Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    SR. Fernando Mota, que comentário mais preguiçoso este seu. É difícil viver no Brasil para quem prefere se acomodar na tragédia anunciada. Na profecia que se cumpre, esperando que um plano americano socorra as vítimas daqui. Viver lá é sempre bom. Não falta nunca nada. Tente ir para lá. Que país mais formidável! A meca do dinheiro. Lá não existe polarização. Está informado? Sabe porque ? Exportaram para cá. Todos os americanos vivem na santa paz. Sabia?

    Responda
  2. Graça Almeida

    O nosso atraso provêm desse apego mes quin ho a lados que nem ideologicamente hoje são sustentados. Há história suficiente para afirmarmos que as nossas tragédias são construções ao longo do tempo. Elas se sucedem e as ações sempre são paliativas. Em 2014 um estudo de milhões com respectivas medidas adaptativas para conter catástrofes, o sul contemplado, foi elaborado pelo governo federal e até hoje está engavetado. Executivo, Legislativo e judiciário omisso, todos são caso de polícia.

    Responda
  3. João Melo

    Ele sabe que é culpado por omissão. Conta, agora, com a a ajuda da tropa bolsonarista, principalmente com o "coach" Pablo Marçal e a rede do Silvio Santos, veiculando mentiras para atrapalhar a ajuda ao povo gaúcho.

    Responda
  4. jose vanzo

    Este sr. faz parte do time dos governantes de faz de conta. Ele vendeu o saneamento do seu Estado e ao invés de pedir ajuda para o grupo comprador, ele pediu ajuda para as empresas estatais de SP e MG. Mais se parede como funcionário do grupo e não como líder político.

    Responda
    1. márcia corrêa

      Eu não sei o que o Sr Fernando julgou exemplar na atitude do governador? Vestir um colete laranja e gravar vídeos mandando as pessoas saírem de casa? Chamar o governo federal depois que a tragédia já estava em curso? Ciceronear os sobrevôos de helicóptero? A grande e decisiva força tarefa está sendo feita por servidores públicos e instituições com expertise com a ajuda de centenas de voluntários abnegados.

    2. Luís Cardoso

      #fernando: você deve viver no mundo da lua. A Metsul, empresa privada de previsão do tempo tinha antecipado com uma semana, no mínimo, o excesso de chuvas no final de abril/início de maio-2024. Já tinha feito isto em outubro/2023 e Eduardo Leite nada fez preventivamente nas duas situações, além de ir no show da Ivete Sangalo. O que ele fez foi contribuir com as causas das chuvas retaliando o Código Ambiental em 2019.

    3. Fernando Luiz Motta dos Santos

      Eu nasci e moro em Porto Alegre e fui obrigado pela enchente a me mudar, por prazo indeterminado para imóvel no Litoral do RS. Acompanhei as 3 enchentes que o RS sofreu desde set/23. O trabalho do Eduardo Leito foi exemplar. Se fosse politiqueiro com o Sr. José dá a entender, em vez de coordenar o apoio as vítimas estaria criticando seu antecessores e o Prefeito de POA, este sim que errou demais, não cuidando do excelente sistema contra cheias que a cidade possui. O sistema ruiu.

  5. márcia corrêa

    Queria acreditar que as pessoas unirão as pontas da calamidade com as ações e inações políticas que a causou. Que não votassem novamente em Prefeitos, Governadores ,Vereadores, Deputados, Senadores que tenham contribuído minimamente para a desmoralização e subversão das medidas de proteção do meio ambiente, através do seu negacionismo, seus posts mal intencionados de desinformação, ou no desmonte dos órgãos públicos destinados a proteger a população, como aconteceu no Rio Grande do Sul.

    Responda
    1. márcia corrêa

      ...e para quem ainda nega que a Direita é em grande parte responsável pela "passagem da boiada", vale como exemplo a declaração do vice governador do Mato Grosso que duvida da relação da tragédia com o aquecimento global, e também do vice prefeito de Porto Alegre que gravou um vídeo com o boné da Brasil Paralelo. Dá pra entender o descaso absoluto dos últimos anos perfeitamente! Não dá pra negar hein?!

  6. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Leite sabe de orelhada o que foi o Plano Marshall. Deve propor ao Biden a repetição do plano ao Rio Grande. Agora deve agradecer enfaticamente ao governo federal que age de maneira exemplar. Gostaria de vê-lo com os sapatos sujos no meio da água barrenta que cobre o Estado. Sua pose de estadista palaciano não disfarça o seu negacionismo de PSDB ultradireitista já registrado. O Rio Grande tragicamente devastado e sua população num sofrimento atroz. Governador, os cientistas avisaram tanto!

    Responda
    1. Fernando Luiz Motta dos Santos

      Como é ruim viver num país em que o radicalismo domina a razão. Ora o de direita, ora o de esquerda.

  7. Luís Cardoso

    Este artigo não serve sequer para adubo. Se preocupa apenas com a repercussão e nenhuma preocupação com os fatos. Uma poça d'água é mais profunda do que ele. A Metsul, empresa privada de previsão do tempo tinha antecipado com uma semana, no mínimo, o excesso de chuvas no final de abril/início de maio. Já tinha feito isto em outubro/2023 e Eduardo Leite nada fez nas duas situações. O que ele fez foi contribuir com as causas das chuvas retaliando o Código Ambiental em 2019.

    Responda
  8. Alberto Bianco

    O governador atual é culpado por não ter um plano de contingência para catástrofes pronto pra ser utilizado assim que o evento climático ocorreu; isso era uma coisa, a outra é a culpa de todos os governadores do RS passados e de prefeitos dos municípios atingidos, quantas obras nos últimos 30 anos foram feitas nessas cidades para tentar minimizar danos de enchentes?, as cidades e seu plano diretor previam isso?, Mesmo numa escala menor?, a resposta é clara: NÃO!

    Responda
  9. LORENA PARDELHAS

    Governador gaúcho : Não é hora de procurar culpados, assinado , O culpado.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Quem foi o culpado das cheias de quarenta e um? Tiradentes?

    2. Orasil coelho pina

      Parabéns! Porque não te calas, Lorena! OrasilKaipira!

    3. Orasil coelho pina

      Porque não te calas, Lorena! OrasilKaipira!

  10. Frederico de Souza Cruz

    Ao buscar as opiniões segundo as cores partidárias, Boghossiam segue a campanha para convencer todos que as opiniões tem sempre intenções políticas e que o pais vive a polarização. Curioso é que a imprensa se apresenta como combatendo a polarização, mas tudo que faz é polarizar. Neste joguinho político amoral, sempre escondem os fatos e aumentam a desinformação. Culpa sobre cuidar ou não dos diques de PAlegre não é uma questão política, mas é um conjunto de fatos responsabilizáveis.

    Responda
  11. Frederico de Souza Cruz

    Em geral num acidente a gente deve procurar primeiro salvar os feridos , mas obviamente os eventuais culpados deverão ser responsabilizados no tempo certo. Mas em catástrofes os eventuais culpados só serão responsabilizados se a imprensa mantiver foco e buscar os fatos , atos e negligencias que poderiam ter mitigado e salvo centenas e ou milhares de pessoas. No caso da pandemia covid a imprensa perdeu o foco e ou encobriu atos e fatos e negligencias que vitimaram mais de 600 mil.

    Responda
  12. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Leite quer tirar o dele da reta, mas há muito Leite misturado às águas fétidas que castigam seu estado.

    Responda
  13. Alexandre Marcos Pereira

    Eleitores costumam avaliar os governantes com base nas respostas e na capacidade de gestão durante desastres naturais, muitas vezes responsabilizando-os pela falta de preparação, de ação adequada ou pela corrupção que pode dificultar os esforços de recuperação. Se os eleitores percebem que o governo demorou a responder , ou se a resposta foi mal organizada, eles tendem a responsabilizar os governantes no poder. Os eleitores podem culpar os líderes por não investirem adequadamente em prevenção.

    Responda
  14. Augusto Mário Silva

    Os humanos sabem de quem é a culpa e a natureza cobra o preço nos desastres naturais. Migrantes de qual estado brasileiro mais desmatou MS, MT, RO, AC e a floresta amazônica?

    Responda
  15. Sadi Medeiros Junior

    O negacionismo do aquecimento global e da necessidade de proteção ambiental, tão praticado por Donald Trump, Bolsonaro e demais terraplanistas anti-vacina e anti-ciência é o culpado pelo que está acontecendo ao nosso amado Rio Grande do Sul. Creio que a imprensa, também odiada por aqueles grupos antidemocráticos, deveria enfatizar muito e claramente isso.

    Responda
  16. Gilberto Rosa

    Vale muito ler a coluna Politizar a tragédia climática ou apressar o fim do mundo, do Xico Sá no Icl. O governador Leite e o prefeito de Porto Alegre, bolsonaristas, devem sim ser execrados por tudo que a direita representa no caos climático. Devemos politizar.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ary, sinto dizer, hoje sim, os maiores financiadores de Trump são da indústria de carvão americana, ele sobretaxou as placas solares que concorriam com o carvão na geração de energia. Think tanks americanos financiaram grupos de direita no Brasil, como MBL, como já denunciado por Nassif. A direita do ogro está por trás de Bolsoguedes, garimpos, queimadas desmatamentos Salles, liberação de agrotóxicos,. Juros que roubam recursos do estado para a defesa civil, saúde e educação e por ai vai.

    2. ARY OLIVEIRA

      As causas de tudo o que o clima tá causando no mundo E' responsabilidade da direita? Muito radicalismo seu!

    3. Sadi Medeiros Junior

      Obrigado pela indicação da matéria Politizar a tragédia climática ou apressar o fim do mundo, do Xico Sá no Icl. Excelente mesmo.

  17. Sadi Medeiros Junior

    Convém que os eleitores se lembrem qual governo queria "passar a boiada" da destruição ambiental.

    Responda
  18. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    não existe confissão de culpa maior do que a frase "não é hora de procurar culpados".. bibi netanyahu manda um beijo

    Responda
  19. Alberto Melis Bianconi

    "...o eleitor não faz uma avaliação totalmente objetiva, mas também não é uma vítima cega de suas paixões políticas." Eu devo ser um gênio, porque sempre soube disso! Mas a coluna não revela o mais importante: a quem os autores do estudo atribuem a culpa pelo fracão. Porque se eles perguntaram ao público foi por acreditar que existia uma resposta objetiva, né não? Quem foi o responsável pelas chuvas no RS? A Folha parece atribuir ao Lula.

    Responda
  20. Gilberto Rosa

    Será que existe alguma pesquisa sobre calunistas jagunços da elite do atraso? Depois de tudo que a extrema direita tem feito, todas as fake news, ao invés de denunciar, vem com outra coluninha no batido vamos polarizar! Aff

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Verdade Bianconi, Joel não fosse o que é, não teria coluna na Folha.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Eles vivem disso, não dá para culpar, né não?

  21. Armando Salles

    Nós brasileiros temos opinião sobre tudo e todos, mesmo sem entender nada do que acontece ao nosso redor. Éramos tido como um povo com mentalidade tacanha, porém leve e divertida. O Bozonarismo acabou com a diversão e hoje somos só medíocres.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Imagina se você tivesse quefazer um doutorado para cada pessoa que quisesse conhecer!

  22. Graça Almeida

    Responsabilidade não é trabalhar somente na pós tragédia. Todos os políticos incluindo aí judiciário ,omisso quando se trata de gente de poder político ou econômico,são responsáveis. Não há projeto sistêmico. Saneamento básico, reflorestamento de áreas desmatadas, regras mais rígidas na expansão imobiliária...sem ações integradas não funciona. Nós somos solidarios, teremos nossos recursos direcionados para amenizar o sofrimento dos gaúchos. Políticos estão fazendo política com tudo pago.

    Responda
  23. MARIA F LUPORINI

    A tragédia do desmatamento é anunciada e, a hora que chega a conta, os culpados se escondem atrás da chuva. Governador, prefeitos e parlamentares do RS e do Centro-Oeste, prontos para desmatar ainda mais o Cerrado e a Amazônia.

    Responda
  24. Wilson Junior

    Como diz a dona da zona cobrando um cliente na saída: "Aqui se faz, aqui se paga".

    Responda
  25. Mirian Crapez

    Ano passado o Rio Grande do Sul sofreu com as chuvas, com mortos e desabrigados. Em 2024, dos 34 parlamentares do RS, apenas uma, Fernanda Melchionna (PSOL) destinou emendas para prevencao de desastres naturais. Onde estavam os outros parlamentares que não viram e nem se importaram com a tragédia dos seus eleitores?

    Responda
  26. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    A retirada da cobertura vegetal foi intensa, assim com a modelagem do relevo, que sofreu alterações significativas. O processo de desenvolvimento que o RS passou ao longo do tempo deixou o Estado em um quadro complexo que exige uma reformulação estrutural profunda. E pra isso se faz necessário altos investimento. Do ponto de vista político ninguém fez nada, ou se fez, foi muito pouco.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Com a palavra a bancada ruralista.

  27. Marcelo Fernandes

    Faz muito sentido que o governador do RS, um notório ilusionista da direita, não queira falar em responsabilidades. Ele sabe que as mãos dele estão muito sujas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Duas consultorias milionárias foram feitas, mas nada implantado pelo governador Leite, o povo descobre sofrendo. Conseguiu liberar venenos que são proibidos nos países de origem e quase liberou a maior mina de carvão do Brasil, em pleno Porto Alegre, não fosse o povo barrar. Leite é do PSDB, gay que apoiou Bolsonaro, mas é o queridinho da Folha.

  28. Daniel Vitorazzi

    Por que nunca demos ouvidos à José Lutzemberger, que antecipou tudo o que passaríamos com a insustentável sociedade de consumo que criamos? Ainda por estes dias a AGAPAN denunciava as boiadas que passavam na Assembléia do RS, com sanção integral de Eduardo Leite. Como ironia da História, o RS pagará muito caro pelo modelo de exploração que levou ao centro-oeste e Norte de país, com a destruição do Cerrado e Amazônia para monocultura e pastagens.

    Responda
  29. José Augusto Bernabé

    Aqui na terrinha quando apareceu a Covid o Lula deu graças a Deus publicamente pra quem quisesse ouvir pois assim ele solto seria o presidente pois os manés garantiram isso. Pois não?

    Responda
    1. Márcio D'Avila Ribeiro

      Não pule o horário do remedinho não

  30. julio alves

    Difícil é a sugestão de premissa do último parágrafo: "quando o eleitor tem informações corretas". A grande mídia corporativa, como a Bandeirantes, Globo, Estadão e Folha tem grande comprometimento com a agro indústria e não economiza pano para passar diante do verdadeiro desastre ecológico que devasta o campo, cerrado e florestas brasileiras, que tanto colaborou e continuará colaborando para as catástrofes atuais e futuras

    Responda
  31. Anete Araujo Guedes

    Não é hora de procurar culpados, diz Leite. Não é necessário procurar, eles estão aí, nas prefeituras, nos governos dos estados, na câmara e no senado. Nos projetos, nas propostas, nos conchavos com ruralistas, empresários, pecuaristas, mineradoras, bolsonaristas, negacionistas, em detrimento aos ambientalistas, aos órgãos de prevenções e aos meteorologistas. O agro é pop, o agro está no governo, na Globo.

    Responda
  32. José Sobrinho

    O agroganância tem que ser parado.

    Responda
  33. Marcos Benassi

    A ver, Brunão, ainda a ver: peguei um Uber e o motorista primeiro falou mal do show da Madonna, "onde já se viu o governo Lula botar grana nisso agora, tinha que adiar". Informado de que havia dinheiro público, mas de nível estadual e municipal, meteu o paw na Janja, "que tava lá ao invés de estar no RS". Arrã. E reclamou que o gov federal não tava fazendo nada. Seguiu um script Bozolóide direitinho, parecia uma leitura do Zap da tia. Sei lá se as atribuições de responsa não serão desastradas...

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Fui pra Argentina e falei com 3 ubers sobre Milei, todos apoiavam, com as mesmas lógicas bolsonaristas. As mídias sociais representam o poder geopolítico americano, não a toa Rússia e China barram ferramentas americanas e Eua quer barrar tik tok chinês. Devemos tratar elas como um ataque direto a nossa soberania e por isto regular e punir fakes.

    2. Gilberto Rosa

      Regulação das mídias sociais urgente. Se a Folha é isto que vemos, imagina o que não ocorre nos fake Twitter, insta, whats e tudo mais, lá nossa elite do atraso e o império das guerras e golpes correm soltos.

    3. MARIA F LUPORINI

      Idem, o qual desmenti tudo. Mas, esses daí já são da base de manobra neopentecostal bolsonarista.

    4. JOSE ANGELO OHNO

      De fato, no meu caso, idem. O motorista falou que o governo federa , em vez de ajudar financeiramente o RS, gasta dinheiro publico no show da Madonna.

  34. jose antonio spadao marcatto

    O único que pode resolver tudo é sua excelência o eleitor. Antes da eleição, o eleitor vai perguntar para o candidato se ele acredita em aquecimento global ou não. Depois da eleição, o eleitor vai questionar o candidato sobre os votos que ele dá a respeito do aquecimento global. Eleitor, exerça o seu voto. Você pode resolver tudo.

    Responda
  35. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Óbvio que o BozoLeite quer que não se fale nisso, ele é o primeiro candidato a culpado, afinal é a autoridade máxima do estado e não parece ter adotado medidas relevantes para previnir ou mitigar desastres do tipo. Agora, eleitor informado sobre o papel das autoridades está difícil e a imprensa não ajuda a esclarecer. Como exemplo, este e outros jornais são os primeiros a cobrar o governo federal sobre a segurança pública, ainda que as polícias sejam estaduais

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Oi a dizer que "deve-se desvincular previdência e salário mínimo", como no editorial de hoje. Evidentemente, ninguém deste jorná espera ter a desgraça de se aposentar pela previdência Federal.