Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tattiana Salles

    É uma tendência mundial. As mulheres estão tendo filhos mais tarde no mundo todo. É uma tendência. Minha prima mora na Alemanha. Lá vc praticamente não vê nenhuma mulher antes do 30 anos com filhos.

    Responda
  2. Murilo Belezia

    Quem conhece a Pirâmide de Maslow entende a gravidez tardia e controlada das classes sociais mais instruidas em contraposição àquelas de baixa instrução e parcos recursos financeiros. Não vejo investimentos sérios e organizados para ensinar noções mínimas de sexualidade e, por extensão, planejamento familiar a estas. Por isso sofrem as jovens mães e os muitos filhos que geram. Todos conhecemos "n" exceções, mas a regra geral é avassaladora e cruel.

    Responda
  3. Tersio Gorrasi

    Não se levou em consideração que as mulheres entram hoje na puberdade mais precocemente, a partir dos dez anos, quando no passado era de quatorze anos, significando uma menopausa mais precoce também, e que apenas as mulheres com status socioeconomico mais elevado e independentes é que engravidam mais tarde e possuem menos filhos. A imensa maioria mais pobre ainda gera mais de quatro filhos geralmente de pais diferentes ou ausentes e que são abandonados a propria sorte

    Responda