Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bob Pereira

    Concordo plenamente com o editorial. Sei, como ex funcionário, a bandalheira que se fez na Petrobras, com a distribuição política de cargos a sindicalistas e políticos, sem a menor qualificação. Ainda hoje, vários "companheiros" e amigos políticos de conveniência, respondem a processos judiciais.

    Responda
  2. Horácio Tostes

    O editorial é de uma arrogância insofismável, veja o descalabro que se afirma: "Enquanto tarda a decisão, estatais de todos os portes estão sujeitas a indicações temerárias." O chefe do executivo (nas três esferas) recebe do povo um MANDATO, que o legitima a indicar quem lhe aprouver para a administração. O controle político do governante é do povo por meio do voto. Caso haja ilegalidade, imoralidade, impessoalidade, ineficiência ou falta de publicidade cabe ao judiciário o controle.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Dona Folha anda soltinha, não anda? Cheia de lições pra dar. Concordo, como não?

  3. Igor Cornelsen

    Subdesenvolvimento não se improvisa, requer um trabalho de gerações de políticas erradas. Por isso vamos continuar firmes nesse caminho.

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    O banqueiro proprietário da Folha já está fazendo a pressão para o substituto do banqueiro Campos Neto Paraiso, a diminuição dos juros pagos com nosso dinheiro, vai tirar muitos milhões do dono da folha, vai tirar o leitinho que sustenta seus calunistinhas.

    Responda
  5. Rodrigo Gerolin Santana

    O mais incrível é a empáfia do editorialista oculto que quer balizar o STF, ordenando o que é preciso fazer. Esse editorial caberia fácil na Gazeta do Povo ou na Jovem Pan.

    Responda
  6. MARIA F LUPORINI

    Ou seja, a população só paga para que as estatais sejam construídas. Depois que estiverem dando lucro, o representante eleito não pode mais gerenciar e sim os representantes do Mercado, os acionistas privados, que não colocaram dinheiro na construção da empresa. Existem leis e regras de governança para impedir abusos, Folha. Não dá para deixar independente da vontade do povo. Não está mais bastando o Mer ca do gerenciar o banco central. Querem tudo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Maria, todo o dinheiro para construir estatais vem dos impostos e quem paga os impostos sao os que trabalham. O governo so cobra, nada produz. Entendeu?

  7. MARIA F LUPORINI

    Folha invertendo o princípio da democracia representativa. As estatais foram construídas com dinheiro público de impostos, mas não devem ter seus cargos nomeados pelo eleitor e sim pelo Mer ca do, que não foi eleito? Já existem normas de governança que impedem abusos. Nessa hora, a Folha reforça o poder do STF, mas quando convém aos seus amigos empresários, para quem querem que a estatal seja privatizada, e aos rentistas, que querem dividendos altos enquanto a população paga gasolina em dólar.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Quanta bobajada. Não da nem para entender o que vc fala.

  8. Emilio Bazzani

    Se deixarem o Luiz toma conta de novo!!

    Responda
  9. Luiz Antonio Sypriano

    Empresas Públicas não podem ter ingerência dos agentes políticos, e que sua gestão sejam compostas por um Conselho que representem trabalhadores, populações e o nas suas três esferas do Estado.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Governança tipo Petrolao, ne?

    2. MARIA F LUPORINI

      Por isso existem regras de governança. Estatal foi construída com dinheiro público, quem deve gerir é o representante eleito pelo povo, cujo dinheiro foi usado para construí-la.

  10. Nelson Vidal Gomes

    Já ficou entediante a repetição de críticas ao STF, sem que a nação-imprensa à frente - tome as providências que lhe cabe, que é a de promover a reforma deste em seus quatro pilares: composição, competência, forma de acesso e duração dos mandatos, inclusive dos atuais Ministros, que não têm direito subjetivo a lá permanecerem até os 75 anos, senão apenas expectativa desse direito. Namastê!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      "...inclusive dos atuais Ministros, que não têm direito subjetivo a lá permanecerem até os 75 anos, senão apenas expectativa desse direito". Hein?

  11. Nelson Vidal Gomes

    O pior é que já sabemos que a decisão do STF será "modelada"- termo por este criado- por interesses políticos do governo atual e pior ainda é o "chororo" de todos e da imprensa contra o STF, sem promover esta o que tem força para fazer. Cruzada Nacional por sua reforma em seus 4 pilares: composição, competência, forma de acesso e duração do mandato de seus Ministros, inclusive para os atuais, que não têm direito subjetivo a lá permanecerem até os 75 anos senão expectativa desse direito.Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Tanto não têm essa expectativa como um Direito Constitucional, que não o tinha antes da PEC da "bengala". Ora se houve uma PEC para os dá também poderá tirar. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  12. Evando de Abreu

    Lula, junto com o stf, derrubou o que tinha sido estabelecidos desde o governo Temer. A proibição de políticos nas estatais. Bolsonaro as colocou no azul para logo depois o PT, com o seu aparelhamento, destruir tudo. Stf é o grande culpado

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Como Bolsonaro colocou no azul se antes de vencer as eleições de 2018 ele disse pra quem quisesse ouvir que não entendia nada de economia? E se realmente fosse verdade isso, quem ganhou com esse "azul" se no governo do Bolsonaro os preços dos combustíveis bateram recordes de preços?

  13. MARIA F LUPORINI

    Daqui a pouco a Folha vai escrever que o presidente eleito não pode indicar ninguém para nenhum cargo, deve ser uma Maria Antonieta. Já o Mer ca do, que não é eleito, rentistas e banqueiros, deve indicar todos os cargos importantes da nação. É muita desonestidade.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O banqueiro dono da Folha já está fazendo a pressão para o substituto do banqueiro Campos Neto Paraiso, a diminuição dos juros pagos com nosso dinheiro, vai tirar muitos milhões do dono da folha, vai tirar o leitinho que sustenta seus calunistinhas.

    2. MARIA F LUPORINI

      A eleição tem que ter efeito. Todo povo elege seus representantes para executarem as políticas públicas melhores para o desenvolvimento da nação. Representantes do Mer ca do não foram eleitos por ninguém. Essa é mais uma manobra da Folha para se assegurar de que a Petrobrás só pague dividendos enquanto o brasileiro paga gasolina em dólar, até ser entregue para um grupo de empresários amigos. Esquecem que a Petrobrás foi construída com o dinheiro dos impostos.

    3. Vinicius Branco

      Pelo jeito o que vc quer eh defender a boquinha para os cumpanheiros independentes. Ate ma iniciativa privada o governo as coloca. Veja o caso do Lupi e da Anneli no conselho da Tupi, uma empresa privada. O que eh que eles entendem disso? So serve para aumentar os ja polpudos rendimentos.

    4. Evando de Abreu

      Nas estatais tinha sido acordado, desde temer, que não teria este aparelhamento, mas você nem deve saber. Bolsonaro as colocou no azul após 14 anos de prejuízo, mas as cores do PT são as vermelhas e assim elas estão

  14. Gilberto Rosa

    Porque a golpista Folha nunca criticou a indicação de Campos Neto, um banqueiro, com dinheiro em paraíso fiscal, indicado pelo monstro das joias e da covid, para cuidar justo do Banco Central, e para definir que o Brasil deve ter o maior juros do mundo, e assim encher o bolso de parasitas, como o bilionário banqueiro dono da folha.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Vai me atualizando Vinícius. Não sei porque meus comentários te afetam tão intensamente, talvez você identifique a razão com os seus tão profundos conhecimentos psicanalíticos. Mas fico contente com eles, preocupado ficaria se você concordasse : )

    2. Vinicius Branco

      Seus ataques diários a FSP sao ideia fixa, e certamente tem um fundo psíquico.. A Folha deve estar muito preocupada com eles, tanto eh que publicam todo santo dia. Tente se ater a matéria em vez de ficar com bravatinhas que nada acrescentam.

  15. Gilmar Maghenzani

    Primeiro que não houve ruína da Dilma, depois a corrupção o edital faz parecer que foi o PT o mais corrupto qdo deixa de mencionar que existia o mdb, pl, pp e a coligação toda

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ah, entendi. O PT não teve nada com isso. Ainda que isso fosse verdade - e não eh - deixar roubar e roubar eh a mesma coisa. Ambos sao crimes. E nem vem dizer que ele não sabia.

    2. Rodrigo Gerolin Santana

      VINICIUS BRANCO quem passou vergonha em encontros internacionais é quem ficava puxando conversa com garçom, após ser jogado de escanteio por outros chefes de Estado. E esse não é com certeza o Lula.

    3. Vinicius Branco

      Deixou o Brasil na maior recessão da historia, meteu os pés pelas mãos na politica energética, criou a desoneração que agora eh tao criticada, e nos fez passar vergonha na ONU com a ideia de empacotar o vento. Tem muito mais, mas não caberia nesse curto espaço.

    4. Gilmar Maghenzani

      No governo Dilma ela deixou uma grande reserva cambial, onde está a ruína?

  16. Sid Santo

    Faz o L Folha. Nunca o STF medíocre va8 mudar isso.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Fazer o l não tem nada a ver, e depois STF medíocre só golpista que acha

  17. Thiago Ferreira

    Enquanto isso em SP, no governo do "bolsonarista moderado", o "produtivo" Derrite turbina salário como conselheiro fiscal na Cetesb!

    Responda
  18. Vanderlei Nogueira

    Muitas Estatais sendo controladas pelo PCC ?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não sei vc sabe?

  19. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Vamos esperar sentado pra competentes assumirem empresas públicas.

    Responda
  20. Vanderlei Nogueira

    A nomeação de gestores para Estatais fere a democracia. Se a Empresa já tem sua Missão, Visão e Objetivos, não faz sentido, cultura da corrupção.

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Se o Legislativo, Executivo e Judiciário referem-se às funções de Planejamento, Execução e Ajuste, o Planejamento não foi realizado para a Execução e o Ajuste é o Protagonista, Prejuízo ao país e cidadão, encerrar projeto, não tem sinergia, nova constituição, falta um poder.

    2. Vanderlei Nogueira

      Se o Judiciário precisa controlar as Estatais, é porque as instituições não funcionam, o Executivo ou Legislativo não funcionam

  21. Marcelo Magalhães

    A folha tomou parte no golpe na presidente Dilma que foi precedido de pautas bombas no congresso e trabalho sistemático da imprensa corporativa. No pós golpe foi designado um funcionário de banco para a presidência da Petrobrás, Pedro Parente, com o dever de colocar o preço dos combustíveis pareado ao preço de importação. Resultado, chegou a 8 reais. Dispararam os preços dos alimentos e a inflação estourou, as taxas de juros atingiram os maiores valores do planeta. Fome e miséria.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Pedro Parente, indicado pelo Mer ca do, pode, aí a Folha apoia.

    2. Gilmar Maghenzani

      Tudo para favorecer o mercado financeiro, mas a imprensa não tem coragem

  22. Mario Luiz Frungillo

    Ué, agora a Folha quer chamar o STF? Isso não é legislar? Invadir competências? E a liberdade de expressão, como fica? E o equilíbrio entre os poderes?

    Responda
  23. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A origem do mal foi a liminar, mais uma desse mesmo magistrado, que não vai a plenário. O Congresso agiu segundo a Constituição Federal, moralizando as indicações.

    Responda
  24. Alexandre Pereira

    E o senado, onde está que não encontro? Dinheiro fácil, não? No mais, esperar que um STF cooptado, como demonstra a tal decisão, se posicione contra a matéria é pedir demais.

    Responda
  25. Jorge Rodrigues

    O STF atua alinhado com os interesses do sistema. Por isso, defende privilégios (vide a absurda contribuição sindical obrigatória), dá extrema proteção aos corruptos poderosos, toma decisões com viés político e, em aliança com o Executivo, quer legalizar a censura (na prática ela já está em vigor). O STF é altamente nocivo para os fundamentos do estado republicano.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Todos os autocratas do mundo acabaram primeiro com a independência do Judiciário. O Brasil pode virar a Venezuela? Você não era contra? Porque foi isso a primeira coisa que Ma du ro fez.

    2. Gilmar Maghenzani

      Tudo que vc diz sobre o STF não e verdade, qdo vc diz privilégio está sendo leviano pq não prova, qual proteção a corruptos e a prova, qual aliança com o executivo e a prova?, a censura vai ser regulada e não legalizada, e nocivo se vc acha isso é golpista

  26. Florentino Fernandes Junior

    De outros, espero muito pouco

    Responda
  27. Florentino Fernandes Junior

    Fachin, barroso e carmen? Decidirso pelo justo e certo? Aguardo ansioso

    Responda
  28. paulo werner

    Achei q seria defendido aqui veto semelhante a executivos de empresas privadas. A famosa porta giratória dos altos executivos. Assim restariam técnicos de carreira ou pesquisadores reconhecidos pelos pares. Complica, né? Um especialista dificilmente reduziria investimentos pra fazer dividendo recorde, nem incluiria o custo dos concorrentes como referência de preço a ser cobrado dos consumidores brasileiros. Um técnico privatiza estatal figurante entre as melhores do mundo?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Porque a golpista Folha nunca criticou Campos Neto, um banqueiro, com dinheiro em paraíso fiscal, indicado pelo monstro das joias e covid para cuidar justo do Banco Central, e para definir que o Brasil deve ter o maior juros do mundo, e assim encher o bolso de parasitas, como o bilionário banqueiro dono da folha.