Joel Pinheiro da Fonseca > A polarização nos encaminha para o fim do debate público Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
Ja pensou se os poucos colunistas de direita da fsp falassem mal dos textos rasos de seus redcoleguinhas?
Faça uma lista aà e vamos pesquisar ou vc já fez?
A emenda sai pior que o soneto. Justificou o injustificável. Dobrou a aposta no bolsonarismo moderado. Sai dessa, garoto. Não há bolsonarismo moderado. Faça campanha para uma direita democrática civilizada, e tudo certo. O bolsonarismo é um mal que teremos que conviver por anos, infelizmente. Mas quem chocar o ovo da serpente, por ela será picada. Deixemos o ovo apodrecer, trabalhemos para isso. E alimente a direita democrática. Não existe extrema direita moderada. Qualquer filósofo saberia.
Fichinha, o PT teve os melhores governos da história desse paÃs basta ver os números, ais investimentos de fora sempre maiores, a inflação sempre caindo, e o dólar então foi a 1.50, a economia melhor tbm, acho Que vc não estava aqui no Brasil
CarÃssimo, para povo que teve quee suportar o petismo todos esses anos, o bolsonarismo E' fichinha!
É civilização x barbárie. Não tem conversa com bolsominions e extrema-direita. Point final. C'est tout.
Paulo não existem fatos consumados para bolsonaristas pq eles acreditam só no querem, até rezam para pneus
Marco, o paÃs só avançou economicamente e socialmente com a esquerda, é fato consumado.
Nem com petistas, psolistas e esquerdistas em geral
O autor foi um dos que mais se esforçaram para polarizar o paÃs, e agora finge que nada tem com isso.
É enganosa e até perversa as constantes tentativas de equiparação entre esquerda e extrema direita, pelo simples fato- a extrema-direita se encontra fora do campo democrático. Ao proceder dessa maneira, tenta-se normalizar uma extrema-direita fascista, rasa, autoritária, moralista, reacionária, sem compromisso com a realidade dos fatos, sem propostas e sem projetos.
Existe uma enorme diferença entre controlar e censurar. O controle se serve de normas para que as redes sociais não sejam uma terra de ninguém, uma terra sem lei onde tudo é permitido, bem ao gosto da extrema-direita. Já a censura, adotada nos regimes autoritários das ditaduras militares, só pode ser divulgado o que for de interesse do governo. Os crimes, as torturas, a ocultação de corpos, a corrupção etc são camuflados, A população é silenciada, enganada, perde seus direitos fundamentais.
Censura?, quem?, se vc se refere ao STF então é golpista
Quem quer te censurar é a esquerda, bro!
Esse colonista induz à confundir polarização com extremismo. Resta saber se o faz por ignorância ou falta de caráter. Ignorante não parece ser.
Eu entendi a mesma coisa
Ei, Joel, eu existo, não sou nem bolsonarista nem petista, sua argumentação excluindo os parecidos a mim é fraca. Fale comigo Joel, se comunique conosco. Escreva uma coluna que fuja da polarização, do bem e do mal, escreva para mim, por favor. Uma pista, defenda a alternância do poder, ótimo tópico a ser explorado.
Sempre serão golpistas
Bem colocado, é o colunista q enxerga em branco e preto. O centro e a direita democrática existem, o bozismo é fascismo, golpismo, não tem lugar no debate democrático. Se o bozismo sobrevive, outra tentativa de golpe virá.
Como debater com quem pretende impor autoritarismo, discurso antidemocrático e quer destruir os adversários?
Os votos de bolsonaro nao foram exclusivamente de bolsonaristas. Com esses nao dá para negociar mesmo. É uma seita de anticiência, fakenews, culto à violência e morte. Joel acha que Alckmin e Tebet são de esquerda? O diálogo já existe com a direita racional civilizada.
Militância é coisa de i di o ta, não importa o lado ou a causa. No caso da polarização, são cinicos, uns poucos deles inteligentes, manipulando massas ainda mais bu rras. Se os editores que faziam a curadoria fossem mais imparciais, talvez esse desfecho fosse adiado. Depender da disposição de cada um de não ceder, significa que não vai rolar. Hj vejo a polarização com distanciamento antropológico. Me irrita a burrice e a hipocrisia, mas a curiosidade é pelo desfecho. Ruptura? Guerra civil?
CertÃssimo. Em uma sociedade responsável, a quem caberia educar para a independência racional, que o Iluminismo criou? À Escola e à Imprensa. A Imprensa, como sabemos, além de ser pouco lida pelas massas, pois que as escolas não incutiram o hábito de leitura de jornais e revistas, está em geral na mão de grupos, eles mesmos militantes, por ideologia ou patrocÃnio.
Vc tem razão mas temos e tomar cuidado de não fazer o que eles querem, tumultuar
Debate público? Bastou uma tragédia como essa do RS para que todo o repertório bolsonarista ressurgisse com força máxima. Mentiras, distorções, ataques, incitação do ódio e exploração de medos e paranoias. Viste a série de fake news compartilhadas durante essa catástrofe. Tu achas possÃvel um debate público com quem tem esse tipo de atitude?
Não marco, foram mentiras em que mostram fotos de trezentas pessoas mortas
Perai, vc viu os depoimentos cruéis de petistas sobre os gaúchos nessa tragédia?
Agora zoando. Joel sentiu o golpe. Ficou dias martelando isso na cabeça, até produzir um texto que conseguisse acusar seus crÃticos de jogar pra torcida e pelo visto ainda jura de pé juntos que existe o bolsonarismo moderado. Vai entender.
Vc quer entender bolsonaristas? Como
Joel, foi um tspa com luva de pelica. Em seus colegas de redaçao. Em todos nos
Foi não. É apenas a dor de quem tomou muito tapa na orelha, e com razão.
Bolsonarismo moderado é inviável. Aqueles que eram da turma que bateram contra o Duce ou romperam com ele caÃram em desgraça. Direita foi engolida pela extrema direita. Assim sendo, a centro direita necessariamente continuará com a centro esquerda. E juntas continuarão maioria, acredito.
Uma questão se impõe diante de suas palavras, Joel: qual a ação concreta você, Pedro Doria e outro defensores dessa linha de raciocinio propõe? Que relevemos as decisões dele na segurança pública, aceitando melhor o Derrite e o desdém com as mortes das operações dele na baixada santista? Que sejamos menos crÃticos quando ele sobe no picadeiro com os Nikolas e Malafaias? Continua.
Aguardando a moderação nos comentários liberar minha conclusão que é muito mais moderada do que as marteladas do moderado TarcÃsio.
Que possamos desarmar os espiritos bolsonaristas aceitando hipóteses como a anistia para 8/1? Que suavizemos as crÃticas contra o Tarcisio para evitar que ele ou outro supostamente moderado seja rifado pelo capitão e substituÃdo por um radical? Que tipo de diálogo deverÃamos abrir com eles? O que vocês sugerem que seja debatido? Nenhuma das suas colunas ou as do Meio respondeu essas questões. Me ajuda a te ajudar, Joel. Te aguardo,
O resto você está certo; vivemos o fenômeno de bolhas e seus engajamentos que servem para confirmação de vieses. O Bolsonarista raiz continuará votando no indicado do Bozo e a luta agora é para convencer o centro polÃtico; há uma petrificação irreversÃvel a curto e médio prazo. Seu recado para o Celso, é para o Pondé e eles não vão mudar. Eu acho que a perseguição foi por conta de violar a honestidade intelectual a partir de uma premissa absurda. Sem pretensão que concorde comigo, e tá valendo.
Bozo envergonha o reacionarismo limpinho do liberal tupiniquim. O modelo é Sarney, Collor, FHC e Temer. O liberal, portador da lamparina da razão e do equilÃbrio polÃtico nos tristes trópicos, precisa de um 2016 na manga, não de um 2022. Golpismo, só se for democrático. Elitismo econômico, só com argumentos insuperáveis. Miseráveis no caminhão de osso de Temer se banca, a volta ao fogão a lenha do Bozo é pesado de se defender.
No meio desse fogo cruzado uma população que não consegue distingui o certo do errado ,não querendo puxar a sardinha para os progressistas ,mais é inegável que esse lado possui uma agenda Econômica, ambiental e social. Ao contrário dos falsos conservadores que pregam há destruição de tudo !
Recomendo que assistam ao Roda Viva com Manuela d'Ãvila, especificamente no ponto 1h3m, é uma aula de hipocrisia vinda de um "burguês neoliberal reacionário e fascista". Esse pessoal que escolheu um miliciano grileiro no lugar de um professor que defendia energia verde, hoje tem a petulância de falar sobre a incapacidade de ouvir o outro lado, depois de junto com Frederico d'Ãvila* interromperem a candidata por 62 vezes. (*bolsodeputado que homenageou Pinochet e xingou o Arcebispo de Aparecida)
Joel, o outro lado realmente é perverso, tivemos 700mil mortes, tentativa de a Golpe de Estado, antipolÃtica de destruição ambiental, da saúde e educação; você tenta pintar o pavão de uma aliado quem não somente não faz um mea-culpa da destruição, mas que dobra a aposta nos malfeitos; logo os jornalistas que exigem da esquerda um mea-culpa por roubo perpetrado pelos mesmos partidos fisiológicos de sempre da direita.
Mdb, pp, pl foram os que mais roubaram e estão no centrão, e culpam o PT
Vejamos: golpistas tentam um golpe e a reação não pode aprofundar a polarização! Aos golpistas de 64 não se pode melindrar! Nem tudo é golpismo no golpista! Hj aprendemos q é prepotência e um grande equÃvoco polÃtico achar q um golpista deve ser tratado como golpista. Aprendemos q o erro está na esquerda, essa velha presunçosa q nos trouxe à polarização doentia! Uma direita limpinha salva a consciência moral do liberal sujo. Bozo envergonha o liberal tupiniquim. 2016 na manga, não 2022!
Cara. Admite que a historinha do bolsonarismo moderado foi uma mancada que é melhor! Quem estuda na USP se acha sempre um deus?
Mancada? Recorde de engajamentos, views e compartilhanentos. Colonistas da segunda divisao, ressentidos, correram para falar sobre Joel, aumentando ainda mais sua visibilidade. Foi um baita sucesso e a petralhada sentiu demais. Jackpot!
Acho que as bordoadas que ele levou da Flávia Boggio e Renato Terra ainda não foram suficientes, Joelzinho Neoliberalzinho está pedindo mais. Ele é praticamente um MBL que invade universidades implorando para apanhar de régua de menines de cabelo rosa.
Tenente, elaborou um plano terrorista para deixar a segunda cidade do paÃs sem água potável. Deputado, declarou publicamente ser a favor de tortura, guerra civil e milÃcias. Presidente, debochou das vÃtimas da Covid diversas vezes, fez discurso eleitoral nos funerais da Rainha Elizabeth, atacou nossa Democracia diuturnamente, fez da data de 200 anos de nossa Independência uma coisa mais que ridÃcula, etc... Dá para debater com quem é assim ou mesmo com quem apóia isso? Você tá é de graça, rapaz!
Deixe-me ver... Quando tenente fez um plano terrorista para deixar a segunda maior cidade do paÃs sem água potável, deputado dizia ser favorável a tortura e a guerra civil, presidente demonstrou empatia zero em relação as vÃtimas da Covid, fez discurso eleitoral em pleno funeral da Rainha Elizabeth, transformou a data dos 200 anos de nossa Independência numa excrescência total, etc... Se isso não é ser maléfico, o que o seria?
O jagunço da polarização falando justo da polarização, pior, imaginar que semana passada falava em um bolsonarismo mais ameno. Como Joel pode ter espaço na Folha, até o Kim era menos pior.
Quem apoia golpista tbm o é
Não há debate com quem apoia o fascismo Amarante, e também não há debate com quem apoia genocÃdio, pelo visto você apoia isto.
O debate é impossÃvel enquanto existirem pessoas como você, Gilberto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A polarização nos encaminha para o fim do debate público Voltar
Comente este texto