Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Morar perto do lago ou do rio é valorizado, até que ele transborde. Talvez a desvalorização dessas áreas tenha um efeito sobre o urbanismo que as regras municipais não dão conta.

    Responda
  2. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Os políticos que são parte da sociedade dão o mesmo valor ao meio ambiente que a sociedade como um todo, isto é, pouco ou quase nenhum. Esta tragédia no RS é mais uma das que aconteceram nos anos anteriores e vão se sucedendo. As outras não atingiram tantas pessoas e niguém mais se lembra. Pantanal em chamas, rios secos na Amazônia, alguém se lembra? Nunca existiram sistuações como esta, agora chegou a grande número de pessoas.

    Responda
  3. Angelica Bodendorfer

    No Brasil, de tamanho continental, os problemas se avolumaram e são de proporções gigantescas. Ainda discutimos o básico: aborto, feminicídio, racismo, violência urbana e rural, apenas citando alguns. Quando o assunto é meio ambiente, muitos desdenham. Até hoje são disponibilizadas sacolas plásticas e ninguém se incomoda. Vai ver como são tratados os resíduos no Congresso, na maioria das Prefeituras. O que dizer de todo o resto? É chique transferir culpa e não assumir responsabilidade.

    Responda
  4. Luiz Norberto

    E a população não tem culpa ? Esse ano tem eleição para prefeito , tá na hora de votar em quem prioriza a segurança da população e se prepara para o pior.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Concordo. A população elegeu e poderá eleger novamente negacionistas ou indiferente as mudanças climáticas, basta a água baixar o povo logo esquece. E os empresários ricos do agronegócio em conluio com políticos, também são culpados por mudar legislação do meio-ambiente, e deixar a boiada passar.

  5. Marcos Benassi

    [Pô, bem que podia alagar as galés da Barão de Limeira, hein? Resgata o pessoal escravizado que lá é mantido, a torturar mensagens normalíssimas, e deixa o sistema de sençura se afogar. Que malaria!]

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Óia, Camila, tem alguma coisa errada que não tá certa: se99% das pessoas acham que as KHagadas ambientais tem a ver com o destrambelhamento climático, por que votam em Sssaafado ambiental? Num Salles, por exemplo? Quedê protagonismo? Quedê mudar as práticas cotidianas, ter um carro só, usar menos tralha industrializada, trocar menos as coisas? Quedê uma lavoura menos dependente de agroquímica? Vai apontar dedo pro Gov Federal? Ora, vai atrás do seu prefeito - e eleja gente melhor.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Mas ainda há pedras no caminho eleitoral: ricos d agronegócio, q manipulam politicos da região e em Brasilia. Outra pedra é nosso sistema educacional cego para o meio-ambiente e p politicos populistas Ssssafados. Outra pedra é a doutrinação d pastores e padres q pregam Deus resolve.

  7. Wil Leon

    Enquanto os EUA e China não controlarem literalmente as emissões de gases, será só blá blá blá para distrair a atenção.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      É. Vamos esperar os EUA de negacionistas controlarem as emissões de gases, para o Brasil tomar consciência com bolsofrênicos e também fazer o mesmo? Porque a China vem tomando medidas pró-meio ambiente mais a frente tanto dos EUA e do mundo. Mas os chineses fizeram a represa Três Gargantas, construíram cidades q ninguém mora, e trocaram bicicletas por carros, a moda lá e aqui são os SUVs.

  8. Thiago Limeira

    Se culpar políticos não mostra a bipolaridade do povo, mostra a hipocrisia. Quantos ambientalistas ou defensores de Meio A. existem em partidos como PL, Republicanos, Patriotas, PSD, MDB, PSDB, União Brasil e PP?? As pautas eleitas para o congresso foram Boi (agronegócio e desmatamento), Bala (segurança e violência) e bíblia (fé e preconceito). Cobrar algo além disso, é falta de vergonha de quem elegeu esses caras, que são a maioria esmagadora do Congresso Nacional.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      E os ricos do agronegócio e seus Colaboradores inflam o peito e fazem marketing "nós alimentamos o mundo". O agro é pop. A redes sociais foram compradas por esta gente, e o povo acredita, pois ainda adoram churrasco d bois q invadiram terras.

    2. Marcos Benassi

      Os projetos anti-ambientais que tão lá, os25, são só PL (quinze) e do PP(cinco). Proposição ou relatoria. Bando de pppiicaretas, depois ficam soltando ou espalhando feiques. Daí emerge o mau-caratismo das ruas, que as propaga, não checa nádegas, e fica mugi-berrando pelaí.

  9. Amauri Soares

    Breno, vc misturou judiciário, aquecimento global e não sei mais o quê. Se o todos esses seus argumentos são factíveis, o que dizer da enchente de 1941? Pensa bem!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      PelamordeZeus, Lenin e Piaget! Pensa ocê, homi. Essa faz 8O anos, pô.

  10. Paolo Valerio Caporuscio

    Ignorada porque os políticos não tem carisma e nem sabem o que fazer para o povo, sem seriedade e de cultura involuida para assuntos mais sérios e acomodados nos privilégios.

    Responda
  11. Breno Heleno

    Vanos passar a boiada, esperem 72 horas q a chuva para. A tds q votam contra o clima e a natureza deviam receber sozinhos o castigo.

    Responda
  12. Maria Luiza Menten

    Sem uma alteração radical da forma como se utiliza as terras, tragédias como essa se repetirão. Ou seja, precisamos rever urgentemente esse modelo, altamente lucrativo para alguns, em que matas nativas são devastadas para dar lugar a pastagens, ou para o cultivo de plantas destinadas à alimentação de animais.

    Responda
    1. Breno Heleno

      Ja foi o ponto dd nao retorno faz anos

  13. EBANO MACHADO PIACENTINI

    Se os políticos estão vivendo em uma realidade paralela, cabe aos jornais como esta Folha darem MUITO MAIS DESTAQUE a notícias, entrevistas e reportagens relacionadas à ciência, mudanças climáticas e urbanismo. cadê as matérias sobre a relação da devastação da Amazônia com as chuvas no RS? Cadê matérias sobre parques alagáveis ?

    Responda
  14. Breno Heleno

    Corrupçao no judiciario estadual é generalizada tb, e nada há q ser feito pq o CNJ tem íntimas conexões e é orgão cujo procrsso de escolha apriveita aos apadrinhsdos de quem? Judiciario local. Vamos morrer todos sem vencer esse mal.

    Responda
  15. Sérgio Guimarães Thomé

    Mesmo com essa tragédia climática, um projeto foi adiado no Senado, ao qual visa diminuir a área de proteção ambiental da Amazônia de 80 % para 50 %. O motivo do adiantamento : o relator está doente. Na cabeça da direita irracional que hoje está na Câmara e no Senado, o que importa é o dinheiro. E nada mais.

    Responda
  16. Eduardo Elói

    Nem adianta ficar remoendo o que passou, culpados ou não. O fato é que a chuva ainda continua e a busca por soluções é o que interessa.

    Responda
  17. Amauri Soares

    Completando o comentário abaixo. Os políticos estão lá porque nós, povo ignorante, os escolhemos. Sou do sul, aqui nasci e depois de muitos anos retornei. Chove, e choveu noite inteira. Desde moleque tínhamos cheias. Agora estamos procurando culpados e politizando. Não dá para canalizar essa energia em ajuda para os desabrigados?

    Responda
    1. Breno Heleno

      O local RS tornar se á inabitavel virao mais e mais tempestades é o aquecimento global e nenhum país suporta.

  18. Gaya Becker

    Político e inço é a mesma coisa. Mesmo que mor ram, deixam os herdeiros no lugar deles. Essa é a sina de um país em que a maioria do povo não se sente e não aprendeu a ser cidadão porque não teve ensino e preparo para tanto. Infelizmente.

    Responda
    1. Breno Heleno

      Sim becker os inteligentes ocupam cargos publicos efetivos

  19. Maria Lima

    Vai continuar sendo ignorada, caso os meios de comunicação continuem omitindo da população, os nomes dos principais culpados, os camisa amarelas, fornecendo nomes e partido ao qual pertencem.

    Responda
  20. Amauri Soares

    Mais um artigo em que os comentários politizam a calamidade. O RS, pelo formato do Brasil, brincamos que é o pinico do país. Somos os primeiros a receber as frentes frias. E os principais "sofredores" do inverno congelante. E quando ocorre, como atualmente, uma massa de ar quente e seco na região central do país, ocorre esse fenômeno: alta pluviosidade da região Sul do país. Jamais ocorreu um índice pluviométrico tão elevado! Não há como culpar, no Brasil, camisetas amarelas, vermelhas ou

    Responda
    1. Breno Heleno

      Amauri vai ser td ano agora.

    2. Amauri Soares

      qualquer outra cor. Só precisamos de compaixão e ajuda.

  21. José Antônio

    Urgência climática segue ignorada por políticos camisas amarelas: ´Vamos passar a boiada`. Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
  22. José Bueno

    "Abriram as porteiras", e a enxurrada veio sem dó nem piedade, para todo mundo! Este desastre é culpa de 'todos os políticos"?! Não é, não! Agora tentam encobrir que os políticos selvagens da direita é que impedem 'gastanças" e "controle do estado" para preservação do meio ambiente e bem estar social. Vão continuar até quando com essa política estúpida de dar tiros até nos próprios pés ?

    Responda
  23. MARCO ANTONIO POLISELI

    Urgência pra político é voto

    Responda
  24. Márcio Santiago Baeta

    As mudanças climas requerem ações dos países. Muito se fala mas pouco se faz. A teoria do desaquecimento é ignorada pelas grandes forças econômicas. A natureza tem sido consumida pelo capitalismo que transforma indivíduos em consumidores. Os recursos naturais são finitos.

    Responda
  25. José Fernando Marques

    Sim, o capitalismo, incluído o agronegócio, e os políticos patrocinados pelo capital. Tomara que as revoltas públicas venham. Essa é a única maneira de fazer esses sujeitos ouvirem.

    Responda
    1. Breno Heleno

      Eles entrarão nos avioeszinhos com as excelencias locais q odeiam o supremo pq furtam o erario e vazam daqui dando banana pra gente ja ferraram tudo

  26. Alex Sgobin

    Um adendo: não são apenas os políticos canalhas da moto serra, é o capitalismo também. Enquanto esse último existir, não haverá esperança.

    Responda
  27. Carlos Mello

    E desse congresso destruidor ninguém tem raiva?

    Responda
    1. Breno Heleno

      A boiada passou gente.

    2. José Antônio

      Eu tenho. Afinal, hoje há mais congressistas camisas amarelas no Congresso do que aqueles 428 de dois mil e dezesseis.