Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JULIANO OLIVETTE

    Há pelo menos 20 dias os ucranianos já tinham adiantado as duas trocas, supostamente por motivos de corrupção e desvios bilionários de décadas. A troca de Lavrov também foi apontada, vamos ver se nos próximos dias algo se materializa. O fato é que a Rússia está gastando quase 7% do seu PIB em defesa, percentual gigantesco, e no momento não tem se quer um vislumbre de estabilizar os territórios invadidos.

    Responda
  2. Wil Leon

    Estão ficando cansados. Ai, pensam em mudar os rumos ou desistir.

    Responda
  3. Cel Sil

    putin trai os próprios ministros, oq esperar deste cara.

    Responda
    1. Danilo B Bittencourt

      Você leu que o Choygu estava no mistério da Defesa havia 11 anos? Cara isso é um ciclo!

  4. Ernesto Pichler

    É falso que Putin queira dominar a Ucrânia. Quer acabar com o regime neo-n e os ataques às populações do Donbass. Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia são repúblicas autônomas com população russa (assim como a Crimeia, mas esta sempre foi russa). A população polonesa, ao norte da Ucrânia, também pode querer independência. E o resto da Ucrânia pode querer independência dos EUA e seus títeres neo-n, que querem cercar a Rússia com bases "americanas".

    Responda
  5. andre lunardelli

    Coloca um economista para elevar os (já altos) gastos militares em 75%! Tenebroso! Tristes tempos de ascensão do autoritarismo...

    Responda
  6. Leonilda Pereira Simoes

    A sorte (por enquanto) do demitido é que ele está vivo e não foi envenenado (ainda). Tem um tempo a mais, mesmo estando em outro posto. Mas logo Putin vai ter um ataque histérico (como Stalin) e achar que ele vai traí-lo (como o general que o desafiou e teve o avião derrubado) e logo ele poderá sofrer algum acidente ou um mal súbito ao beber ou comer algo ou tocar uma roupa contaminada (Navalny). A surpresa maior seria se Putin tivesse o mínimo de respeito às pessoas e nações. Não está nem aí.

    Responda
  7. alex carvalho

    Putin podia apertar logo o botão atômico e destruir todos nós com a desculpa de que era pra evitar a OTAN tomar a Rússia!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Ele ameaça fazer algo parecido com isso dia sim, dia também. Ainda mais depois de Macron dizer que poderia ajudar a Ucrânia com tropas. Aí danou-se.

  8. Carlos A Nogueira

    Eu vi no canal do Professor Hoc que a Ucrânia está prestes a tomar Moscou. Cenas dos próximos capítulos. Aah, antes que eu me esqueça, eu também acredito que a Michele se casou por amor, que o mito nunca quis aquelas jóias e que o Pastor Malafaia é um homem de hábitos simples.

    Responda
  9. Sérgio Sayeg

    Subiu no telhado

    Responda
  10. Rubens gonçalves

    O putin nomeou o general armagedon veterano da antiga urss e da guerra da chechenia.

    Responda
  11. João José Aguiar

    Olhando a história vejo que antigos vencidos/dominados pelos russos (República Tcheca, Polônia...) querem distância dos mesmos enquanto os vencidos/dominados pelos Estados Unidos (Alemanha, Japão,...) mantém relações estreitas. Então, se for para escolher prefiro os estadunidenses.

    Responda
  12. Giovani Ferreira Vargas

    Força, Rússia! Coragem, Putin!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Leonilda. É falso que Putin queira dominar a Ucrânia. Quer acabar com o regime neo-n e os ataques às populações do Donbass. Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia são repúblicas autônomas com população russa (assim como a Crimeia, mas esta sempre foi russa). A população polonesa, ao norte da Ucrânia, também pode querer independência. E o resto da Ucrânia pode querer independência dos EUA e seus títeres neo-n, que querem cercar a Rússia com bases "americanas".

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Coragem para quê, para cometer mais crimes seriais? Procure saber quem é o monstro para quem você deseja força e coragem. Com tantos líderes decentes no mundo, escolher o pior de todos é incompreensível.

  13. Andréa Bandeira

    Soubéssemos votar como os russos, não estaríamos passando pelas calamidades que assolam o RS, bo zo na ris ta.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Este texto é serio mesmo? Está ficando difícil discernir no meio de tanta barbaridade. Mas não deve ser, uma assinante deve ler o jornal pelo menos de vez em quando.

    2. Ernesto Pichler

      Piras, o candidato mais forte de oposição ao Putin era do PCFR. Você queria um comunista de volta ao poder? O partido da CIA, do navalny, tem menos de 1% dos votos.

    3. Darci de Oliveira

      Esse tipo de postagem na aparência de uma pessoa de esquerda, colabora com o quê ? Só para aumentar a repulsa de nós gaúchos esquerdistas contra pessoas que se acham progressistas, mas que no fundo não passam de vira-latas ( guaipecas aqui no Sul )

    4. Hernandez Piras

      E desde quando o voto é livre na Rússia? Na Rússia não é preciso saber votar, já que as opções ao ditador eram puramente simbólicas e os únicos candidatos realmente críticos não puderam competir. Se você queria uma "democracia" sem oposição podia ter votado em Bolsonaro. Ele também era admirador de Putin.

  14. Galdino Formiga

    A política russa é difícil de entender, mas mostra que Putin está cada vez mais forte e centralizador.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Putin colocou a Rússia como maior economia da Europa, ultrapassando a da Alemanha, mesmo com os embargos dos "americanos". É verdade que a Alemanha se ferrou com a perda da energia russa.

  15. Milton Nauata

    Passou da hora da humanidade ser varrida da face da Terra. Essa praga não tem jeito. Talvez isso demore muito pouco, com tantos insanos no poder.

    Responda
  16. Jean Sohn

    O artigo tentou mostrar subliminarmente como a economia russa vai muito bem apesar das sanções do ocidente mas na realidade o Putin cometeu o maior erro tático da sua vida que condenou a Russia voltar algumas decadas para trás.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Quem pergunta por que a Rússia cometeu erro tático não entende que invadir um país soberano, ainda mais usando o argumento falso de que parte da população quer fazer parte da Rússia. Não há argumento na invasão, por que alguns acham que podem achar pontos que justifiquem? Falta humanidade ao extremo ver todos os mortos, as cidades destruídas e ainda aplaudir Putin. Que horror.

    2. Ernesto Pichler

      Qual erro? O de se defender? O de defender as populações russas do Donbass? O de não ter acabado logo com a guerra por um ataque maciço?

  17. Paulo Araujo

    É o projeto de ditador em plena implantação.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Falso, não é? As bombas e as matanças de pessoas são apenas ilusão de ótica... Mesmo sendo fã do Putin, use o bom senso.

    2. Ernesto Pichler

      É falso que Putin queira dominar a Ucrânia. Quer acabar com o regime neo-n e os ataques às populações do Donbass. Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia são repúblicas autônomas com população russa (assim como a Crimeia, mas esta sempre foi russa). A população polonesa, ao norte da Ucrânia, também pode querer independência. E o resto da Ucrânia pode querer independência dos EUA e seus títeres neo-n, que querem cercar a Rússia com bases "americanas".