Ambiente > Teorias conspiratórias negando mudanças climáticas aumentam durante tragédia no RS Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIS FERNANDES

    As pessoas desinformadas e de baixa escolaridade sao muito mais sucetíveis a acreditar em especulações sem base cientifica mas que abriga ou uma certa culpa a algum grupo ou fato que não os agrada.

    Responda
  2. Marcelo Silva

    Isso está virando um pesadelo do qual parece impossível acordar!

    Responda
  3. NEY HAMILTON MICHAUD

    Num país onde médicos negam a ciência ( médicos pela cloroquina e ivermectina, lembram?)políticos negam a democracia, patriotas cantam hino para pneu, é óbvio que a crise climática só pode ser apontada como obra dos Incas Venusianos, dos Seres Abissais, do Godzila, da Mothra, do Pé Grande, do Yeti, do tinhoso, e por aí vai. Esperar racionalidade de quem escolheu o cretinismo como expressão da verdade é insano.

    Responda
  4. Joaquim Rosa

    Tem gente que acredita até num deus todo poderoso que tudo pode, tudo sabe, e não faz nada para proteger seus vas salos.

    Responda
  5. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    A perversidade humana não tem limites, claro que existe ignorância, mas quem elabora ou distribui essas teorias conspiratórias que negam as mudanças climáticas tem algum desvio ético no mínimo, exploram o desespero das pessoas que perderam tudo. Como pode alguém mentir e até ter exploração política da mais baixa categoria. Lamentável, apesar dessas pessoas, o mundo vai ter de superar e reverter as causas da emergência climática: Devastação das florestas, consumo de combustíveis fósseis.

    Responda
  6. ANDRE BARRETO

    A estupidez humana não tem limites.

    Responda
  7. Rubens Moreira da Costa Júnior

    Estamos sob o signo da mentira. Os negacionistas, os mesmos que articularam o golpe a manifestar inverdades sobre as urnas e defendiam o fechamento da suprema corte, agora usam de forma covarde os sofrimentos das pessoas a fim de propagarem fake newe, porque eles têm a certeza da impunidade. São os de espírito maligno impulsionados pela arrogância de suas almas.

    Responda
  8. CARLOS MELLO

    Negacionistas! descrentes da ciência! ignorantes e/ou incautos! Ignoram o aquecimento global porque um lider lhes diz que não é a razão. O mesmo líder ignorou uma pandemia, retardou a vacinação e promoveu medicamentos sem ser medico.

    Responda
  9. Rodrigo Flexa

    Mas essa é a turma, criminosa, para a qual o jornal defendia o direito à sua liberdade de expressão.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Sua teoria também parece a deles.

  10. Renato Vieira

    Esses loucos negacionistas lembram os mortos-vivos saindo das catacumbas no Thriller do Michael Jackson.

    Responda
  11. Lourdes Barros

    Não bastaram todas as bobagens criminosas disseminadas durante a pandemia que contribuiram com a alta letalidade. Mais uma vez, temos que conviver com esse desserviço das redes que não aceitam serem reguladas em nome do bem comum e da saúde mental. E este jornal ainda gastou precioso espaço para publicar pesquisa politizada sobre crença terraplanista em vez de se engajar em campanhas contra desinformação e negacionismo.

    Responda
  12. Sid Santo

    Quando o assunto vai ser debatido sem o viés político? Países desenvolvidos não querem que países em desenvolvimento chegue lá.

    Responda
  13. José Davi

    Tudo estimulado por parlamentares da ala bolsonarista, pessoas que dedicam o mandato, bancado com o dinheiro do povo, para espalhar teorias estapafúrdias. A compreensão do funcionamento dos algoritmos das redes sociais é necessário, essa história de censura não terá eficácia.

    Responda
  14. Paulo Augusto

    Resumindo: mentes imbecis disseminando imbecilidades.

    Responda
  15. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Temos que reunir os jafás que sãi shovas, com os tolkras e asgardianos, para combater os goaud'ss que usam nasquadria para mudar o clima nomplaneta, para invadí-lo, espero aue o general Hammond e a equipe do Stargate SG-1 nos salve.

    Responda
  16. Andre Moraes

    Enquanto redes sociais estiverem monetizando esse tipo de conteúdo, e enchendo bolso de viga-ristas que espalham todo tipo de desinformação seja pra engajar, seja para faturar politicamente, todos nós seremos vítimas desses kamikazes climáticos. Não é possível que continuemos vivendo uma idade das pedras paralela na nossa mesma linha do tempo; é preciso regular, antes que seja tarde.

    Responda
  17. benjamim picado

    dona folha bate tambor para 1 em cada 10 que, segundo a quaest, ainda não dá bola para a mudança climática. depois se pergunta em editorial sobre como pode maluco chegar na presidência, muda slogan pra dizer que é jornal que defende a democracia e outras bobagens que servem pra vender tomate, mas que não acusam o caráter do veículo. vim apenas avisar, inteiramente de grátis.

    Responda
    1. benjamim picado

      se dalton não entendeu, não deve importante...para ele.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Avisar o que, especificamente ?

  18. mizael dias

    Esses aí usam chapéu de alumínio ?

    Responda
  19. Austin Assis Andrade

    Definitivamente a falta de cérebro é evidente.

    Responda
  20. Renato Vieira

    O negócio é a grana que o negacionismo gera. Tem mercado pros loucos.

    Responda
  21. Antonio Pimentel Pereira

    Muito mais que mudanças climáticas vivemos as mudanças de comportamento das instituições na luta só por remuneração ou arrecadação, o crea, autarquia q agrega engenheiro civil, permite uma construço de edificações inclusive do próprio poder público, escolas e creches em áreas de cotas de inundáveis, idem as prefeituras concedem alvarás, órgãos estaduais ambientais vão na mesma direção, daí q vale eng ambientais e agrônomos formados no país,reserva legal, proteção de matas ciliares, triste

    Responda
    1. Antonio Pimentel Pereira

      Ricardo, o crea entra nisso sim, pois é uma autarquia federal pra proteger o desempenho das funções de seus profissionais, engenheiros, civil, agrônomo, ambiental, cm pode uma prefeitura executar obras, um estado, um particular sem a assinatura no projeto de um profissional competente, pois se isso acontecesse duvido q um eng civil iria permitir construir na cota de inundação, ou uma propriedade tomar dinheiro em banco e fazer supressão de matas ciliares, a elite quer arrecadar pra posar de rico

    2. Antonio Pimentel Pereira

      É sim, eu quero ver a oab deixar um processo seguir na justiça sem o envolvimento de um advogado, por isso crea deveria fiscalizar as prefeituras e empresas pra que a legislação seja cumprida no meio urbano eng civil e no meio rural eng agrônomo e ambiental. Confio no que falo

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é competência do CREA autorizar ou negar a implementação de edificações, em qualquer lugar que seja. Informe-se adequadamente.

    4. Ricardo Candido de Araujo

      Perdão, mas o CREA não autoriza nada quanto ao local ser apropriado para se erguer edificações, quem faz isso são as prefeituras, as responsáveis pelo pela ocupação e uso do solo nos municípios. O CREA, aliás, jamais foi muito conhecido por cobrar responsabilidade real de seus inscritos, sendo bom sim para cobrar anuidade. É tudo, antes de tudo, uma questão de legislações frouxas e do sabido otimismo irresponsável da maioria dos brasileiros.

  22. Daniel Vitorazzi

    Em plena catástrofe estes energúmenos contaminam as redes sociais com fake news. E tem gente que acredita em bolsonarismo moderado.

    Responda
  23. Ricardo Candido de Araujo

    E mais de um colunista deste veículo defende que se deve dialogar com essas pessoas! Que diálogo é possível com gente que pensa com o órgão de sentar e fala com o de excretar? Essas pessoas deveriam sim ser afastadas de qualquer convívio com pessoas sãs, trancadas e as chaves das celas jogadas fora.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Dalton, você é daqueles que compreenderia os nazistas, não é? Sinto, mas eu não. E sou sim democrata, muito mais do que você seguramente, mas isso não me obriga à dar voz para gente que só defende sandices e busca tumultuar apenas.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Interessante! Você se vê e identifica como um indivíduo democrata ?

  24. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Impressiona encontrar aqui mesmo, entre os comentaristas, quem ainda insiste em não aceitar a evidência das consequências do aquecimento global. E em meio à tragédia. Se sabe escrever e ler, e pode estudar e se informar corretamente, então só posso deduzir que é maldade. Pura falta de caráter.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Sílvia, quantas pessoas você conhece que sabem de fato ler, no sentido de interpretar corretamente um texto? Eu conheço poucas que tem, especialmente na atualidade, paciência para ler o básico. Aliás, não me faltam conhecidos com boa formação acadêmica que e declaram ler apenas as manchetes dos artigos jornalísticos e daí "entender" toda a questão... Para mim, é de chorar isso.

  25. Clemens A F Schrage

    A produção de notícias falsas é uma verdadeira indústria, também com muitos profissionais brasileiros, com altíssimo retorno financeiro, na casa do 100.000 a 1 milhão de dólares mensais, quase sem investimento em equipamentos e matérias-primas. As grandes plataformas da Internet que colonizaram o Brasil há 30 anos, não são responsabilizadas. A maioria do Senado e Câmara apoia a colonização e não define um marco legal. Sobra tudo para uma só pessoa, o Xandão, contra o homem mais rico do Planeta.

    Responda
  26. Rubens Ventura

    O bolsonarismo mata.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sem dúvida que sim, tal como o lulismo.

  27. Amarildo Caetano

    As enchentes foram causadas por etês vindos de uma galáxia distante.Podemos continuar a passar a boiada.

    Responda
  28. HENRIQUE FERREIRA PACINI

    Ja está tristemente comprovado que esse tipo de desinformação mata pessoas. Passou da hora desses "inocentes", "desinformados" e "livres pensadores" pegarem uma cana e sumirem das redes por um longo tempo.

    Responda
  29. JORGE CESAR BRUNO

    Infelizmente tem pessoas que não se pautam pela verdade ou Bom senso!! Procuram narrativas e fantasias toscas e sem sentido, que corroborem a sua crença! Mesmo que essas, não se fundamentem na lógica ou realidade!! Alguma semelhança com o Bolsonarismo??

    Responda
  30. Victor Henriques

    O mais fascinante é que a maioria dos projetos de lei em andamento no Congresso que aceleram a destruição ambiental e agravam catástrofes como essa são de parlamentares do Sul ligados ao agro.

    Responda
  31. Carlos Antonio

    Usar dados históricos sem saber do contexto global, com a tecnologia atual, para afirmar que não é mudança climática por ação do homem é ignorância. É claro que a terra mudou por desmatamento, poluição, lixo e estamos sofrendo. Ou será que o acúmulo de negacionistas e terraplanistas e que bradam globolixo ou fazem fakenews aí do RS estão sofrendo a ira divina?

    Responda
  32. Paulo Roberto Taveira

    Em 1941, já era a mudança climática, ex aquecimento global?

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Ignorância, má fé ou ambos?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro ! Procure por estatísticas de temperaturas medidas nos últimos 100 anos. Daí você poderá responder a si que, sim, verifica-se aquecimento global constatado em regulares medições de temperaturas médias ocorridas, e ocorrendo, na totalidade do planeta.

    3. Amarildo Caetano

      As encher são causadas por E tês ,passem a boiada

    4. JORGE CESAR BRUNO

      Fatos se sobrepõe as narrativas!! Em 1941 a enchente foi na cidade de Porto Alegre, correto?? Em 2024, as enchentes de forma gigantesca e arrasadora, se dá em 90% do estado do Rio Grande do Sul, fato!! Alguém de bom senso, acha isso normal?? Fenômenos climáticos não estão acontecendo?? Bom, tem gente até hoje acreditando que a terra é plana!! Enfim...

    5. Victor Henriques

      Em 1941 aconteceu três vezes em 8 meses, logo em seguida de uma seca sem precedentes?

  33. Paulo Roberto Taveira

    Quando Roma inundava , no ano 30 a. C. , já era a mudança climática, ex aquecimento global? Porque lá depois q Júlio César mudou o curso de um rio e fez a contenção de outro não inundou mais.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Realmente, Einstein estava correto, a estupidez humana é infinita.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Adianta pedir abra a cabeça para quem pensa com as nádegas?

    3. Eliane Morosini

      Inacreditâvel o seu comentário. Cara, abre sua mente por favor. O planeta tá derretendo.

    4. Solange Hette Stella

      Pra você ver como humanos não evoluiram nadinha… continuam negando o impacto ambiental de um desenvolvimento econômico desenfreado e insustentável.

    5. José Fernando Marques

      Volte para a Roma Antiga. Existe um programa de transferência para tempos remotos.

  34. JAILSON DE BEZERRA

    Eu acho que tudo foi causado pela MER DA produzida pelos PES TI LEN ROS discursos do BO ZO em seu governo inútil, que junto com seus também inúteis bozo TER RO RIS TAS das redes sociais seguidas, retuitadas e laikadas por gente desprovida de massa cinzenta. O gás butano produzido aumentou o efeito estufa que por sua vez foi levado pelo vento e produziu chuvas em excesso no sul do país.

    Responda
  35. JAILSON DE BEZERRA

    Eu acho que a causa de tudo isso é a quantidade enorme de ES TER CO que o BO ZO e seus mini TER RO RIS RAS do juízo alheia espalharam pelo Brasil nas inúteis redes sociais, durante os seus quatro anos de governo igualmente inútil. O gás butano produzido fez com que o efeito estufa se intensifisse, produzindo nuvens de chuva em excesso.

    Responda
  36. Darci de Oliveira

    Alô galera ! Já estou indo pro telhado pedir socorro pros ETs com a lanterninha do meu celular. Vamos que essa turminha terraplanista esteja certa ? Ô lôco ...

    Responda
  37. Vilarino Escobar da Costa

    Se algum negacionista ainda tinha a menor dúvida quanto aos efeitos do aquecimento global , esperamos que , com o triste exemplo do Rio Grande do Sul, agora esteja muito clara a situação crítica do planeta! No Brasil , nossos legisladores lobbystas continuam a fazer leis que agridem o meio ambiente. Os ricos são resilientes aos efeitos climáticos, mas os pobres e a classe média são os mais atingidos . Está na hora de avaliarmos melhor na hora de escolher nossos representantes !

    Responda
    1. Lourdes Barros

      Exatamente. E já foi feito um levantamento dos resultados das eleições de 2022 em todas essas cidades que, hoje, estão nessa calamidade. Adivinhe qual candidato a presidente venceu em todas elas, com mais de 57% dos votos?

    2. Carlos Antonio

      Se os sulistas são assim tão negacionistas, deviam mesmo é meditar e orar pois pode ser que essa tragédia que estão passando possa ser a ira divina... Embora todos sabendo que se trata de dano humano ao meio ambiente..

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.