Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rocia Oliveira

    Programa do Governo Federal

    Responda
  2. maria gouvea

    Este não é um programa estadisl, mas federal , que vem desde governo Dilma, foi interrompido por falta de barbas nos governos Temer e Bolsonaro , recebendo novamente recursos substantivos governo federal . Não é programa do governo estadual , erro crasso

    Responda
  3. RAYMOND KAPPAZ

    Se há leitores criticando o ensino em tempo integral é sinal de que a proposta é boa para o Brasil. Obstáculos de natureza corporativa tentam destruir essa iniciativa. Tenho certeza que a vivência do aluno por mais tempo em ambiente saudável como a escola contribuirá em muito para a elevação do nível educacional brasileiro.

    Responda
  4. Rafael Theodoro Silva

    Opa, olha o especialista aí de novo, a fórmula mágica para resolver o problema da educação, levando em conta que nunca entrou em uma sala de aula. Muito simples instrumentos que permitam a disciplina em sala o que não significa repressão, mas autoridade, menos alunos por sala posto isso não precisa ficar o dia todo sem estrutura, me desculpe a FOLHA mas se querem saber de fato o que é educação vá a professores "forjados" na sala de aula sem a poesia teórica do menestrel especialista.

    Responda
  5. Marcio Francisco Colombo

    O gov Tarcísio tem destruído a educação do Estado. Os exemplos estão aí: substituição de livros didáticos por apostilas com erros gritantes, substituir professores por aulas preparadas por IA, atacar professores, … e está FSP em editorial não diz uma palavra. Há maneiras de difundir fake News. Uma delas é esconder a realidade do desgoverno Tarcísio na educação e segurança como faz esta folha em editorial.

    Responda
  6. Nelson Vidal Gomes

    Não é de hoje que dois índices nos envergonham como nação - nona economia do mundo- o educacional e o de saneamento básico. Ambos foram negligênciados pelos governos do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). O primeiro porque os jovens ( em sua maioria) não votam e o segundo porque as obras não aparecem. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  7. alex carvalho

    Tarcísio quer aluno integral no aplicativo de celular e não precisar pagar merendeiras, professores, pedreiro pra reformas das escolas, etc. O aluno vai ser integral fora da escola mas no aplicativo de celular!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Todo comentário merece respeito mas este revela fanatismo em alto grau. Data Máxima Vênia. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  8. alex carvalho

    Tarcísio vai querer é mais ensino integral em casa, não precisar pagar professor nem merenda escolar!

    Responda
  9. ALEXANDRE DE CASTRO

    Educação Integral a moda brasileira não tem o viés do "aprender" e sim da criança e ou adolescente ficar mais tempo tutelado pelo Estado. É risível e de resultado pífio!

    Responda
    1. alex carvalho

      Também acho, o home school é bem melhor, os pais na pandemia viram que é ótimo ensinar aos santos filhinhos!

  10. Amanda Marques

    Não é muito curioso que a melhora nos resultados seja tão imediata? Será efeito da escola ou da seleção operada quando do ingresso do estudante nela? Trata-se de estudantes que podem se dedicar integralmente ao estudo. A pesquisa precisaria ser complementada com dados de renda e escolaridade dos pais, pois há uma articulação entre condições socioeconômicas e culturais e desempenho escolar, como constatou Bourdieu.

    Responda
    1. Gustavo Mitt

      Exatamente. Considero a oferta da educação em tempo integral uma boa política educacional, mas estes números são influenciados por outros fatores. Tenho um pouco de medo deste tipo de matéria.

    2. alex carvalho

      Então deveria dar uma consultoria aos institutos de pesquisa pois de acordo com vc eles não estão sabendo o que fazem !

  11. Ilma Gallo

    Está difícil, estamos trabalhando com plataformas e mais plataformas e as aulas vêm prontas em slides. Quando a imprensa vai olhar pra isso?

    Responda
  12. RODRIGO LUIZ BARBOSA

    Quem estuda em escola de tempo integral não precisa trabalhar ou ajudar em casa, tem melhor condição socioeconômica e cultural familar, em geral. Com isso, é possível ter maior dedicação aos estudos, em uma escola com predomínio desse perfil e com poucos alunos com deficiência/inclusão. Enquanto isso as escolas regulares estão abarrotadas e degradadas.

    Responda
    1. maria gouvea

      De onde tirou isto? O programa do governo federal atua especialmente nas regiões de mais baixo IDH

    2. alex carvalho

      Profundamente esclarecedor, esse pessoal profissional das pesquisas teem que aprender com pessoas com seu conhecimento!