Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aderval Rossetto

    Enchente é culpa das agrícolas intensificados pela migração dos descendentes de agricultores sulistas, desmatando a Floresta Amazônica no MT/PA além de um quinto legal; e extermínio dos Campos Nativos nos Pampas a preservar, reduzindo a infiltração de precipitações nos solos nas nascentes dos rios. Por fim, a negligência em falta de manutenção no sistema de contenção existente em Porto Alegre. Nossa culpa eleitoral !!

    Responda
  2. Eliane Morosini

    Pra construir cidades em novos lugares vao desmatar mais áreas verdes ou já está tudo desmatado pra plantar soja e criar gado?

    Responda
  3. Andre Moraes

    Mais uma previsão de especialista acontecendo; até então, no Brasil só tínhamos nos deparado com migração de população para outros territórios por conta de avanços do mar e seca aprofundada, agora a população de forma inédita começa a se mover por conta de fenômenos climáticos extremos como ciclones, chuva e cheias. E há quem continue a desacreditar as mudanças climáticas e dizer que é pauta de esquerda. Acordem, mandem esses viga-ristas para o esgoto, é o futuro dos nossos filhos e netos.

    Responda
  4. JERONIMO JOSE Pereira

    Eldorado do Sul foi devastada, é um loteamento realizado com aterro sobre um banhado, anualmene tem enchente. É uma cidade que não pode voltar para o mesmo lugar, pois vai continuar sofrendo a mesma coisa. Não sei do custo, mas precisa sair dali, as vidas não tem preço, e ser alocada para um local mais seguro. Se continuarmos a fazer a mesma coisa, o resultado vai ser sempre o mesmo.

    Responda
  5. João Batista Tibiriçá

    A gente entende q reconstruir uma cidade em outro lugar é uma tarefa quase insana. Mas quando se quer fazer um lago para hidrelétrica, já foi feito. Entretanto é uma solução difícil. Construir um supercanal? Reflorestar as margens? A solução, acredito, não é só técnica precisa ser discutida com as comunidades. Coisa impensável até agora. A indústria imobiliária precisa participar, para entender pq o setor precisa de regulação forte. Muitas cidades brasileiras estão à beira de um vale.

    Responda
  6. Ernesto Pichler

    A construção de canais de drenagem da Lagoa dos Patos seria uma grande melhora no escoamento, além de facilitar a navegação.

    Responda
  7. Antonio Neto

    Se 80% dos municípios do RS estão em áreas de risco, a iniciativa de mudar as cidades de lugar é irreal. A natureza mudou. A sociedade humana precisa evoluir e se adequar ao ambiente. No começo do século 20 a Holanda encontrou soluções brilhantes de engenharia, para ocupação segura de vastas áreas sujeitas a grandes inundações. Por que não estudar como foi projetado o sistema de bombeamento de água para o mar nos Países Baixos? Funciona até hoje; e o problema era bem pior que o nosso.

    Responda
  8. Antonio Melo

    O investigado por roubo de joias, pego em meio ao tráfico de drogas no avião presidencial, acusado de propinas, rachadinhas golpe de Estado, genocídio onfigena, etc etc; estaria de jet-ski debochando e rindo das vítimas das enchentes. Mas veremos o STF, voto a voto, condenar, pesadamente, os crimes da bozolandia,não sobrará um criminoso solto.

    Responda
  9. EDUARDO DE MELLO

    Não basta mudar a cidade, a água vai continuar subindo. Tem que mudar o capitalismo e regenerar as matas ciliares da foz até as nascentes, como manda a lei.

    Responda
  10. PAULO CURY

    Porto alegre não sofreu com chuvas e sim com inundação de chuvas em outros lugares, mas o verdadeira razão para ter sofrido está inundação foi a falta de um sistema de escoamento das águas acumuladas no Guaíba, um sistema que permitisse escoar a água do Guaíba para o mar na altura de Porto Alegre, por gravidade ou bombeamento Sofrerem por falta de visão e planejamento governamental

    Responda
  11. Paulo Júnior

    Segundo a ministra do 9 d3edos, disse que ainda não é tempo de ninguém ajudar ninguém!

    Responda
    1. Marcelo Gontijo

      Se fosse o bozo estaria andando de jet-ski. E você mente sobre a fala da ministra A fala dela foi essa: "não vai faltar dinheiro pro RS, o dinheiro vai chegar no tempo certo, que não é agora, porque não tem nem o quê liberar porque nós não recebemos as demandas dos prefeitos. Eles não sabem o que pedir porque a água não baixou"

    2. Eliane Morosini

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Ernesto Pichler

      Isso é mentira. Típica dos bozofachos.

  12. Edson José Neves Júnior

    Reconstruir cidades não faz sentido, ainda mais pra atender interesse de prefeitinho. A alternativa viável é incorporar as pessoas afetadas em outros municípios que não foram afetados pelas chuvas

    Responda
  13. Antonio Melo

    O negacionismo bolsonarista, e com suas fake new, deixou, deixa, e ainda deixará, um rastroode e destruição e mortes pelo Brasil, do excesso de mortes na Covid à catástrofe climáticas das enchentes, passando pelo genocídiodos ianomamis e pela fome até com fila do osso, além da falta de crescimento econômico e desemprego. Até qdo a ignorância elegerá esses políticos da extrema direita acabando com o Brasil? Cadeia, já!, pelos seus crimes.

    Responda
  14. Severo Pacelli

    Geógrafos de todo Brasil, já estudaram e avisaram desde sempre que construir sem planejamento, sem levar em conta relevo e clima é irresponsabilidade. O fruto da ganância da especulação imobiliária, somada a ganância do agro, que a tudo devastam está aí, só não vê que não quer. Escutem e apliquem as soluções dos profissionais geógrafos. No começo é difícil, afeta lucros, mas o respeito ao planeta Terra, é vida e vida em abundância.

    Responda
  15. Victor Saeta de Aguiar

    O estafermo que ocupa a cadeira de presidente deste país deu uma entrevista ontem dizendo que não dormiu pensando na égua que estava no telhado de uma casa. Ficou imaginando o que a égua estaria pensando enquanto estava sozinha em pé no telhado. Esse sujeito realmente não pode ver um microfone que faz proselitismo barato. É um debiloide que realmente jamais terá postura de presidente.Só serve para sindicatos mesmo.

    Responda
    1. Marcelo Gontijo

      Bom mesmo era o mito mandando um "não sou coveiro" para o povo sofrido do RS né.

    2. Antonio Melo

      Seu corrupto de estimação, que roubava joias e pego no tráfico de drogas no avião presidencial, estaria de jet-ski e debochando. Evoluímos muito moral e eticamente com Lula. De resto, logo veremos, voto a voto, no STF pesadas condenações à bozolandia, aguarde...

  16. Ademar Adams

    Como escrevem bobagem! “Municípios têm de mudar de lugar”. O município é abstrato, não muda de lugar. Quem tem de mudar é a cidade.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Bobagem é o seu argumento. Município não muda de lugar.

    2. Antonio Melo

      Pedantismo ridículo. Municipio tb pode ter o conteúdo latu sensu, sinônimo de cidade.

  17. LUIS FERNANDES

    Qdo o sistema indicou q estava falhando, pq a populacao a ser afetada não foi imediatamente informada pra se preparar e prevenir o pior? E o setor de engenharia, tendo em vista o aumento do volume anual de chuvas, pq nao redimensionaram o mesmo? Parecem erros fundamentais de prevenção e planejamento

    Responda
  18. Josue Oliveira

    Isso é o dever de casa dos prefeitos. Também há o caso das invasões dos acostamentos das estradas. Depois botam uma placa de 40 km/h para proteger os moradores. Quanto tem engarrafamento, tem também o arrastão.

    Responda
  19. Divino Eterno Pereira

    Uma ideia. Cercar toda a área inundável e declarar área de proteção ambiental. Colocar placas na cerca proibindo a construção de novas casas na área e também reformas. Indenizar a população que perdeu as casas e entregando à mesma novas pequenas casas com grande quintal para ampliação em áreas mais altas. Demolir todas as casas destruídas e manter polícia ambiental no local para impedir a construção de novas casas.

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Isso mesmo. Mas os prefeitos...

  20. José Cardoso

    Do ponto de vista de cada cidade isso é o correto a fazer. Não adianta construir no caminho das águas.

    Responda
    1. Ademar Adams

      É isso!

  21. Vito Algirdas Sukys

    No livro " O que é um Rio?" De Monika Vaicenaviciene lê-se: "Vó, o que é um rio? Um rio é um fio, diz a minha avó. Ele cria padrões bonitos, faz renascer campos e faz com que épocas e pessoas se encontrem". A avó da minha esposa disse: "Nunca construa sua casa próxima a um rio". Na sua sabedoria popular ela estava coberta de razão. Toda solidariedade aos gaúchos.

    Responda
  22. noel neves

    O planeta está dando sinais de rompimento do "estatus quo" climático. A situação de mudança já deveria ter ocorrido. Mas, ainda existem pessoas que acreditam que a terra é plana e continuam negando as evidências.

    Responda
  23. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Sei que o momento é de ajudar e não apontar culpados. Mas não dá pra fazer de conta que os administradores públicos(eleitos) não foram omissos desde tempos remotos até hoje por falta de planejamento urbano. Somando-se a especulação imobiliária e até a displicência das pessoas com sua própria segurança. Nunca vi projetos com áreas preservadas, ampliadas, proibindo construções para facilitar o escoamento de águas pluviais. Sempre o contrário, construções invadindo o caminho das águas. Triste.

    Responda
  24. Anna Amélia Meule

    pessoal: é justamente o churrasco um dos grandes causadores das enchentes. justsaying

    Responda
  25. Paulo Sakanaka

    Diversos municípios do Sul vão ter que repensar a sua própria existência. A questão não é saber "se" novos eventos do tipo vão acontecer novamente. A questão é "quando" isso vai acontecer. Pode ser daqui a 80 anos, mas pode ser no ano que vem.

    Responda
  26. Cleomar Ribeiro

    ... migrar, migra,..,migrar!!!... Moses, está lidersndo o êxodo, irmãs e irmãos!... Vámonos, nuestra estórias de amores tendrá que seguir!... Tem-se que subir peloenos UNs 200m de altitude, Planalto meridional é Sagrado e mágico igual! Lá em cima estarão seguros!...não faltará ouro para a transição!...

    Responda
    1. noel neves

      Prezado Cleomar, podemos expressar até em tupi guarani ou mandarim que todos vão entender nossos sentimentos.