Cotidiano > Com chuvas e falha de escoamento, Porto Alegre deve seguir debaixo d'água nas próximas semanas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Alguém pode responder a pergunta! O que fizeram com as encostas só longo do modelo industrial escolhido?
Me parece que dos povos originários só restou o nome dos rios, o que fizeram dessas encostas ao longo do avanço industrial?
Na região, Argentina e Uruguai tiveram alagamentos?
Porto Alegre aplicou muitos recursos em obras para conter enchentes desde 1941. Nos últimos 15 anos deixou de gastar com a manutenção de muitos desses mecanismos, como comportas. A Folha omite este dado porque apoia polÃticas de cortes de gastos a todo custo. O leitor que desejar ser melhor informado terá que procurar outra fonte que não seja a Folha. Este jornal tem mais compromisso com sua ideologia do que com os fatos.
Nos editoriais e colunas da fSP e, também, nas televisões; não vi não vejo citações sobre o rompimento de barragens e represas nos rios que desaguam no Guaiba e na Lagoa dos Patos. Se houver um rompimento à montante em regiões de altitude, tudo que está abaixo pode sofrer um efeito cascata com um colapso sucessivo.
Lula com esta performance digna,altruÃsta e humana deve cair mais uns cinco pontos percentuais na sua popularidade. Assim como nossos estupendos irmãos nordestinos que estão ajudando nossos irmãos do sul. VÃtimas de racismo e xenofobia provaram que são sim brasileiros especiais e superiores. Uma lição a ser aprendida.
Sr. Cruz. Não entendi. Se foi ironia? Foi mal construÃda. O Lula vai perder pontos por "bom comportamento".
Vamos ter cuidado com o uso da palavra tragédia. Quando a usamos,automaticamente livramos de responsabilidade aqueles que deveriam responder por conta de seus cargos , lÃderesreligiosos ,que de religiosos nada têm, pois só falam de polÃtica e de suas ambições pessoais, outros que se internam,pois covardia é sim um tipo de doença, doença do caráter e aqueles que no meio de tanta dor ainda espalham mentiras e caos porque sem a máscara de deus,pátria e famÃlia o que sobra é o chorume de suas almas.
Mesmo com toda a lama, com a cara dura, com todo emblema, todo sistema, com o nada feito, com o nó no peito, a gente não tem cura, a gente vai levando essa chama. Com a lógica predatória do sistema capitalista, o descaso do neoliberalismo, a ganância do setor imobiliário, do agro, da pecuária. O negacionismo, a falta de recursos, de investimentos, de precauções. Frente ao Leite derramado, os proselitismos de sempre.
Atenção, a Folha de São Paulo está publicando fake news, com manchetes dizendo que o governo federal está recusando ajuda de paÃses vizinhos no socorro ao Rio Grande do Sul. Inclusive não há espaço para comentários na notÃcia. Deplorável, como a extrema direita age. Lembrem se dos brasileiros mortos na pandemia da Covid por culpa dessa irresponsabilidade.
Ponto um, a expansão urbana em locais com risco de inundações é um crime, que as prefeituras cometem liberando alvarás de construção sem uma perÃcia de um engenheiro civil, o parcelamento do solo urbano aqui no brasil é feita na base da politicagem, ponto dois, respeitar o código ambiental, rios sem matas ciliares se transformam em valas. Vão se esquecer de tudo já já
Teve um aà dizendo em outras postagens q dá pra retirar toda água em dois dias. É pacabá.
O problema do Brasil é que quando se tem um aviso, se tenta uma solução e depois esquece, acha que resolveu para sempre. Porto Alegre deve se tornar uma espécie de Amsterdam, construir diques maiores e sistemas de bombeamento confiáveis. Lembrando que não será somente o aquecimento global provocado pela queima de combustÃveis fósseis e desmatamento, principais emissões de gases de efeito estufa que provocarão mais eventos extremos, a elevação dos oceanos prejudicará o escoamento da água.
Matou a charada: uma espécie de Amsterdam. Este é o caminho. Mas o sistema atual de proteção poderia ter resistido, desde que tivesse sido mantido operacional, com toda a manutenção necessária, sem falar em eventuais aprimoramentos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Com chuvas e falha de escoamento, Porto Alegre deve seguir debaixo d'água nas próximas semanas Voltar
Comente este texto