Luís Francisco Carvalho Filho > Inelegível mas impune, Bolsonaro faz parte do cotidiano político Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por mais paradoxal que possa parecer, o fato é que vai se ampliando a interpretação de que, a punição, ou não, de Bolsonaro está condicionada às conveniências eleitorais de Lula. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Injustiça se comete com narrativas de golpe sem armas,sem tanques e sem fechamento de instituicões.Bolsonaro até poderia pensar quando tava no poder mas não é o perfil dele.
Não se perde por esperar. Vai chegar o dia do bhozzztha.
Não existe punição maior para um polÃtico do que ser inelegÃvel, e para o bom andamento da democracia, é o bastante. Mas ainda há delações e com promessas de uma sanção corretiva no estágio final!
Parte da mÃdia tem culpa nisso quando ameniza as barbaridades de TarcÃsio, as tontices de Zema e Caiado. Essa trÃade de herdeiros do até agora impune aguarda ansiosa pelo melhor desfecho: inelegÃvel e livre da cadeia. Vale muito a pena tramar golpe de Estado no Brasil.
No paÃs em que o sistema judiciário anda a passos de cágado, o pré presidiário debocha da Nação.
No paÃs da anistia ampla, geral e irrestrita, todos perdem, vide os crimes perpetrados pelo Estado na ditadura última.
A demora nas apurações e julgamento deixa a sensação e um imaginário de que conspiram a favor da impunidade, mas não. Nem se camuflando como um camaleão ou o mimetismo de algumas outras espécies livraram esse "Senhor" da prisão. Dada as provas abundantes é uma questão de tempo. Mas que demora, demora né?! E assim vai perdendo o efeito disciplinar por consequência da punição dos fatos antidemocráticos.
Tem que ser preso, só isso. Sem enrolação pois continua sim, uma ameaça golpista, terraplanista, antivacina, anticultura e toda a escória que cançados estamos. Ser insuportável.
IncrÃvel! Todos os dias o ex presidente está na manchete desta Folha! Tem algum bolsonarista na edição?
Bem mais que um. Mas Bolsonaro continua nas manchetes porque ainda é uma ferida aberta no funcionamento das instituições. Uma pessoa culpada por crimes precisa ser penalisada. Neste ponto o colunista está coberto de razão.
Seguindo o exemplo do Descondenado, da jornalulista da Cultura, o Senhor é mais um que so pensa naquilo: Mito. KKKK. Impressionante a música não muda de faixa.
Os processos contra Lula foram anulados pelo STF e por outras instâncias, por falta de provas e outras tantas irregularidades. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção, agiram em prol de seus interesses pessoais, polÃticos, financeiros e de poder.
De fato, tal como os vÃrus fazem parte do mundo. E a comparação não é uma metáfora!
Meus pais nunca gostaram de Getúlio Vargas. E registrou minha irmã com o nome de Darci. Ao descobrir, que a mulher de Getúlio se chamava Darcy, o Pai foi até o Cartório pedindo para alterar o nome da filha. Insistiu tanto que o dono do Cartório, respondeu: mas seu Pedro, a Darcy do Getúlio é com Ãpsilon, e a sua filhinha é com i. E a Darci permaneceu com o nome. Ditador nenhum presta, só por ter mandado a Olga para a Alemanha, deveria ser repudiado na História.
O articulista ataca o atual prefeito de São Paulo de forma gratuita e proposital, sabe que ele vai ser reeleito e faz o jogo do candidato do PR. Artigo parcial e venial.
Sim, venal, considere um erro do corretor.
Ahn... Será que cê não quis dizer "venal", não? Não é que eu queira botar pilha em desancar o articulista, mas é sempre bom esculhambar direito.
Esperam o momento polÃtico e jurÃdico. A conferir.
Por falar em bolsonaro, ali, na notÃcia da deputada bolsonarista não pode comentar. Então respondi lá e transcrevo cá.Senhores: o Mineiro é solidário até no câncer, diz um ditado popular  de lá.  Não politizo a saúde, por mais ira que tenho do bolsonaro;e daquele que comemorou o surgimento; por ter  ajudado , o covid,a ceifar a vida de minha saudosa irmã Clemeci ou do lula. O único fanatismo que tenho é pelo Santos e digo: em situação de saúde, solidarizo-me com os adversários.
O melhor remédio não é a perseguição judicial, mas a popularidade do atual governo, se tiver sucesso em sua administração. O AMLO no México não está tendo problema algum em entregar o governo à uma sucessora, saindo com altos Ãndices de popularidade. Uma dica: ele não fica batendo de frente com o BC, o juro é alto e a inflação é baixa.
Valeuuuuuuu LuÃs, belo texto!
Ah, seu LuÃs, meu caro, como eu gostaria que o "aparentemente" fosse certamente... O Bozo, infelizmente, é uma ameaça de longo prazo - e isso não significa "no longo", uma ameaça a partir de28, mas de longa duração. A Bozolatria, temo-la podido experimentar após a remoção do EstrupÃcio do trono, é renitente, alimenta-se de qualquer resto, ainda que indigesto e tóxico. Agora, faz parte do cotidiano ambiental , como poluição, e criminal, com suas pendências com a sociedade. Vai longe, o traste.
Ôôô, Alberto, eu li sobre a malfeitoria, mas não vi, não - aliás, não ouvi. É que nem pornografia, eu *nunca* assisto o Bozo ou Bozolóide algum: sou a favor de pornô mais bonitinho, sem violência, sem muita perversão. Passa da conta, sabe?
Concordo, com Bolsonaro ou sem ele. A multiplicação de fake news para desacreditar o governo em plena tragédia no RS -- viram as gravações do telefonema do prefeito de Farroupilha ao ministro Paulo Pimenta? -- mostra a completa falta de escrúpulos dessa força polÃtica.
Não ha motivo para pressa, mais importante é que o caso esteja sólido, incontroverso, antes de mandar Bozo para a prisão. Tirar ele e seus cúmplices da rua é importante, para que se cristalize a imagem de criminoso e arrefeça o apoio polÃtico que possui, mas a extrema direita precisará ser vencida no embate polÃtico. Pior que o passar do tempo é o esforço de parte da imprensa de normalizá-lo, aqui sim as instituições democráticas falham. A vingança é um prato que se come frio, a justiça também.
Zeus te ôva, caro Alberto.
Acho que a relação entre vingança e justiça é mais complicada do que se costuma afirmar. Justiça talvez não passe de uma forma bastante diluÃda, insonsa, se vingança. Não pode dar inÃcio a retaliações mutuas. Deve resolver e encerrar disputas. Impor segurança jurÃdica ao jogo democrático. Melhor do que ver Bolsonaro preso vai ser perceber que ele não vai virar o jogo porque a máquina jurÃdica fez caca no processo.
Não que, no caso especÃfico, uma coisa (justiça) signifique a outra, vingança, né mesmo? Muito embora vá, tenho certeza, dar-nos enorme gosto ver a primeira ser alcançada. Se realmente for um crau sério nessa turminha maledetta, será equivalente a uma boa e sangrenta vingança pelo monte de malefÃcios que esse povo trouxe ao paÃs. Cruz-Credo!
Só o que colunista se esquece que a Democracia é isso, é o povo e não os Analistas de polÃtica que decidem quem é quem. Não adianta ficar detonando o Prefeito pqe ele vai se reeleger e a mesma coisa com o governador, qdo chegar 2026 provavelmente se reelege com o pé nas costas. São as urnas que decidem e não a imprensa militante Afinal, o Lula não sai da prisão e foi eleito???
A diferença é que reviraram a vida do Lula (não sou lulista, nenhum ista) e não acharam provas de nada. PL, o partido atual do Bozo foi o mais enrolado em tudo e não se fala dele na lavajato, tão óbvio o que Moro e sua gang queriam). Já o Bossal naro tem carradas de provas de todo tipo contra ele, que vimos e ouvimos ao longo de quatro longos e penosos anos. Quanto a Nunes, veremos.
Júlio, vc já comeu sua ração de capim hoje?
Não creio, Antonio: depois de seu cuidadoso comentário, é de se observar que não deve ter sobrado sequer uma mÃsera folha pra ele. Seu guloso!
Moraes está fraquejando. Põe tinta nessa caneta e assina a prisão do bos ta na ro de uma vez!
Obrigado, pelo artigo! Certamente, se não fosse como articulista, mas como comentarista aqui da Folha, seu artigo seria totalmente cem surado pelo robo. O mais importante é como o senhor abordou a conivência dos tribunais com os graúdos do golpe. Esqueceu de falar do baixinho lambe botas Mourão, que agora anda posando de vÃtima, como papagaio de pirata do verdadeiro senador gaúcho Paulo Paim.
Se a dupla Augusto Aras e Lindôra Araujo não tivessem enterrado a cpi da pandemia, talvez a onda de mentiras,calúnias e difamações não tivessem tão fortes agona no RS. Impunidade estimula crimes. Por que os financiadores do 8 de Janeiro, juntamente com os mentores estão livres, vemos está onda covarde e perversa de fake news. Seria a hora do STF pautar a regulação das redes sociais, mas cadê coragem ?
Estamos todos e todas esperando o desenrolar dos inquéritos. Mas o articulista levanta uma questão que está na cabeça de todos: porque a demora de enquadrar o cabeça e os membros articuladores do golpismo - militares, empresários, pastores e polÃticos golpistas? Qual é a jogada?
É incrÃvel como ainda existem pessoas que dizem que a facada do Bolsonaro é fake. As marcas estão pelo corpo, as diversas cirurgias feitas (será que renomados médicos iriam participar de uma farsa?) comprovam a tentativa de assassinato! Tem doentes mentais aqui que se Bolsonaro morrer hoje, vão duvidar do velório. Essa história que aqueles vândalos promoveram uma tentativa de golpe, é uma piada que nem a turma do Casseta e planeta conseguiria criar uma melhor!
Bolsonaro Ivair para a prisão a qualquer momento, acho melhor você cair na realidade, sair logo do mundo da fantasia
Existem muitos renomados vigaristas e outros tantos vigaristas renomados. Não me espantaria se Bolsonaro simulasse a própria morte para fugir da justiça. Seria bem a cara dele.
Não iria duvidar do velório, eu iria é comemorar!!!
Leia mais sobre o assunto. Sobre a ida do Bozo a esse hospital, antes da fakeada, sobre o encontro do laranja no clube de tiro com o filho do bozo, sobre a fakeada não ter produzido sangue. Sobre ele ter ganho a eleição por conta da fakeada. Aà quem sabe você irá descobrir que o doente mental pode ser você.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Sem anistia para golpista!
Já fez sua oração para o pneu hoje?
Candidatos deveriam ter vergonha do apoio de Bolsonaro.. Golpista atentou contra a democracia, insinuando possivel fraude nas urnas eletronicas e estimulou as invasoes e vandalismos no congresso e stf. O golpe fracassou porque o comando militar nao quis embarcar nessa aventura dum desequilibrado. O imediato reconhecimento de Biden realçando a lisura das urnas foi fundamental. Bolsonaro inspirou se em Trump na tentativa fracassada nos USA. Falei demais, bonjour.
Bolsonaro e seus asseclas, não me amedronta, os mais de 50 milhões de eleitores dele sim! É visÃvel o número de defensores do capitão, nas ruas e filas de lotéricas! Quem não quiser arrumar uma encrenca, não mexe com o mito! Bolsonaro veio não para se mostrar mal, mas para mostrar que metade do povo brasileiro o é!
Caro Adenor, sinto muito concordar parcialmente com você: a parte da qual discordo é aquela em que você diz que o Bozo não é (principalmente) mau. É. el'Rey seBozo1 do Filhadaputistão é feio, sujo e malvado.
E a outra metade é adoradora do descondenado, provavelmente você é um deles!!!!
A incrÃvel história de um deputado ridÃculo, com pouca atividade, militar expulso por tentar explodir quartel, presidente eleito por uma fakeada,
O ex presidiário é tão querido que veio na Bahia falou pras cadeiras
O cara que ficou 15 dias preso na cadeia do Exército apareceu por a� Aquele que o general Ernesto Geisel o chamava de mau militar.
Pode ser, mas quando Lula se candidatou a presidente, foi eleito. Mesmo contra tudo de ilegal que Bolsonaro fez para impedir. Ou seja, a multidão que gosta do Lula compareceu quando foi necessário. E vai comparecer de novo na próxima eleição. E o gado vai ter que novamente engolir essa e só vai restar a mesmÃssima conversinha mole de que bolsonaro atrai multidões.
É uma prova de que as cadeiras são ainda mais inteligentes que o gado. Soube que i Presidente da República foi entregar um hospital construÃdo com verdas federais, e o prefeito bolsinarista da cidade só sul da Bahia não compareceu ao ato. Além de gado, é mau educado
Pode ter certeza de que o pançudo berebento preferiria ser mil vezes menos querido, mas ter sido reeleito e muito menos ainda estar inelegÃvel.
E o futuro condenado? A diferença é que no caso de Lula as provas foram forjadas, os processos foram anulados. Já contra Bolsonaro as provas são evidentes, abundantes. Os crimes são dos mais variados.
O maior golpe foi o descondenado na presidência. Presidente sem povo. Onde vai é vaiado
Sim, o descondenado militar por terrorismo e amotinação foi um golpe na estória do paÃs. Ainda bem que agora temos um estadista como presidente, reconhecido no mundo inteiro.
Antes Araújo Guedes, não perca seu tempo com a dona Zelis. Quando ela acorda intoxicada por excesso de alfafa, fica impossÃvel! Defende até que os relógios e joias roubados da União deveriam ter sido vendidos de boa, assim como os outros artigos que a Receita e a pf não conseguiram pegar. Um bom dia para você e ...melhoras para a dy a rhea mental da Zelis.
Quanto a direita paga para grupos vaiar o Lula?
Os processos contra Lula foram anulados no STF e em outras instâncias, por falta de provas e outras tantas irregularidades. Moro e Dallagnol agiram em prol de seus interesses pessoais, polÃticos, financeiros e de poder. Um presidente sem povo que está no seu terceiro mandato, que é respeitado mundo a fora. Lula vence as eleições no voto e não por meio de trapaças, fakes e tentativa de golpe.
Infelizmente faz parte ,parece um pesadelo que não acaba !
Por fim. Precisamos de um artigo desse semanalmente. Colocar pressão no judiciário. Ultimamente a folha só coloca pressão no Executivo. E passa a mão na cabeça do Legislativo pois são colegas de trabalho e com o mesmo patrão.
Certamente esse artigo passou batido. O conselho editorial devia estar dormindo.
Pros " sÃtios de Atibaia" et caterva informo q o juiz hj é senador. Por quê não usa da tribuna pra denunciar ou seja lá o que for ?
Imagina, Mário, o marreco tá no senado só pra mamar e se proteger. Denunciar, nem que seja uma bobagem dessas, não faz parte, não...
Amigo do amigo, dois juÃzes do STF ex advogados do descondenado, dá pra confiar????
Falar em sÃtio de Atibaia nessa altura do campeonato? Parece até piada! Os processos contra Lula foram anulados no STF e outras instâncias, por falta de provas e outras tantas irregularidades. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção, agiram em prol de seus interesses pessoais, polÃticos, financeiros e de poder. O momento agora é para dizer das mansões compradas com dinheiro vivo, do crime de peculato ou rachadinhas, do Orçamento Secreto, da tentativa de golpe etc.
E digo mais juridicamente a não punição não se sustenta, principalmente depois de dezenas de golpistas terem pego 17 anos de prisão. Quem ficaria como autor intelectual e liderança da tentativa de golpe? Mauro Cid? A não punição máxima dele subjugaria todo o paÃs a uma humilhação histórica; principalmente quando os livros de história lembrarem que foi o mesmo que fez tabela com a Covid na morte de 700mil brasileiros. Tenhamos calma.
O melhor artigo em pelo menos cinco anos. Parabéns Folha. É assim que se faz !
Seria um desastre do ponto de vista didatico.. Logo saberemos. Existe uma promessa, e essa parece ser definitiva de que os inquéritos terminam no final de Junho e não serão prorrogados; quando as instituições terão que se pronunciar, ou dão uma mensagem forte de punição máxima as lideranças golpistas ou terão que conviver com a humilhação do Judiciário e com a narrativa da extrema direita dizendo que Jair sofreu um golpe e de quebra, a próxima tentativa já estaria encomendada.
Crimes devem ser punidos. Se fingirem que nada aconteceu, é só esperar pela próxima oportunidade, outro golpe será tentado. A extrema direita fascista se encontra conectada mundialmente. A mÃdia corporativa e alguns jornalistas já estão apoiando TarcÃsio para suceder Bolsonaro. Trata-se de um moderado. Um moderado que não tem o mÃnimo de pudor de participar das presepadas de um desqualificado, de promover uma matança em SP. Espera se eleger a custa de execuções, violência e privatizações..
Nem santo acredita mais em promessa.
Infelizmente, vou ganhar uma aposta. O perdedor é um jovem brilhante que fez ótimas análises mas não tem idade suficiente para conhecer a covardia e oportunismo, o mau caratio, a espinha dorsal geleica dos ditos homens públicos do paÃs. Homens públicos a mim evoca o que em antigos alfarrábios denominavam mulheres públicas.
Calma Pirlin
Ah sim, apostei que Bolsonaro não iria para a cadeia.
O cara é advogado criminal com viés já adotado: se for de Direita a pessoa é golpista, se for de Esquerda, nem uma palavra a respeito dos crimes do mensalão, petrolão, triplex , sitio de Atibaia. Bem se vê que é advogado de ladrão
SÃtio de Atibaia e triplex já foram liberados pela justiça para serem vendidos pelos seus respectivos donos - e adivinhem só: não era o Lula !! Mensalão e Petrolão tinham envolvidos de todos os partidos e também adivinhem: não encontraram nenhum dinheiro na conta de Lula ou sua famÃlia, que teve sua vida revirada pela PF e MPF. Mas já a fami lÃcia, esta se recusa a mostrar o extrato bancário impresso e auditável para a justiça. Porque será ?
Parece piada falar em sÃtio, triplex! Vamos falar de mansões compradas com dinheiro vivo, de crimes de peculato ou rachadinhas, de Orçamento Secreto, de joias valiosas, de transações suspeitas na compra de vacinas, de drogas transportadas no avião da FAB, das milhares de mortes na pandemia, de loja de chocolate, de proximidade com milicianos, de invasão e destruição da sede dos três poderes, da tentativa de demolição do estado de direito etc.
Mensalão é uma prática utilizada por todos os governos, para que seus projetos sejam aprovados. Mas nenhum deles teve a capacidade de criar o Orçamento Secreto. Bolsonaro entrou orçamento e o governo a Lira, por falta de capacidade para governar e para não sofrer um impeachment. Passou seus dias tramando um golpe.
Informo que o mensalão só mudou de nome, pois sempre existiu. Agora são emendas impositivas, está pior que antes. Triplex, SÃtio, tudo já provado que não houve crime. Tanto que na sentença do Juiz, não há prova! (só um conluio que a Vaza Jato já mostrou). Enquanto isso, com provas à s pencas do inelegÃvel, é chamado de "perseguido".
Ainda o triplex e o sÃtio de Atibaia?Quanto ser "advogado de ladrão", ele passou a advogar para o genô: loja de chocolates, joias sauditas, centenas de imóveis comprados com dinheiro vivo, rachadinhas, ouro do mec, laranjal, propinas das vacinas, cartão corporativo, etc, etc, etc?
Getúlio Vargas foi muito maior do que tudo que se diz contra ele. Foi o construtor institucional do Estado brasileiro tal como é concebido hoje administrativamente. Deu dignidade às relações de trabalho e iniciou a industrialização nacional. Seu maior pecado é projetar a mediocridade de todos os que lhe sucederam com exceção de Juscelino, Castelo Branco e Itamar Franco, mas especialmente a da dupla vergonhosa Lula e Bolsonaro. Namastê!
Leonardo. À luz da Teoria Geral do Estado, Estadista é aquele que faz persistir sua obra no tempo e no espaço. Assim o fez Itamar Franco com o Plano Real. FHC era seu Ministro da Fazenda. Se não for para se dar o crédito a Itamar, que se não dê também a Fernando Henrique e sim à sua equipe de economistas. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Itamar Franco? Caramba hahahah
Tava indo tão bem. Escorregou no final. Rsrsrs
Excelente texto , q mostra a triste realidade de um golpista sendo preservado e assim tendo uma força q nao deveria, afinal cometeu crimes de forma contumaz e q colocou em risco a democracia do paÃs. A justiça demorou pra julgar os golpistas de 1964 e eles acabaram impunes. Q o mesmo não ocorra com o bozo e seus as se clas. Sem anistia e Papuda já pra esta organização criminosa.
Muito elucidativo. Parabéns! As elites se encontram sempre e bem mais perto do que no longÃquo horizonte.
O tempo passa. O mensalão, o petrolão, o SÃtix de Atibaix e o triplex se transformam em narrativa distante, improvável, ficcional. A impunidade é bandeira polÃtica. É esperar e ver.
Parece piada falar em mensalão, sÃtio e triplex. O que é o mensalão perto do Orçamento Secreto? Vamos falar das mansões compradas com dinheiro vivo, das joias valiosas, dos crimes de peculato ou rachadinhas, das transações suspeitas na compra de vacinas, das drogas transportadas no avião da FAB, das milhares de mortes na pandemia, da loja de chocolate, da proximidade com milicianos, da invasão e destruição da sede dos três poderes, da tentativa de gerar o caos no paÃs durante o processo eleitora
Esses cronistas da Folha são tão apaixonados pela Esquerda criminosa do Lula e do mensalão que não fala uma palavra a respeito do multicondenado que foi tirado da cadeia para derrotar Bolsonaro. Uma pessoa dugna de pena esse advogado
O melhor artigo da semana na FSP.
Não se entende que essa figura que seria só caricata se fosse inofensiva, ainda está andando por aÃ!
Valeu, LuÃs! O seu artigo é muito bom!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luís Francisco Carvalho Filho > Inelegível mas impune, Bolsonaro faz parte do cotidiano político Voltar
Comente este texto