Opinião > Ministros dão mostras de sensatez, Lula não Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. Edailson Monteiro Rodrigues

    Perdeu FSP, não amola, tenta de novo em dois mil e trinta.

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    Sensatez? O Lula não sabe o que isso quer dizer e não consegue nem pronunciar essa palavra. Ora, ora

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Assim falou o sábio Bernabé. Ou foi Zaratustra?

    2. Marcelo de Souza

      Quem sabe é o "mito"

    3. Daniel Liaz

      Que o diga nosso super sensato Barna.

  3. Ataualpa Sousa Borges

    Parabéns presidente Lula, se esse jornaleco vira-lata é contra é pq vc esta certo.

    Responda
  4. Ms Filho

    Tem que expropriar os bancos.

    Responda
  5. eli moura

    Existem várias formas de fake news, umas das formas de se mentir é criar narra tivas com meia verda de, isto diz muito do caráter de quem faz isto. O escritório do edi to rial é toca de ra tões. Lula tem que lidar com o centrão, aquele do se gritar se pega...Lula tem que lidar com os interesses do agro negócios, aquele que está acabando com os nossos recursos naturais e tem que lidar com a biblia dos salomões e com edi to res de caráter duvidoso.

    Responda
    1. eli moura

      FSP tem que mudar para FCB, folha cheia de bosssta.

  6. mauricio silva

    Incrível como a folha ficou calada quanto guedes gastou 800 bilhões na pandemia e mesmo assim tivemos 700 mil mortos, em funcao do negacionismo, demora na compra de vacinas, descompasso com os estamos! Tentam de toda forma enquadrar Lula no neoliberalusmo, estado mínimo, o que nao fizeram com bolsonaro e guede! Mas por algum motivo a folha gosta de juros a 13, 75%!

    Responda
  7. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    O ódio ao Partido dos Trabalhadores continua , mais do mesmo , nenhuma novidade no front

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Foram eles que instituíram os ricos proprietários da mídia

  8. José Neto

    Parabéns à FSP por ter coragem de tocar nas feridas. Quando se fala de gastos governamentais, desperta na maioria das pessoas sentimentos de cunho ideológico, partidário.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Entendi a ironia kkkk

  9. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Rapaz, se desvincular as aposentadorias do salário mínimo, apenas corrigindo-as pela inflação, quando os aposentados poderão esperar algum ganho real? A cada 10 anos? Impressionante como, em economia, a corda sempre estoura para o lado mais fraco.

    Responda
  10. VIRGINIA BITTENCOURT PASSOS TANAJURA

    Incrível como os leitores não conseguem entender a urgência do ajuste fiscal. O problema da educação não está no orçamento, mas na qualidade do gasto. Lula é populista, fala para a plateia dele, exatamente igual a Bolsonaro . Merecemos coisa melhor! Apoio Fernando Haddad e Simone Tebet.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc apoia o bolsonaro isso sim, conversinha

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Você não deve viver do salário mínimo.

  11. Veranice Avila

    Que vergonha! Tô vendo uma espuma cheia de ódio enquanto escrevia. Não esqueça que vc é um ser humano editor, e não um pobre diabo.

    Responda
  12. Régis Cava

    Cada dia um editorial mais deprimente! Como é que é? Cortar grana da educação e da saúde e reduzir ganhos de aposentados em prol de eficiência fiscal, é isso mesmo? Precisa ser muito estúpido para defender isso. Quer cortar gastos? Corta as desonerações pra empresários, corta do plano safra, que muitos nem precisam, corta do exército as mamatas, reduza os juros que enriquecem os neoliberais. Editorial sem pé nem cabeça. A ideia é tão firme, tão firme que tem os dois pés e as duas mãos no chão!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O maior inimigo do povo está sendo esse bob field e não está sendo falado

    2. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      É deprimente ter que ler um editorial desse logo cedo , nenhuma palavra a respeito da política genocída do banco central , que país é esse

    3. Marcelo Masiero

      Os editoriais da Folha, sempre com a mesma toada reacionária, ultrapassada e preconceituosa. Parece um editorial do Estadão travestido de descolado. Preguiça.

  13. Amarildo Caetano

    A Falha de São Paulo deveria saber que as verbas para a educação são investimentos,não gastos desnecessários .Um bom exemplo é a Coreia do Sul.

    Responda
  14. Genivaldo Bazílio dos Santos

    O Brasil tem pressa. Ciente disso, o Presidente Lula reiteradamente lembra seus ministros que o seu plano de governo precisa ser cumprido com austeridade, mas sem perder de vista a justiça social. Isso é insensato?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Claro que não mas a falha quer que o povinho que não lê fique contra o Lula e o PT

  15. VERA LUCIA LUCAS PINTO

    Folha caí na real , faça jornalismo, já entendemos que vocês são contra o Lula, mas já passaram do ponto

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Haja paciência não?

  16. Daniel Marques

    Editorial correto. Basta ler sem o antolho. É necessário controlar os gastos, Tebet e Haddad acertam. Não podemos gastar mais do que se arrecada, isso é elementar, básico em qualquer economia. Os efeitos de se ignorar essa regra são nefastos. Porque o executivo não reduz a sua máquina? Por que não exige que os outros poderes façam o mesmo, já que são co-responsáveis? O país gasta 14% do PIB com funcionalismo, cujo salarios sao, em média, 67% maiores do que a inciativa privada. Comecem por aí.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      gastos são emendas de relator a rp9 que o STF proibiu, motociatas, compra de vacinas com um dólar a mais, compra de votos abaixando a gasolina e dando auxilio a taxistas e caminhoneiros, e financiando o golpe como fez o PL, esses aí são investimento no povo. Procure estudar e sair da bolha

  17. Enir Antonio Carradore

    Os editores da Folha deveriam governar o universo , sabem tudo de tudo.

    Responda
  18. Genivaldo Bazílio dos Santos

    O Executivo trava embates com o Congresso para a redução de gastos, tendo que recorrer, às vezes, ao judiciário para que o legislativo aponte a fonte de recursos para, por exemplo, manter-se gastos com a desoneração da folha de pagamento de dezessete setores, inclusive o dos veículos de comunicação. O de está a sensatez da Folha ao defender esses gastos sem indicar a fonte de receitas?

    Responda
  19. JORGE CESAR BRUNO

    Esses ataques da FSP ao governo Lula, não são gratuito, com certeza!! Parece que o projeto Tarcísio de Freitas 2026, segue a todo vapor! Com as bênçãos da Faria Lima! Lamentável!!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      tomara que a falha apoie o zé carioca pq dai ele perde fácil

  20. Fatima Marinho

    Toda unanimidade é burra (Nelson Rodrigues).

    Responda
  21. ARI VARGAS LEAL

    FSO sendo Folha. Saudades do inominável, quando não havia diálogo com ninguém. Só gritos e xingamentos no cercadinho.

    Responda
    1. Gabriel Arantes

      Isso, se o anterior era pior não pode criticar o atual. Ta serto.

    2. ARI VARGAS LEAL

      FSP

  22. Fernando Lopes

    Editorialista da Folha, posso até pensar em levar seu artigo a sério, mas só se o sr. me der o exemplo de um (só um) país que tenha se desenvolvido praticando política de austeridade fiscal.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Todos os países do Extremo Oriente se desenvolveram com respeito ao equilíbrio fiscal, inclusive a China. O mesmo ocorreu com países como Reino Unido, Holanda, Suíça e vários outros que desde cedo conquistaram estabilidade monetária e credibilidade suficiente para obter crédito farto e barato. Desequilíbrio fiscal permanente gera nações com "sucesso", como a Argentina.

    2. Wilson Luiz Antonio

      Sr. Riverto Freire, três países em situação fiscal melhor que a nossa, acompanhado de números. Comece pelos EUA.

    3. Roberto Freire

      Todos países desenvolvidos vuidam de seu equilíbrio fiscal cotidianamente. Se não o fizessem, estariam no mesmo buraco que nós.

  23. João Batista Tibiriçá

    O texto é caolho! Essa conversa já está enchendo a paciência. Há quarenta anos a causa de não poder investir era a dívida externa, depois a solução era privatizar, independência do BC, reforma previdenciária e a tributária. Agora, entre outras coisas a bola da vez é o equilíbrio fiscal. E com isso a vida vai passando. Caixão não tem gaveta. A desigualdade continua aumentando, desenvolvimento nada e bluf! Porque o mundo existe?

    Responda
  24. Adelino Santos Neto

    Folha mostrando o amor por Lula e Faria Lima!

    Responda
  25. José Eduardo Dias Lima

    Realmente, não sei porquê continuo assinando esse jornal. Que editorial absurdo. Foi por isso que demitiram Reinaldo Azevedo?

    Responda
    1. Max Morel

      Realmente, grande Reinaldo Azevedo, criador do país dos petralhas. Mudou o Natal ou mudou Reinaldo?

    2. LORENA PARDELHAS

      Absurdo define bem os recentes editoriais do jornal. Parecem rir e sentir prazer na indignação que provocam. Lula sempre foi um humanista com olhar voltado aos brasileirosais desassistidos. Se agisse diferente trairia o voto e a confiança do povo.

  26. Marcos Gandelsman

    Para esse Jornal, sensatez na política econômica significa congelar aposentadorias e restringir despesas com educação e saúde.

    Responda
  27. Sávio Carvalho

    Um editorial que cala com os juros nas alturas, não precisa dizer a quem serve

    Responda
  28. Adriano Dos Santos Bras

    Mas pq não falamos dos ganhos exagerados do judiciário , podemos Reformar os gastos do judiciário ao invés de atacar aposentados miseráveis ? Cadê o bom senso ?

    Responda
  29. MARCIO Gionco

    Coitado do Haddad, um verdadeiro marmitão. A Tebet se agarrou nas folhages e acabou nessa cadeira. Ainda bem que os petistas não enxergam nada, basta olhar o que comentam aqui. Vão ser varridos já na próxima eleição.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Vá esperando…

    2. Luis Nunez

      Além disso os juros vão subir mais, o que é ótimo para mim.

  30. PEDRO Rezende

    Política realista de gastos tem prevalecer sempre, independente de ideologia de governos, o atual se fizer a coisa certa, lá frente livra o país de aventuras de estremistas imbecis de direita ou de esquerda. O centro sempre foi o melhor caminho.

    Responda
  31. Jaime Antônio Sardi

    Ridículo editorial. Próxima eleição a folha tem que ser candidata já que sabe tudo e paira acima da sociedade como farol da verdade. Kkkk

    Responda
  32. MARIA F LUPORINI

    A Folha mostrando a verdadeira face. Querem o sangue dos aposentados, mas não aceitam o corte desses juros desavergonhados que beneficiam seus protegidos nem a reoneração, duas medidas que equilibram as contas. Ainda bem que perderam as eleições.

    Responda
  33. Bruno Araujo

    Vocês estão presos a antigos dogmas econômicos, que por maldade ou ignorância prendem o desenvolvimento de países menos desenvolvidos, como o Brasil. A relação dívida/PIB já não é referência na academia econômica lá fora há algum tempo, até mesmo porque precisa explicar o alto endividamento de diversos países, médios ou ricos. A nossa relação dívida/PIB é até baixa se comparada em dólar a muitos países.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O editor manda te dizer que , como narcisio, ele não está nem ai.

  34. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor diz -lula se entrega a demagogia inconsequente- tão provável quanto o editor se entrega a inescrupulosidade liberal inconsequente. Como ele pertence a elite financeira liberaloide mais atrasada do mundo, no aleijao social brasileiro. Prefiro ficar com lula. E ele , nitidamente se agarra aos arruaceiros.

    Responda
  35. Igor Cornelsen

    No Brasil vamos ter o máximo de responsabilidade social e a irresponsabilidade fiscal. Na Argentina eles terão o máximo de responsabilidade fiscal e quase nenhuma social. Esses dois extremos nos vão dar uma aula de economia. Quem estará melhor daqui dois anos, brasileiros ou argentinos?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Os argentinos já estão melhores. Compare a taxa de alfabetização, a renda per capita, o IDH, o índice de Gini, prêmio Nobel ...

    2. Daniel Marques

      Alguma duvida? O lado bom é que a Argentina é bem perto.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Nada mudará nessa correlação.

  36. Mauricio Borborema de Medeiros

    Que vergonha, editorialistas da Folha. Enquanto defendem as desonerações, apontam como solução mexer na aposentadoria de brasileiros que ganham um salário mínimo e cortar gastos com educação. Perderam completamente o pudor.

    Responda
  37. João Batista de Junior

    Fácil escrever, difícil é governar .

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A folha não precisa governar, só tem que apoiar o liberalismo por questões familiares.

  38. ADONAY ANTHONY EVANS

    matou a pau. A Imprensa é beneficiária da Desoneração. Premiada pelas redes sociais que lhes retirou as verbas publicitárias, e incapazes de se reinventar, elege o Presidente, como o Judas a ser malhado. É como se os dinossauros culpassem Lula pela queda do Asteroide. Óbvio que mantendo Haddad e Tebet, endossa suas políticas. Se fosse o estúpido que apregoam, não teria vencido 5 eleições presidenciais, com resultados econômicos e sociais notáveis.

    Responda
  39. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Tirar da boca do miserável para entregar ao milionário. Quem quer dar comida aos pobres é um demônio. É a pregação da Folha, pela qual batalha diariamente.

    Responda
  40. Luiz Alencar

    Cortar gastos exige gestão, competência para fazer na medida e nos setores certos, e tais atributos faltam na ala petista. Já sair gastando qualquer faz, é bem mais fácil, e o resultado nós já conhecemos!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Eh por isso que o pt sofre a pena de governar pela quinta vez, e a outra ala se esbalda de perder eleições por ter a competência que mostrou sempre que governou.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Concordo que muitas das administrações de Esquerda, no afa de corrigir desigualdades históricas, e lenientes na administração interna, vivem clima de barata voa, e Casa da Mãe Joana. Mas até o jornalismo de milícia do jornal, deve se dobrar ao fato que com a Desoneração Privilegiada e expandida, e o Penduricalhos do Pacheco apoiado pelo bolsonarismo, contra o País, o buraco está no Congresso.

  41. José Sampaio

    Mais uma vez achacando e achatando o minguado benefício do aposentado que carregou nas costas os desvarios desse paisinho por anos a fio.... é uma vergonha... é um descalabro!

    Responda
  42. Antonio Calmon

    Esse pessoal preocupado com a previdência defende a desoneração da folha de pagamentos. Tem que ter um mínimo de coerência. Até para dar opinião é necessário ter responsabilidade.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Calmon matou a pau. Folha, como a demais Imprensa financeiramente periclitante, defende seus próprios interesses.

  43. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    A fsp em campanha .

    Responda
  44. Enivaldo Lima

    O que os articulistas da Folha fingem não saber é que Lula adotou essa política econômica não porque gosta do modelo, mas sim por ser o possível. Por isso vai sempre mostrar sua contrariedade.

    Responda
  45. Enivaldo Lima

    Se Hadadd é Tebet estão fazendo o que o Mercado espera, do que está a Folha reclama? Quer Lula calado e submisso? Não vai rolar.

    Responda
  46. antonio maluche neto

    De novo va ga Bun do. Opinião de cronista safado!

    Responda
  47. João Carlos saraiva torres

    Mentiroso

    Responda
  48. Marco Diotaiuti

    Já que a folha acha que aposentado deve ser sacrificado, o jeito é cortar despesas, começando por cancelar a assinatura desse inútil jornal .

    Responda
    1. Marco Diotaiuti

      Cancelamento efetuado.

  49. marilza abrahão

    *Nada disso deveria ser encarado como retrocesso nas políticas sociais * ou seja a FSP sabe que é!

    Responda
  50. Marcos Benassi

    Se é pra pobre e velho, é um gasto injustificável. folha sendo phôia...

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.