Ilustríssima > Brasil é pior inimigo do Brasil na busca por liderança internacional Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Finalmente uma pesquisa séria, com gente da área, que traz informação de qualidade. O Brasil não é um anão diplomático, mas é uma média potência regional. E média potência que está orbitando como satélite das ditaduras globais e do fundamentalismo islâmico, dois grupos muito distantes geográfica e culturalmente de nós. Opção estúpida e que nos torna ainda menores.
As riquezas do do Povo brasileiro não pode continuar financiando as guerras "cionistas."
Enquanto nossa imprensa for pro atlanticista o Brasil continuará de joelhos. O Brasil não pode continuar financiando as guerras dos EUA.
A elite corrupta sabota o Brasil em prol dos criminosos do império.
A imprensa paga pelo Dpto de Estado dos EUA sabota o Brasil.
Vivemos uma situacao sui generis. De um lado um governo eleito democraticamente tentando restabelecer as relacoes externas, marcar presenca e aumentar a nossa importancia no cenario intercaional e de outro um bando de deputados arruaceiros golpistas viajando pelo mundo divulgando fakes e denegrindo a imagem do Brasil.
Ué, não foi a Marina, esquerdona, que foi falar que tinha 100 milhões de famintos no Brasil? “A culpa é minha então eu a coloco em quem eu quiser?”
Acho que não é o Brasil, mas as pessoas que governam.
"Cada povo tem o governo que merece" - Joseph de Maistre
Um peão cujo apoio é cobiçado trai uma certa contradição, pois o apoio de um peão é dispensável. Isso demonstra que as grandes potências negam, em parte, a real dimensão que o Brasil pode vir a ocupar no cenário global.
Enquanto existir um Congresso povoado por parlamentares alheios aos reais problemas da depauperada população brasileira, que só pensa em amealhar riqueza por meio da atividade polÃtica, somado aos nÃveis absurdos de concentração de renda e manutenção de privilégios em detrimento da divisão equânime da renda, diminuição da carga tributária etc, continuaremos a ser os peões da geopolÃtica internacional.
Vou ser sincero ,não consegui ler esse texto ,porque já no inÃcio há uma comparação entre Lula e Bolsonaro nas relações internacionacionais ,algo que beira o absurdo ,o Bolsonaro destruiu todas ás relações com quase todos os paÃses do mundo ,já Lula construiu pontes com todos !
Não construiu ponte alguma, apenas nos colocou como satélites da Rússia, china e Irã.
Devemos parabenizar o autor pelo doutorado, mas que controle de objetividade se extrai de uma pesquisa baseada em entrevistas, cujas escolhas não escapam de vieses? Além do que, essa imagem narrada é mais ou menos ouvida sempre que algum experiente diplomatas do Itamaraty analisam a inserção do Brasil no cenário mundial. Chance de protagonismo, todos apontam, somente na esfera ambiental. Se entrasse no Conselho da ONU, talvez. Mas as potências atômicas nunca vão abrir o seleto clube.
Está ótimo, só em pensar que a 1 ano e meio atrás éramos considerados párea no mundo...f**-se os viúvos do parMITO.
PaÃs que não consegue liderar a si próprio jamais conseguirá liderar internacionalmente.
Carlos Eduardo, Bolsonaro ganhou joias, assim como todos os ex presidentes, incluindo o descondenado que exibe um dos mais caros no pulso, além de ter levado containers cujo armazenamento em depósito foi pago pela Odebrech, mas claro, você não vai se lembrar disso. Fora isso, temos mensalão, petrolão e tantas outros escândalos que foi recorde mundial.
O problema não foi o presente, foi o seu mito tentar entrar sem declarar a posse. Como sempre, bolsominion fingindo que não vê o óbvio.
0 problema é que Lula é um péssimo administrador, teve sorte no primeiro mandato de pegar um Brasil acertado pelo FHC,já depois no segundo mandato mostrou seu extremo populismo gastando oque levou o Brasil a bancarrota com sua sucessora agora volta a carga com a mesma polÃtica irresponsável de sempre.
Por todas as falhas que tenha, o PT é um partido profissional, com condições de estabelecer um governo em todos os estados, diferente daquele milico ignóbil que nem seguir ordem no quartel sabe, com um governo extremamente amador, que levou 600 mil pessoas à morte. Esqueceu da cloroquina, do negacionismo, da ausência, do jetski?
O que será que primeiros ministros e presidentes de paÃses centrais vem fazer aqui, chanceler alemão, primeiro ministro espanhol presidente francês primeiro ministro japonês e assim vai. Somente Estados Unidos China e Rússia se mantém distantes por motivos óbvios, conselho de segurança da onu, há fratura exposta nos vetos. Os dados não correspondem aos fatos, a folha tem uma piscina cheia de ratos narradores de meias verdades.
O Lula está velho e obsoleto em sua visão e postura polÃtica! Totalmente ultrapassado.
Mas o que é esperado de nós afinal? A ONU é um condomÃnio com 193 moradores. Damos nossa opinião, votamos...Mas tem muito condômino problemático, birrento, brigão e inadimplente. Um prédio muito barraqueiro.
O Brasil vai continuar insignificante no cenário mundial principalmente por causa de nossas elites. São estúpidas, dependem economicamente da China e simplesmente é subserviente aos americanos, que nos tratam simplesmente como seu quintal. Lula é o único brasileiro relevante que luta pela melhora de nosso status, mas é sempre criticado e boicotado internamente por estas mesmas elites econômicas, polÃticas e pela imprensa. O Brasil não vai mudar.
Educação de qualidade faz falta. Ajuda a enxegar nossas deficiências e como supera-las. Antes de dar palpites nos problemas dos outros, precisamos resolver os nossos. Nossa guerra urbana cada dia ceifa mais vidas do que as propaladas pela mÃdia internacional.
Como o Brasil vai melhorar sua imagem se internamente descondenam um lá drão para se tornar um presidente...como dizia Charles de Gaulle...o Brasil não é um paÃs sério...
Parabéns pela pesquisa e pelo livro, Daniel. Da leitura de seu artigo, ficou a impressão de que, dado o poderio econômico e militar do Brasil (bem próximo de zero), seria surpreendente que tivéssemos maior relevância internacional. Quando suas fontes dizem que o Brasil poderia ter uma inserção mais forte, querem dizer que deveria se alinhar mais com o Ocidente e pegar carona. Como simples leitor de jornais, minha percepção é que não é assim. Melhor se equilibrar, como temos feito.
Deixar p assunto para os profissionais. Não para um monoglota inculto soltando pérolas.
Luis. Eu não tenho ódio nenhum. Recrimino apenas a megalomania. Começou o governo dando ênfase a problemas mundiais para se autopromover num área que desconhece. Viajou demais em vez de se dedicar ao Brasil. Levou umas chapoletadas e está se contendo um pouco. O quando um não quer, dois não brigam não deu certo. E a Ucrânia não está disposta a ceder território. Cada macaco no seu galho.
Peter, como falei, o Lula tem muitos defeitos e, para muitos, os piores são ser nordestino, ter sido operário, não ter algum diplominha de terceiro grau e, o pior de todos, pretender dar prioridade às necessidades do povo ao invés dos rentistas e latifundiários (atualmente, o pessoal do Agro), como sempre foi "o normal". Isso é imperdoável, o que explica o ódio visceral que ele provoca em muitos comentaristas na grande imprensa e fora dela.
Luiz Concordamos sobre Bolsonaro. Precisamos dos profundos conhecimentos geopolÃticos de Lula. Ele até já sabe onde fica a Ucrânia.
Concordo, Peter, o Bolsonaro só fazia vergonha: inculto, monoglota, inacreditavelmente grosseiro, contrário à ciência e às artes, promotor da destruição do meio ambiente, gargalhava quando apresentado ao sofrimento das pessoas, enfim, um horror. Ainda bem que agora temos um presidente que, apesar de muitos defeitos e limitações, é prestigiado em todos os eventos internacionais, onde o Bolsonaro era desconvidado porque ninguém o aguentava.
Estou lendo aqui comparações com ditaduras de esquerda. Ditadura é ditadura, seja de esquerda ou de direita. É a pior opção de modelo de governo e o pior dos mundos para os cidadãos.
Como ser lÃder mundial se uma hora temos um presidente negacionista e em outra temos um presidente ex-presidiário? Quem vai levar nossa nação a sério?
Não sabemos cuidar do próprio umbigo! Que tamo querendo?
Bruno, acho que tentou dizer algo, mas essa turma do nem nem te atrapalha muito. Não gostamos de ditadores, não gostamos do Governo da Venezuela, Nicarágua, Cuba e outros que o seu Ãdolo gosta. Simples assim.
Percebi que você gosta do ex presidente que recebeu joias de governo Arábia Saudita e as levou-se aos EUA para fazer dinheiro. Foi descoberto pela PF e o amigo advogado foi recomprar. Tem pessoas que não veem ou não querem ver o que seus lÃderes fizeram
Felipe, assim como na Venezuela, o exército e o supremo foram cooptados. Então nós, patriotas não temos a quem recorrer. A esquerda é realmente cruel, é só ver o que acontece nos paÃses dos amigos de lula: Venezuela, Nicarágua, Cuba. Oposição é esmagada mesmo.
No caso da Venezuela é uma ditadura militar, o800 generais, com uma inteligência cubana. Presidente, judiciário, são biombos.
Bom saber que para ser lider mundial, precisa-se primeiro ser lider interno. Se com essa condição, até hoje os polÃticos visam principalmente vantagens para eles e não para o povo, então, eles não têm conhecimento do assunto ou é pura hipocrisia apenas para estar sob holofotes. Vão ser burro assim na casa de chunda. Ainda bem que a comunidade internacional não é igual a nós, que nos deixamos enganar pelos abutres do poder.
Com eleições suspeitas, presidente que apoia ditadores e ministro ditador o Brasil em breve será classificado como uma ditadura com presos polÃticos. Teremos sanções.
Evando, sugiro que você retorne ao mundo real e deixe de viver no mundo da lua. Sei que não deve ser fácil fazer esse movimento de retorno após anos de alienação, mas é fundamental para a sua saúde mental. Sugiro também que você convide as pessoas que pensam como você a fazerem o mesmo movimento. Não precisa me agradecer depois, tá? É de coração mesmo.
Só faltou pedir intervenção militar!
Um pais que teve um presidente recente batendo continência para bandeira americana, e onde membros do maior partido saem pelo mundo difamando o pais, nao tem condições de ser protagonista na liderança internacional
Não precisa de um doutor para saber disso. Escolas que tem projetos apenas para distrair alunos para a grande maioria dos brasileiros, polÃcia sem treinamento colocada em risco todos os dias, mas que mata mais que qualquer guerra civil no planeta, destruição das próprias florestas e biodiversidade para se criar gado, não por ser lucrativo, mas por ser fácil, hordas de evangélicos votando com as suas crenças e não com ideais republicanos, etc. Achar que presidente A ou B será levado a sério...
Eu sou assinante, meu direito é comentar, vai tomar conta da sua vida com seus comentários mediocres de bolsominion.
O senhor e critico mas nao propõe solucoes. Os problemas q apontou sao óbvios e dai? Dai fica vazio seu comentário e espero q sua mente tb não seja assim
O jeitão popularesco do Lula 3 pode ter pesado na formação de paÃs importante, afinal é o 5º em extensão geográfica e possui a maior floresta do planeta, mas não tem a força necessária p propor arranjos na ordem mundial, como a composição do Conselho de Segurança da ONU, uma farsa democrática pra inglês ver! Se o maior órgão do planeta não é coerente e sensato com a Humanidade, impondo decisões apenas dos dois paÃses que representam as forças ideológicas, como os EUA ea Rússia...ENTÃO...
Então o sistema adotado não é democrático para servir de exemplo aos demais paÃses, basta ver as resoluções sobre as guerras da Ucrânia e Gaza, invadidas por paÃses com governantes violentos e gananciosos. O Brasil deveria teimar em corrigir a distorção do Conselho de Segurança, mesmo que tenha que causar algum alvoroço diplomático, pois não é justo que as decisões não sejam coerentes e sensatas para dar exemplo ao mundo. UM OUTRO MUNDO É POSSÃVEL!!!
IncrÃvel a Democracia Relativa petralha, mais tristes são os robôs, aqui, como assinantes, procurando defender a qualquer custo o Descondenado. Temos difÃceis. Seria até engraçado se não fosse trágico.
Temos um presidente q procura apoiar paÃses com chefes autoritários ou ditadores. E o apoio dos mesmos q esta conseguindo. O presidente busca formar alianças simples quase a nivel individual com esses chefes. So falta convida-los a tomar uma cachacinha no buteco. Essa e a estratégia internacionalÂ… e o q da colocar um ex preso no poderÂ…
Sinto que vc esteje passando vergonha como escreveu abaixo. Qdo vc se escolarizar, a vergonha passa. Acredite
Mais uma vez incorreto, e sem capacidade argumentativa. Passando vergonha.
Melhor errar na pontuacao q perder o ponto no texto.. Pache co vai pra escola q ainda tem chance e um pouco de humildade te faria bem
Interpretou o texto errado igual a sua pontuação de whatsapp.
Lamento Pacheco q vc nao teve acesso a escola. Nunca e tarde pra aprenderÂ… boa sorte. Meu comentario e valido e se vc nao entendeu leia as minhas frases acimaÂ…
Sua resposta mostra o quanto você não entendeu o artigo. O apoio a ditadores, que é um fiasco, não é nada comparado aos nossos problemas internos, por exemplo, a dificuldade de adultos assinantes de jornal de interpretar textos.
O Brasil não é o pior inimigo do Brasil, O pior inimigo do Brasil é uma classe social , escravocata, patrimonialista , servil aos interesses do Império e submissa ao capital ultra-liberal , que toda vez que O Brasil quer avançar em questões econômicas e sociais mesmo que sejam tÃmidas essa classe recorre a golpes , ajuda externa do Império (EUA) ,para manter os seus privilégios e explorar o povo brasileiro! Assim que forem neutralizados o Brasil torna-se á um gigante entre a nações !
A sÃndrome do vira-lata exposta em um artigo.
Autor praticamente desconhecido, mais um doutorando sem relevância que a Folha chama para defender I e o genocÃdio palestino, dentre outras pautas caras ao jornal. Faltou na parte da economia, o autor estimular os juros altos e o ajuste fiscal acima de tudo.
Para a Folha, ser a oitava economia do mundo tanto faz. No fundo, fazem isso para dizer que podemos ser explorados, há que não somos nada mesmo.
A folha de sp só sabe criticar, meter o pau. O Brasil é o CELEIRO DO MUNDO , É O SUPERMERCADO DO MUNDO. IMPORTANTISSIMO NA LUTA PELA SEGURANÇA ALIMENTAR MUNDIAL.
Doutorado no King's college e 'doutrina Lula". Uma mera opinião, nada relevante também.
Irrelevante, mas sua opinião datada de quem estudou história nos anos 70 te deixou bem sentida, né?
Um paÃs cuja economia não cresce há 50 anos, com população sem educação, onde Há insegurança nas ruas e insegurança jurÃdica nem deve se meter a ser lÃder de qualquer coisa. Tem de arrumar essa bagunça interna para se dar o mÃnimo de respeito. Por enquanto somos uma republiqueta bananeira muito mal governada.
Um Maluco e um Bebum Descondenado, para onde vamos? Quase impossÃvel ser levado a serio, né? Ambos possuem lados e escolhas muito questionáveis. Saudades do FHC.
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
FHC, que deixou o paÃs quebrado ? Ficamos refém do FMI, com inflação em dois dÃgitos, 12% de desempregados e quase sem reservas cambiais. Aà vem Lula, que levou o paÃs a um patamar jamias alcançado na história. Acorda pra realidade....
O Brasil é governado por um partido populista, inepto, irresponsável, com forte aversão a reformas e modernização do estado, patrimonialista e extremamente corrupto (os maiores esquemas de corrupção da história do paÃs foram protagonizados por esse partido). É difÃcil acreditar que um paÃs com esse infame perfil possa ser lÃder de algo que agregue valor positivo.
E todas as alternativas à isso são de caipiras ignorantes que levam 600 mil pessoas a morte, enquanto passei de jetski.
Antes era governo por um motociclista negacionista da ciência e do clima. Melhorou muito, mas o estrago foi grande.
Muito boa e interessante a análise e o caminho sugerido
De qualquer forma vem reconstruindo com competência o que a extrema direita terrorista destruiu com inelegÃvel que foi considerado um paria nas relações internacionais conflitos infantis com lÃderes não faltaram.
Energia limpa, agua em abundancia, sol e 4 lavouras por ano...Só falta um governo descente!
Mais?
O seu governo "descente" saiu em 2022: aquele que fez o Brasil descer a ladeira social e economicamente. Agora temos um governo decente, que apoia a parte carente da população, aumenta o PIB, diminui o desemprego e traz investimentos.
A análise está parcialmente correta, mas reforça o lugar-comum, sem esmiuçar as causas do nosso subdesenvolvimento (que para Nelson, é obra de séculos). Faltam grandes lÃderes em todos os setores, e sobram espertalhões e can alhas. Como disseram De Gaulle e Proudhon, não somos um paÃs sério, e por isso estamos de joelhos. A revolução virá do sul, destruÃdo.
Se o sul não tivesse o resto afundaria de vez. Na verdade, o sul mostrou uma incompetência de décadas para prevenir situações extremas e deve ser visto como exemplo do que não fazer.
A segurança jurÃdica é um dos assuntos relevantes para apreciação da situação brasileira pelos investidores internacionais, em particular dos G20. O STF, por exemplo no atual caso das aposentadorias, tema da Revisão da Vida Toda, mostrou que pode passar por cima da jurisprudência e renegar suas próprias decisões por motivos polÃticos!
Melhor sermos assim, neutros parciais! Pior ser como a Europa exploradora escravagista por séculos da Ãfrica; ou os EUA párias sugadores financeiros de todos desde Bretton Woods. MagnÃfico sermos os primeiros que declararam o atual genocÃdio Pale sti no, produzirmos comida e não armas, sermos do BRICS maior que o G7, permitirmos os imigrantes... !!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Brasil é pior inimigo do Brasil na busca por liderança internacional Voltar
Comente este texto