Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Como sempre ótima análise do Banco Central que o seu presidente toma condução politica. O Banco Central é hoje uma bola de ferro enorme que os brasileiros tem que carregar.

    Responda
  2. MARIA F LUPORINI

    Difícil entender como um país com os fundamentos macro e microeconômicos do Brasil precisa pagar a segunda maior taxa de juros reais do mundo (perdendo apenas para a Rússia em guerra) e a quinta taxa de juros nominais também do mundo, mais do que economias extremamente vulneráveis. É ideologia e não técnica. E decisão política do presidente do Bc e não decisão técnica.

    Responda
    1. José Cardoso

      Maria, a taxa real deles está no mesmo nível da nossa.

    2. MARIA F LUPORINI

      Veja os juros reais no México, José. Nada, nada justifica a segunda maior taxa de juros reais do mundo. E tínhamos a primeira taxa de juros do mundo, até este governo começar a cobrar responsabilidade de CN. Se não fosse a pressão contra a ideologia mascarada desse senhor, ainda estaríamos pagando mais de 100 bilhões a mais do orçamento para banqueiros. Nada justifica tecnicamente as decisões dele.

    3. José Cardoso

      Maria, a taxa de juros está em 11% no México, país bem semelhante ao Brasil.

    4. Rodrigo Castro

      Fica tranquila Maria. Da mesma forma que vimos sob Dilma/Tombini, a partir de dezembro veremos também decisões não-técnicas, populistas e alinhadas ao atual presidente. A diferença é que a última vez que isso foi feito, 10 anos atrás, levou o país à maior recessão em 100 anos. Vamos aguardar pra ver o resultado dessa vez

    5. MARIA F LUPORINI

      E o Lula, e o PT? A questão aqui são as decisões políticas e ideológicas de Campos Neto, que teimam em travestir de técnicas.

    6. Rodrigo Castro

      É que o PT governou em 15 dos últimos 22 anos e isso é pior do que qualquer guerra ou economia extremamente vulnerável.

  3. MARIA F LUPORINI

    O absurdo é uma parte, cada dia menor, felizmente, achar que Campos Neto toma decisões "técnicas". O homem é só ideologia e vontade de transferir os bilhões do tesouro para si mesmo e para seus pares.

    Responda
  4. Eduardo Giuliani

    Excelente coluna. O ponto mais importante é atrelar a remuneração dos membros do Copom ao crescimento da renda real dos brasileiros. Sugiro um bônus anual de pelo menos R$100 milhões a ser distribuído aos 9 membros para crescimento de 10% ao ano. Desta forma, reduzindo o custo do agente, podemos evitar a perda atual de R$1 trilhão de poupança fiscal por ano. Precisamos com certeza remunerá-los acima do que o mercado financeiro está pagando.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Observe que digo renda REAL, ou seja, levando em conta a inflação. Quem acha que juro combate inflação relevante acredita em papai noel e em Adão e Eva. Inflação, ou seja aumento de preços para adequar oferta e demanda, deve ser respeitada. Laissez-faire. Liberal que ganha dinheiro com juro e foge de método científico acha que isto não é relevante. E misturam hiperinflação de impressão de papel moeda com inflação de mercado.

    2. MARIA F LUPORINI

      Boa ideia.

    3. Rodrigo Castro

      A inflação que será gerada também fará parte do cálculo? Ou isso a gente empurra pra baixo do tapete?

  5. Peter Janos Wechsler

    Parece-me que o grande problema do nosso BC é a politização, não importa de cada lado. O mesmo raciocínio vale para o STF. O BC deveria cuidar exclusivamente da política monetária com autonomia sem interferência do poder executivo. Todos os países desenvolvidos têm um BC autônomo. Greenspan foi presidente do FED durante os governos Reagan, Clinton e Bush de partidos diferentes. Os BC individuais dos Países da UE estão submetidos às regras do BC europeu. O objetivo é manter a política longe.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Só se for em Pindorama

    2. MARIA F LUPORINI

      Tudo é política. Banqueiros e rentistas decidindo o nível de atividade econômica é política. Tem que entender o conceito ampliado da palavra.

  6. José Cardoso

    Um bom texto, que vai além de simplesmente elogiar o governo, como é o costume do colunista. Só sinto falta de comparações com países mais semelhantes ao Brasil (México por exemplo). Os EUA, que emitem a moeda global, são diferentes demais de nós para serem imitados sem muita filtragem.

    Responda
  7. PAULO CURY

    Gostaria de ver publicado os salários do banco central, para vermos a miséria que eles vivem Quem opta por ser funcionário público não pode comparar salário com a iniciativa privada. Lá tem o risco do facão e a produtividade.

    Responda
  8. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Excelente artigo. Objetivo, racional e realista. Por outro lado, os comentários com réplicas e tréplicas são excelentes, idem. Entretenimento garantido. Parece debate da turma do oitavo ano do Fundamental. E alguns têm ousadia para acusar o brilhante colunista de *sem-doutorado*. Rindo alto aqui.

    Responda
  9. Fatima Marinho

    Finalmente um visão de um possível BC, mais aberto a ouvir a sociedade e não o “mercado”abstrato. Campos Neto vai a eventos com especuladores para antecipar decisões sobre juros. Um vergonha, um traidor que entrega o país as hienas que se deleitam com a carne do povo.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Rodrigo, sinto muito, debate de opinião é escutar e ser escutado. Até agora vc apresentou ideias genéricas, cheia de clichês. Não mostrou experiência ou conhecimento inovador. Sinto se eu não soube compreendê-lo, ler por detrás das suas mensagens. Não sou economista, entendo de controle e classificação de doenças, desigualdade e violência contra mulheres e meninas. Em nome dessas vítimas me posiciono. Jamais vou admitir que pessoas venham depois de pagamento de juros. Isso não seria humano.

    2. Rodrigo Castro

      Fátima, como é lamentável debater com gente como você, que se acha tão moralmente superior. Que arrependimento ter gastado aqui meus 10 minutos como uma pessoa que se acha melhor que os outros sem sequem saber quem é o outro. Fico feliz por saber que isso diz muito mais sobre você do que sobre mim! Continue votando nos vendedores de ilusão, de soluções fáceis, nos que visam manter os pobres, sempre pobres como o PT.

    3. Fatima Marinho

      Rodrigo, o pior que pode acontecer com os mais pobres é gente como vc assumir posição de poder. Gente má, sem empatia, com discursinho ininteligível cheio de uma suposta racionalidade. Passe fome, vá morar em uma comunidade, vai te fazer bem sentir o outro lado, não ver a pobreza como uma paisagem que passa pela janela do seu carro caro. Remoto controle.

    4. Rodrigo Castro

      O fato de lidar diretamente com a população vulnerável não desobriga alguém a entender o mínimo de economia, ainda mais quando vem comentar aqui. Nessa altura, já deveria saber que a inflação é o que de pior pode acontecer aos mais pobres. Continuem achando que o maior problema é o juro da dívida, seu político de estimação quer que você pense exatamente assim, enquanto ele gasta muito e gasta mal o dinheiro de todos nós.

    5. Fatima Marinho

      Daniel, economia eh pura especulação para enriquecer os ricos. Vc deveria fazer um estágio comigo na Universidade, vou te mostrar como é a vida da maioria da população pobre, verás o sofrimento nos olhos dessas pessoas, verás o que deveria ser um economia com visão social, que o pouco que fazemos realiza um milagre e o quanto poderia ser feito para mudar trajetórias . Econoplanista é vc que não vê alem do discursinho dos juros altos e dos economistas cabeça de planilha. Abre o olho.

    6. Daniel Marques

      Fatima econoplanista, negacionista de responsabilidade fiscal, tem saudades da Dilma interferindo no BC e levando o Brasil na pior recessão da historia. O brasileiro vai sentir saudades do CN.

    7. Fatima Marinho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    8. MARIA F LUPORINI

      Nós entendemos que "o povo" iria preferir que 700 bilhões de reais fossem alocados em políticas públicas para o seu bem-estar e no desenvolvimento socioeconômico do Brasil, ao invés de pagar juros absurdamente altos (os segundos do mundo) para um por cento da população.

    9. MARIA F LUPORINI

      Deixa, Fátima. O Rodrigo acha que fala pelo "povo".

    10. Rodrigo Castro

      Fátima Marinho, você se superou no comentário. Não bastasse usar baixo calão como "machos" e preconceito descarado como "donas de casa", eu te garanto que o Povo sofreu muito mais pela recessão brutal, pelo aumento descontrolado dos preços depois do represamento, do que pela redução dos juros na marra. Seu comentário mostra seu total desconhecimento de economia e explica muita coisa!

    11. MARIA F LUPORINI

      Parabéns, Fátima!!

    12. Fatima Marinho

      Rodrigo, não acredito que Dilma causou tanto desastre econômico que os machos que a substituíram não conseguiram resolver. Falta a vc empatia com o povo que sofre, que passa fome, que não tem esperança. Esse povo não pode esperar o mercado dizer quando baixar os juros e dar permissão para eles se alimentarem. Hienas se alimentam da carne do povo, quanto pior melhor para as hienas, veja como riem.

    13. Rodrigo Castro

      Fátima Marinho, você me parece ser daquelas que acham que Dilma e Mantega fizeram tudo certo e que até hoje não entende o papel de ambos na maior recessão que enfrentamos em 100 anos e da qual, mais de 10 anos depois, ainda nem saímos. A partir do ano que vem, as decisões que desembocaram nesse desastre tem tudo pra se repetir, é uma pena que vocês não queriam aprender nada, nem como o que vivemos ontem mesmo.

    14. Fatima Marinho

      Jose Cardoso, o déficit brasileiro tem nome – dívida pública -, tem agente – os juros cobrados – tem beneficiários – os titulares de renda financeira -, tem as vítimas – clientes pessoas físicas, jurídicas e Tesouro. E tem consequências terríveis: desviando recursos da saúde, educação, inovação, das universidade, da infraestrutura. (Luís Nassif). Queremos que acabe a desigualdade e a fome. Até agora alimentamos as hienas e o povo fica de fora da festa estacionando os carros.

    15. José Cardoso

      Fátima, realmente o Estado, ao contrário de uma dona de casa, pode emitir dinheiro. Mas isso só torna a administração mais difícil pela falta de um limite claro para as despesas. Porque o 'Estado', ao contrário da idealização de muitos, é controlado por 513 deputados, 81 senadores, além de milhares de prefeitos e vereadores.

    16. Fatima Marinho

      Rodrigo, pareces uma dona de casa. A economia do Brasil é maior que a economia doméstica. Administrar finanças de um país não segue sua lógica de dona de casa. País precisa crescer e investir, mas vc quer o país em uma camisa de força , que vai tolher os movimentos e jogar a economia em uma inércia enquanto os especuladores ganham rios de dinheiro.

    17. Rodrigo Castro

      Enquanto a despesa do governo não couber dentro do orçamento, não adianta falar em ações do BC para a sociedade. O dia que vocês entenderem isso, o debate vai ficar muito mais fácil.

  10. Daniel Marques

    O ilustre comun.. colunista, onipresente em veiculos independentes como Carta Kappital e Brasil 24 por 7, quer Dilmar o Banco Central (revisitem declarações da ensaccaddora entre 14 e 16) com a mesma ladainha do viés social para uma instituição que tem como missão preservar o controle da inflação e a atividade econômica. Tem gente que realmente não aprende com os próprios erros.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Fatima: errar é humano mas insistir no erro é petralhice.

    2. Fatima Marinho

      Que bom que podemos ter acesso a outras visões de mundo e de banco central. Toda unanimidade é bur ra, já dizia Nelson Rodrigues.

    3. Rodrigo Castro

      E petista lá aprende alguma coisa? Falam muito do que o Bozo fez pra tentar se reeleger e esquecem convenientemente do que Dilma fez pra se reeleger, segurando preços de combustíveis e empurrando pra depois da eleição o desastre, que não só aconteceu como veio em proporção muito maior pelo oportunismo eleitoral. Estamos prestes a repetir essa história a partir do ano que vem com um BC "alinhado" aos interesses petistas. Deus nos acuda...

  11. NACIB HETTI

    No fim quem manda, mesmo, é a Faria Lima.

    Responda
  12. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Excelente artigo. E a prova de que o é se dá pela revolta dos reacionários proto-fascistas que pensam que são neoliberaizinhos. Midi-cults que reclamam doutorado do autor sem que os seus títulos (se é que os têm) sirvan para alguma coisa realmente relevante.

    Responda
  13. andre lunardelli

    Nem doutorado em um curso de economia de verdade o autor deste artigo tem - eh doutor em “economia do desenvolvimento.” Na USP, instituição onde ele cursou, há 2 cursos de economia - um em São Paulo e outro em Ribeirão Preto - são eles que realmente interessam na avaliação da instituição, e eh neles que dao aula e orientam alunos os professores que tem publicações relevantes.

    Responda
    1. IVAN MATHIAS FILHO

      Alguns economistas gostam de esquecer que economia é ciência social, embora use ferramentas da matemática para dar suporte às teorias econômicas. Sendo assim, não existe essa dicotomia entre decisões técnicas e políticas. Governos de todos os países adotam políticas econômicas, isto é, decisões de caráter técnicos para implementar decisões políticas.

    2. andre lunardelli

      O ponto principal é que Campos Neto tem feito um bom trabalho, e estas críticas vem justamente quando ele e os diretores indicados por ele votaram de forma técnica, enquanto os indicados no atual governo votaram de forma política.

    3. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Excelente artigo. E a prova de que o é se dá pela revolta dos reacionários proto-fascistas que pensam que são neoliberaizinhos. pretendentes a midi-cults que reclamam doutorado do autor sem que os seus títulos (se é que os têm) sirvam para alguma coisa realmente relevante. André, você pensa que é um liberal. Não, você é um bolsonarista. Simples assim.

    4. IVAN MATHIAS FILHO

      Deixa de ser enrolador!!! Qual é a relevância de ter doutorado em economia para discutir esse assunto? Essa é uma questão política e que será votada por deputados e senadores que nem jardim da infância completo têm. Bote a cabeça para funcionar. Não precisa ser doutor para tal.

    5. Jaqueline Mendes de Oliveira

      PhD/Doutorado, o título per se, não confere atestado de inteligência acima da média a ninguém. E, a depender do programa de pós-graduação, sequer atesta notório saber. Ademais, o despeito de alguns leitores aqui é óbvio e ululante (trocadilho intencional). Inveja mata.

    6. SERGIO PAN

      Isso se chama inveja,Andre...vc não tem argumetos e precisa falar essa besteira...

    7. Fatima Marinho

      Invejinha?

  14. José Fernando Marques

    Os que prestem atenção podem ver: a opinião dos trabalhadores sumiu das discussões de governo e do próprio noticiário há pelo menos uma década. É hora de voltar a ouvir e de ouvir melhor a todos os atores da economia.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Opinião dos trabalhadores?!

  15. Florentino Fernandes Junior

    Controle social do banco, deficit democratico do bc, legitima discursao com a sociedade.. é serio?

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Controle do sistema financeiro é feito pelo sistema financeiro. Desde sempre.

    2. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

      Porque não? Hoje o BC é só instrumento da especulação, de forma a fazer drenar para os cofres dos grandes especuladores, mediante essa política de juros altos, bilhões da economia nacional!

    3. andre lunardelli

      Acho que até os petistas mais esclarecidos sabem que este artigo eh 100% nada a ver. Campos Neto tem apenas cumprido, de forma muito bem feita, sua obrigação - a taxa de juros subiu no governo anterior, e antes de na maior parte dos outros países, e a inflação está convergindo para meta (e cabe lembrar que ainda está acima dela).

  16. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Logo vai piorar .. Lula está se coçando pra tomar posse..

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Deve piorar para vc, para o povo vai melhorar.

    2. Eliana Kling

      O coelho Goiato Gaiato, é um gozador.

    3. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

      Vc como um grande especulador, ops!, investidor, deve estar muito apreensivo, né?

  17. Fernando Alves

    E ainda alguém acredita em liberdade de pensamento quando quem vem criticar o argumento ignora que as propostas são adotadas pelos BCs dos países desenvolvidos e dão chilique por causa da palavra "social" no texto.

    Responda
  18. Simone Rodrigues

    Excelente artigo! Um texto desse deveria ser muito divulgado e explicado para que as pessoas entendam que as políticas ditadas pelo BC afetam muito a vida delas.

    Responda
  19. Marcos Benassi

    Eita, caríssimo, artigo desassombrado e instrutivo - quem sabe das coisas, faz-se entender e contribui cognitivamente (no caso específico, até eticamente) para com o leitor. Muito grato, dotô.

    Responda
  20. Nelson Vidal Gomes

    Artigo brilhante e memorável! Senão como de absoluta correção técnica, de completa e honesta preocupação institucional. Coisa que tem faltado à petistas e bolsonaristas. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  21. José Ricardo da Costa Aguiar Alves

    O Autor não sabe o que é, como funciona e para que serve um Banco Central. Pretender transformar a autoridade monetária em um Centro Acadêmico, “furar a bolha”, “controle social”, etc. é risível. Eu preferia nunca ter lido esse artigo, provocou vergonha alheia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E se acha um jenyo com esse comentário, né não?

    2. JOSE ALBERTO AMARANTE JR

      o exemplos que ele usou dos EUA nao te dizem nada, gênio? aprendeu sobre economia no youtube e a ler no tiktok.

    3. Hernandez Piras

      Todas as sugestões do colunista foram fundamentadas no exemplo do Fed: Ele não sabe como opera um Banco Central? Quanto ao controle social, todo órgão público deve estar submetido ao mais estrito controle por parte da opinião pública. A prestação de contas é inerente a toda atividade da administração pública.

  22. Rafael de Carvalho Cardoso

    O brilhantismo e o senso de realidade dos argumentos do Professor André revelam a razão pela qual ele dificilmente é chamado para opinar nos grandes veículos de comunicação, cujos comentadores invariavelmente integram o mercado financeiro.

    Responda
  23. Rocia Oliveira

    Excelente

    Responda
  24. paulo werner

    BC criou um novo título de nobreza: a expectativa. Quem tem expectativa consultada, tem cidadania econômica, interesses preservados, poder de persuasão e até humor matinal minuciosamente avaliado. Sem esse distintivo, o caboclo terá de ouvir: da sua expectativa, sabe melhor o vendedor de juros. O q é bom p/ o *sem expectativa*, atrapalha o país. Quem tem expectativa cidadã, movimenta bilhões só fazendo cara feia pros 0.75 de inflação acima da meta.

    Responda
  25. Gilberto Rosa

    Sério, eu não entendo como na mesma folha existe um maravilhoso franco atirador como Rocaglia, dividindo espaço com essas coisas como Demétrio, Vinícius, Pondé, Kramer, Joel e outras things bizarrias. Sabe quando ficamos muito felizes com uma simples honestidade intelectual, o que seria algo extremamente normal, mas no meio de um monte de calunistas jagunços e fake news parece uma super virtude divina?

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      É ruim ler o contraditório, né Gilbertinho? Pra você a imprensa devia ser toda alinhada ao governo (desde que seja esse, claro). Mas aos poucos, com a censura já em vigor, já estamos chegando lá.

    2. Gilberto Rosa

      Sem esquecer Helios e Brunos no bando. Salvas para o lindo Kfouri, outro moicano.

  26. paulo werner

    Os bancos centrais europeus e americanos têm.q aprender com BC do Brasil. Cultiva a maior taxa de juros reais do mundo pra uma inflação de 3.75 e meta de 3, exclui o setor produtivo.de suas consultas, ignora mandato estatutario pela preservacao do pleno emprego e ainda encontra parcela significativa da população a defender a propaganda dos fundamentos técnicos de sua atuação.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Sobra ideologia e cinismo em Campos Neto e falta técnica. Péssimo gestor.

    2. Gilmar Maghenzani

      Quem defende o traidor são os bolsonaristas, portanto não devemos dar atenção

  27. Vital Romaneli Penha

    Se como escreve o articulista o mercado quer a autonomia,onde está o poderoso mercado para ter os votos a favor do Congresso,lobby muito menos poderoso consegue.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O lobby está rondando os políticos

  28. Rodrigo Castro

    Artigo completamente sem pé nem cabeça, mas nenhuma surpresa que o proponente de "controle social" para o Banco Central seja alinhado com os que querem o controle da mídia desde sempre, por exemplo. Fica tranquilo André, em dezembro o atual presidente coloca seu próprio presidente do BC de estimação e tem tudo pra repetir o desastre da Nova Matriz Econômica de 10 anos atrás.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Gilberto, a sua inocência (ou ignorância ou falta de caráter mesmo) continuam me impressionando. Essa estatística sua de média no mundo considera que na Índia foram perdidas 500 mil vidas pra 1,5 Bi de pessoas? E na África, com 1,2 Bi perderam-se 250 mil vidas? Dois lugares que tem estatísticas "muito confiáveis", pra mencionar só 2 lugares. Por sinal, o governo do seu querido Alberto Fernandez teve o mesmo "desempenho" do Bozo. E vc acha que o descondenado faria muito diferente...

    2. Gilberto Rosa

      Típico Bolsonarista, com pé, mas sem cabeça para entender o colunista, o que não é qualquer problema, não levasse a cair na manipulação de fakes básicas, que o levam a ainda apoiar o monstro das joias.

    3. Gilberto Rosa

      Castro, até nisto as fakes te enrolam. Entre quase duzentos países no mundo, o Brasil está no grupo dos 10 por cento piores, com 3.3mil vidas eliminadas por milhão de habitantes, quando a média mundial foi de 0.9mil diferença de 2.4mil a mais, que multiplicado pela população de 215milhões, dá 516mil, ou seja, meio milhão se foram a mais por completo descaso. Se não conseguir entender os cálculos, me avisa, se bem que acho não muda tua fé nas fakes e no que originou isto.

    4. Rodrigo Castro

      Gilberto Rosa, o Brasil teve 700 mil perdas pelo Covid, o que dá 3.278 por milhão de habitantes. Na sua opinião, tivemos um excedente de 500 mil na comparação com a média mundial, que daria 200 mil na sua conta, ou 937 por milhão. Como referência de países do porte do Brasil, em perdas por milhão: USA 3.313, México 2.612 e vizinhos Chile: 3.274 e Argentina: 2.867. E EU sou propagador de Fake News? Tenha dó, né? Até pra você, isso é demais!

    5. Gilberto Rosa

      O maior desastre das ultra galáxias extra terrenas, com 400bi de reservas Ainda acha que salvou o país o Bolsoguedes, dos 51 aps no dinheiro, do golpe, dos mais de meio milhão de vidas a mais do que a média mundial do covid permitiria, das privatizações por joias, gasolina, Damares, Salles e tudo mais. Castro é a prova cabal da urgente necessidade de regulamentação das mídias sociais e condenação de distribuidores de fake news, estruturadas e financiadas.

    6. Rodrigo Castro

      Sempre o Gilberto Rosa pra nos lembrar que o PT, apesar de ter protagonizado o maior desastre econômico dos últimos 100 anos através de ações que eles agora buscam repetir, tem uma base de fanáticos e incautos que garantirão aqueles 30% de ótimo. Depois da terra arrasada, precisam de alguém de centro-direita pra nos tirar da beira do abismo. Impopulares (é claro, afinal não distribuem dinheiro a rodo), ficam pouco tempo no cargo e cedem seu lugar para os populistas de sempre. E o ciclo se repete

    7. Gilberto Rosa

      Sempre o Rodrigo pra nos lembrar do perigo que ainda representam as mentes bolsoguedistas que se informam por fake news. Por sorte aos poucos vão reduzindo, mas como a enchente, causaram muito estrago.

    8. Fatima Marinho

      Viva Dilma!

    9. Gilmar Maghenzani

      E vc que não entende de economia?

    10. Gilmar Maghenzani

      Paulo comunista?, kkkkk continue eu ainda consigo rir

    11. Rodrigo Castro

      Gilmar, faz uma aula de pontuação e depois volta aqui pra comentar

    12. Gilmar Maghenzani

      Sem pé e nem cabeça é o seu comentário, pq quem queria controlar a mídia era o seu herói e depois o André e professor em economia e vc o que é?

    13. Maria Pirlin

      Vc passou por cima de tudo que o colunista escreveu sobre o exemplo do Fed e da UÉ? Tirou do contexto para ter um xiliquinho neoliberal?

    14. paulo werner

      Esse André é comunista! Ele acha que democratizar as expectativas consideradas pelo BC (como fazem na UE e nos EUA) daria maior controle social sobre os fundamentos de seus relatórios. Insanidade! Sem pé nem cabeça, como vc disse! Se deixar, destroem carteiras d investimentos p estimular alocação na produção! Considerar expectativa d assalariado no relatório do BC? Quem são EUA e UE na fila do pão?

    15. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Vira essa boca pra lá, vai que ele coloca Dilma como presidente do banco central, ela agora tem experiência mundial e deve ganhar o Nobel de Economia.

  29. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Este senhor é uma herança maldita recebida do "governo" anterior. O uso de terno e gravata e o jeito limpinho e sóbrio não conseguem esconder a serviço de quem ele se coloca no Banco Central . Não tem poder para interferir em votações no Congresso, embora fosse esta a vontade do "mercado", mas enquanto estiver lá tem poder para transferir bilhões de reais da sociedade para os bancos e "investidores". Somente neste ultimo copom serão onze bilhões.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois e verdade, o pior que pessoas criticam professores de economia qdo falam que o juros está alto, qdo o Nobel tbm diz e vem os economistas de plantão do ZAP dar pitaco

  30. Humberto Isidoro

    Campos Neto, o zelador das contas públicas, não deu um pio qdo o inominável pra tentar ganhar a eleicao deu grana pra taxista, caminhoneiro, zerou os impostos dos combustíveis, principal recurso das prefeituras e estados, levando ambos a falência. Foi um rombo, e ainda é de mais de 300 bilhões. A taxa de juros reflete a irresponsabilidade do inelegível e de Campos Neto. Aliás foi botar com camisa amarela.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Perfeito, Humberto. Após o governo BolsoGuedes atualizou-se o conceito de herança maldita.

    2. Gilmar Maghenzani

      Será que o Rodrigo leu o seu comentário?

  31. RAUL MASCARENHAS

    O interessante é a expressão "discutir com a sociedade". Como não se faz plebiscito nesse país e os representantes da sociedade estão no congresso, podemos dizer que estamos mais dentro d'água que o RS.

    Responda
  32. andre lunardelli

    Um economista p deixar a petistada feliz e tentar levar o país p o buraco populista...

    Responda
    1. andre lunardelli

      Prezado Humberto, a taxa de juros subiu com na época de Bozo, e antes de ter subido na maior parte dos outros países. Assim Campos Neto tem simplesmente cumprindo muito bem sua obrigação - apresar da gastança, que já era ruim no governo anterior e piorou muito no atual, a inflação está se aproximando da meta.

    2. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Daaaaaaaaaaagugudada

    3. Humberto Isidoro

      Bom mesmo era qdo Campos Neto fechava os olhos pra gastanca do inominável pra tentar ganhar a eleição. O Brasil todo paga essa taxa de juros pelas ações do inominável. São bilhoes drenados para a banca sem qualquer reação do Campos Neto que ainda foi votar com a camisa da seleção e depois descoberto em um grupo de ZAP bolsonarista. Alguma palavra André Lunardelli?

    4. Rafael Lopes

      Um comentarista q não entende nada de nada vindo aqui fazer graça.

    5. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

      Cara vc é muito tá pá do

  33. SIMONS SILVA

    Excelente análise, professor! É exatamente isso: Campos Neto promoveu o desmonte do BC. A esperança é que temos um Galípolo a caminho, um Haddad na Fazenda e um Appy como secretário.

    Responda