. Apoiou integralmente os desmandos, mentiras e falsas ações da Lava Jato que tinham como principal objetivo eliminar da polÃtica Lula e PT. Incompetentes eliminaram o PSDB . Dória polarizou tanto que sumiu se imaginando o candidato bolsonaristas moderado e palatavel pelos Faria Limers. O que Joel agora quer é se defender, ele está pedindo, por favor não me critiquem.
A imprensa é os radicais, de todos os lados, tem polÃticos de estimação ,eu não tenho. Meu pai dizia,se alguem não serve para você, ignore, faça de conta que morreu.
Mais uma panfletagem partidária enganosa do bolsonarismo, distribuida por esta f ol ha impressa a milhares de leitores incautos. Cumprindo desavergonhadamente seu p ap el extremista de direita, contrários aos interesses nacionais.
É com a extrema direita que o Joel defende o debate, com o pessoal do meio milhão de vÃtimas a mais do covid, com golpistas, com Malafaia, com quem defende o genocÃdio? Joel é parte disto, a imprensa marrom que defende o que há de pior, afinal ganha com privatizações por joias, ganha com o maior Juros do mundo, do banqueiro Campos neto paraÃso, ganha com dividendos da gasolina. Por isto Joel tenta passar pano, a extrema direita trabalha pro patrão dele, a velha e bilionária elite do atraso.
Jonas vivia na Ilha da fantasia, saiu para conhcer o mundo mas foi engolido pela baleia e vive na barriga dela até hoje.
Jonas, daà da Terra Plana você não vai poder reconhecer mrsmo nenhum destes fatos descritos pelo Gilberto! Não se deixe enganar mais...
Essa opinião ilustra bem o ponto do articulista. Fla-flu, elites, velhos mantras plantados sem nenhuma correlação com a realidade.
A tal polarização do Joel: Na maior catástrofe do RS, extrema direita espalha fake news e atrapalha doações. Parlamentares como o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o senador Cleitinho (PL-MG), além do empresário e autodenominado “coach” Pablo Marçal, têm espalhado fake news sobre uma ordem inexistente de governo para impedir o transporte de doações à s vÃtimas das enchentes, por falta de nota fiscal. Isso é totalmente falso. Icl notÃcias.
Sr Jô.... os votos para o lamentável ex presidente não desaparecerão. Já desapareceram SIM os muitos bolsonaristas gaúcho que votaram nessa figura! Depois dos desaparecidos por falta de vacina que esse "ex" não comprou, agora são desaparecidos nas águas do Guaiba!
Joel reduzir qualquer critica séria a polarização é sim querer o fim do debate. Parte da imprensa tenta querer transformar o julgamento dos mal feitos e crimes do governo anterior em vingança polÃtica e tenta transformar radicais de extrema direita em vÃtimas inocentes que clamam por liberdade de expressão, é negar as proposições anti-civilizatórias destes grupos. Se calar diante disto é sim favorecer o fim do debate.
O fato do ódio religioso, ódio golpista, ódio desagregador da famÃlia, intrÃnsecos ao bolsonarismo, é de uma radicalidade e violência nova entre brasileiros. Infelizmente, o bolsonarismo não mostrou nada para os brasileiros, em tantos anos de propaganda e poder, que não fosse maléfico, burro e violento, chegando até à ameaça de armas. O bolsonarismo não abre mão da falsidade de sua certeza moral para continuar enganando os incautos. Se fazer de moderado é a mais recente destas enganações.
Perfeito! O pior é esse papo de bolsonarista moderado. Parece que o Joel acredita em fascismo humanista kkkk
Quando se tem uma pauta de segurança de Tarciso-Derrite, ou de educação de Feder-Tarciso, quando se tem as privatizações do tipo enel e agora sabesp ou os ataques a direitos do cidadão, corte de verbas nas universidades, a tentativa de desviar o dinheiro da educação publica para entidades privadas (de amigos) não se trata de radicalismo ou polarização mas sim de criticas a fatos conhecidos por todos. Joel faz campanha por Tarciso o bolsonarista moderado.
Bolsonarista moderado não existe. É facista e ponto final.
Seria o policial da foto um moderado?
Tá virado num Goebbels em menino.
Não acho que existam extremismos. Não existe esquerda no Brasil. Existe o culto ao Lule. Quando ele se for, quanto antes melhor, isso acaba. Aà poderemos finalmente discutir qual o tamanho do estado, quanto de responsabilidade fiscal, qual a melhor forma de gerir as agências reguladoras, e nos definir como nação. Até lá, ficam estas Narrativas tolas com o único propósito de se reeleger e roubar mais. Isso precisa acabar. Quando finalmente o Lule sair da vida polÃtica, entrarems no século 21.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Pery voce faz parte do culto anti-Lula, ou talvez faça parte apenas do grupo que é encarregado de repetir os velhos clichês sem sequer saber de fato o que se trata. Por favor me fale qual é o tamanho de estado, ou quem sabe queira dizer que a culpa da falta de luz não é da enel , ou que os desastres de brumadinho , e quase falencia do sistema de águas do rio, todos causados por companhias privadas, também é culpa das agencias reguladoras. Quem sabe a fraude das americanas também.
Você está entre os top ten lunáticos. IncrÃvel, não consegue escrever nada que preste; você é tão bizarro que deseja a morte de alguém. Daà só sai rancor, ódio e ideias liberaloides sem nenhum fundamento.
Putz kkkk primo rico, sai do fake
Esse 'bolsonarista moderado' é uma figura bizarra. "Ah, eu quero oprimir minorias, mas só um pouco." O meio-termo entre ter direitos e não ter direitos é não ter direitos. Mas é muito fácil para o Joelzinho, homem branco hetero que é, se convencer que não seria tão ruim e portanto podemos aceitar como parte legÃtima do 'debate' a posição de que existem humanos plenos e sub-humanos.
Joel previu o futuro: "bolsonarismo moderado", quando as pessoas terão que morrer, mas só um pouquinho, e o fim do debate público. Então, serviço feito, a Folha já pode demitir o "jênio" de plantão.
A falsa simetria que existam extremos é a rotina para a normalização do bolsonarismo. Falsificar que existam 2 extremos é a tática para a criação do personagem do bolsonarista moderado. No fim, para o articulista, quem tem que aceitar e se submeter é o democrata para com o golpista, essa é a receita para irmos de encontro a um regime autocrata.
Defina golpe. Também defina democracia com mordaça. Muita hipocrisia. Muita mudança de valor e muita distorção no sentido de palavras e conceitos. O amor que odeia e a democracia que censura.
Que 'debate público' é esse onde instituições da santa imprensa, como a Folha, reprimem qualquer opinião contrária a hegemonia ideológica neoliberal? Dezenas de colunas sobre o atual conflito (que a censura prévia de comentários não permite citar pelo nome), nenhuma de um ponto de vista contrário ao genocÃdio. Vocês liberais detestam debate, vocês gostam sim é de lacração mesmo.
O realismo afirma que existe uma realidade objetiva que pode ser, pelo menos parcialmente, conhecida pela razão humana. Os realistas acreditam que nossas percepções e teorias cientÃficas refletem aspectos verdadeiros dessa realidade. Mas o idealismo argumenta que a realidade é, de certa forma, dependente da mente. Portanto, o que conhecemos é construÃdo ou influenciado por nossos próprios processos mentais, em vez de ser uma representação objetiva de algo externo. Alguns céticos questionam tudo.
O colunista tem uma rigidez impressionante para um jovem! Com extremismo não se brinca, nem se tolera seja de que matiz for.
Este Bolsonarista moderado ainda não foi demitido. Volta Xico Sá no lugar deste energúmeno.
Dadas as caracterÃsticas indiscutÃveis da direita arruaceira, que até um importante editor da folha caracterizou como "os que não comem com garfo e faca" , e do resto da direita sem escrúpulos, que pra dar o golpe liberal se rebaixou ao nÃvel da arruaceira, a polarização se iniciou e foi reforçada pela direita então. Acabou que a esquerda progressista , acuada, teve que reagir e o fez entrando na polarização. Não havia outra saÃda.
Demissão de pseudo jornalista. Não existe Bolsonarismo moderado, nem polarização. Volta Xico Sá. Tal de Joel é um energúmeno.
Como disse Kissinger, e emprestado pelo dono da folha : " eh um tal , mas eh nosso"
Uma semana após o desastroso "bolsonarismo moderado", Joel faz de conta que não falou nenhuma bobagem e escreve um punhado de chorume. Fácil demais ganhar uns trocados para escrever nada para lugar algum.
Só na cabeça de um “bolsonarista moderado” como Joel existe polarização com a extrema direita no Brasil. Relaxa Joel. A inveja é uma merda. O cara é tri.
Falemos então de certeza moral. De um lado temos a esquerda democrática e do outro, a extrema direita bolsonarista golpista e nazifascista. O nazifascismo é compatÃvel com a democracia? Leia a coluna do seu colega Celso Rocha. Submeta seus textos à análise de vosso pai, antes de publicá-los.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A polarização nos encaminha para o fim do debate público Voltar
Comente este texto