Ambiente > Leite mudou quase 500 normas ambientais em 2019; especialistas criticam gestão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O governador Eduardo Leite pode e deve ser responsabilizado pelos impactos ambientais causados pelas cheias destruÃdoras no estado do Rio Grande do Sul. Desconfio muito de polÃticos oportunistas que tentam acelerar sua carreiras de ambição nas esferas do poder. Se reduziu as normas que asseguravam a proteção ecológica em parceria com o Salles, ministro do meio ambiente, famoso pela frase de "deixar a boiada passar" pelos desmatamentos nos biomas brasileiros!!!
O Agro do Estado vai continuar a ser negacionistas, pois o prejuÃzo será repartido a todo o Brasil. Temos que ajudar, mas tem que deixar de ser caneça dura tambem.. Marina Silva falou que a natureza arromba a porta quando está desequilibrada.
O Leite foi eleito pelo gado, pelos negacionistas. Agora que dar uma de 'lider' ? Ele está arruinado politicamente. Infelizmente, os gaúchos estão sentindo na pele, mas eles votaram nessas polÃticas ao elege-lo. Parece-me que agora mudaram de opinião.
Não vão mudar. Receberão auxÃlio do Governo Federal, continuarão chegando doações de todo o Brasil, o estado terá mais flexibilidade pra continuar rolando sua dÃvida impagável... E ao menor sinal de retorno à normalidade, voltarão a proferir os mesmos discursos neoliberais. Essa é a lógica da extrema direita: Meu lucro, meu mérito. Meu prejuÃzo: Estado cadê meus direitos?!!!
A imprensa tem o dever de destacar e cobrar todos estes polÃticos incompetentes, em sua imensa maioria da direita, que estão desregulamentando e aviltando nossa legislação ambiental em nome do lucro fácil da elite canhestra deste paÃs. Hoje somos nós no RS, amanhã serão vocês. O discurso de fatalidade tem que ser desmascarado. 3 inundações fora da curva em menos de um ano já é tendência.
Acabou de assistir na Câmara, aprovarem um PL para transformar áreas em desertos mais rapidamente. Vem aà a plantação em larga escala de eucaliptos. Aguardem as tragédias em breve, decorrente desse PL feito por quem disse que precisa passar a boiada. Onde tem eucaliptos não tem nem um outro tipo de animal ou planta. Além disso, suas raÃzes buscam as águas do lençol freático até a exaustão. Aguardemos!
Simplesmente, como o bozzto, um bhoztynha.
Governador, deputados, senadores, prefeitos aparecem vestidos à caráter como gente do povo, heróis salvadores. Todos são responsáveis pelas calamidades; governador: alterou centenas de normas ambientais, com apoio da Assembleia Legislativa, flexibilizando a devastação; deputados: um só exemplo, entre muitos, Alceu Moreira, personalidade agro de 2024, autor de projeto de lei que permite redução de APA de todos os biomas, e por aà vai. O eleitor deve perguntar o que farão para combater a repetição
Fiquei esperando a Folha jogar a culpa no Lula pelo Bolsonarinho de Sapatênis (Eduardo Leite) tem mudado quase 500 normas ambientais. A mentira sobre o Uruguai ficou horas e horas na página principal e esta foi retirada rapidamente. Vergonha, Folha! Arrependimento zero de ter cancelado minha assinatura hoje.
Mas sabe como é né Bianca. O ogronegocio tem muito $ pra bancar seu marquetim
Governador do desmate e da mamata.
Tem um ponto em toda essa história que espero que seja salutar. RS está recebendo ajuda de todo o pais, mostrando que o espÃrito sectário não está na maioria da população. Que esses gestos diminuam a força da turma fascistoide do "sul é meu paÃs", que é a mesma turma negacionista que banca um Salles da vida na destruição do meio ambiente.
Detonam o meio ambiente, facilitam todo tipo de degradação e depois é só colocar a conta das vidas perdidas na fatalidade. Com essa mentalidade, o Brasil não corre o menor risco de dar certo.
É só não votar mais em quem deixa passar a boiada e afins. Não adianta agora chorar pelo leite derramado nas águas da terrÃvel tragédia.
Inicialmente, Leite me parecia um polÃtico moderno. Depois percebi que ele tem as mesmas ideias conservadoras e ideológicas do setor rural do Rio Grande. E essa turma só vê o agora de seus resultados. O resto que se lasque. Por isso a força do bolsonarismo na região.
Liberdade para destruir, construir e preservar é sempre mais difÃcil, foi pelo caminho mais fácil. Pode haver livre mercado com responsabilidade social, ambiental e de gestão, se o lucro provém da predação, deve ser repudiado com boicote do consumidor. Se a sociedade não mudar votando em pessoas comprometidas ambientalmente além das outras pautas, o ambiente forçará essa mudança pelo modo mais sofrÃvel, espero que não. O fato é que os combustÃveis fósseis e o desmatamento são os responsáveis.
O partido do governador (PSDB) sempre teve grande apoio da grande mÃdia, que sempre adorou FHC. Esse partido odeia os funcionários públicos, as estatais, os ambientalistas, as propostas de cunho social e tem como prioridade o setor empresarial ao invés da população em geral. PoderÃamos citar vários casos como exemplo, mas o espaço é curto. Os resultados estão aà para todos verem.
Odeiam sobretudo professores. Lembram-se ( interrogação, pq se puser o sinal, sem suram)
No segundo turno ficou esse cara e o patético Onyx. Quase vomitei em cima da urna.
Você fez o quê? Optou por escolher ou para excluir?
As crÃticas ao Governador Leite são fundadas e responsáveis. Faltou lembrar que ele era pressionado por deputados e organizações do agro negócio e da construção civil. A matéria parece isentar os deputados que aprovaram da responsabilidade, e eles tiveram e muita e todos são de partidos de centro e de direita.
Muita gente critica apontar os culpados, mas nomes precisam ser dados aos bois! Esse é o governo patriota: vamos olhar se diante desta tragédia irão se mexer o que duvido.
Ainda dá tempo mudar de atitude, ou…….,
Mariana e Brumadinho, lembra? Minas reelegeu Zema, Aécio e a turma Boa.
A maioria desses deputados e senadores são fans do Elon, então deveriam se candidatar a viajar para Marte. Se fossem, prestariam um grande serviço ao planeta Terra.
Sim afrouxamento da legislação ambiental é nuncio de desatre amanhã. Mas tem que haver denuncia e mobilizaçao da midia comprometida com o futuro, não adianta abraçar quem está morrendo. Em SC aprovaram reduçao das margens, que já era pequena, e que podem ser desmatadas, na beira de rios e corregos, quando chove aparece o resultado.
MA RI NA P V ...SÓ P FI GU RAR NAS UR NAS
Matéria requentada de outros veÃculos! Ficou com vergonha!!!
Com todo respeito, como este Governador faturou em cima desta tragédia aparecendo na TV vestido à caráter, como se tivesse arregaçado as mangas! Pousou de vÃtima! Nesta matéria, na opinião de especialistas, fica claro que não, ele fez parte do desmonte. Uma mini versão de do ex Ministro Salles! Ambiente de hipocrisia!
Sim, Jane. Sou gaúcha e portoalegrense da gema e asseguro que o governo do E.Leite , junto com a administração municipal do Melo, destroçaram o estado e a capital que já foram exemplos de prosperidade e IDH.
A culpa tb é da grande mÃdia, incluindo a Folha e UOL, quando Governos como o do RS criam leis ou decretos que alteram a Legislação vigente desmontando uma estrutura de proteção existente, ocorrem denúncias por parte de entidades de defesa da sociedade e do meio ambiente, porém, somente os veÃculos de empresa alternativos noticiam com ênfase, mas o poder de alcance ainda é pequeno. Infelizmente a grande mÃdia atua somente quando ocorrem os desastres como esse. Vide privatização da Sabesp
Mais um peessedebista em pele de bolsonarista. Como alguém já publicou, " Quem planta boi em pasto de área desmatada, colhe tempestade". E a bancada do Agro doidinha para aprovar mais leis antiambientais.
O Leite só foi reeleito porque a outra opção era o tragicômico bolsonarista Onyx Lorenzoni. E o Leite só se candidatou à reeleição porque fracassou sua candidatura à Presidência da República. pelo PSDB. Aliás, esse sempre foi o foco do rapaz, desde o primeiro dia de governo. E agora o ultra liberal, com uma polÃtica ambientalista retrógrada do século XIX, fica pousando de bacana de manguinhas curtas, com um coletinho da Defesa Civil. De lascar ...
Análise correta. Se bem já estão aparecendo as trincas nasseguidas demãos dos vernizes para manter a imagem de bom moço do paisano.
Perfeito Darci
Opa!!Opa!! Bom moço???
Até quando o povo brasileiro vai aguentar estes tipos de polÃticos?
Até que o nÃvel educacional do povo melhore e com isso buscarão mais informações. Uma parcela não muito significativa da população brasileira sabe as atribuições dos 3 poderes, atribuições da Câmara e Senado, etc
Agora não adianta chorar o LEITE derramado.
Eh preciso rezar pelo passamento do liberalismo , está muito longa a agonia deles. Enquanto não funeram vão levando vidas pro outro mundo.
PolÃticas para passar boiada, polÃticos que governam em função da lucrarividade de pouquÃssimos sem vislumbrar o amanhã da população, legendas extremista e nagacionista apoiadas no discurso religioso e de ódio terminam com o povo pagando com a sua vida. A matemática é simples, mas parece que perdemos a capacidade de calcular. Minas Gerais também tem pagado este preço com vidas afogadas pela lama. Os Ãndios pagam há mais de 500 anos. Nesse ritmo o futuro é sombrio.
Como diria o antigo anti-ministro do meio ambiente, Leite "passou a boiada", e agora está pagando o preço.
Elejam liberais, dêem ouvidos a folha de sp liberal e imprensa liberal em geral, e boa viagem ao fundo da caverna do cramulhao.
Leite imitando Salles. Que decepção.
PolÃticos, Agro e indústria, isso basta para entender esse desastre e muitos outros mundo afora.
O povo gaúcho, o qual tenho profundo respeito e admiração, tem toda a minha solidariedade e ajuda possÃvel. Mas o governador do estado suja o nome e a história do PSDB pra ficar bem na foto com bolsominios. Tenta disfarçar mas é Bozo até no talo.
Não tinha mais como sujar o nome do PSDB , e agora não se preocupe mais com isso, ele ficou. Agora temos que rezar pelo passamento do liberalismo, a agonia está demorada.
Ele foi o cara que disse que ficaria neutro. Como diz um famoso conto, o muro é do Diabo.
Esse tipo de matéria deveria ser mais frequente. Infelizmente a mÃdia foca somente na desgraça, pq dá mais audiência, mas precisamos mostrar mais a origem do problema!
Verdade. Se denunciassem os crimes ambientais, como o projeto que está tramitando na Câmara, apresentado pela antropofágica bancada do agro,flexibilizando várias leis que protegem a Amazônia, estes caras de pau teriam mais pudor
Muito oportuno seu comentário. Não tem quem aguente mais a repetição de notÃcias ( ruins) . A cidade foi inundada pelas águas das chuvas e do rio Guaiba. Limpezas ( ou construções) de galerias e barragens para contenção do rio, parece que não foi prioridade, embora esses acontecimentos parecem ser recorrentes agora , sendo o primeiro na década de 40 do século passado.
Passar a boiada. A frase que resume a polÃtica ambiental dessa turma extremista..
IncrÃvel a resposta do governo estadual. O fato de o mundo inteiro sofrer com o aquecimento global não o exime de responsabilidade! E grande coisa é dizer que as mudanças foram debatidas. Debatidas com quem? Com aqueles que tb ganham com a destruição do planeta? Belo consenso! Que posicionamento ridÃculo!
Romero parece ser mais um negacionista de um fato que já é consenso na comunidade cientÃfica mundial.
No Recife, tudo ficou resolvido naquela época , ou seja há 50 anos , se resolveu a questão das enchentes.
Sr. Romero, o gaúcho José Lutzemberger já falava disto nos anos 70. Só procurar na internet.
Década de 70 não se falava em aquecimento global. A cidade do Recife e regiao metropolitana sofria com as inundações no perÃodo das chuvas, com água chegando a quase 2 metros dentro das casas . Algumas pontes pontes foram danificadas. A solução foi a construção de uma barragem ( Tapacurá ) e outras medidas menores. Pontos do Recife estão abaixo do nÃvel do mar e a cidade é cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe.
Da pra notar que o governador tem uma maozinha nisso !Noto tbm que ele nao agradece enfaticamente a rapidez do governo federal em tomar uma atitude tao rapida em socorro ao povo gaucho ! Seria pra nao desagradar a ala extremista ? So Deus sabe !
Alguém acha que esse governador, os donos do agro, empresários, polÃticos e afins endinheirados estão se importando com alguma dessas milhares de vÃtimas (fatais ou não)? Vão é lucrar mais e mais com isso, com o desmonte das leis ambientais, com a exploração desenfreada dos recursos naturais, com a exploração do povo até o fim! Podemos lutar até o fim, mas estamos perdendo de lavada... O começo do fim já começou.
Que o povo não se esqueça e nunca mais vote em deputados ruralistas e negacionistas das mudanças climáticas.
Enquanto a comunidade cientÃfica é unânime em apontar a atuação humana de destruição do meio ambiente como causa das enchentes que devastam várias regiões do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o vice-prefeito Ricardo Gomes, que já trabalhou com Van Hatten, atua na produtora Brasil Paralelo, disseminadora de conteúdos negacionistas sobre as mudanças climáticas. Saiu no Icl notÃcias. Vale lembrar, bilionário gaúcho Guerdau, da operação Zelotes de fraudes, faz parte do conselho da Brasil Paralelo.
E como este sr. será responsabilizado? Ou não será?
Vamos observar o comportamento do eleitor gaúcho nas eleições de outubro. Aà saberemos se esse estado tem ou não futuro.
Não será. Se bobear reelege alguém
Todas as dezenas de mortes, desaparecimentos, os milhares de desabrigados e destruição do território gaúcho vai pra conta do governador por contribuir com a destruição da proteção ambiental no estado, para os deputados coniventes com tal crime, para Ricardo Salles que é um ideólogo da destruição ambiental no paÃs, nos partidos do centrão e centro direita que se uniram para desmontar o código de proteção ambiental e a população gaúcha que elegeram esses polÃticos criminosos.
Teremos eleições em outubro, ai saberemos se esse estado tem ou não futuro.
Leite estragado e derramado. Governador negacionista e com tragédia ambiental sem igual precisa ser processado por irresponsabilidade e sair ou ser expulso da vida polÃtica. Portas do dique de Porto Alegre estavam sem manutenção e não puderam ser fechadas. O prefeito também é irresponsável.
Sabe o que vai acontecer? Nada. Daqui a 6 meses o Leite vai continuar destruindo as proteções. Ele e o congresso brasileiro. Aà o Pantanal vai queimar como nunca, e continuarão "flexibilizando" as leis e promovendo isenções para os monocultores, e assim, vai, até que não consigam plantar mais nada, e provavelmente vão pedir anistia para os empréstimos bilionários quase sem juros. São parasitas da terra e da população. Olhem para Brumadinho: a Vale está cada vez mais rica, indenizações pÃfias...
Vamos observar o comportamento dos eleitores gaúchos nas eleições de outubro. Aà saberemos se esse estado tem ou não futuro.
Exato! Ele e sua trupe nunca serão responsabilizados. Logo todo mundo esquece isso e vota num negacionista pra presidente e governador.
E é isso mesmo... Eu perdi as esperanças já. Pobre dos meus filhos que vão crescer num mundo em franca decadência.
Bolsonaro, Salles, Leite e Tarcisio são quadrigêmeos siameses, e seu pouco caso para com o meio-ambiente não poderia ser mais claro. Preconizaram um passar da boiada mas, previsivelmente, a boiada se afogou. Enquanto enganam os eleitores com pautinhas morais e combatem a esquerda de forma neandertal, encomendam o fim do mundo. Espero que agora o povo gaucho aprenda a lição, passe a olhar para o que realmente importa e pare de eleger os trogloditas do agro.
Espere sentado.
Eu achei que fosse um breve momento de embriaguez quando o ser perverso foi eleito; mas não, a perversidade está entranhada. O que acontece agora durante a tragédia do RS, com uso em massa de fakenews para atrapalhar o socorro de vÃtimas e assim atacar opositores polÃticos, junto com a publicidade do desmonte ambiental, que sem o desastre, ficariam ocultas; mostra o nÃvel do sarrafo moral dessa direita. Agem diuturnamente pela destruição ambiental e para boicotar o paÃs como objetivo polÃtico.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Leite mudou quase 500 normas ambientais em 2019; especialistas criticam gestão Voltar
Comente este texto