Joanna Moura > O consumo e a crise climática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por razões que os leitores da Folha não conhecem, a sra.Joanna Moura foi elevada à categoria de Colunista Intocável. CrÃticas serão censuradas sem pudor ou constrangimento. Não sei o que é mais poderoso nela, seu currÃculo ou as maravilhas profundas que emanam de seus textos. Vaca Sagrada? Vamos para outra...
O problema é que esse "consumismo" é um espantalho para o aquecimento global. A pessoa comprar uma roupa de marca ou sem marca causa o mesmo impacto ambiental. O problema está em grandes atividades, sem regulação. A própria internet inclusive, com gastos absurdos de energia pra exibir anúncios que ninguém quer ver, mentiras e exibicionismo de pessoas, sem propósito nenhum.
O recrudescimento das contradições produzidas pelo capitalismo produzirá um ponto de inflexão na história da humanidade? Espero sinceramente que sim.
Excelente reflexão
Com o aumento da temperatura e do consumo, lançamos mais GEE na atmosfera e o ar fica mais tóxico: doenças respiratórias, do coração, derrame cerebral, câncer de pulmão, doenças reprodutivas, impacto na primeira infância, doenças de pele, extinção de plantas, declÃnio dos corais, redução da produção de trigo nos trópicos, etc.
Excelente texto, talvez o melhor sobre a tragédia do RS. Mas por tratar de um tema muito mais profundo, de aonde a estupidez humana pode nos levar com consumo desenfreado e desrespeito para com natureza e ao próximo.
O aumento da temperatura terrestre deve-se em parte aos gases do efeito estufa, CO2, metano, óxido nitroso, etc. As duas últimas décadas as mais quentes dos últimos mil anos. Somos o quinto emissor de GEE; desmatamento, algumas práticas agrÃcolas insustentáveis, uso de energia de combustÃveis fósseis. As emissões pioram a qualidade do ar que se torna tóxico, colocando em risco a saúde humana: insolação, desidratação, riscos de novas doenças e epidemias. Responsabilidade de todos e autoridades.
Não paro de pensar naquele cavalo ilhado no telhado há horas, olhando para a água e se equilibrando nos poucos centÃmetros secos que lhe restam.
foi resgatado hj de manhã, aquele pelo menos se salvou.
Brilhante reflexão! Triste realidade!
Cara Joanna M.otimo seu texto, porém é preciso um certo recurso cognitivo para entender o baita buraco que a humanidade está escava do,no inÃcio vai algumas fatias do bolo depois vai as cerejas junto tbm.
É só fazer passar a boiada e estaremos ou já estamos no Apocalipse
Excelente artigo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joanna Moura > O consumo e a crise climática Voltar
Comente este texto