Celso Rocha de Barros > Desastres como o do RS têm potencial para furar bolha do negacionismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Congresso não tem nenhuma responsabilidade com o futuro, é tomado por lobbies que estão lá para serem facilitadores de negócios. O do Agro trabalha só com uma coisa em mente: o libera geral para desmatar, envenenar e drenar rios para irrigação de suas monoculturas de exportação. E eles dominam o Congresso. O povo assim quis, então não dá nem para dizer que não tenham legitimidade para destruir tudo
Isso que é disposição pra unir o paÃs. Parabéns pela escrotidão e pelo calculo polÃtico sujo.
Esse debate é complicado. Negar o aquecimento global é uma coisa. Negar que ele se deva exclusivamente à intervenção humana é outra. Negar que ele se deva principalmente à intervenção humana, outra. Negar que seja possÃvel fazer algo para revertê-lo, outra. Negar que ações isoladas de um paÃs sejam capazes de revertê-lo, outra. Dizer que o Brasil deve tomar a dianteira no processo, outra. Dizer que, se o agronegócio brasileiro não desmatasse tanto, não terÃamos tantas enchentes, outra.
Sim, por isso o articulista falou em preguiça. Seus argumentos são um convite para um cochilo no sofá.
Tenho que discordar. A incompetência dos gaúchos tem a ver com o esquecimento da enchente de 41. As normas de construção e ocupação urbana deviam prever uma possÃvel repetição do evento. É puro chute afirmar que nada disso aconteceria se houvesse menos CO2 na atmosfera. Havia muito menos dele em 41 por exemplo.
Algumas pessoas tem mesmo preguiça de raciocinar. Ver vÃdeos do tik-toc feito zumbi dá menos trabalho.
Preguiça mesmo dá ler comentários como o seu. É um pouco de asco.
O planeta está esquentando devido aos gases do efeito estufa, não estou questionando isso. Mas vincular um evento climático particular a isso não é correto. Aliás, acaba sendo um álibi para a falta de regras urbanÃsticas por parte dos governos.
Em 1941 não aconteceu três vezes em oito meses logo após a seca mais prolongada da história do RS
Lendo este comentário, concordo ainda mais com o artigo. A preguiça faz ideias ruins... entender a complexidade do clima dá muito trabalho, requer tempo para leitura e análise, e bastante conhecimento.
Não foi igual 1941. Foi (está sendo) muito pior.
A conta chegou. Aquecimento global mata.
Atribuir a tragédia gaúcha unicamente ao aquecimento global é no mÃnimo desonestidade intelectual. Não existem dados disponÃveis para precisar se houve ou não eventos tão drásticos num passado não muito distante.
Existe, sim. E não, não houve. O que está acontecendo é a antecipação do que estava previsto lá para 2050. A realidade é mais drástica que o tal alarmismo dos cientistas
Negacionismo mata!
A causa da tragédia gaúcha é de pessoas como você.
Mentiras têm pernas curtas, mas negacionismos, fakes, como ocorreu durante a pandemia, e que agora estão tentando repetir a dose nessa tragédia que ocorre no RS, matam. As fakes têm métodos, orquestração, investimentos financeiros. Trata-se de atos e falas criminosas, mortÃferas, que necessitam ser coibidas, punidas com o rigor da lei. Seu intuito é fazer com que o povo desacredite na força do estado para socorrer a população, instaurando assim a desordem, o caos, a barbárie, o cada um por si.
Aquecer o planeta dá dinheiro, voto e orgulho aos ignorantes.
Lembro TB da atitude de Bolsonaro q foi passear de jetsky enquanto parte da Bahia era assolada pelas enchentes. Depois da tragédia, ele ainda decidiu manter os dias de férias em SC.
Pelo viés lulista deste artigo, tapando o sol com a peneira da incompetência, este funcionário público tra vestido de jornalista está buscando uma boquinha no governo. Lamentável.
A culpa pela tragédia gaúcha é de gente que vota e apoia negacionistas do aquecimento global, ou naqueles que sabotam leis de proteção ambiental.
Eita, carÃssimo, "potencial", têm; mai que tem Bozonéscio ruminando e mugi-vociferando pelaà e por aqui, à beça, tem mêmo. Basta olhar na coluna de ciência, do seu colega Reinaldo, pra sentir o drama. Enfim, amanhã é outro dia, talvez igualzinho, mas pode ser que não. Boa sorte pra nóis tudo.
Pô, que coluna de ciência: óia pra cima, aqui mêmo!
Bolsonarismo é igual terapia de xixi: é ruim pra caramba e não resolve problema algum.
E já tem a versão pros evangelicos, de que somente 3% dos gaúchos são evangélicos e fazem rituais e Deus está condenando, como se fosse sodoma e gomorra! E esse o momento que vivemos.. muito triste!
Se for por esse triste viés, MaurÃcio, pode-se dizer que é carma de um estado em que o bolsonarismo venceu, uai. É cada uma.
Evangélicos são inocentes pra dedéu. Quais as qualidades de Bolsonaro, Silas Malacheia, Gustavo Gayer, Nicolas Ferreira?
Preservar e restaurar o meio ambiente é fundamental para amenizar os impactos ambientais que estamos sentindo como a catástrofe do Rio Grande do Sul. É isso ou vamos contabilizar o número de óbitos em outras tragédias que virão. Infelizmente é essa nossa realidade.
Xiiiiiii, Carlos, prezado, não 'dianta ocê falá essas coisa incomoda, não: vão dizer que é peta! (Desculpa, mas eu não resisti. E, coisa de véio, quem é que lembra o que é que é sinônimo de peta? Acuda, seu Houaiss!)
Bolso narista se tornou sinônimo de crimi noso já algum tempo...Mas um dia a conta da brincadeira de mãe gosto chega e chega com bastante intensidade...
Se é preciso uma tragédia como essa para que os negacionistas comecem a pensar, analisar a consequência de seus atos e deixar de espalhar fakenews, estamos encrencados.
O que o prefeito de Farroupilha fez é crime! E está documentado. A que nÃvel pode chegar um ser humano que tem a obrigação de salvar vidas e escolhe ficar inventando histórias para lacrar na sua bolha?
Artigos como esses consolam ! Muito bom.
Celso, sua coluna vale a assinatura da Folha. Você está arrasando no Foro de Teresina! Parabéns!
Já vou procurar o FT aqui.
Mas que coisa! Meu dente quebrado até parou de doer. Emocionei. 'BrigadÃssimo da informação!
Marcos, o Foro esta no ar novammente e tem o Celso na bancada. Está espetacula!
Uai, Elaine, o FT não tinha acabado? Será a boa notÃcia do dia!
Perfeito Eliane. Ecôo tuas palavras de forma retumbante
CHEGA DE NEGACIONISMO ! Essa de desinformação há de passar. As bigtecs precisam ver fake news como um problema. Precisam se preocupar menos com o lucro e mais com o bem do planeta.
Uma ideia, pedir para o veio da Havan distribuir as camisetas obrigatórias que sobraram, lembrando que os funcionários tiveram de usar nas eleições, ou rua... E o "prejuÃzo", ex dono da cadeira.
Abaixo o camisismo amarelismo! Uma maldição advinda do Patão amarelo, ´Não vou bancar o pato`, ´Somos todos Cunha`, de 22 partidos, 367 deputado(a)s federais e 61 senadore(a)s.
Depois que os brasileiros assistiram o governo anterior agir a favor da doença, foi contra todos os governantes com atitudes contrárias as suas, resultando naquilo que conhecemos, mesmo assim, esqueceram e por pouco não reconduziram ao cargo o hoje inelegÃvel. Não será diferente dessa vez após essa tragédia no Sul, suponho. Como Lula disse: ninguém apoia por gratidão. Que não apóie mas, ao menos, reconheça o esforço e ajuda do governo federal, sejam compreensivos sem ofensas.
quando alguém do brasil paralelo se infiltra entre os voluntários, põe o boné da produtora e filma seu "trabalho" na tragédia, fica mais fácil constatar até onde vai esse esforço de contenção de danos dos negacionistas.
Se esta tragédia não se repetir, mesmo que em outra região, em menos de um ano, será esquecida, até por algumas de suas vÃtimas atuais, e o negacionismo, que convenhamos é bem "confortável", voltará com força. O brasileiro é um otimista nato, portanto, tolo.
Com certeza entre as vÃtimas estão milhares de evangélicos! Que a tragédia , ao menos , sirva para abrir a mente dessas pessoas , para que pensem melhor na hora de escolher seus representantes !
Isso já não é só negacionismo, é crime o que esses bolsonaristas estão fazendo. Se não houverem medidas duras contra esse grupo, vão continuar, como estão fazendo após a tentativa de golpe, a destruir a sociedade brasileira. A justiça tem que agir com rigor. Punição. Sem Anistia.
Nossa culpa eleitoral por deixar alterarem leis em justiça não cumprida! Todos já sabiam dos riscos devido atitudes, nas agrÃcolas intensificados pela migração dos descendentes de agricultores sulistas, desmatando a Floresta Amazônica no MT/PA além de um quinto legal; e extermÃnio dos Campos Nativos nos Pampas a preservar, reduzindo a infiltração de precipitações nos solos nas nascentes dos rios. Por fim, a negligência em falta de manutenção no sistema de contenção existente em Porto Alegre.
Tenho escutado muito de que não é hora de apontar culpados ! Discordo . Agora mais do que nunca precisamos identificar os culpados , apontar os grupos e legisladores que atuam contra o meio ambiente , identificar governantes omissos e , até mesmo , segmentos civis que paulatinamente agridem a natureza .
Faz o seguinte, trás o Lula e a Globo para o meio do povo e o Bozo e Luciano Hang, na outra ponta e logo, perceberá quem tem apoio do povo. Agora, temos internet e celular.
Só depois que a energia e a conexão voltarem, Roberto.
Hitler e Mussolini também juntavam multidões, Rogério, sem internet e celular. E deu no que deu. Se você acha que isso é suficiente, é só ver o estrago que esses dois fizeram no mundo.
Que patético.
Além de ser mentira. Os fanáticos não representam o todo. São barulhentos, mas felizmente minoria.
O fascismo tem uma face popular. Estude. Isso não é sinal de ser o certo.
Se depois dessa tragédia, alguém ainda consegue apoiar o tenentinho terrorista merece é sofrer muito, pois quem sabe assim, pelo sofrimento, aprenda a pensar.
Agora só falta a inteligência.
Celsinho, o porta voz. Outro da turma do betto q acha o gov perfeito , o q atrapalha é a tornozeleira
Perfeito Celso. Baita análise de como o bolsonarismo se movimenta.
Como diria nosso amigo Benassi: Deus te ouva
Uia, agora que vi! Não sei se Zeus ouvirá o Celso, caro Daniel, mai oviu os órfão do FT: até eu, que o vi poucas vezes, fiquei de coração partido com o fim. A colega Eliane, acima, disse que o Celso tá por lá agora! Vou espiaire.
Ele achou os trezentos mil pouco, e é. Agora pergunta quanto o dublê de Elvis gastou do orçamento municipal com contenção de encostas. Sugestão: enquanto canta "Love me tender", mete os trezentos em nota de dois no arsch.
Hoje, talvez mais do que nunca, as pessoas se sentem motivadas e amparadas ao escolherem a mentira como meio de vida. A pandemia provou que, inclusive, eles estão disposto a morrer por isso. Como vencer um exército de kamikazes se para eles a morte é o mesmo que vitória?
É tão óbvio que não dá pra compreender como o povo ainda cai nisso. São quase 10 anos de cortina de fumaça, não tem mais como não entender como funciona. Você pode não entender o esquema do Orçamento Secreto, mas não tem como não entender que o dinheiro foi pro bolsoLira ao invés da sua cidade alagada. Você pode não entender como uma mata ciliar impedirá que o lindo rio mate sua famÃlia inteira, mas não tem como não entender que o Véio da Van a desmatou para fazer uma Estátua da "Liberdade".
Bolsonaro, cancro do paÃs @
O problema é depender que toda água que cai nos rios que desembocam no GuaÃba tenham que sair por canal de 750 metros de largura, construÃdo há cem anos O RGS teve várias avisos que uma tragedia poderia ocorrer, especialmente em Porto Alegre onde já tiveram duas inundações grandes, mas continuamos a ser surpreendidos pela nossa falta de planejamento Para mim todos alunos e professores do UFRGS e outras universidades deveriam ser engajados em um trabalho de apresentar um solução exequÃvel.
ou paulo cury dormiu além da conta ou apenas acompanha o mundo através daquele repórter da CNN brasil que, ainda outro dia, no meio do alagamento em POA, dizia que era hora da academia entrar em campo. as pessoas esquecem de retirar a cera dos ouvidos e ainda reclamam da universidade, cujos centros de pesquisa estão advertindo sobre isso tudo faz mais de décadas (atenção ao plural). é osso, viu?
Negacionismo é depender que toda água que cai nos rios que desembocam no GuaÃba tenham que sair por canal de 750 metros de largura, construÃdo há cem anos O RGS teve várias avisos que uma tragedia poderia ocorrer, especialmente em Porto Alegre onde já tiveram duas inundações grandes, mas continuamos a ser surpreendidos pela nossa falta de planejamento Para mim todos alunos e professores do UFRGS e outras universidades deveriam ser engajados em um trabalho de apresentar um solução exequÃvel.
Parar de desmatar parece inexequÃvel então vc dá a volta no assunto? Diversionista?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Desastres como o do RS têm potencial para furar bolha do negacionismo Voltar
Comente este texto