Hélio Schwartsman > Lula, Caramelo e a tragédia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. jose luiz de castro

    Muitos comentários dos petistas/lulistas. Nada mais normal. Eles tem tempo. Não trabalham, não produzem nada, mas para defender o des-governo atual, que só sabe culpar um governo que já terminou há mais de ano., para isso eles tem muito tempo.

    Responda
  2. Nerisvaldo José Santos

    Janja, parabéns por ter adotado um cachorrinho da tragédia gaúcha, provocada pelo leite estragado.

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    A Janja do Lula,deveria adotar uma criança que perdera os pais nas enchentes e não um cachorro! Só que nesta hipótese, confesso, que ficaria com uma certa peninha da criança! OrasilSabáudia!

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Em termos gerais o período Bolsonaro, nego-me a chamar governo, de maneira geral foi ruim, mas no quesito Empatia, foi disparado o pior da história republicana! OrasilCaiuá!

    Responda
  5. José Bernardo

    Vejo uma outra mensagem através do Caramelo: a centelha de deus que reside em tudo pode reluzir com mais força e pureza na resistência e resignação de um animal do que em "humanos" que se comportam com indiferença, cinis mo e debo che, seja presidindo um país, como vimos recentemente, seja criando ou disseminando men tiras que solapam esforços diante de uma tragédia. Nesses, a centelha deve estar pre sa e amor daçada em algum desvão escuro...

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Caro Hélio, que belo texto. Por estupidez pessoal, o aspecto simbólico, tanto da presidência quanto do desastre, me havia escapado. E me ocorre espiar o outro lado da moeda, o lado sujo: quase metade do país votou - e uma parte substancial ainda o faria - no Bozo, em suas políticas sócio-ambientais, em sua indigência humana, na eixcrotidão de seus filhos, em suas relações internacionais nojentas (reiteradas com as recentes trips intern.) e outras. Vamos bem, agradeço por indicá-lo, mas nem tanto

    Responda
  7. EDUARDO DE MELLO

    No Rio Grande, o cavalo só perde para a cuia de chimarão.

    Responda
    1. Juliano Danilo

      E pro churrasco.

  8. Galdino Formiga

    Certos leitores põem política em quaisquer assuntos.

    Responda
  9. Pery Pedro

    Desde queda da popularidade a equipe está em pânico. Então, ligação para o Duda Mendonça, ainda mascando chicletes, e a resposta, logo após o Swift Suíço confirmado. Animais disse ele, enquanto a Janja aplaudia. Primeiro, o presidente se comove com o cachorrinho morto no avião. Depois, a Janja adota um da enchente. Por fim, ela comemora no video do Instagram. Salvamos o Cavalo! Foram os bombeiros de SP, apoiados pelos mineiros, mas já não importa. Hélio, ta aí sua munição, Agora faz sua parte.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Se é pra ficar nesse nível, a pergunta se já comeu capim hoje? Deve ser feita ao próprio autor da mesma! Acho que é Telles! OrasilMatuto!

    2. Carlos Telles

      Já comeu capim hoje?

    3. Wilson Rossi

      Besteirada. Trata de fazer alguma coisa.

    4. Celia Moura

      Espery um pouco: Dud@ já morre u!

  10. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Caramelo, embora equino, é muito mais merecedor do socorro e solidariedade do que o indivíduo que foi ao Estados Unidos participar de um evento extrema direita para atacar o Brasil. Caramelo 10, muar humano 0. E parabéns ao Hélio pelo t

    Responda
  11. Ricardo Knudsen

    A presença do primeiro escalão do governo é muito mais do q simbólica, é o q permite a compreensão do q deve ser feito por aqueles q tem poder de decisão e a liberação e priorização rápida de recursos extraordinários. Bozo sempre foi um irresponsável.

    Responda
  12. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Qual a diferença do equino Caramelo e o indivíduo parlamentar que foi aos Estados Unidos, com nosso dinheiro, participar de uma tosca união para falar mal do Brs

    Responda
    1. Marcos Benassi

      A humanidade do Caramelo é claramente mais densa e perceptível.

    2. Ayrton Ribeiro Torres Filho

      As diferença são inúmeras. Esse pequeno espaço não permite escrever todas. Mas de uma coisa eu tenho certeza, eu prefiro o caramelo.

  13. Amaral Neto

    Quando falávamos em uma guerra entre a civilização e a barbárie nas eleições de 2022 era sobre isso que falávamos. Por enquanto, a civilização está vencendo.

    Responda
  14. Marcelo de Souza

    O salvamento do Caramelo é quase um consenso, mas um certo deputado, que se diz patriota, mas foi aos EUA pedir sanções contra o Brasil, fez questão de lacrar nas redes criticando a Janja por comemorar o salvamento do cavalo. É esse tipo de gente. Essa gente não tem empatia, não ligam para o povo, para os animais, para meio ambiente, só pensam em como lacrar e lucrar.

    Responda
  15. Hidineia Hipolito

    "No reino do estritamente objetivo, não faria sentido mobilizar recursos para salvar o cavalo Caramelo, em Canoas, quando ainda há muitos seres humanos que precisam de socorro." Me perdoe, colunista, no reino do estritamente objetivo (e subjetivo) faz todo o sentido salvar o animal. Esse gesto serve para manter a esperança numa humanidade melhor, o que anda cada vez mais difícil.

    Responda
    1. Juliano Danilo

      E aqui temos um exemplo de analfabetismo funcional daqueles de printar e levar pra "case" em cursos de pedagogia.

    2. Hidineia Hipolito

      André, acho que vc é quem não leu. Ele não chegou a essa "conclusão" não.

    3. Andre Ramos Lievori

      Você leu a coluna?, sua conclusão foi a mesma do colunista.

  16. Tadêu Santos

    Achei o resgate do cavalo Caramelo, uma aula de heroismo em prol da vida, mesmo que seja para um animal, que merece toda atenção nestes momentos de angústia pública. Parabéns aos bombeiros pela significativa iniciativa! O registro cinematográfico realizado pela equipe do Globocop, merece prêmio de jornalismo com viés ecológico e solidaridade para com os outros animais resgatados!!!

    Responda
  17. PAULO CURY

    por falar em Bolsonaro cadê o gaúcho Mourão?

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Se escondendo com o bozo, pois sabem que têm culpa nessa tragédia.

    2. Marcos Benassi

      Está, rigorosamente, mobilizando-se como um Moirão. Admirável, né não?

    3. Maria Lopes

      Está cuidando dos privilégios dos milicos no senado. Não mandou um tostão para o Sul. Não moveu um dedo. Votaram em um embusteiro.

    4. Carlos Celestino

      Esses.só.aparecem pra baixaria. Se continuar calado, ganha o Rio Grande

  18. PAULO CURY

    Quero ver se engenharia gaúcha e brasileira se unam para encontrar uma forma de retirar a água do Guaíba para o mar se ter que esperar ela ir até rio grande a faixa de terra ali no traves de Porto Alegre eh ínfima, pode ser um ou mais canais com comporta, para evitar que a água volta na maré cheia ou mesmo tubos com bambas Coisa para gente inteligente e com vontade de fazer Se o Billings fosse vivo eu o recomendaria como gerente deste projeto

    Responda
  19. Hernandez Piras

    "Foi isso, aliás, o que Jair Bolsonaro fez quando das enchentes de 2021 na Bahia e, em maior escala, ao longo da pandemia". Nada mais verdadeiro! Infelizmente, para alguns, nenhum erro de Bolsonaro ou acerto de Lula é relevante. Numa sociedade polarizada como a nossa, nenhum fato realmente importa, só os preconceitos.

    Responda
  20. Enir Antonio Carradore

    Análise inteligente, distante da imaturidade cultural, política e jornalística que domina a Folha.

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Também achei muito boa.

  21. José Roberto Pereira

    É crime apontar e punir os mandantes no Brasil. Desde o Golpe em Dilma foram 6 anos de desmatamento profissional, desmonte (demissões/assassinatos) no Ibama (Suely Araújo), ICMbio (José Martins da Silva), Inpe (Ricardo Galvão) e Funai (Bruno Pereira), proibição de destruir equipamentos de criminosos, anistia a grileiros e até confissão pública em vídeo: "vamos aproveitar que estão morrendo de 'gripezinha' e passar a boiada". A conta chegou meu irmão alagado, boa sorte com suas cortinas de fumaça

    Responda
  22. Antonio Ferreira de Castilho

    Os mesmos que produzem fake news nas enchentes, são os mesmos que apoiam Bolsonaro e ficaram calados na tragédia da Bahia! É gente sem serventia nenhuma na Terra!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.