-
FABIO ANDERAOS DE ARAUJO
Ao contrário do que pensa a colunista deste jornal, Deirdre MacCloskey, as teorias do biologista americano, Paul Ralph Erlich, atualmente com 92 anos de idade, alertando para o crescimento populacional vis-à-vis à escassez de recursos naturais, são muito úteis. Os recursos naturais são finitos, incluindo a extensão de terras férteis. Somente uma pessoa irresponsável pode pensar que 8 bilhões de pessoas não traz consequências danosas à qualidade vida e do meio-ambiente.
-
Orasil coelho pina
Parabéns Deirdre, Denakey, como a chamamos aqui em casa, pelo bom texto e pelo merecido Pito no Elon! OrasilSertanejo!
-
ROBERTO GENERALI BURGESS
E quem vai sustentar as pirâmides das previdências?
-
Dorgival Pedroso
O planeta Terra está com excesso de gente estúpida como Elon Musk, Bolsonaro, Silas Malafaia, Putin... Daqui há pouco vai vomitar.
-
Paulo César de Oliveira
Paul Ehrlich estava certíssimo.Se a população do planeta continuasse a crescer no ritmo em que vinha crescendo quando ele escreveu "The Population Bomb", uma catástrofe seria apenas questão de tempo. A progressão geométrica é implacável e os recursos do planeta são finitos. Felizmente os métodos anticoncepcionais e a melhora na renda e nos níveis de educaçao em boa parte do planeta reduziram as taxas de natalidade e evitaram a tragédia.
-
José Cardoso
Até os anos 60 havia uma explosão demográfica. Mas gradualmente foi caindo o número de nascimentos no mundo. O resultado é o atual aumento explosivo do percentual de idosos. É o pessoal que nasceu entre o fim da guerra e o final dos 60.
-
Joaquim Rocha
Se continuar assim, num futuro bem próximo posentadoria pública só depois dos 80. O pé de meia vai voltar.
-
-
Marcelo Magalhães
As inovações tecnológicas são a causa da destruição do planeta. É difícil de entender, mas é a verdade. Quem acredita nelas para salvar o mundo não entendeu nada.
-
RENAN OLIVEIRA DE ARAUJO
Pelo contrário, que caiam as taxas de natalidade cada vez mais, não sejamos cruéis de trazer a vida, com dor e sofrimento quem não pediu para nascer. Até porque quem vai garantir bem estar social com empregos de verdade, num modo de produção cada vez mais automatizado e com IA's?
-
Luis Nunez
Exatamente, Renan, parem de ter filhos, especialmente os que já não conseguem nem cuidar de si.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.