Ruy Castro > Duane Eddy, o perfeito não cantor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Depois que inventaram o microfone, qualquer compositor pode cantar sem maiores problemas. Claro que sempre existirão as vozes fora de série como Gal Costa, Milton Nascimento ou Tim Maia.
E, sobretudo, ao "auto-tune", capaz de fazer um fanho cantar como o Frank Sinatra.
Acho Ruy Castro interessante muitas vezes. Nem sempre, por exemplo quando se posicionou de forma dúbia diante do golpe que levou a extrema direita ao poder. Agora, para um escritor que se dispõe a ser biógrafo de gente da música, nunca ter dedicado poucas horinhas para ouvir apenas do que se tratam Ozzy Osborne, Beyoncé, Iggy Pop e outros, é muita limitação para o meu gosto. Nem chamaria de pedantismo, é limitação mesmo. Ruy é o mestre do "um no cravo , outro na ferradura"!
Cantar é bom demais, sabendo ou não sabendo.
Hahahahah, muita provocação, hein, Ruy? Esse texto foi procê ficar rindo no domingo, né não? Pois tá muito bão, uai, vou rir também: já tem vintequatro comentários de colegas, let's vamos dar risada. É nóis!
Carisma supera ou complementa a qualidade como cantor em muitos aspectos. Se não fosse assim, o pessoal do The Voice seria conhecido para além de deus familiares e amigos.
"A nÃvel " de Duane, sou mais aquele outro, de sobrenome Allman.
"A nÃvel" de guitarra, provavelmente na haveria o grande Allman sem o pioneirismo de Eddy, moço. Abra seus ouvidos e bom domingo
Pô, tô me sentindo inguinorãte ao invés de rir... Hahaha!
Mais importante que "cantar bem" é ter bom repertório. Muitos cantores elogiados por "cantar bem" são bregas e chatos. Nem vou citar exemplos para não ofender os fãs...
Poxa, Ruy, nunca ouviu Ozzy e Iggy Pop? Vale a pena gastar umas horas ouvindo esses dois. E vale mais a pena ainda deixar um pouco de lado essa bossa nova chatÃssima.
Lembrando o grande Chico Buarque, maravilhoso na poesia mas duvidoso no voz.
Ah, eu não ia falar do Chico, mas... Já que falou, endosso. Todavia, Fernando, em sendo inteligente, bonitão, tendo bons amigos, vindo de boa famÃlia e tendo enfrentado os milico, tá mais que perdoado, tá não?
Bob Dylan é o Jimi Hendrix da letra
Caetano,Chico,Gil,Edu, Paulinho da Viola João Bosco essa turma de 80anos consegue compor para suas vozes que se encaixam perfeitamente. Não esquecendo do melhor que é o Milton Nascimento.
Nossa Senhora da Música de Preto, Leo, nessa turminha tem "melhor"? Posso nem gostar tão vastamente de Edu Lobo, até acho o João Bosco meio "JoãoBosquista" demais, a todo tempo, mas não tenho coragem de enunciar em voz alta. Tomém não critico quem achar que o Milton é hors concours, não. Podia ter citado gente um 'cadim pior, podia não?
Como tantas outras manifestações, a perfeição na arte de cantar também tem suas variáveis: depende do gosto da época, do estilo, do ouvinte, por exemplo. Bom cantor nem sempre é bom intérprete: pode ter uma voz agradável, o tom certo, boa dicção, marcação rÃtmica perfeita, e no entanto não conseguir transmitir à plateia o sentido da letra (considerando haver letra na música). Dá-se o oposto quando a interpretação é o forte do artista – mesmo não sendo considerada tão perfeita a voz.
Concordo, Gilberto. Nem sempre uma voz tecnicamente boa me emociona. E alguns que são considerados donos de voz não muito boa me emocionam muito. Por exemplo: Dylan, Chico Buarque, Sueli Costa maravilhosa...
Mas em benefÃcio de todos diz a sabedoria popular que gosto não se discute.
Ninguém se lembrou de Chico Buarque de Holanda cantando?
Burt Bacharach é outro grande exemplo, compositor, mestre e pianista genial, esplêndido- e cantor atroz. Lembra muito a situação do Tom, na minha opinião até pior.
Não Marcos, é o BJ Thomas! O Burt cantou, por exemplo, "Something Big" e , no filme do Austin Powers, "What the world needs now" .
Jura, Flavio? Na minha ignorância, achava o "rain drops" tão bem cantadinho... Não era ele?
Há registros de Cole Porter cantando suas próprias canções. Que bom que ele só compôs...
e o João Gilberto, que tanto Ruy ama ? cantava igual a um pato !
A musica do João é chata, o João é chato e a bossa nova é uma chatice só.
Cláudio, o FelÃcio apontou pr'aquela que é a minha hipófise pro fato d'eu não dar muita pelota pro João Gilberto: ouvido duro. Tanta gente boa, mais *tanta gente*, idólatra o João, que o pobrema deve estar nimim. Sei não, cara, acho que nóis sêmo meio toupeira nesse aspecto especÃfico. E olha que eu gosto de música desde que me entendo por gente, e não creio em meu mau gosto, não.
Sem comentários.
O problema com o João é o ouvido de quem escuta. É como um grande vinho: não é qualquer um saber apreciá-lo.
Abril possui 30 dias Ruy!
31/04,Ruy?
Às vezes um mau cantor é bom interprete, principalmente quando interpreta sua própria música.
Se colocasse na sua lista Chico Buarque, não seria nenhum escândalo, bem como Beto Guedes, dois gigantes em suas respectivas áreas musicais.
Ôôô, Beto Guedes foi uma ótima (péssima) lembrança!
Dylan é genio. Um extraterrestre. Não vale como como referencia. Ele pode tudo! Aliás, a sua voz não podia ser diferente para dar tanta grandeza à sua obra.
Like a rolling stone, espetacular, tem de ser na voz dele; faz toda a diferença.
Mais um artigo para ser reverenciado. Simplesmente extraordinário!
Discordo veementemente da inclusão de Yoko Ono em qualquer lista de "piores cantores"! Uivar desafinadamente não é, nem de longe, cantar!
Yoko Ono simplesmente berra.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Duane Eddy, o perfeito não cantor Voltar
Comente este texto