Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  2. DANIEL ROUSSO

    Ditado árabe: Os cães ladram, a caravana passa.

    Responda
  3. Andréa Haddad Gaspar

    A carta enviada ao Lula por Chico Buarque e tantos outros, pode ser assinada por qualquer um de nós, cidadãos que se opõe ao massacre contra o povo palestino. Basta acessar o link na bio da página Vozes Judaicas por Libertação no Instagram.

    Responda
  4. Genésio Marcelino

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Marina Gutierrez

    Enquanto isso Israel continua a bombardear Gaza,fechou pelo menos um portão do guetto para impedir a entrada de alimentos, alguns governos ocidentais se dizem "preocupados" enquanto se "preocupam" os mortos e feridos se multiplicam, possivelmente incluindo os réfens.

    Responda
  6. Marina Gutierrez

    Avante estudantes! Os protestos nos States estão dando resultados,o secretário de Defesa, Lloyd Austin, disse hoje que os EUA interromperam um carregamento de munições para Israel.

    Responda
  7. Marina Gutierrez

    Quando o governo norte-americando iniciou o bombardeamento do Camboja nos anos setenta, os alunos da Universidade Columbia iniciaram um protesto e oito semanas depois o governo parou o ataque. Hoje,os estudantes da Columbia e de outras universidades estão pedindo isso, além do desinvestimento de companhias que produzem as armas usadas contra a população civil.

    Responda
  8. Henrique Marinho

    Copia e cola.

    Responda
  9. mizael dias

    Lembrei daquele personagem do jovem militante Washington Castro do Chico Anysio. Eu tô protestando ! Mas porque meu filho ?! Me oprime não mãe, eu sou jovemmm.

    Responda
  10. yussef mahmud m mustafa

    Porque que algumas pessoas (leitores)criticam tanto as mobilizações de universitários mundo a fora que são contra a Guerra e barbarie que acontece em Gaza ,e a favor da paz e são a favor dos palestinos sem serem anti semitas ou contra os judeus não são movimentos que invocam a questão da raça são movimentos contra a injustiça que o colonialismo sionista impõem ao povo sofrido palestino

    Responda
  11. Paolo Valerio Caporuscio

    Imitando os estudantes americanos , cuidem primeiro do brasil.

    Responda
  12. Catharina Pinheiro

    Parabéns aos estudantes que estão lutando pelo fim do genocídio! Nesses tempos em que consciência e a capacidade de indignação do ser humano parecem ter sido totalmente anuladas pelo discurso conciliatório do capitalismo, é preciso reagir. Agora haverá uma nova etapa ainda mais terrível se houver a invasão de Rafah.

    Responda
  13. Luis Nunez

    Um bando de prego.

    Responda
  14. Felipe Araújo Braga

    Infelizmente a própria estrutura da USP não leva a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas a sério. Esse movimento vai ficar por lá. Não vai chegar na Faculdade de Medicina, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade ou Poli (Engenharias). Isso reforça o argumento da privatista direita de que Ciências Humanas só forma militantes que não querem trabalhar.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Barbara Maidel

      Tem gente tão tosca que, quando pensa estar rebaixando o outro, está, na verdade, rebaixando a si própria, porém nem mesmo se dá conta disso, tamanha sua incapacidade de raciocinar com lógica. Mas não se poderia esperar algo melhor de quem mal sabe interpretar textos simples e claros.

    3. Andréa Haddad Gaspar

      Bárbara, sua soberba não te deixa ver que se você fosse o que pensa ser, estaria em outro lugar, não aqui.

    4. Andréa Haddad Gaspar

      Felipe, nenhum movimento humanitário chega mesmo à FEA ou Poli. Daí a dizer que a FFLCH é vista sem seriedade não tem ligação. Pela direita bossal? E se for? Problema deles. Poetas morrem na miséria porque médicos, engenheiros e contadores não entendem de poesia. A filósofos e cientistas sociais não se dá o devido valor porque a visão da direita é estreita. E não tô nem aí com essa direita bovina. Desculpe, seu comentário não agrega e é preconceituoso, sim.

    5. Marina Gutierrez

      Para os que pensam isso, Steve Jobs uma vez mencionou que “está no DNA da Apple que as Ciências Exatas / tecnologia, unida com as Ciências Humanas produz o resultado de uma visão melhor nas nossas vidas. Em um mundo cada vez mais automatizado, ambas áreas são importantes, o Leonardo da Vinci foi um artista, filósofo, cientista e engenheiro.

    6. Barbara Maidel

      hahaha tá feia a coisa, hein Felipe?, nem sua companheira de ''Conib isso, Conib aquilo'' entende o que você diz. Tenho que admitir que, neste caso, a culpa não é sua, pois seu comentário é claro; o problema está na (falta de boa) interpretação dos outros. Mas que é engraçado ver o desentendimento entre os amiguinhos que ainda ontem estavam de mãos dadas saltitando e cantando ''do rio ao mar'' e acusando tudo e todos de serem parte da Conib, ah, isso é. AA

    7. Felipe Araújo Braga

      Andrea e Daniel, eu fui aluno da FFLCH e hoje sou aluno da FEA. Eu falo com propriedade, infelizmente é assim. Não entendi o motivo do ataque pessoal.

    8. Andréa Haddad Gaspar

      Você deve ter uma saliva muito ácida que pode te levar a se envenenar, tamanho o preconceito. Procure ajuda.

    9. Daniel Liaz

      Será? Lamento mas na verdade é seu comentário que revela muito sobre vc mesmo

  15. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. Ivone Patelli

    Parabéns estudantes da USP! Mostram que ainda existe nesse país a capacidade de indignação e revolta pelo massacre que está sendo cometido contra civis palestinos. O que não faltam são motivos para revolta e indignação neste mundo.

    Responda
  17. RODRIGO NAFTAL

    A manifestação apenas demonstra que somos papagaio de pirata.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Eu comento sobre os assuntos mais variados, de Cozinha Bruta aos artigos do Ruy Castro, da Miriam Goldenberg e outros, talvez você não observe isso porque lê apenas as reportagens vinculadas ao conflito.

    2. RODRIGO NAFTAL

      Mais um comentário da ativista Marina. Que na verdade, apenas comenta exclusivamente às reportagens vinculadas ao conflito.

    3. Marina Gutierrez

      Não julgue os outros por si mesmo.

  18. JAILSON DE BEZERRA

    Alguém tem de dar um freio no massacre perpeetado por eles. Mas, por outro lado, aquela guerra nunca vai findar. São povos inconciliaveis. Já temosproblemas internos demais para nos preocupar. Nosso Congresso, por exemplo, é um ninho de cascavéis postas pelo voto dos ignorantes. Que nosso povo pare de ser gado.

    Responda
  19. Genésio Marcelino

    Isso mesmo, são 50. Daqui a pouco serão 100, 200...1000,... Alguém tem que começar. O mundo oprimido irá pará-los.

    Responda
  20. Andrey Lucas

    Mas é muita viralatice.

    Responda
  21. Klaus Serra

    Ao invés de fazerem manifestações inúteis apenas para burlar aulas e parecer descolado e intelectual nas redes sociais poderiam estar ajudando as famílias do Rio Grande do Sul.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Klaus, provavelmente seja muito difícil para o senhor imaginar uma coisa como essa mas, para muitos seres humanos, é possível fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Tipo: fazer uma manifestação humanitária em favor da vida, ajudar pessoas em situação de calamidade e estudar

    2. Catharina Pinheiro

      As entidades estudantis também estão fazendo isso. Há inúmeros pontos de coleta de doações por toda a USP. Procure se informar.

    3. Marina Gutierrez

      Os estudantes podem fazer as duas coisas ao mesmo tempo, ajudar as famílias com o que podem, e ao mesmo tempo protestar contra o estado opressor. Os estudantes das prestigiadas universidades do mundo estão protestando e muitos já conseguiram seus objetivos, algumas universidades prometeram rever seus investimentos e contatos com o país opressor.

  22. Ivo Ferreira

    Daqui a pouco, alguém do PT vai iniciar campanha de financiamento público pra auxiliar esse grupo de baderneiros...

    Responda
    1. Genésio Marcelino

      Presado Ivo Ferreira. Baderneiros? Será mesmo os estudantes da USP e eleitores do PT? Reflita um pouco, e olha que não tem muito tempo assim.

    2. Marina Gutierrez

      Pela reação, o seu problema é com o PT...

  23. Robson J Oliveira

    Boicote ja !!!!

    Responda
  24. Regina Silva

    Ontem grupos de estudantes agrediram um aluno judeu como mostram as imagens em rede social. Tudo assemelha-se a antissemitismo e racismo. Imagens exibidas são reflexo da influência dos terroristas do Hamas. Essas manifestações não me convencem.

    Responda
    1. Genésio Marcelino

      Estranho, muito estranho. Quando agride um dos seus, aí dói, más assassinar milhares dos que não é, pode! É isso que entendi?

    2. Anna Amélia Meule

      15 mil crianças assassinadas não te convence, Regina?

  25. SAMYR AUAD

    Os "jornalistas" Renan Marra e Maria Clara Castro emulam o que seus patrões pensam.

    Responda
  26. Rodrigo Flexa

    Viva os estudantes!

    Responda
  27. armando moura

    um estudante de uma universidade publica, paga com o dinheiro do contribuinte e não se indigna com aquela situação não passa de um rato.

    Responda
  28. Alberto Henrique

    Netanyahu, o carniceiro de Gaza.

    Responda
  29. ronaldo santos cardeal

    Uma das coisas que sempre ouvia na UFBA na área de humanas era a crítica sobre a colonização cultural advinda dos EUA e a necessidade de "ampliarmos" nossa visão distanciando-se um pouco da visão eurocêntrica. No entanto, como contradição, muitos dos debates e movimentos que chegam à academia daqui tb são colonizados pelo que ocorre nos EUA. Assim foi com as discussões identitárias, feminismo, protestos como o "me too" e por aí vai. Não tem jeito, não é só culturalmente que somos colonizados.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Mas isso é algo que ocorre mesmo. No século XVIII, o Brasil e o resto da América (inclusive as colônias inglesas que formariam os EUA) foram influenciados pelo Iluminismo e pela Revolução Francesa através dos estudantes que iam estudar na Europa. Do século XX até hoje, o que chega aqui e na Europa (Feminismo, Movimento Negro, Rock’n’Roll) vem dos EUA (por vezes veio da URSS, movimentos socialistas, quando ela ainda existia).

  30. Bob Pereira

    Acredito que todos somos contra a guerra e repudiamos a covardia contra os palestinos. Já, os convênios entre as universidades são importantes para o Brasil, pois nos ajudam tecnologicamente e cientificamente. Afinal, o interesse nesses temas, deve ser nosso.

    Responda
    1. Iuri Abizares

      São interessantes para o Brasil e para Israel, porque da mesma maneira que recebemos, também compartilhamos inteligência, ciência e tecnologia, e não devemos apoiar as universidades israelitas principalmente no contexto atual

    2. Andréa Haddad Gaspar

      O ato de boicotar é acima de tudo educativo. Basta que Israel coloque em prática o que foi determinado há décadas dando aos palestinos o que é de direito que tudo voltará ao seu lugar. Foi assim na África do Sul porque o mundo se colocou contra o apartheid.

    3. Robson J Oliveira

      Os interesses de alguns nao sao os interesses de todos - boicote ja

  31. Bob Pereira

    Acredito que todos somos contra a guerra e repudiamos a covardia do estado de Israel contra os palestinos. Já, os convênios entre as universidades são importantes para o Brasil, pois nos ajudam tecnologicamente e cientificamente. Afinal, o interesse nesses temas, deve ser nosso.

    Responda
  32. anderson santos

    Um conflito centenário que persiste sem solução ao longo dos anos. Em vez de focar em gestos de apoio ou repúdio que pouco impacto têm, os alunos universitários poderiam direcionar seus esforços para questões tangíveis, como políticas internas ou pautas de interesse nacional. Os estudantes americanos têm sido eficazes ao exercer pressão, dada a influência do governo dos EUA no Conselho da ONU e no cenário global.

    Responda
    1. anderson santos

      Marina, acho que está equivocada a maior probabilidade de uma terceira guerra seria com a Rússia visto que esse tem o segundo maior arsenal nuclear, esse conflito só será escalado se houver intromissão de outros países.

    2. Marina Gutierrez

      Os estudantes estão se manifestando em um apoio internacional, importantíssimo, no momento, o estado agressor tenta expandir o conflito com outros países e isso pode levar a uma terceira guerra mundial, onde os participantes possuem armas nucleares e as consequências são inimagináveis.

    3. Andréa Haddad Gaspar

      Anderson, manifestar-se é livre arbítrio do indivíduo. Faz quem quer. Somos plurais, assim as diferenças devem ser toleradas se difícil a compreensão. Cada um na sua caixinha, o jornal tem várias sessões. Aqui estamos em "Mundo".

    4. Luiz Antônio Natali de Souza

      Centenário se considerarmos a declaração de Balfour de 1917, mas o "Estado de Israel" foi criado em 1947, por que a grã Bretanha não tinha mais condições de cuidar daquela região que herdou como espólio do império otomano com sua vitória na primeira guerra. Então preferiu dar aquelas terras a "Judeus" europeus, que se quer tinham origem naquela região, não havia guerra entre mulçumanos, judeus e cristãos antes disso. A origem desse conflito é europeia.

    5. anderson santos

      Marli, esse conflito nunca se resolveu e eles nem se importam com a opinião do ocidente, querem fazer a diferença no mundo enquanto vivemos índices de quarenta mil homicídios anuais, latrocínio, fome, tragédias, desemprego. Façam a diferença primeiro no nosso pais e ai poderemos abraçar o mundo, gesto nobre é cuidarmos primeiro da nossa pátria e não ficar copiando gestos. Parem a guerra, parem o genocídio pronto minha contribuição foi dada espero que Netanyahu leia.

    6. Alberto Henrique

      Netanyahu, o açougueiro de Gaza.

    7. Marli Moras Garcia

      Uma coisa não tem nada a ver com outra. Manifestação contra o genocídio de um povo é uma causa muito nobre e o movimento não está concentrado nos EUA, mas se espalhou por universidades do mundo todo.

  33. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  34. Erivaldo Pereira de Lima

    Canalhes, preguiçoses e parasites.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O indivíduo que não tem argumento, agride.

    2. Alberto Henrique

      E você é um bobalhone. Hahahahaha

    3. José Roberto Pereira

      Depois dos bolsogolpistas ficarem 72 dias defronte aos quartéis pedindo AI-5, ainda tem coragem de abrir essa boca...

    4. Alberto Henrique

      Netanyahu, o carniceiro de Gaza.

  35. André Luiz

    Somos um país de imitadores, impressionante! Aqui, em terra Papagalis, nada se cria tudo se copia. Muito triste....

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Não lambendo as bolas do Trump, como fez o governo anterior, já está ótimo.

  36. PATRICIA FERREIRA

    Até estudantes tomando ações. E você, Lula? Vai ficar só na plantação de oliveira?

    Responda
  37. NACIB HETTI

    Se facilitar vai aparecer um insano pedindo um monumento ao Hamas na USP..

    Responda
    1. Rodrigo Negrão

      Engraçado, exigir que um país que pare de masssacrar crianças famintas virou apoio ao hamas...

    2. Alberto Henrique

      Já tem bolsonarista pedindo estátua para Netanyahu. Hahahahaha

  38. PAULO CURY

    Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa

    Responda
    1. antonio brito

      Isso está no prefácio de Marx os 18 de brumario

  39. Lucas Macedo

    Ee FFLCH, nada muda

    Responda
  40. Barbara Maidel

    Meia dúzia de nem-nem clamando pelo fim de um país regularmente constituído. Enquanto se limitarem a essas palminhas frouxas e cânticos apalermados, deixa pra lá. Mas se passarem a depredar patrimônio público e a impedir professores e outros alunos de frequentar salas de aula, aí será hora de dar um basta nessa pândega.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O país em questão não tem uma constituição. Nunca teve.

    2. Marina Gutierrez

      E o refúgio de quem não tem argumentos razoáveis é a descompostura.

    3. Marina Gutierrez

      Israel não tem uma Constituição.

    4. Felipe Araújo Braga

      É Bárbara, onde a vida nos leva né? Eu e você concordando e o pessoal da Conib - segundo você meus amigos - contra mim!

    5. Alberto Henrique

      8 de janeiro não vai se repetir, Xandão tá de zóio.

    6. Marli Moras Garcia

      Um país que invade terras de outro povo e o subjulga não pode ser considerado regularmente constituído. E quando põe em prática um genocídio, merece todo o repúdio do mundo. Falta-lhe conhecimento da história.

    7. Erivaldo Pereira de Lima

      Barbara, são todos canalhes, parasites e preguiçoses. Viva o Estado de Israel!

    8. PATRICIA FERREIRA

      A constituição de um país não dá direito de expulsar, separar, cercar, expropriar, distinguir direitos e obrigações e matar os que estavam lá antes.

    9. Daniel Liaz

      A senhora chama outros de apalermados enqto dá mostrar de incapacidade de compreender o que é dito. Prova disso é a senhora achar que estão clamando pelo fim de um país

    10. Daniel Liaz

      A senhora além de emular discurso de extrema direita reacionaria machista, ainda chama outros de apalermados enqto dá mostrar de incapacidade de compreender o que é dito. Prova disso é a senhora achar que estão clamando pelo fim de um país

  41. edilson borges

    parabéns aos estudantes por manifestarem se. a causa merece tratamento sério, não apenas propaganda do pais da estrelinha azul.

    Responda
  42. Regina Heineck

    Espero que em todas as universidades os estudantes saiam às ruas exatamente como os americanos. E também todos da Europa e América Latina para acabar com este fa ci no ra que está matando uma população inteira.

    Responda
  43. Andréa Haddad Gaspar

    Parabéns estudantes, agora faltam os artistas e os esportistas se juntarem ao coro e os protestos contra o genocídio se amplificarem ate chegarem nas olimpíadas de Paris de forma pacífica, aliás, como sempre tem ocorrido ( os sionistas insistem em distorcer os fatos, típico de autoritários).

    Responda
  44. Felipe Araújo Braga

    Estudantes da USP? Estudantes da FFLCH né? Esse ato não vai chegar na Faculdade de Medicina, na Poli ou na FEA.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      E daí? Nunca chegou. Nenhuma surpresa, nenhuma novidade. Zero expectativa. Cada um na sua e aqueles que têm em si alguma humanidade, serão muito bem recebidos no acampamento montado em frente a Faculdade de Filosofia. Não há qq necessidade que cada Faculdade monte sua manifestação. Seu ponto vai do nada a lugar nenhum.

    2. Arno Costa

      Porque sao frequentados na sua maioria por pessoas que podem pagar.

  45. Newton Gama Netto

    "Colunista da folha emula reportagem sem sal sem gosto de nada"

    Responda
  46. João Batista de Junior

    Não se resolve o problema assim. Deve ter anarquista infiltrado. Inteligência da polícia deveria investigar.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Joao Batista De Junior, em Los Angeles, anarquista pro Isreael se infiltraram na manifestação pacifica, empurraram os estudantes, derrubaram as cercas de metal, insultaram e escaparam antes policia chegar e no fim das contas, os estudantes que se manifestavam em paz foram presos.

    2. Wilson Rossi

      Sei, são idiotas sendo instigados por "agentes externos".

  47. ROBERTO GENERALI BURGESS

    É tipo uma modinha rsrs Totalmente colonizados pelos EUA

    Responda
  48. João Vergílio

    Vai ter emulação no mundo todo.

    Responda
  49. roberto cardoso

    Os estudantes que protestam é sinal que ainda o sangue está correndo e não estagnado na Santa ignorância. Israel poderia tratar a solução do ataque de outra forma e não na maneira do antigo testamento, matando tudo, mulher, crianças, velhos e animais. A colheita sempre é obrigatória.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      MB, narciso acha feio o que não é espelho.

    2. Marcelo Brum

      Ilan é um desmoralizado, não é historiador respeitado.

    3. PATRICIA FERREIRA

      Illan Pappé, um historiador israelense, diz que o objetivo foi e segue sendo obter o maior território possível com o menor número de palestinos dentro. E não há regra moral ou de direito que tenha sido respeitada pelo Estado desde sua criação na persecução desse objetivo.

  50. José Moreira

    As mentes brilhantes não conseguem ser originais.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Não lambendo as bolas do Trump, como fez os bostanaristas, está ótimo.

    2. Marli Moras Garcia

      Quem liga para originalidade? O importante é a causa, esta muito nobre. Parabéns aos estudantes. Que este ato se repita em outras universidades do país e do mundo para pressionar o fim deste genocídio.

    3. José Moreira

      A turma do xerox!

    4. Regina Tavares

      Onde há originalidade em qq coisa atualmente? O importante é fazerem parte deste movimento, que está se tomando força mundialmente. Parabéns aos estudantes!