Cotidiano > Infográfico mostra o que funcionou e o que falhou no sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luís Antônio Costa Pereira

    Como é de praxe, e já sabido, prevenção não dá voto. Já é hora de o eleitor pesquisar se o político que receberá o seu voto, independente de ele ser de direita, de esquerda, de baixo ou de cima tem histórico de trabalho na construção de infraestrutura básica e proteção ambiental.

    Responda
  2. Carlos Telles

    Aqui no RS tem estrutura de engenharia e geologia para fazer um estudo e reclassificação o sistema de contenção a cheias em todo estado. O problema é as pessoas saírem de onde moravam, na maioria das vezes é a conquista de uma vida de trabalho árduo.

    Responda
  3. Bruno Miguel Avelar

    Eu chamaria os holandeses para ensinar a conter as águas. Fazem isso perfeitamente a séculos. Aqui no Brasil por onde eles estiveram e construíram o sistema de esgotos e canais funcionam até hoje e não existe inundação Recife e São Luís, por outro lado nessas mesmas cidades onde foram feitas intervenções posteriores a eles inundam sempre.

    Responda
  4. Benedito Claudio Pacifico

    A verdade é que ninguém quer gastar bilhões sem um argumento bem convincente.

    Responda
  5. Bento Brito Teixeira

    Estou aguardando nessa fSP artigos com análises de geólogos, cientistas climáticos e afins. Não vejo relatos sobre barragens e represas que romperam: tais ocorrências desencadearam um efeito cascata de inundações.

    Responda
  6. Aderval Rossetto

    Enchente é culpa das agrícolas intensificados pela migração dos descendentes de agricultores sulistas, desmatando a Floresta Amazônica no MT/PA além de um quinto legal; e extermínio dos Campos Nativos nos Pampas a preservar, reduzindo a infiltração de precipitações nos solos nas nascentes dos rios. Por fim, a negligência em falta de manutenção no sistema de contenção existente em Porto Alegre. Sua direita culpa eleitoral !!

    Responda
  7. Paolo Valerio Caporuscio

    A falha é as autoridades negacionistas (culturas medíocres) não ouvirem os especialistas e o aviso da natureza.

    Responda
  8. Paolo Valerio Caporuscio

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Ah... a Folha com seus infográficos manipuladores e irresponsáveis. Sempre isso. Tenham paciência!

    Responda
    1. márcia corrêa

      Traga outros infográficos e as provas que diz possuir. Traga também suas fontes.

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Consertando os erros: Fernando, a minha manifestação é triste sim. Tritíssima. Peguemos os infográficos da Folha e as conclusões serão estas: tentativa de espetacularizar; marcar posição ideológica do jornal (à Faria Lima) e, infelizmente, distorcer fatos. Pior: há como provar essa minha triste constatação.

    3. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Fernando, a minha manifestação é triste sim. Tritiíssima. Peguemos os infográficos da Folha e a conclusão serão estas: tentativa de espetacularizar; marcar posição ideológica do jornal e, infelizmente, distorcer fatos. Pior: há como provar essa minha triste constatação.

    4. Fernando Luiz Motta dos Santos

      Muito triste tua manifestação. Demonstra desconhecimento e radicalismo.

  10. Severo Pacelli

    Geógrafos de todo Brasil, já estudaram e avisaram desde sempre, que construir sem planejamento, sem levar em conta relevo e clima é irresponsabilidade. O fruto da ganância da especulação imobiliária, somada a ganância do agro, que a tudo devastam está aí, só não vê que não quer. Escutem e apliquem as soluções dos profissionais geógrafos. No começo é difícil, afeta lucros, mas o respeito ao planeta Terra, é vida e vida em abundância.

    Responda
  11. LUIS FERNANDES

    Qdo o sistema indicou q estava falhando, pq a populacao a ser afetada não foi imediatamente informada pra se preparar e prevenir o pior? E o setor de engenharia, tendo em vista o aumento do volume anual de chuvas, pq nao redimensionaram o mesmo? Parecem erros fundamentais de prevenção e planejamento

    Responda
    1. márcia corrêa

      Há varias respostas, Luis Fernandes: o sistema não tem recebido a manutenção devida há muitos anos e a Prefeitura deve ter ignorado o fato; os setores de Engenharia foram drasticamente reduzidos nas últimas gestões, afinal, as pessoas votaram pelo "estado mínimo". E quando foram informadas, boa parte não tinha para onde ir e, outros não imaginaram que o desastre fosse ser dessas proporções, entre outras razões. Espero que isso esclareça a muitos!

  12. wilson mazza junior

    Falhou os eleitores em votar no negacionsta ambiental Eduardo Leite.

    Responda
    1. Carlos Telles

      Que mudou 500 itens do código ambiental do RS

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.