Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. alexandra cristina bobbio

    Infelizmente petolulistas só sabem xingar, não tem argumentos, só crenças.

    Responda
  2. Felipe Oliva

    Campos Neto pegou o BC com juros de 6%, abaixou de forma irresponsavel para 2%, com a inflação do IGPM em mais de 20% teve que subir os juros para 13,75%. Se não tivesse feito populismo pra turma da milicia, e ao invés de reduzir para 2% no Brasil tivesse subido para 8% provavelmente os juros estariam nesse nível até hoje.

    Responda
  3. Ivo Ferreira

    Esse monte de falastrões parecem não lembrar da tia Dilma. Baixou os juros na marra, ferrou a economia e foi pra casa, coisa com a prepotência de sempre.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Falam muita bobagem. E não explicam nada.

    2. Pery Pedro

      Quadrilh3iro, Porque ninguém confia no seu presidente, que gasta mais do que ganha. Se lee parar de gastar, de contratar, viajar, comprar sofá de controle remoto se pagar precatório com valor de face que os bancos compraram com trinta a cinquenta por cento de desconto talvez, só tavez, os credores cobrem menos para financiar seus gastos. Com o Guedes chgamos a dois por cento.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bozoloide, só estamos querendo saber por que é necessário uma taxa de juros de mais de 10% aa para conter uma inflação abaixo de 4% e que vem sendo declinante. Nenhum país do mundo faz isso!

    4. Dagmar Zibas

      Sofreu golpe e o país piorou muito. Ciência é universidades perseguidas. Bolsas de Pesquisa zeradas, salário mínimo rebaixado, fila para comprar osso, Farmácia Popular sucateada, Merenda Escolar reduzida, zero de obras de infraestrutura, país era a 6a.economia do mundo e passou a 12a.com Bozo

  4. adel eddine

    Nossos corações choram pelo Rio Grande do Sul. Mas o do BC é , literalmente, de ouro : frio, duro e insensível na sua obsessiva caminhada para destruição dos esforços do país .

    Responda
  5. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Fora, Campos Neto! Vai judiar do povo em outra freguesia.

    Responda
  6. alexandra cristina bobbio

    Deus do céu! Se aproxima o dia em que Campos Neto sairá e ficaremos na mão dos desvairados, sem proteção nenhuma. Pros que fizeram o L, parabéns.

    Responda
    1. Airton Sérgio de Assis

      Os bolsominions se superam a cada dia em suas pataquadas. Deixe de ser idiota!

    2. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

      Imagino que tenhas alguns milhoes aplicados no mercado financeiro. É um crime essa independência do BC, não da política, mas do povo que elege o Presidente da República, que fica à mercê de um Presidente do BC a serviço de especuladores sem limites!

  7. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Com a segunda maior taxa de juros do mundo, o Brasil é paraíso do rentismo. O Estado não é refém, é instrumentalizado pela classe dominante, que,sem querer investir e correr riscos, usa seu poder para capturar o fundo público, o patamar dos juros baliza os ganhos dos "credores" e também o que o restante da sociedade irá perder !

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      É um paraíso que os estrangeiros estão abandonando. Não devem ser muito espertos, né?

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      O PT, assim como outros partidos que estiveram no governo, faz o jogo da classe dominante, se transformou em partido da "ordem", se fosse o contrário seria defenestrado, assim funciona o capitalismo, sem maniqueismos, você aceita e aproveita(se puder) ou se contrapõe !

    3. Pery Pedro

      A classe dominate, hoje, é o PT. Para de gastar mais do que ganha e de imprimir dinheiro que os juros caem. Pergunta pro Guedes.

    4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      A questão não é tão.simples, seria se economia fosse uma ciência neutra, não é, a depender do.quadrsnte, existem países com o quase o triplo da dívida brasileira e juros negativos. Existe uma articulação do capital a nível mundial que atua para conter a crise do capitalismo,seus beneficiários usam receitas dos Estados como garantidoras de rentabilidade, a dívida pública foi fabricada para sustentar ganhos de poucos, não o contrário!

    5. Gustavo Ferreira

      O que determina o custo da dívida, qualquer dívida, é a quantidade de dívida que você precisa. Simples. Quanto mais o governo fizer dívida mais ela ficará cara, independente da taxa básica, inclusive a maio dos títulos pagam mais.

  8. Gilberto Rosa

    Pobre Pery, acredita e repete tudo que lê na bilionária grande imprensa, no caso da Folha, o dono até banqueiro é, não é a toa que tem mais de 10bi segundo a Forbes. Pery fielmente acredita que o Brasil mereça o maior juros real do mundo, dentre quase 200 países e merecidamente deva pagar 700 bi a rentistas, afinal o banqueiro Campos Neto Paraíso, indicado pelo Bolsoguedes, o 51 das joias, pensa só no bem do país,. Aff

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Como disse, não me lembro mais quem, o pensamento individualista, do mais forte, do cada um por si e contra todos, é o grande estrago do neoliberalismo, que busca aniquilar com o senso de coletividade da humanidade. Temos visto muita gente boa ajudando o próximo no Rio Grande do Sul, pensando na coletividade.

    2. Gilberto Rosa

      Pery, Pery, sério que tu acha que o Campos Neto Paraiso é sério, e somos o país mais arriscado do mundo, o que justifica os altos juros? Acho que o seu viés, imagino inconsciente, é que tem dinheiro rendendo com estes juros escandalosos, precisa se justificar pelo dinheiro que ganhas com os impostos dos menos favorecidos. Em muito menor escala, você quer o mesmo que o bilionário banqueiro dono da Folha, parasitar com juros. O seu bolso é mais importante que a coletividade.

    3. Pery Pedro

      Gilberto, você gosta de juros baixos, eu também. Parabens ao Guedes que, dexando superávit como o fez Lulas um e dois, conseguiu reduzi-los a incriveis dois e meio por cento. O Lule precisa gastar menos do que ganha, se não quem empresta tem medo de não receber. Não foi a FSP que inventouo isso, foi a lógica, e qualquer curso de macroeconomia. entra em trading economics e compare. Isso é matemática, não e ideologia. Funcionou pros governos de direita tambem.

  9. Pery Pedro

    Fátima O BC é só o termômetro. O Lule e o PT são a infecção.

    Responda
  10. Fatima Marinho

    Fora Campos Neto. Defensor dos rentistas e carrasco dos pobres. Desonra o nome do avô.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Pery, vc é o Zé do Apocalipse. Lula vai destruir o país , o Fim está próximo. Rentistas, resistam. Quanto ao Roberto Campos falo de política econômica, não sei da vida privada dele. O jornalista Luís Nassif sempre o elogia e compara com a desgraça do Neto. Fora Campos Neto.

    2. Gilberto Rosa

      Sim, o avô do Campos Neto era de direita, do tipo que contratava meninas para fazer festas em seu apartamento, como falou Mino Carta.

    3. Fatima Marinho

      Ser de direita não significa ser indecente e trabalhar contra o país.

    4. Gustavo Ferreira

      O avô também era de direita, muito direita.

    5. Pery Pedro

      Fátima O BC é só o termômetro. O Lule e o PT são a infecção. Juros altos, o antibiótico. Quem defende os rentistas é o presidente que revisa a meta para baixo oito meses depois de anunciá-la. É um governo sério? Comprometido com a capacidade de nos pagar de volta? É o Guedes? Os juros eram dois por cento. Mesmo BC. É um saco de gatos? Tem a Gleise e o Mercadante defendendo gastar o máximo possível? Anuncia PAC toda vez que o Haddad fala em controlar gastos? É irrespons4vel? Dez por cento.

  11. Fernando Alves

    Incrível um presidente de Banco Central ir a um evento bancado por uma instituição financeira privada dizer o que vai fazer com a taxa de juros do país e ninguém ser preso.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ainda mais incrível, é ter dinheiro em paraíso fiscal e se beneficiar das próprias decisões. Por favor, não me venham falar que juros altos diminui dollar e por isto Campos perderia, como se ele investisse na poupança nas Ilhas virgens. Dá pra ganhar apostando no aumento ou na redução do dolar, basta saber para que lado vai com antecedência.

    2. Fernando Alves

      Vê-se logo que quem defende o Campos Neto não possui capacidade nenhuma de interpretar uma matéria de jornal. Só assim mesmo.

    3. Gustavo Ferreira

      é uma regra né.

    4. Pery Pedro

      Ele diz a cada quatrenta e cinco dias. Chama-se relatótrio.

  12. anderson santos

    Assim que a esquerda assumir o BC o corte de juros será 05 ou mais em cada reunião, vão baixar os juros na canetada e impulsionar a economia artificialmente, porque juros baixo numa economia fraca gera inflação, temos a tragédia nas plantações que irá impactar e gerar inflação logo a frente.

    Responda
    1. anderson santos

      Não precisa ter saudade, isso é politica econômica algo que esse governo não tem, eu acredito numa economia responsável algo que a atual não é.

    2. Fernando Alves

      Fátima, a única tristeza que eu tenho é que o pessoal "que ia sair do Brasil se tal candidato não fosse eleito" não saiu.

    3. Luciano Fernandes

      Artificial é o juro atual, muito além do necessário. Temos inflação abaixo de 4% e juros acima de 10%, essa conta não fecha.

    4. Fatima Marinho

      Credo, parece o Zé do Apocalipse. O fim está próximo.

    5. Paulo Sarmanho

      Saudades do genocida?

    6. Dagmar Zibas

      Faz-me rir muito. Eita dor de cotovelo. Os abutres de plantão vaticinavam o caos econômico, já q o miliciano abriu os cofres em 2022 para tentar comprar a reeleição. Disseram q a PEC da Transição seria o fim do mundo. Tudo vai bem. Empregos em alta, salários idem e contas controladas. Melhor aceitar para sofrer menos.

  13. Pery Pedro

    Todos os indicados pelo Lule votaram por um corte maior. No Brasil a inflação tem um passado de glórias e um futuro promissor. Quando a inflação disparar e os juros com ela, vão botar a culpa em quem? No Bolso? É matemático. Não entendo a dificuldade em entender. O governo gasta como um louco e revisa a meta pra baixo oito meses depois de anuncia-la. É um saco de gatos. É isso que sobe juros, não o BC.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Ótimo ponto! Qual as chances dos EUA e do Japão, ainda mais endividados, não pagarem? A última moratória do Brasil foi em oitenta e seis. A da Argentina, em dois mil e vinte. Volta e meia a Gleise fala que não é pra pagar nada. Ao contrário do Corintians, toda vez que o PT grita Aqui tem um bando de Loucos os credores e investidores aumentam o custo. Ou na sua cabeça o risco dos EUA e do Japão, que nunca o fizeram, defaultar é igual ao nosso?

    2. Fernando Alves

      Esse Gustavo não sabe de nada. Se fosse verdade o que falou, porque o juro nos EUA é mais barato se eles são muito mais endividados proporcionalmente? O Pery nem precisa falar nada, é um bolsonarista tolo que acha que alguém leva a sério.

    3. Pery Pedro

      Vou colocar de uma maneira mais fácil. Pára de gastar mais do que ganha e de imprimir dinheiro que os juros caem. Pergunta pro Guedes. Por que é tão difícil entender?

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Só faltou explicar porque é necessário uma taxa de juros maior do que o dobro da taxa de inflação, coisa que nenhum outro país do mundo faz. Cada ponto percentual de juros a mais gera um gasto muito maior do que todos os gastos do governo somados.

    5. Fernando Alves

      Todos os países citados, falidos, e com juros menor que a inflação. Só o Brasil paga para os bancos sete porcento limpinho, para todos os trimestres eles decretarem lucro recorde. Os países da Europa, Japão, EUA, possuem dívida pública maior que o Brasil proporcional ao PIB, nenhuma esperança de um dia pagar essa dívida, e os juros são baixinhos. Conta outra.

    6. Gustavo Ferreira

      O preço da dívida é diretamente proporcional ao tanto de dívida que você precisa. É bem simples. Quem é a favor de rentista não é o banco central, é sim quem gera mais dívida. Os Bancos amam, quanto mais titulo, mais alto os juros e mais título para fazer hedge. Viva o Brasil de ignorantes, como o senhor desletrado que discutiu aí sem nenhum dado concreto. Mãe dinah passou os dados.

    7. Pery Pedro

      Quinhentos bilhões. Puxa vida. Quase cinco por cento do PIB brasileiro, só pra comprar votos. Que pena. Agora, voltando pro planeta Terra, a inflação da Turquia é de cento e trinta - a medida - e os juros, de trinta. Na Argentina, duzentos e noventa e os juros, de cinquenta. No Chile, inflação de doze, juros de seis. Porque a expectativa do Chile pagar suas dívidas é maior que a da Argentina. Os juros são menores se o governo for sério e indicar que vai controlar gastos. Com o Guedes era dois.

    8. Fernando Alves

      Matemática é a relação entre taxa de juros e inflação. Só no Brasil a taxa de juros tem que ficar seis, sete pontos acima da inflação. É matemático. Não entendo como o conhecido bolsonarista do site não consegue fazer essa conta. Aliás, entendo. Afinal, não achou ruim a pec pra compra de votos que gastou quinhentos bilhões inutilmente e o BC não aumentou a taxa de juros (e deveria) para não prejudicar a candidatura do cara cuja camisa o Campos Neto usou no dia da eleição

  14. Paulo Roberto Taveira

    Será a hora de decidir se fica ou se sai.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      se o PR quiser só pedir a demissão ao Senado... nunca o fez.

  15. José Cardoso

    No México os juros estão em 11%. E olha que o deficit público deles é menor que o nosso. A dívida pública está em menos de 50% do PIB. O Lula precisa se enturmar com o AMLO, não há vergonha em aprender com os mais novos.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Tem muito dinheiro aplicado na Selic?

  16. LUCAS OLIVEIRA PEREIRA

    Assim que Campos Neto sair da presidência e qualquer um dos indicados de Lula for presidente do BC, o aviso está dado: Corram pras montanhas. A Renda Fixa e o dólar serão as saídas.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      O que eu acho interessante é como a Fatima é democrática. E o problema é que ela não sabe que o avô do Campos Neto era radicalmente anti esquerda. piada.

    2. Fatima Marinho

      Aproveita e vá embora do país.

  17. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Em encontro promovido pela XP, Campos Neto anuncia desaceleração na queda de juros. Precisa dizer mais alguma coisa? Xô, Campos Neto, xô, XP, xô, Folha.

    Responda
  18. Gilberto Rosa

    Ué não houve nenhuma denúncia da Folha pelo fato do presidente do BC ir a um evento de banco que lucra com juros altos. Essa Folha, denúncias só pra chantagens.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pery acredita e repete tudo que lê na bilionária grande imprensa, no caso da Folha, o dono até banqueiro é, não é a toa que tem mais de 10bi segundo a Forbes. Pery fielmente acredita que o Brasil mereça o maior juros real do mundo, dentre quase 200 países e merecidamente deva pagar 700 bi a rentistas, afinal o banqueiro Campos Neto Paraíso, indicado pelo Bolsoguedes, o 51 das joias, pensa só no bem do país,. Aff

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Pery Pedre, a tal matemática a qual você se refere, é utilizada na relação com os modelos, mas afirmar que isso é ciência já é questionável. Os modelos são constantemente reajustados e não são conferidos por eficiência. Por outro lado, eu concordo que que eles cumprem uma função poderosa que é manter o fluxo de dinheiro dos pobres para os ricos. É isso que os neoliberais chamam de ciência.

    3. Pery Pedro

      Precisa desenhar? Os juros altos são culpa do governo que não tem responsabilidade fiscal e imprime dinheiro. Revisou a meta de economia para baixo oito meses depois de te-la anunciado. O BC só reage a isso. Veja, quanto mais se gasta, menor sua capacidade de pagar, mais alto os juros. Isso não é ideologia, é matemática. Gastar como um maluco e botar a culpa no BC pelos juros altos só cola no cercadinho. Não esperava este comportamento da elite financeira e intelectual, que assina jornal.