Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luís Antônio Costa Pereira

    Como é de praxe, e já sabido, prevenção não dá voto. Já é hora de o eleitor pesquisar se o político que receberá o seu voto, independente de ele ser de direita, de esquerda, de baixo ou de cima tem histórico de trabalho na construção de infraestrutura básica e proteção ambiental.

    Responda
  2. Carlos Telles

    Aqui no RS tem estrutura de engenharia e geologia para fazer um estudo e reclassificação o sistema de contenção a cheias em todo estado. O problema é as pessoas saírem de onde moravam, na maioria das vezes é a conquista de uma vida de trabalho árduo.

    Responda
  3. Bruno Miguel Avelar

    Eu chamaria os holandeses para ensinar a conter as águas. Fazem isso perfeitamente a séculos. Aqui no Brasil por onde eles estiveram e construíram o sistema de esgotos e canais funcionam até hoje e não existe inundação Recife e São Luís, por outro lado nessas mesmas cidades onde foram feitas intervenções posteriores a eles inundam sempre.

    Responda
  4. Benedito Claudio Pacifico

    A verdade é que ninguém quer gastar bilhões sem um argumento bem convincente.

    Responda
  5. Bento Brito Teixeira

    Estou aguardando nessa fSP artigos com análises de geólogos, cientistas climáticos e afins. Não vejo relatos sobre barragens e represas que romperam: tais ocorrências desencadearam um efeito cascata de inundações.

    Responda
  6. Aderval Rossetto

    Enchente é culpa das agrícolas intensificados pela migração dos descendentes de agricultores sulistas, desmatando a Floresta Amazônica no MT/PA além de um quinto legal; e extermínio dos Campos Nativos nos Pampas a preservar, reduzindo a infiltração de precipitações nos solos nas nascentes dos rios. Por fim, a negligência em falta de manutenção no sistema de contenção existente em Porto Alegre. Sua direita culpa eleitoral !!

    Responda
  7. Paolo Valerio Caporuscio

    A falha é as autoridades negacionistas (culturas medíocres) não ouvirem os especialistas e o aviso da natureza.

    Responda
  8. Paolo Valerio Caporuscio

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Ah... a Folha com seus infográficos manipuladores e irresponsáveis. Sempre isso. Tenham paciência!

    Responda
    1. márcia corrêa

      Traga outros infográficos e as provas que diz possuir. Traga também suas fontes.

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Consertando os erros: Fernando, a minha manifestação é triste sim. Tritíssima. Peguemos os infográficos da Folha e as conclusões serão estas: tentativa de espetacularizar; marcar posição ideológica do jornal (à Faria Lima) e, infelizmente, distorcer fatos. Pior: há como provar essa minha triste constatação.

    3. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Fernando, a minha manifestação é triste sim. Tritiíssima. Peguemos os infográficos da Folha e a conclusão serão estas: tentativa de espetacularizar; marcar posição ideológica do jornal e, infelizmente, distorcer fatos. Pior: há como provar essa minha triste constatação.

    4. Fernando Luiz Motta dos Santos

      Muito triste tua manifestação. Demonstra desconhecimento e radicalismo.

  10. Severo Pacelli

    Geógrafos de todo Brasil, já estudaram e avisaram desde sempre, que construir sem planejamento, sem levar em conta relevo e clima é irresponsabilidade. O fruto da ganância da especulação imobiliária, somada a ganância do agro, que a tudo devastam está aí, só não vê que não quer. Escutem e apliquem as soluções dos profissionais geógrafos. No começo é difícil, afeta lucros, mas o respeito ao planeta Terra, é vida e vida em abundância.

    Responda
  11. LUIS FERNANDES

    Qdo o sistema indicou q estava falhando, pq a populacao a ser afetada não foi imediatamente informada pra se preparar e prevenir o pior? E o setor de engenharia, tendo em vista o aumento do volume anual de chuvas, pq nao redimensionaram o mesmo? Parecem erros fundamentais de prevenção e planejamento

    Responda
    1. márcia corrêa

      Há varias respostas, Luis Fernandes: o sistema não tem recebido a manutenção devida há muitos anos e a Prefeitura deve ter ignorado o fato; os setores de Engenharia foram drasticamente reduzidos nas últimas gestões, afinal, as pessoas votaram pelo "estado mínimo". E quando foram informadas, boa parte não tinha para onde ir e, outros não imaginaram que o desastre fosse ser dessas proporções, entre outras razões. Espero que isso esclareça a muitos!

  12. wilson mazza junior

    Falhou os eleitores em votar no negacionsta ambiental Eduardo Leite.

    Responda
    1. Carlos Telles

      Que mudou 500 itens do código ambiental do RS