Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Religiões? Não faz mais do que obrigação ajudar afinal, Igrejas são sustentadas pelos contribuintes!

    Responda
  2. neli faria

    Quando a folha colocará colunas para Católicos,sou!, Matriz Afro!

    Responda
  3. Plácido Andrade

    Uma coluna deve discorrer sobre um tema com um mínimo de argumentos. Sob este ponto de vista, o texto é vazio, pois resume-se numa propaganda de um segmento religioso desejando diferenciar-se por realizar um tipo de ação que está sendo também executada espontaneamente por milhares de pessoas, centenas de associações, empresas e instituições e por dezenas de outras denominações religiosas.

    Responda
  4. José Marques Mendes

    Porquê uma coluna só sobre evangélicos (salvo engano)? Onde estão as colunas sobre os muçulmanos, umbandistas, budistas, hinduístas, e outras denominações? Isto tem nome::preconceito e discriminação. Ou, quem sabe, oportunismo......

    Responda
  5. SUSANNE WALKER

    Sinceramente não tinha me dado conta da existência deste canal exclusivo para notícias evangélicas. Onde estão os canais das outras religiões que compõem a matriz religiosa brasileira? Alguém poderia me informar?

    Responda
  6. Wilson Rossi

    Malafaia, Macedo e o resto se esconderam.

    Responda
  7. Fatima Marinho

    Não seria obrigação apoiar desabrigados? Estão apoiando todo tipo de desabrigados ou tem discriminação?

    Responda
  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Mais cedo doou quanto ?

    Responda
  9. Diva Negri

    Sempre, todas as igrejas de todos os credos, ajudaram e trabalharam muito em situações de desastre!

    Responda
  10. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Vergonha para o grupo religioso que alardeia sua caridade. E vergonha para a Folha que publica um texto mequetrefe como esse.

    Responda
  11. Joabe Souza

    Informação útil, mas ainda sinto falta de ceticismo e criticidade no blog, para que o jornalismo não se confunda com comunicação institucional ou com proselitismo. Perguntas elementares: como estão sendo acolhidas pessoas de outras religiões ou sem religião? Os atendidos são expostos ou constrangidos a participar de atividades religiosas? As iniciativas de apoio são de grupos isolados como os mencionados na matéria ou há uma diretriz de atuação por parte das instituições e lideranças?

    Responda
  12. Joao Quadros

    Nuam boa, é isso, botam que tem gente ajudando, na minha opinão mais para inspirar outros a ajudar do que para levantar bola, e ficam discutindo quem ajuda mais??? Eu não quero nem saber se é a denominação religiosa A, B ou C, se estão ajudando, ótimo e parem de criticar, polarizar e brigar por qualquer coisa. É hora de unidade, depois vcs voltam aos "tapas cristãos entre si", credo.

    Responda
  13. Jorge Carlos Reiners

    Ação boa o dízimo proporciona essa atitudes é como dar bom dia com chapéu alheio mas, estão de parabéns.

    Responda
    1. Fernando Sanches

      Péssimo comentário. Um dos piores que já li esse ano.

  14. gustavo alves de oliveira

    Atitude nobre, sem dúvida, ainda que, digamos entre aspas, oportunista. A nobreza verdadeira é contínua, descompromissada e desprovida de propaganda e contabilização de almas.

    Responda
  15. neli faria

    Folha, não vai publicar o que escrevi, por quê? Já passou da hora de ter uma Coluna Católica.

    Responda
  16. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A Igreja Católica perdeu fiéis devido a sua rigidez social. Os padres não se misturam com as famílias, vivendo enclausurados nas casas paroquiais. O Papa Francisco tem falado sobre isso, mas a grande maioria do clero refuga. O crescimento dos evangélicos é muito ruim para a sociedade devido aos seus conceitos retrógrados, calcados principalmente no Velho Testamento.

    Responda
    1. neli faria

      O Papa Francisco doou quinhentos mil reais, o que o seu líder religioso, se tiver, o fez? Frequente mais a Igreja Católica e perceberá o trabalho hercúleo e relevante que faz para o próximo. Inclusive trabalho moral.

    2. marcos machado

      Neli sou Evangélico! embora discorde dos católicos, reconheço o bom e belo trabalho de muitos católicos, a Biblia declara que serão recompensados pelo Altíssimo!...mas não precisa desmerecer o trabalho de um para exaltar o trabalho de homens como o Padre Julio Lancellotti.

    3. neli faria

      Não perdeu fiéis. Quem deixou de ir nunca foi Católico. E o senhor não sabe o trabalho fantásticos que os religiosos católicos fazem pela cidade. Deixo uma pergunta: qual pastor faz um trabalho semelhante ao do Padre Júlio Lanceloti? Mais, o senhor não deve frequentar a Igreja, a que Paróquia que frequento, tem um grande trabalho de acolhimento aos fiéis.

  17. Thiago Sepol

    A igreja exerce um importante papel social. A onde o Estado não chega, lá já está uma igreja cuidando dos necessitados.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      A igreja católica sim.

    2. Celia Moura

      Só no Brasil, as Obras Sociais da Igreja chegam quase 500 milhões de atendimentos a cerca de 39,2 milhões de pessoas e aproximadamente 11,8 milhões de famílias. Bem mais que "distribuir refeições para os sem-teto"...

    3. neli faria

      Pelo que recebem da Imunidade Tributária, as Igrejas não fazem nada. É a imunidade tributária descumpre o mandamento deixado por Jesus: separar o profano do Divino: dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Seguir o Livro Santo na parte conveniente e deixar de cumprir a Palavra de Jesus? Isto não é correto.

  18. Fernando Alves

    Mateus, capítulo seis, versículos um a quatro. O que falta aos evangélicos é ler os evangelhos.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      perfeitamente de acordo . Meu falecido avô em ensinou : Faça caridade, mas tua mão esquerda não precisa saber o que faz tua mão direita .

  19. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Avisa ai o que eu tenho que comentar, pra evitar a censura, acho que assim fica melhor.

    Responda
  20. Wilson Rossi

    Onde estão os evangélicos milionários, Macedo, Malafaia e outros?

    Responda
  21. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Esse artigo é para aliviar a imagem egoítica de pastaores e igreja evangélicas? Porque o MST e a Igreja Católica, por exemplo, fazem muito mais e sem alardear por aí...

    Responda
    1. Celia Moura

      "Igrejas católicas: distribuem marmitas para os sem tetos." Faz muito mais que isso. Procure informar-se, por favor.

    2. Celia Moura

      A Igreja Católica, julgada por não fazer nada, vive em ajudar o próximo. Sabe por que é julgada? Não se faz propaganda, porque não é um valor católico divulgar a caridade. Só sabe quem faz parte, quem é Igreja.

    3. neli faria

      Igrejas católicas: distribuem marmitas para os sem tetos.

  22. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Que vergonha FSP. Nem acredito no que li. Numa tragédia sem tamanho vem estes evangélicos capitaneados pela FSP fazerem proselitismo. Ah, como Brizola foi profético!. Estamos perdidos!

    Responda
    1. SUSANNE WALKER

      Terezinha, perfeito! Tb não acredito que li essa coluna! É tão sem qualquer propósito saudável.... Estimula a rixa, a comparação, o discurso de ódio numa situação em que importa o bem comum. Na esquerda, há inúmeras pessoas (q não recebem dízimo) que estão ajudando de braços abertos, com grandes somas de dinheiro. E não é pra divulgar e sair bem no jornal. A Folha tá descendo a ladeira, sempre mais um tanto.

    2. neli faria

      Endosso. Um absurdo a folha colocar coluna de evangélico e não colocar de Outras Religiões.

  23. Luís Cláudio Marchesi

    Não costume me manifestar sobre opiniões de outros assinantes nos comentários, mas endosso plenamente a manifestação do leitor Marcos Fernandes Dauner. Porque não destacar o trabalho da Igreja Católica, de igrejas protestantes não neo-pentecostais, de centros espíritas nessa corrente de solidariedade a amor fraterno nessa matéria. Ou receberam releases da Universal e só os magnatas da fé são os bons samaritanos com o povo gaúcho?

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      grato pelo comentário, caro leitor .

  24. antonio alexandre viana

    Um dos pilares da verdadeira fé cristã: amar o próximo como a si mesmo. Neste momento de calamidade pelo Sul do Brasil precisamos viver solidariedade. Respeitando as críticas, indago, porque o Papa e a Igreja Católica Apostólica Romana, através do banco Vaticano, não faz uma pomposa doação? Falar dos pastores milionários que não representam nem 3% da comunidade evangélica é fácil, olhar para seu próprio umbigo é bem mais difícil.

    Responda
    1. neli faria

      A Igreja Católica ajuda os Necessitados. E o Senhor, talvez por nunca ter lido as Sagradas Escrituras, não sabe o que a mão Direita faz, a mão Esquerda não precisa saber. E se o senhor fosse Católico iria saber que a Santa Igreja ajuda os mais necessitados diariamente, dando marmitas para os sem tetos nas regiões das Paróquias.. Se o Senhor fosse Católico saberia que na África a Igreja Católica faz um trabalho excepcional em prol do próximo.O que o senhor faz para o próximo?

    2. Felipe Araújo Braga

      Sosthener, a maioria dos evangélicos é pobre sim, são os extratos mais pobres da população, e mais desinstruídos, por isso tão vulneráveis aos discursos desses pastores (já têm baixa renda e ainda dão dízimo). Rede de apoio? Realmente, isso não muda o fato de que são igrejas alienantes, que apoiaram Bolsonaro e que seus fiéis não melhoram de vida. Outra coisa: caridade não se propagandeia. Sou espírita e no Espiritismo fazemos caridade de forma anônima! Além dos benefícios tributários né?!

    3. Sosthener De Almeida

      Felipe Araújo Braga: o ódio é uma ferramenta poderosa de mentiras. Tenho muitas críticas à igreja evangélica, mas é completamente falso dizer que na maioria delas as lideranças são ricas. E elas funcionam como redes de solidariedade não são só nas catástrofes, mas no dia a dia das pessoas que tem contato com elas.

    4. Francisco Neto

      Antonio, não concordo com os 3%, acho que representam mais de 90%. Lógico que tem igrejas sérias também, principalmente no protestantismo histórico, mas é minoria, as igrejas mercantilistas são a imensa maioria.

    5. Felipe Araújo Braga

      Pastores milionários sim. A maioria das igrejas evangélicas no Brasil pertence a tais pessoas. A Igreja Católica sempre foi e ainda é um amparo social no Brasil e nem por isso fica divulgando caridade. Evangélico no Brasil só sabe perseguir membro de religião afro ou LGBT, ajudar que é bom nada né? E vamos deixar de hipocrisia: o sul não queria se separar, não é melhor que o resto do país? Que se separe agora. Deus é justo e essas igrejas pentecostais são falsas.

  25. Julio Louzada

    Finalmente as igrejas estão justificando minimamente sua existência! Talvez um levantamento mais completo ajude a FSP a não se comportar como panfleto de propaganda.

    Responda
  26. marcos fernando dauner

    ridículo esse posicionamento da FSP . com certeza as igrejas católicas e as do protestantismo histórico fazem trabalho semelhante e não fazemos propaganda disso .

    Responda
    1. SUSANNE WALKER

      Marcos, concordo 100%. A Folha fez o favor de criar uma coluna de orientação religiosa destinada a apenas uma única religião. Tá na cara que querem ganhar o leitor evangélico. Imagine em que tipo de jornal ela se transformará se conquistar um rebanho de mercadores da fé. Malafaia vai ter sua coluna diária, onde irá xingar a cada frase. Outros pastores superstars, idem. E, como cereja do bolo, a coluna de Michelle. Era só o q me faltava! FOLHA, nota ZERO pra vcs.

    2. Joao Quadros

      Fico vendo na RBTV o tempo a IC fazendo propagando de seu bons atos. Nesse ponto não há inocentes. parem de brigar por qualquer coisa.

  27. marcos fernando dauner

    fui censurado

    Responda
  28. Felipe Araújo Braga

    Peçam para os pastores milionários para que ajudem. Onde já se viu, propaganda de caridade? Essas igrejas estão cada dia piores.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Dirceu, você me deu seu dízimo? Então não amola!

    2. Dirceu Hernandes

      Algum militante político fazendo alguma coisa? Porque até hj nunca ninguém viu militante ajudando venezuelano fugido da Venezuela.