Thiago Amparo > No Rio Grande do Sul, é hora de apontar o dedo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Resumiu bem. Ninguém vale nada. Atuais e antigos governantes. PolÃticos de todos os partidos. E, claro, o gado que elege e reelege toda essa gente.
Geógrafos de todo Brasil, já estudaram e avisaram desde sempre que, construir sem planejamento, sem levar em conta relevo e clima é irresponsabilidade. O fruto da ganância da especulação imobiliária, somada a ganância do agro, que a tudo devastam está aÃ, só não vê que não quer. Escutem e apliquem as soluções dos profissionais geógrafos. No começo é difÃcil, afeta lucros, mas o respeito ao planeta Terra, é vida e vida em abundância.
Faltou apontar o dedo a nós, eleitores desta corja de inúteis e também à imprensa que, ao invés de ajudar na educação, dispõem grandes espaços aos inúteis, às futilidades e às matérias onde os jornalistas e repórteres se fantasiam de abutres.
Faltou apontar o dedo a nós, eleitores desta corja de inúteis e também à imprensa que, ao invés de ajudar na educação, dispõem grandes espaços ais inúteis, às futilidades e às matérias onde os jornalistas e repórteres se fantasiam de abutres.
Por isso o impeachment da Dilma, tiraram 2 dias após concluir projeto das enchentes; mercado quer dinheiro só pra ele, leva mais da metade do PIB em juros, e todo programa pró Brasil, engavetam ou no pior dos casos, tiram o executivo da jogada pois não deixam gastar nada em favor do desenvolvimento do Brasil. Faltou esse apontar de dedo.
O que há em cima mum entre todos e que não foi citado pelo colunista? O eleitorado, todos foram eleitos... Essa culpa não pode ser esquecida.
Caro Thiago excelente texto sobre a realidade dos omissos e culpados da mega tragédia do sul,esconder o lixo debaixo do tapete só escancara mau caráter e miopia cognitiva.
Bravo Thiago! Precisamos desse tipo de informação! É hora sim de apontar culpados, incluindo nós mesmos, com nosso modo de vida e consumo desenfreado!
Parabéns, Thiago! A Folha só sabe mentir e culpar o Governo Federal.
Pois é, Thiago! Enquanto isso a Folha espalha mentiras sobre o governo federal. Parabéns pelo texto. Sentirei falta de seus textos.Cancelei minha assinatura. Não patrocino com meu dinheirinho com jornal que aliemnta mentiras.
Parabéns Thiago Amparo pela coragem de apontar o dedo neste momento em que todos só querem por panos quentes.
Existem tentativas de crim inali zar os últimos anos (6?) como causa dessa grande enchente cá no RS. Essa não foi a primeira e nem será a última. Lá por 1941 vários municÃpios possuÃam por volta de 65 mil hab. Porto Alegre algo em torno de 270 mil. Em 1983 uma grande enchente em SC. Não somos todos culpados?
Somos todos culpados. Após o Leite derramado, não queira também derramar a culpa. Hoje temos tecnologias avançadas, técnicos capacitados, ambientalistas para prevenir, órgãos especializados para alertar com a devida antecedência. Além de prefeitos e governadores negacionistas, que não investem na preservação do meio ambiente, que efetuam acordos com ruralistas, pecuaristas e empreiteiros. Há também a liberalização de agrotóxicos, as construções desenfreadas em detrimento das áreas verdes.
Espetacular texto, parabéns Thiago Amparo. Basta se desvestir de ideologias e não ser eleitor de cabresto para enxergar a realidade do texto.
É hora de apontar o dedo para os que mesmo numa situação de desespero como essa, com 100 mortes e milhares de desabrigados, só pensam em politizar tudo.
Como a Folha e as fake news
Vamos começar apontando o dedo para a Folha, que dá espaço para a direita anti ambiental do sa ll es.
Atente-se ao texto do Carlos Telles . . . .
E não esquecer de apontar o dedo à queles que defendem o estado mÃnimo, a terceirização, a privatização da máquina pública, a demissão de funcionários. Apontar o dedo para a imprensa que se cala e não mostra as barbaridades ambientais que tramitam no Congresso, em defender o modelo de economia destruidora do sistema liberal conservador.
Correto apontar o dedo para as responsabilidades da tragédia, esperando que as autoridades competentes do MP se encarreguem de lhes cobrar judicialmente. Esperamos também que os eleitores se lembrem de tudo quando forem votar novamente. Quanto a cobrar o governo Lula, erra o colunista, que deveria, sim, ter cobrado o Congresso , com todas as arapucas e manipulações reacionárias e interesseiras colocando pedras no caminho do Executivo.
Este texto é uma tentativa de partidarizar a discussão. Procura esconder a responsabilidade do capitalismo que reduz a proposta de desenvolvimento exclusivamente aos interesses do lucro individual. O capitalismo não precisaria ser necessariamente selvagem, a ponto dos que tiram maior vantagem dele continuarem dando tiros nos próprios pés, como o que estamos vendo na dramática situação vivida pelos nossos gauchos.
Sim. mas temos aue participar da disputa partidária necessária para a eleição dos representantes e dirigentes do estado. São eleitos os que votam contra medidas de defesa do meio ambiente e a favor de libertinagem total nas relações econômicas. O paÃs está sob ameaça de um grupo bem financiado e violento que busca destruir toda e qualquer iniciativa econômica com visão social. Estes polÃticos da extrema direita têm nomes e precisam ser rejeitados pelo voto popular.
Mas quem faz as leis para beneficiar ou não os objetivos escusos do capitalismo são o Congresso e as Assembléias e quem fiscaliza são os órgãos federais e estaduais.
Porque o dedo quase não apontou para Bolsonaro, em cuja gestão, a taxa de desmatamento subiu 73%, provocando até pedido de exoneração de seu ministro Ricardo Sales, para não ser preso, devido ao esquema ilegal de retirada e venda de madeira.
Pois são a favor do mercado que suga o Brasil e trava os investimentos desenvolvimentistas.
O artigo não menciona Bolsonaro e seus ministros, notórios no desmonte das leis de proteção ambiental, com plataformas polÃticas explÃcitas de incentivo ao desmatamento e assumindo publicamente o negacionismo climático. É ser muito tendencioso, é mais, o artigo é desonesto com o leitor.
É hora de apontar o dedo para a Folha, que sempre vê em polÃticos de direita, como Melo e Leite e agora o Turista de Freitas, um salvador da pátria, mesmo sabendo que tipo de polÃtica eles fazem. Há séculos a Folha vem apoiando essa gente. Aqui em SP delira com a possibilidade de Nunes ser reeleito, mas a polÃtica ambiental de Nunes é a mesma dos bolsonaristas, ou seja, deixa a boiada passar. Do tal Tarcisio então, nem se fala.
Pura verdade.
Perfeito, e o melhor apontou o dedo para todos os polÃticos independente de posição idológica, estes os verdadeiros culpados por nossas eternas tragédias!
Texto direto, que a Verdade apareça em respeito ao povo gaúcho.
Estranhei o colunista passar de Lula agora para Dilma lá atrás omitindo Temer e Bolsonaro.
Perfeito. Este Melo e o tal Leite são responsáveis sim e mais tarde deverão ser considerados culpados por anos de desdém, de negacionismo, de falta de investimentos visando futuras privatizações e principalmente pelo "assassinatos" de pessoas animais e um prejuÃzo financeiro incalculável.
Sim. Leite, no seu primeiro ano de governo, alterou 480 pontos da lei ambiental do estado, cujo código demorou 9 anos entre debates e audiências. Importante o povo brasileiro conhecer o fato, para que polÃticos irresponsáveis como esse nunca mais sejam eleitos.
Todos sabemos no que a Folha se transformou e na sua aposta para um lÃder de direita (quem?) assumir o controle do paÃs e seguir a cartilha do mercado. Pergunto: alguém já viu banqueiro bilionário ser derrotado? O sentimento deve ser análogo a uma frase muito usada por Ibrahim Sued, "Os cães (nós) ladram mas a caravana(mercado, agro, etc) passa." Mas, vamos em frente, Thiago!
Muito pertinente o texto! Como relatado negligenciou-se as medidas que poderiam precaver o Estado dessas dificuldades com esse evento que, climaticamente, tem previsão de suas reincidências e já teve precedente.
É hora de apontar o caminho da cadeia para esses polÃticos e outros agentes públicos corruptos e incompetentes.
Reportagem ofensiva e sensacionalista. Me lembrou o filme "O Abutre".
Consciência ambiental ainda não está presente na polÃtica brasileira, seja de esquerda ou de direita. O Partido Verde, por exemplo, só é forte na Alemanha. Mobilizando a sociedade para uma economia sustentável, surgem inovações que barateam os custos dessa transição ecológica. Um exemplo simples do cotidiano. Só quem tem carro pode se dar ao luxo de usar caixas de papelão para as compras do supermercado. Para quem vai a pé, só resta sacolas plásticas. Então que se invista em sacolas recicláveis.
Aja censura em folha
Vc só esqueceu de incluir o JMB que também nada.fez pois para que..lembrou da Dilma e deixou JMB de fora fica tendencioso.
Agora mesmo estão aprovando no Senado um projeto que reduz a reserva legal de 80 do governo Fhc para 50 por cento. Marina Silva tem pronto o projeto para uma autoridade nacional do clima e não consegue aprová-lo O que o colunista escreve está certo mas lembro que Bolsonaro e sua gangue aumentaram emissões em 70 por cento e destruiram as proteções que havia. Agora desmatamento diminuiu mas o que Bozo destruiu tem consequências e as estamos vendo. E não acabou. Lira e Pacheco são culpados por
Perfeito, Maria!
Tô contigo e não abro, Mano Amparo. Hora do dedo duro (ops, só apontando). E, se me permite uma escolha pra dedada principal, paw nesse legislabóstico, sssaafado, 25projetos contra-ambientais! Claro, 15deles propostos e/ou relatados pelo PL do Bozo - e sete pelo PP do Lira!
Que tremendo episódio para nos unir: delicado, raro, inesperado, devastador. Precisamos apontar dedos, mas todos são culpados e todos são inocentes, tirando alguns extremistas. Achamos nosso mÃnimo múltiplo comum, somos todos frágeis, mortais, humanos. Quem resgata não pergunta o partido da vÃtima, e vice-versa. O RS (estou desalojado) são o Brasil amanhã. Obrigado pela ajuda.
Concordo com a solidariedade, mas culpados são os que votam em polÃticos contrários à s pautas de preservação ambiental.
Thiago, para o seu conhecimento o atual governador ,que eu saiba, reeleito, não tem nenhum responde a nenhum processo judicial em vigor. Diferentemente de certos polÃticos já condenados, presos, e agora em liberdade!
O que tem a ver o çu com as calcas.
Blz, então bora colocar a tiazinha fofinha do maternal no governo gaúcho durante essa crise. Mais puro que ela o governador com certeza não é.
Qual a relação?
O fato de ele não ter processos não o exima de suas responsabilidades bem colocadas pelo colunista.
E? É cada uma...
Segundo sua visão, o fato do governador bozista não responder a processo lhe permite ser irresponsável e incompetente. Recordo-lhe q ele apoiou o Bozo, q tinha o ministro q passou a boiada para fubecar o meio-ambiente.
Durante os governos petistas no RGS o que foi feito em infraestrutura para evitar esses fenômenos climáticos e suas consequências? A ideologia E' um câncer para todas as democracias!
O Código Ambiental do Estado, exaltado por especialistas, que Eduardo Leite alterou é do ano de dois mil. O governador na época era OlÃvio Dutra. De qual partido ele era?
Prezado escriba, desde dois mil e treze a DMAE não investe em recursos humanos e a culpa dessa catástrofe você impute aó governo municipal e estadual? Tivera o teu preferido investido no Brasil em vez de financiar investimentos em Cuba Venezueira e outras ditaduras RGS teria obras para impedir essas catástrofes. Melhor ter que ler essas ms. do que ser cego!
Solidariedade total ao RS. Mas culpados são os polÃticos negacionistas das mudanças climáticas e se recusam a votar projetos importantes para proteção do meio ambiente como a bancada do PL, por exemplo.
Eu acho q vc não leu a reportagem toda. Volta lá e veja q ela aponta o dedo não apenas para a prefeitura e o estado. Pelo amor de Deus, olhe com mais atenção. Não tem santo nessa parada. Enqto se protegem polÃticos, as pessoas perdem tudo.
Se o DMAE é um órgão municipal, a quem o colunista deveria imputar responsabilidades ao seu mal funcionamento, às Nações Unidas? Quem deve investir no DMAE é o governo municipal, não o federal. Nós somos uma federação para que, afinal?
Lula saiu do governo em 2010, e vc lhe cobra falta de investimentos a partir de 2013? Tem q cobrar Temer,Bozo e Leite!
Thiago , adoro te criticar mas hoje me rendo e me curvo em respeito. Texto judto e independente
É isso sim ! Temos que buscar os responsáveis por acontecimentos que poderiam ter sido evitados se os órgãos responsáveis não tivessem sido desmantelados, se o gestor não tivesse sido negligente diante da ações necessárias para prevenção. Tudo o que está acontecendo aqui no Sul tem que ser bem investigado , pois só assim poderemos evitar tragédias futuras.
Com a palavra o ex ministro Ricardo Sales e a bancada ruralista.
Não significa nada "apontar o dedo" para o Eduardo Leite quando vocês nunca, jamais, iriam apontar o dedo para a ideologia e o sistema que ele reproduz. A mesma ideologia que vocês defendem. Vocês se dispõem a culpar o polÃtico da vez pelas mesmas coisas que esse jornal defende o tempo todo! A Folha promove privatizações, frequentemente com desonestidade total. A Folha justifica o sucateamento de serviços públicos sob a égide da suposta "responsabilidade fiscal." E agora me vem com o dedo?
Muito bem falado Bruno, nesta coluna também há direcionamento. Leite e o prefeito são os grandes responsáveis, mas o colunista busca colocar tudo em uma grande salada. Leite tem duas duas consultorias milionárias, uma com 10 anos, não colocou nada em prática. Também liberou agrotóxicos proibidos em seus paÃses de origem e tentou liberar a maior mina de carvão do Brasil em plena Porto Alegre, conseguiam barrar.
Você se faz de corajoso, falando a verdade aos poderosos, quando na verdade você é a pior espécie de covarde. Esse teu dedo vai ser apontado a quem publica esses teus textos? Os mesmos que ajudaram a eleger, entre outros, Bolsonaro e Eduardo Leite? Esse teu dedo vai ser apontado para aqueles que decidiram que o seu interesse de classe passa pela destruição do mundo? Eu tenho nojo desse jornal.
Eu cancelei, mas enquanto minha conta não desativa (presumo que ainda não chegou ao fim do último mês?) continuo no hábito de ler esse lixo e ficar com raiva.
Eu no seu lugar cancelaria a assinatura da Folha, inclusive, se você conseguir cancelar, me explique como conseguiu, pois estou tentando há mais de duas décadas sem sucesso.
Me dá sono. Citar nome polÃticos não é mais dizer nada. Vocês são banais, vácuos liberais, uma cambada de moralistinhas baratos. Alguém nessa imitação rasa de jornal vai fazer um pio de crÃtica sistêmica? Vamos apontar o dedo para os capitalistas que estão destruindo a biosfera do planeta? Vamos citar, talvez, os bilionários que se fazem inimigos da humanidade? Incluindo, claro, os donos da mÃdia que por anos colaboraram (e continuam a colaborar) com isso, inclusive com ações golpistas?
De fato, é preciso citar todos, exceto Lula, não é mesmo?No fundo, sua fúria contra o colunista só tem este motivo: ousou afirmar que Lula compartilha de muitos dos preconceitos que você atribui ao "capitalismo".
Não é o momento de Amparar os responsáveis e sim as vÃtimas. Basta ter que escutar os proselitismos de sempre frente à s câmaras, após o Leite derramado. Uma pauta ambientalista em seus mais variados tons, desprezada, descartada, adiada, negada, atropelada. Os ambientalistas gritam para serem escutados, mas não lhes dão importância. Como perder tempo com chatices, se pertencem ao lado mais forte, o dos agricultores, fornecedores de agrotóxicos, pecuaristas, traficantes de madeira, construtoras.
O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), do bolsonaro de Nunes, que diferente das deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Maria do Rosário e Reginete Bispo (PT-RS), não destinou suas emendas parlamentares para a área ambiental, optou por pedir doações para os atingidos pelas enchentes no CNPJ do Instituto Harpia. O instituto é ligado ao movimento Invasão Zero, responsável por ações violentas contra indÃgenas na Bahia. Intercept.
Sim, é a hora, como escreveu o jornalista Xico Sá no ICL, Politizar a tragédia climática ou apressar o fim do mundo. Temos que diferenciar o que a extrema direita e direita, representada pelo jornal e em favor de interesses bilionários quer e o que a esquerda propõem.
Acho q tem q apontar o dedo para o Governo Temer, para o Ricardo Salles, Paulo Guedes Bolsonaro e todo o desastre que foi este governo, ao cortar investimento, incentivar o desmatamento, "passar toda a boiada". Então não é justo culpar Lula, q pegou um Estado todo destruÃdo por Bozo e seus "notáveis".
Se a pauta é a culpa por esta tragédia que acomete o RS, diria que são culpados todos os que votaram em polÃticos negacionistas das mudanças climáticas como os que compõem a bancada ruralista.
"Mente simples" é quem, negando-se a perceber a complexidade do mundo e a incoerência das pessoas, se restringe ao maniqueÃsmo barato. Se o colunista não houvesse apontado as omissões do governo Lula, só mereceria elogios.
Concordo, este é mais um calunista da folha, procurando confundir responsabilidades junto a mentes simples. No fim, a Folha apoia TarcÃsio, Nunes, aquele que pagou cok dinheiro da prefeitura para ter notÃcias positivas e Campos neto ParaÃso. No fim o dono da Folha é um banqueiro parasita de juros, que consome valor que deveria ser investido pelo estado para o interesse do povo.
LuÃs disse tudo, concordo plenamente com vc.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > No Rio Grande do Sul, é hora de apontar o dedo Voltar
Comente este texto