Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flavia Sá

    Aqui no 3° mundo vivemos uma realidade distante dessa. Precisamos de mais apoio psicológico em escolas para bullying,por exemplo, precisamos de mais profissionais na saúde básica e de melhores clínicas reabilitadoras.

    Responda
  2. ZENON LOTUFO JUNIOR

    Há um problema sério nesse tipo de aplicação em larga escala de recursos psicológicos, problemas que têm a ver com o preparo e a personalidade de quem os aplica. São criados manuais que pretendem padronizar a aplicação, mas não há como identificar e eliminar os efeitos desses fatores individuais dos aplicadores, até porque são bastante complexos. Fenômeno tristemente semelhante ocorreu com os "Grupos de Crescimento" com relação aos quais

    Responda
  3. ZENON LOTUFO JUNIOR

    testemunhei resultados notáveis, e que, praticamente, caíram no esquecimento porque produziram eventuais efeitos negativos decorrentes da falta de preparo técnico e, sobretudo, de transtornos de personalidade por parte de porcentagem significativa dos líderes das reuniões. Será lamentável que notícias como esta desestimulem a aplicação dos métodos descritos, uma vez que há evidências mais do que suficientes de seus benefícios em mãos competentes. Dr. Zenon Lotufo Jr.

    Responda