Poder > Invasão holandesa há 400 anos teve guerrilha na BA, resistência de bispo e impacto global Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Para os que acham que colonização holandesa era melhor que portuguesa, eu recomendo que se olhe para o Suriname ou Indonésia. Nada contra os dois paÃses, mas apenas pensem. Colonização de exploração é outro patamar, diferente do que teve a América do Norte.
"Já os chefes africanos que haviam aderido à s tropas dos PaÃses Baixos pagaram com a vida e foram enforcados em praça pública." Que passagem reveladora do cerne do conflito entre Estados-gangues europeus do lado de baixo do Equador. A tentativa de tomar Luanda, maior hub do tráfico transatlântico, só confirma o que estava em jogo. A parte em que o lado invasor faz uma razia pelas vielas em busca do açúcar tem repercussões muito óbvias na atualidade.
Corrigindo: A parte em que o lado invasor faz uma razia pelas vielas em busca do açúcar tem certas ressonâncias na atualidade. Acrescentando: Passam uns duzentos anos, Napoleão perde mais tropas tentando retomar o Haiti do que na batalha de Waterloo. Era disso que as gangues nacionais europeias tinham medo, eis o leitmotiv do terrorismo de Estado contra pessoas negras e combativas.
Certamente, se eles tivessem insistido e conseguido, hoje serÃamos melhores.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A acentuada cultura artÃstica e literária na região, muito mais presente que no restante do paÃs, foi uma das heranças deixadas pelos holandeses.
MaurÃcio de Nassau, governador holandês, desenvolveu bastante a economia de Pernambuco, além de promover a cultura e a ciência. Se Recife tem hoje um patrimônio histórico invejável, devemos isso aos holandeses. Provavelmente se eles tivessem continuado lá, o Nordeste, quiçá o Brasil, estaria mais desenvolvido porque a ideologia dos holandeses era e é mais evoluÃda que à dos portugueses, apesar de também explorarem suas colônias.
Quem sabe se o nordeste tivesse sido colonizado pelos holandeses ou ingleses, teriam se desenvolvido e se tornado um paÃs próspero e produtivo.
Sim, como o Suriname...
Os Holandeses já na época eram bem desenvolvidos em terra e em mar. Em Recife deixaram obras pra sempre com a tecnologia de domÃnio de águas que garantem seu PaÃs contra a ação do mar. O Czar Pedro aprendeu muito com eles e praticamente criou as bases da cidade de São Petersburgo.
Uma guerra do tráfico. No caso tráfico de açúcar e escravos.
exatamente !
Holanda vendeu o território ao Brasil
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Invasão holandesa há 400 anos teve guerrilha na BA, resistência de bispo e impacto global Voltar
Comente este texto