Joel Pinheiro da Fonseca > A polarização nos encaminha para o fim do debate público Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. Joabe Souza

    Fora o frisson nos comentários, o texto anterior também estimulou respostas de colunistas importantes deste jornal que, diferente do que o texto de hoje diz, não desqualificaram o autor, mas o argumento. Cito, por todos, o texto de Celso R. Barros. Hoje, em vez de rebater os argumentos numa tréplica, Joel apenas desqualifica os interlocutores ('vocês são todos extremistas polarizados') e, assim, pratica a mesma falácia de que lhes acusa.

    Responda
  2. Antonio Rubio

    Irretocável texto. Muitos dos comentários aqui provam isso.

    Responda
  3. Reinaldo da Silva

    Será que a "polarização é uma "jabuticaba" brasileira? Na Suécia, Dinamarca, Suíça e nos demais países considerados "desenvolvidos" não existe essa "jabuticaba"? E nos Estados Unidos, Rússia, Israel? Joel, o planeta Terra nunca foi de consensos amigáveis, entre quaisquer espécies, principalmente, entre os humanos. O que é "debate público" em tempos de internet e plataformas (cracolândias) digitais?. Joel, um aviso: o mundo mudou. A tese de uma nefasta "polarização" é um embuste conformista.

    Responda
    1. Reinaldo da Silva

      Continuo: O que está escondido em sua matéria, é o seguinte: você não quer receber críticas. Você quer utilizar a noção "bolsonarismo moderado" como se fosse uma coerência ideológica no campo político. Você praticou todo tipo de mentiras quando estava na Jovem Pan. Você nunca convidou adversários ideológicos para um debate público. Enfim, seu histórico é bem conhecido.

  4. Alberto Melis Bianconi

    Por um lado o colunista é mais ingênua do que sugere a juventude da foto. Pessoas são assertivas e ficam meio envergonhadas quando viram casaca, daí não fazerem estardalhaço disso. Vale para o acadêmico erudito, ou qualquer zé-ruela. A democracia acertou inesperadamente quando os reduziu a um voto cada. Por outro, é também um elitista, mas esconde um pouco para não melindrar a direita que apoia, quer um editor das paixões (ele mesmo, né?).

    Responda
  5. Daniel Halfen

    Polarização a gente teve desde a redemocratização do país. Discutimos política, economia, cultura e PT X PSDB. Não desfizemos amizades e não silenciamos em família. Depois do surgimento do bolsonarismo perdemos amigos e silenciamos em família. O bolsonarismo não debate. Como Olavo propôs, trava uma guerra e usa as piores ferramentas (mentiras, distorções, ofensas, ódio, medo e paranoia). Como debater nestes termos?

    Responda
  6. Fernando Alves

    O apelo ao diálogo é só uma estratégia utilizada por quem não tem seus interesses atendidos. Quando o Joel tentou dialogar com alguém quando seus interesses eram atendidos? Pelo contrário, o trabalho dele é sempre vomitar suas verdades e desqualificar a priori quem discorda (vide como ele tratou temas como lava jato ou juros). O "apelo ao diálogo" é sempre para os outros.

    Responda
  7. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Já entendi que o jornaleco te coloca a escrever asneirasss pra faturar nos likes, né? Polarização envolve os extremos. Onde o governo Lulla é extremado!?

    Responda
  8. eli moura

    Somos um país enormes buracos sociais, com má distribuição de riquezas, com a violência da polícia e dos excluídos aumentando, com o agronegócio que é ao mesmo tempo a salvação temporária e a condenação definitiva dos recursos naturais. Diverso com uma elite ruralista querendo ser uma florida, e por cem milhões para varrerem rua, mais bolsonaristas?

    Responda
  9. Fatima Marinho

    Joel, está cada vez pior. Texto vazio, sem conteúdo, cheio de clichês. Me pergunto porque vc ainda insiste em escrever, te falta talento e coerência.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Se você recebesse dinheiro para encher duas ou três laudas por semana com o que quiser e adquirir reputação em sua carreira, recusaria? Ninguém vai avaliar o currículo dele pelo que ele escreveu, apenas por ter sido X anos colunista da folha

  10. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Isso é um revival do IBAD, nesta toada fica difícil suportar tais abestices. E haja chuva!

    Responda
  11. NEY HAMILTON MICHAUD

    Repita uma mentira mil vezes e ela vira verdade. Com as redes sociais isso acontece o tempo todo, em poucos segundos. A falsa simetria da polarização é o mantra de articulistas de um certo país paralelo. Nesse país os valores cristãos se tornaram discriminatórios. A violência virou defesa. A mentira virou narrativa. O racismo virou meritocracia. O sexismo virou autoridade. A religião virou um ativo financeiro.E a tal democracia virou uma facção que ameaça a nossa liberdade. É isso aí, Joel.

    Responda
  12. Filipe Quintans

    Se você é amigo do colunista e está lendo isso, faça um favor a ele e o encaminhe a um profissional de saúde mental. Semana passada ele disse que o país precisa de um bolsonarismo moderado, o equivalente político do filho de pombo (existe mas ninguém nunca viu um). Hoje ele fala que a polarização (obra de quem mesmo? Acertou quem disse Jair Messias Bolsonaro, atual inelegível, futuro residente da Papuda) vai matar o debate público. Esse rapaz precisa de ajuda.

    Responda
  13. Mauricio de Oliveira e Silva

    E o papel da grande imprensa neste processo que culminou na tal polarização que o articulista menciona? Acaso a imprensa lavajatista (Folha, Rede Globo, Veja, Estadão) a título de retirar a esquerda comunista do poder, deu as costas para o debate democrático, fechou os olhos para as fakenews nas eleições, tendo como objetivo único eleger seu candidato de estimação, mas deu ruim, foi eleito, a época, o agora inelegível.

    Responda
  14. Francisco Ferreira

    Se hoje nos encaminhamos para o fim do debate público e assumimos uma posição mais convicta e ferrenha de nossos valores, não é sem motivo, o brasileiro, independente de esquerda ou direita, viveu, sofreu e lidou com as consequências nos últimos anos e abrir mão disso seria abdicar da pouca sobrevivência política e social que ainda resta, e nos dias de hoje, não há espaço, infelizmente, para um diálogo mais construtivo e objetivo.

    Responda
  15. Gregorio Amarante

    Olhando os comentários se vê a impossibilidade de diálogo, todos espumando pela boca. Julgo que a raiva toda é porque estão vendo que a esquerda agarrou a sua última oportunidade de poder e desperdiçou, Lula desgastado e sem apoio esta definhando e não tem a mínima chance de se reeleger. Estamos vendo os últimos meses da extrema esquerda no poder.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Ai Daniel, achou um parceiro. Sintonia total de pensamento e se alimentam da mesma bolha. Pena que os dois não entendem absolutamente nada de eleições e o linguajar entrega que entendem muito de guerra ideológica, o que desmascara esse papo furado de bolsonarismo moderado; e não estou dizendo que o Lula vai ganhar, mas do jeito que vocês falam, a impressão que é uma barbada, um massacre. O Lula fala melhor com o centro do que essa extrema-direita raivosa.

    2. Daniel Marques

      A extrema esquerda wokista, dominante aqui neste espaço, usa de retoricas vazias para tentar desconstruir seu argumento, Greg. São fatos que desabam os indices de aprovação do atual desgoverno e o PT não consegue formar outro lider carismático como o Lule, muito por culpa dele próprio. Vamos assistir de camarote o definhar da jurássica esquerda brasileira, muito por causa deles mesmo.

    3. Andre Moraes

      Hilário. Confunde seus desejos viscerais, todos alimentados pelo o que o Joel chama de bolha, e transporta para o mundo real. Seu comentário mostra mais sobre sua virulência do que os outros comentários. Espumando? Desperdiçou? (Os números desse governo são consistentes e vocês não conseguirão esconder isso nas eleições) Definhando? (Lula tem seu naco e total possibilidade de dialogar com o centro) Extrema esquerda? (Sério?)

    4. Mauricio de Oliveira e Silva

      Lula somente não se reelegerá se não quiser.

  16. Ricardo Lobo

    É muito engraçado um bolsonarista declarado dar receita de como não polarizar. Foram responsáveis pela polícia de ódio e destruição das instituições brasileiras, com espectro desde o judiciário até o sistema educacional e agora que são cartas fora do baralho (ex. O inelegível), querem dar conselhos de como conduzir as relações na sociedade. Todos sabem qual é a filosofia do fascismo. E o governo atual é de coalizão, não de extremistas como os tais quase 50% a que se refere (são 30, não 50).

    Responda
  17. João Claudio Abreu

    Caro, seu discurso deixa de fazer sentido quando equipara os fatores envolvidos, englobando-os no confortável termo polarização. Só há um polo extremista, que é negacionista, golpista, violento e manifestamente anti-democrático. Só faria sentido seu raciocínio se você considerasse que defensores da democracia sejam o "polo oposto". O outro extremo. O mal provocado pela extrema direita, infelizmente, vai demorar a ser sanado.

    Responda
  18. Gregorio Amarante

    Até aqui entre os que escrevem na FSP existe esta intolerancia ao dialogo, visto a coluna que aquela moça que quer ser humorista escreveu dias depois da coluna do Joel. Mas é o que a coluna falou, os formadores de opinião não querem o debate, querem só jogar pra sua torcida, pra sua bolha. Melhor do que fomentar ideias é ganhar likes.

    Responda
  19. Fábio Nascimento

    Só o bolsonarismo é "polarizado" nesse sentido, de não conseguir dialogar com ninguém. A esquerda não consegue dialogar com o bolsonarismo (principalmente porque eles não dão o menor espaço, já que são fascistas), mas conversa com liberais. Esse fim do debate só ocorrerá se o bolsonarismo crescer mais.

    Responda
  20. Milton Fagundes

    Caro, Joel. Talvez estejamos vivendo um momento em que o melhor seja olhar para o mundo, e ver o efeito devastador da atuação da extrema direita xenófoba, negacionista da ciência, preconceituosa e antidemocrática. Isso que chamas de "polarização", talvez seja só o efeito de um novo modo de fazer política, imposto pelos antidemocráticos.

    Responda
  21. Hercilio Silva

    Polarização virou palavrinha da moda, passa longe de ser problema. Problema mesmo é o que a mídia se recusa a nomear desde 2018. O autoritarismo de inspiração fascista. O que não é reconhecido não pode ser enfrentado, é isso é a grande ameaça, tolerar o que não deve ser tolerado. Podemos chamar de ação estilo Chamberlain, o chanceler britânico que financiou Hitler para moderá-lo.

    Responda
  22. João A Silva

    Alguns dos comentários representam exatamente o que o texto aponta: a polarização, o negacionismo, a incapacidade de enxergar os fatos com isenção, sejam para os posicionados à direita ou à esquerda do espectro ideológico. Sendo o Joel identificado com alguns valores da direita ou tendo criado a infeliz expressão "bolsonarismo moderado" os que seposicionam à esquerda criticam a coluna, desta vez equilibrada, reproduzindo justamente o que ela evidencia; a incapacidade do diálogo.

    Responda
  23. Evandro Botteon

    Polarização pressupõe dois polos inversos. Não existe extrema esquerda. O PCO não enche um ônibus. E nessa aí de "bolsonarismo moderado" e todo tipo de relativização, falsa simetria e toda essa atitude de manobrista argumentativo. Isso sim joga o debate público na sarjeta. A extrema direita é uma realidade. Não só aqui, como em vários lugares do mundo. N chamar as coisas pelo nome, é que esgota o debate. Fascismo. Fascismo. Fascismo.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Melhor comentário.

  24. Luiz Gomes

    Joelsinho, meu caro, o q existe eh democracia de um governo de coalizao e os fascistas, ja sabemos bem qual grupo vc se identifica com.esses seus artigos tao ruins. Vc deveria abracar logo o bolsonarismo, que é a sua cara.

    Responda
  25. adenor Dias

    Eu que sou apenas um burro experiente, não embarco em polarização política! Me simpatizo com os governos do PT, pelos resultados que até hoje, nem seus adversários ousam contestar. Porém eu que não votei nem tenho intenção de votar em Bolsonaro, dou razão a ele sobre as vacinas de covid-19, sobre o direito da posse de arma a qualquer cidadão e, sobre a suspeita nas urnas eletrônicas. Ninguém mais do que Bolsonaro para duvidar de um trambolho que lhe elegeu...

    Responda
    1. ROBERTO REZENDE

      Não entendi?

  26. Alexandre Oliveira

    A sociedade brasileira sempre foi polarizada, basta ver o abismo social que aparta grande parte da população e não existe projetos consistentes que de conta dessa situação. Esse discurso da polarização serve para escamotear a gravidade do que vivemos e não acredito que debates irá solucionar as mazelas desse triste país.

    Responda
    1. Alexandre Oliveira

      Perfeito Adenor!

    2. adenor Dias

      Boa percepção! A polarização é importante para a política, e não para a sociedade. É uma sociedade confusa, que elegem os bozos da vida! Eu li os donos do poder de Raimundo Faoro e vi que o modelo político brasileiro, não nasceu ontem...

  27. Erich Zelazowski

    Sonho um país menos polarizado. Sou um progressista convicto, mas que seria capaz de votar num candidato à direita do espectro caso fosse um ser humano mais capaz, e sobretudo mais digno. Mas diante do barbarismo causado pelo Derrite, querer colocar o Tarcísio nessa ala imaginaria de bolsonaristas não radicais? Seja por radicalismo ou por puro oportunismo, não sei o que é pior, moderado esse camarada não é. Isso é só direitismo cego tentando reeditar aquela do "bolsonaro será controlado".

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Muito bom Zelazowski, ensina um pouco de bom senso ao Senhor Joel

    2. Erich Zelazowski

      O objetivo aqui não é a luta contra a polarização, mas sim dourar uma pílula podre pra eleger o ungido pelo mercado, caso o que tenha na mesa seja um extremista, que assim o seja. Quer ajudar a polarização retroceder, lute pela recriação de uma direita democrática. Não tente reeditar o mesmo erro que foi bolsonaro.

  28. MARIO RAMIRO

    Como debater com quem considera existir um terrorismo moderado? Joel, Joel, mas que papel!

    Responda
  29. Vital Romaneli Penha

    Corretíssimo. Tem um ditado que diz: até o relógio parado, está certo duas vezes no dia.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O país sendo comparado com relógio parado? A tá

    2. adenor Dias

      Pode crê!

  30. Felipe Vasconcelos

    Um texto necessário e corajoso, para dizer o que é preciso, mas ninguém quer ouvir.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pra dizer isso, era melhor não

  31. Antonio Araújo

    Os benassiminions daqui a pouco chegam pra ilustrar o que diz Joel.

    Responda
  32. Lis P Junqueira Safra

    Porque vocês estão restringindo comentários do pessoal da direita

    Responda
    1. adenor Dias

      Se tiver restringindo comentários dos direitista, eu também sou contra. Eu prefiro o cachorro ladra e morde, do que o calado mas que também morde! O cachorro que ladra e morde, me dar a chance de me defender!

  33. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Estou em comunicação com uma máquina, um robô, ou estão ignorando o meu questionamento? Dei minha opinião sobre o tema e o argumento para censurar o que escrevi e pífio.

    Responda
  34. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Gostaria de saber o porquê da censura com o texto que enviei.

    Responda
    1. adenor Dias

      Eu já nem reclamo mais, pois todos os meus comentários hoje passa por moderação, não importando o que eu escrevi.

  35. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Qual o problema com a minha posição? Gostaria que fosse publicado o meu comentário, com leitor estou me sentindo prejudicado.

    Responda
  36. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Qual o problema com a minha posição?

    Responda
  37. Marco Ferreira

    Não existe debate com quem fortalece o fundamentalismo religioso, desestimula vacinação e, e vai contra ciência, debater significaria colocar vidas em risco. Não se trata de polarização direita x esquerda, é uma questão de sobrevivência, inclusive de valores, com essa gente não dá

    Responda
    1. José Bueno

      Ah, Adenor, a Ciência se alimenta e progride pelo questionamento e contestação que os cientistas fazem dela mesma, que é a sua rotina! Você não sabia? Por isso, os enunciados científicos têm uma alta confiabilidade, sem dúvida maiores do que o que sai de conversas político-patidárias ao nível de de porta de botequim.

    2. LUIZ GONZAGA SILVA

      Joel, seu texto é lamentável! Porque vc não vai comentar a "Dança dos Famosos". Talvez vc seja mais feliz!

    3. adenor Dias

      Não questionando a ciência, poremos nossas vidas em risco também! Não podemos dizer amem para tudo que vem da ciência! Lembre que Júlio Hobby Oppenheimer, Josef Mengel e, Jemes Marion Sims,o pai da ginecologia, todos eram cientistas...

    4. Gilmar Maghenzani

      Boa Marcos é o que penso não é uma questão de polarização a discussão e sim pq existe a perversão na direita, e mais a polaridade só começou por causa da imprensa

    5. Antonio Araújo

      Ilustrou bem o texto. Belo exemplo pessoal.

  38. Ricardo Knudsen

    Tadinho, ficou magoado pelas críticas à sua defesa do fascismo moderado. Joel deveria logo assumir seu apoio a Tarcísio, Caiado ou Zema, e deixar de tanta pseudo-filosofia. Essa tentativa de justificar sua opção pelo bozismo é ridícula.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Araújo e Lag, vcs já escolheram seo bozista moderado? Tarcísio, Zema, Malafaia ou Caiado? Ou vão rezar pro Bozo voltar? Se forem rezar, não se esqueçam do pneu!

    2. Gilmar Maghenzani

      Ele se entrega em falar que Cinquenta porcento dos votos ainda vão para o bolsonarismo

    3. Antonio Araújo

      Olha só, que belíssima iluustração do texto de Joel. Esse é o verdadeiro democrata de um só partido.

    4. victor lag

      Então você não entendeu nada do que eu pé escreveu. Normal .

  39. Andre Rypl

    Análise histórica e fática falsa. O Brasil já foi muito mais polarizado, com conflitos em série. E no desgoverno da agressão diária, o máximo que a imprensa se permitia (queria?) era qualificar o caipiroto de polêmico. Aí, agora que o capitão do mato de SP surge como alternativa para a Faria Lima, surge esse discurso da polarização. Mente quem gosta, engana-se quem quer.

    Responda
  40. nilton campos

    Na minha bolha de esquerda não me sinto à vontade para ser tolerante, moderado, e muito menos conciliador. Não sei não, na estreiteza de meu argumento, estou com o colunista, essa tal polarização oprime o pensamento.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Enquanto vc não afastar o ódio não se sentirá a vontade

  41. Carlos Fernando de Souza Braga

    Joel já garantiu o contracheque por um bom tempo com a coluna do bolsonarismo moderado. Deve ter ganhado estrelinha dourada do Frias.

    Responda
  42. ARY OLIVEIRA

    Caramba escriba, em momentos como esse quando o quinto pib estadual dessa nação tá debaixo de água, ficas preocupado em polarização ideológica?

    Responda
  43. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Caro Joel, ficando só nos dois maiores líderes políticos brasileiros hoje, existe alguma chance do cara que cresceu na mentira e no deboche de quem lhe contesta, que só sabe falar coisas desconexas para cercadinhos, que pretendeu dar golpe na democracia brasileira, participar realmente de diálogos moderados? Eu acho melhor você abrir outro tema, porque esse já encheu.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Dalton é só acabar com bolsonarismo

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      OK. Daí, então, o problema desaparece ?

  44. Wilson Junior

    Eu não cai nesta polarização em 2022, votei e defendi, Felipe D'Avilla nos dois turnos. Vocês que aderiram ao vencedor ou ao perdedor, tentem resolver, 2026 é logo ali e outubro está chegando.

    Responda
  45. João Vergílio

    Perfeito, Joel. Você é uma das pessoas que mais bem articulam os pontos de vista dos quais eu discordo. É indispensável. Sem pessoas como você, eu acreditaria demais em mim mesmo, e isso é intelectualmente fatal.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Gilmar, o João fez uma ironia, bem elaborada, aliás. Ele é contra o Joel

    2. Gilmar Maghenzani

      Esse cara apoia o golpe e vc quer cem iguais a ele, a não, esse povo bolsonarista tem de ser estudado

    3. Antonio Araújo

      Boa.

  46. Iraia Galindo

    Joel, você " pertence ao lado mau e seguirá empedernido no erro que lhe é conveniente."

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Chicon, o detentor da Verdade! (junto com o Joel, é claro).

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Por apontar a verdade ?

  47. Carlos Mello

    Querida FSP tá na hora de dispensar esse rapaz. Vcs já fizeram isso com gente 100 x melhor.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Tem periodicos que fazem isto, Carta Capital e Brasil 247 te aguardam.

    2. Gilmar Maghenzani

      Dalton se vc apoia ele tbm é golpista

    3. Antonio Araújo

      Calar quem você não gosta? Se revelou totalmente...

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Entendo você. A realidade incomoda, e muito.

  48. Claudia kowarick

    Era esperado que a sua defesa do debate, sem excluir estes ou aqueles, não agradasse, afinal, estes e aqueles são a maioria. Ouvir, aceitar pensamentos diferentes está completamente fora de moda…

    Responda
  49. ADONAY ANTHONY EVANS

    O senhor chegou a essas conclusões sozinho? Vamos resumir sua redação: A. O País tá dividido B. Um lado não quer ouvir os argumentos do utro C. Isso coloca o País em risco, por que o povo bobo não sabe fazer análise, sem que o senhor ilumine o caminho. Novidade mesmo, assustadora, só a C. Bolso jurou em 18 destruir a Esquerda. Seguidores babaram de gozobozo e acreditaram. Em lugar disso, destruiu os Conservadores Democrátas. E a Esquerda taí, reduzindo desemprego e reformando o cipoal tributário

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exemplo perfeito do abordado na coluna.

  50. Florentino Fernandes Junior

    Ia virar uma baixaria? Onde esta a etica? A educaçao? Cade o conselho editorial?

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.