Alvaro Costa e Silva > Chuva também é política Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fazer do problema uma oportunidade...esse deveria ser o mote. A tragédia do RS escancara o fracasso do Homo Sapiens em proteger seu próprio mundo, e sua vida. Marcha da Insensatez na veia. Qual o desenrolar possÃvel dessa história? Talvez, infelizmente, apenas repetiremos velhas posturas como: mobilizar o paÃs para ajuda; desmobilizar para o debate ambiental sério; distribuir culpas e xingamentos; e o gran final de sempre: não faremos nada...até a próxima tragédia.
Há de se nomear os polÃticos negacionistas do clima e aqueles como Leite que desmontaram planos ambientais para que não sejam mais eleitos. Que fiquem no ostracismo.
As bancadas do boi, da bala e da bÃblia trabalham alinhadas na regência da destruição, do golpismo e da teocracia. Estamos fritos com essa gente influenciadora da ignorância e da fé. Zeus nos acuda, pois Tupã tá bem brabo!
Que tenham seus nomes expostos pela mÃdia e redes sociais para que nunca mais sejam reeleitos. É por isso que estão espalhando fake news, para desviarem a responsabilidade que lhes cabe. Ricardo Sales e a deputada da oktoberfest são apenas alguns desses famosinhos que não devem ser reeleitos.
Salve a Dona Xakriabá, sêo Ãrvo, salve sua linda e exemplar colega de folha, a Txai SuruÃ. Salve o programa polÃtico de Ãndio, que nos protege as matas e águas. Salve as chuvas, que distribuem água mundo afora - se aquilo que fizemos com o planeta as torna perigosas, bom, é outra história. Salve Caramelo e os bombeiros que o resgataram, em honra à nossa parca humanidade. Salve a Civilização, sêo Ãrvo.
E verdade! O governador, ao invés de mandar um e-mail, ou telefonar, foi as redes sociais cobrar ajuda ao governo federal! O Prefeito de Farroupilha prefere fazer um vÃdeo, claramente pra agradar a sua base, e agride verbalmente um ministro de estado, sem sequer propor uma reunião ou dialogo, para a solução das suas reivindicações! O governador de Santa Cataria, também prefere as redes sociais, com o intuito de também lacrar! Alguém realmente esta preocupado com os desabrigados gaúchos??
Que esses nefastos à vida sejam expostos e nunca mais reeleitos. O pior é que alguns polÃticos bolsonaristas atribuam a catástrofe à falta de crentes em Deus. Se for por essa seara, poderia-se atribuir a tragédia ao carma de um estado bastante bolsonarista, o que por óbvio é também outro absurdo.
É triste que ao mesmo que milhões de pessoas se unem para ajudar de graça, os que recebem pra ajudar tentem atrapalhar. Que a chuva pare, a água baixe e os gaúchos consigam se recuperar
Talvez o Pablo Marçal, vá liberar a antecipação da restituição do imposto de renda, bolsa famÃlia, auxÃlios emergenciais, prorrogar o pagamento da divida, investir na reconstrução do Rio Grande do Sul, rolagem da divida do Estado, segurança e resgate com as forças armadas, força nacional! As falácias de que o estado atrapalha, não se sustentam! Talvez nos WhatsApp das tias, mas ai, a verdade e o que menos importa, só as narrativas de quem esta confortável, sentado no sofá!
Texto superficial e partidário, que somente contribui para o aprofundamento da polarização polÃtica. . A Folha de São paulo deveria ser mais cuidadosa neste momento.
Discordo, polÃticos negacionistas das mudanças climáticas e ou que sabotaram planos ambientais como o Eduardo Leite, têm que ser expostos e nunca mais serem reeleitos.
Discordo, o colunista nem cita partidos. Faz uma crÃtica equilibrada. O texto mostra que a polÃtica de interesses se infiltra até em situações em que a prioridade é salvar vÃtimas e não fazer negócio. Boa noite, Tito
Diante das evidências irrefutáveis das consequencias da devastação ambiental a sociedade deveria estar engajada em impedir o Congresso de cometer mais esse crime contra o paÃs e o futuro de nossos filhos. Mas hoje quem vai à s ruas são só os apoiadores do genocida, justamente quem não só defende mas pratica a destruição do meio ambiente.
Desmata tudo logo e extingue a humanidade ! a Salvação do planeta é extinguir a humanidade.
Ah, não se preocupe, Alex: o Putin e o Bibi se encarregarão da destruição completa. Depois é só dar umas centenas de milhares de anos, tudo se recupera.
Não, a culpa são dos eleitores de direita !
O Congresso continua passando a boiada, não há dúvida.
Ãlvaro, você responsabiliza o congresso e não o governo Lula? Oh... os editores vão ficar com raivinha de você. Cuidado. Você sabe que precisa afagar o ego dos leitores reacionários, não? Na visão deles, e preciso pôr responsabilidade maior no atual governo, inclusive na Marina Silva.
Há muito, o Congresso Brasileiro, e a classe polÃtica de uma maneira geral, têm trabalho não só nas questões ambientais, mas em tudo aquilo que é de todos, contra os interesses do cidadão que o elegeu. Via de regra, estão ali para lutarem por questões de cunho pessoal, de seus grupos polÃticos, tão somente.
E quem os elege nem se dá conta !?!?
Continuo acreditando que a mÃdia pode desempenhar papel relevante nas questões polÃticas, a ponto de reverter projetos irresponsáveis.
Poder, pode, prezada Joya. Mas sugiro pular, sempre que possÃvel, a leitura dos editoriais aqui da phôia: perto da metade é deprimente.
Claro que pode, do contrário não estarÃamos aqui espinafrando-os. O problema é que a grande mÃdia pertence à classe dominante, beneficiária de um estado que está a seu serviço e assim preferem que permaneça. Seu interesse maior é outro, basta ver que optaram pelo Bozo alegremente mesmo sabendo das consequências nefastas.
Você continua acreditando, inclusive na Folha? Joya, eu penso que este jornal divulga cada vez mais fofoquinhas, intrigas, notÃcia barata; tudo para a alimentar o leitor menos reflexivo, fazendo-o acreditar que o que se lê aqui é suficiente para que ele tome posições crÃticas. Sabemos muito bem que esta Folha está a serviço de interesses conservadores do mercado e que seus editores não são exatamente pessoas suficientemente sábias ao ponto de gerir com competência um veÃculo de imprensa.
Com certeza, até porque não adianta a mÃdia criticar o negacionismo ambiental num instante e no outro idolatrar o neoliberalismo. Ficam pregando que negacionismo é apenas uma questão ideológica da extrema-direita mas encobertam que as fake-news atendem a interesses de grandes grupos econômicos.
O lindinho destroçou normas de proteção ambiental e a Natureza destroçou o povo do Estado que ele "governa".
v. é gaucho , para se referir ao governador nesses termos ?
O artigo ia muito bem até o autor, fazer um afirmação falsa. "circo de mentiras sobre a assistência aos desabrigados. Como na época da pandemia, é uma tática da extrema direita.". Cegueira ideológica. Qual o deputado da dita esquerda que destinou emendas para prevenir desastres ou fortalecer a Defesa Civil? Só uma, a deputada indÃgena citada. Tanto na enchente de setembro/23 como na atual só BB e Caixa podem financiar. Por não o Banrisul, o BRDE e as Cooperativas de Crédito que tem capilaridade?
Bem, não sei o que é que o Zé Padilha falou, que foi denunciado e removido; todavia, pelo histórico de debates, concordo com ele. E com o colega Daniel. BÃpedes.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Esquerda tem problemas com a questão ambiental também. Vide Lula e a exploração de petróleo na foz do Amazonas. Agora, iniciativas e votos para desmantelar a legislação ambiental partem sempre da direita. Fato!
É muito triste o que está acontecendo no RS e mais triste ainda é saber que estava 'contrtado'! Leite é um polÃtico mediocre que afundou o PSDB com a ajuda do Aécio e afundou, literalmente (me perdoem a expressão) o RS. E pensar que almejava a presidência da República. Cruz credo. Ave Maria!
Se, conforme o sr abaixo, Eduardo Leite, é o melhor governador que o RS teve, imagino que o Rio Grande do Sul afundaria como a Atlântida com outro pior que ele.
O Fernando aà embaixo é tão obtuso que considera bom um governador que apostou no desmonte da legislação ambiental cujas consequências castigam agora os gaúchos. Estes terão em outubro uma oportunidade para mostrar se aprenderam alguma coisa com essa tragedia.
Prezado Simons. Quanta desinformação!. Quem afundou o PSDB foi o Dória com sua ambição de ser candidato a Presidente!!. Leite, como Lula, Rui Costa e todos os polÃticos tem seus defeitos, mas desde Brizola em 1960 é o melhor governador que o RS já teve. Eu sou gaúcho de POA e tenho 71 anos.
Só nos resta, como eleitores, nos declararmos cul pados por termos prestado tão prof undo des serviço à nação ao votarmos em espé cimes ras teiras que agilizam a degr adação do já dep lorável ent ulho que habita a Casa Leg islativa. Há urgência em sani tiza-la.
O sr é elegante em usar a primeira pessoa do plural, mas quem votou nesses polÃticos bolsonaristas é que devem repensar o voto.
Temos nossa parcela de responsabilidade, somos muito passivos diante das barbaridades que saem do Congresso.
Um congresso ruim aliado a um governo central igualmente ruim, e um sistema onde a riqueza gerada por um estado não fica lá , mas acaba sendo aspirada pelo governo federal que gasta pensando em seus objetivos polÃticos. No momento o Brasil tende a se afastar do Ocidente (com todos seus defeitos) e se aliar a grandes ditaduras no mundo afora infelizmente. Muda Brasil!
Quem vota em negacionistas do clima e em polÃticos sabotadores de projetos ambientalistas como fez Eduardo Leite, é mais culpado do que os eleitos.
Somos uma federação, mhané! Se os recursos ficarem todos onde são gerados não se justifica sermos um paÃs! Vai estudar um pouco antes de dizer as nehiras em público!
Dizem que os governos não têm amigos, têm interesses (norte americanos cunharam essa frase). Quais são os interesses do Brasil? Para quem exporta os produtos agrÃcolas (não para os USa que são grandes exportadores e competidores). Com quem tem mais trocas comerciais? Etc etc.
Pois é. Já que o Brasil não conseguiu, ele próprio, tornar-se uma ditadura, só lhe restou mesmo aliar-se a grandes ditaduras no mundo afora.
Geógrafos de todo Brasil, já estudaram e avisaram desde sempre que, construir sem planejamento, sem levar em conta relevo e clima é irresponsabilidade. O fruto da ganância da especulação imobiliária, somada a ganância do agro, que a tudo devastam está aÃ, só não vê que não quer. Escutem e apliquem as soluções dos profissionais geógrafos. No começo é difÃcil, afeta lucros, mas o respeito ao planeta Terra, é vida e vida em abundância.
Passou da hora de vincular as verbas parlamentares a projetos apresentados pelos executivos locais, estruturado em licitação. Os parlamentares só sabem distribuir asfalto sem projeto, cisterna, ambulância, etc
Normalmente estão mancomunados com os polÃticos locais, para colher os frutos eleitorais e financeiros da obras.
Alguém já conferiu o nÃvel intelectual dos congressistas brasileiros ? Eu sou catarinense - Nossa cidade - a maior do estado- já teve Luiz Henrique da Silveira , Carlito Merss, Pedro Colin . Agora tem o Chapelão-trovoada . É de chorar !
Kkk, tem também a deputada da oktoberfest.
Marcos, é um equÃvoco não nos preocuparmos com os partidos, lógico que as pessoas contam muito. Mas uma dos problemas do nosso sistema polÃtico é justamente a profusão de partidos sem identidade clara, programática, ideológica., tanto que os politicos migram com grande facilidade, de acordo com as conveniências eleitorais. Aqui o parlamentarismo é impossÃvel.
Luiz Henrique da Silveira -MDB , Carlito Merss-PT , Pedro Colin-Arena - Já votei nos três, em diferentes épocas (eu voto há quase cinquenta anos) .Não é um caso de preferência por partido polÃtico . è apenas escolher alguém com um mÃnimo de preparo intelectual , independente do partido . .
Não foi só Santa Catarina, o Brasil todo regrediu muito nas escolhas de seus congressistas. Saudades de quando nos espantávamos com a eleição do tiririca. Hoje temos palhaços muito piores e sem a menor graça. Extrema direita é a destruição da civilidade.
Pois é Marcos. Mas o pior é a idolatria ao Genocida e a eleição de senadores babadores de ovos dele.
O pior Congresso em várias décadas.
Falta de visão somada a falta de caráter, os males do Brasil são.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Costa e Silva > Chuva também é política Voltar
Comente este texto