Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Parabéns, bom texto! Tomei contato com Darwin a partir do quinto ano primário em São João do Caiuá, excelentes professores de escola pública e me apaixonei pelo tema, acho que sou médico devido a isto, mas não sabia que meu Ídolo era hipocondríaco! Rsrsrs OrasilKaiuá!

    Responda
  2. José Cardoso

    O último parágrafo é uma provocação...Talvez a psicologia esteja para a neurologia como o eletromagnetismo clássico está para a eletrodinâmica quântica. O 'neuronal' como o quantum do 'psicológico'.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, caríssimo, sei não se materialismo basta pra esperar que psiquiatria e neurologia, combinadas em alto grau e profundidade, tornadas únicas e indivisíveis, façam o mesmo com corpo e "alma": precisa é de muito otimismo. Só se os pesquisadores dos Laboratórios Alienígenas do Passado tiverem razão e nossos avanços científicos vierem dos ETs, caindo dos céus um Tomógrafo D'Alma e uma Farmacopéia Marciana. Cê acha que vai dar tempo, meu caro? É já que o sertão vira mar e... Glub, glub, glub!

    Responda
  4. Joaquim Rosa

    Gostaria muito que meu diabetes, muito bem acompanhado de minha neuropatia, fosse pura imaginação. Ah, ia me esquecendo da incontinência urinária e da próstata avariada. Me convença de que é e lhe serei grato por toda a eternidade. Se bem que não acredito nisso.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Ô Joaquim, minha solidariedade pelos seus problemas, mas o Hélio se refere aos problemas imagináveis, criação de uma mente algo perturbada! OrasilNervoso!

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, de diabético pra diabético, Joaquim, chega mais: a mim, parece-me que se você "for convencido" de que sua glicemia lóki é só fruto da imaginação, a única coisa que daí decorreria é amputação de dedinho do pé, meu caro. Toda vez que imagino que a minha tá beleza, aquela picadinha de Herda no dedo me acorda e mindá um tabefe... Coisa irritante! Hahahahah!

  5. Márcio Queiroz

    Eh Hélio, foi religioso agora heim kkkkk, a mente é pura ilusão, sem provas para isso, vc se torna um crente. Até

    Responda
  6. Carlos Jardim

    Hipocondríaco neste século felizmente ( ou não?)está servido de toda informação que antes era privilégio médico .Questão é discernir e ia pode ajudar muito !

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, Carlos: se informação bastasse, espertofone deixava de ser veneno e virava remédio.

    2. Gregorio Amarante

      Concordo que IA está revolucionando, mas ser hipocondriáco não é por falta de informação.