Lygia Maria > Indignação popular não é fake news Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 6 Próximas
Excelente comentário. Parabéns.
As mentiras destes cidadãos de bem prejudica as doações para as vÃtimas . Ninguém vai mandar caminhão de doações para ser multado .Pablo Marçal é um mentiroso.
Me pergunto que tipo de jornalista pode achar que tudo bem, que publiquem fake News após e durante uma calamidade como a que está em curso no Rio Grande do Sul . Mentiras causam mortes e estão a serviço daqueles que tentaram acabar com a democracia! Sra jornalista enrole seu diploma e esconda-o em alguma cavidade, ou use-o para obrar, ou talvez possa se aprapresentao PL nas próximas eleições! Seu artigo me provocou engulhos e é por essas e outras que estou a cancelar minha assinatura com esse jo
Afirmo, de novo, esta colunista ainda será candidata a um cargo polÃtico, apoiando um bolsonarista.
Bingo!
Estou chocada com este texto. Me custa crer que foi publicado em um dos maiores jornais do paÃs. Eu poderia apresentar uma lista de evidências contrárias, mas não há espaço suficiente e eu sinto vergonha alheia. Melhor somente registrar o espanto e não dar repercussão a tamanho disparate.
Muito difÃcil de entender porque a Folha mantém pelo segundo dia consecutivo este artigo de desinformação, redigido no mais puro estilo do gabinete do ódio. Isso nada tem a ver com pluralidade de opinião.
São raros os prazeres na Folha, poucas vezes eu vi na Folha alguém ser tão profundamente desprezado, e com toda razão, e olha que temos Pondé, Demétrio e Kramer na Folha. Lygia merece parabéns pela extrema indigência produzida e a Folha por ter contratado algo assim, é a sua nova cara, depois da perda de Contardo e Janio, entre outros.
Manipulação da opinião publica com Fake news, principalmente quando é feita pela "Grande Imprensa" deveria ser crime no Brasil. Folha virou uma enorme fonte de fake news contra o Governo Brasileiro.
Duas coisas me fazem manter a assinatura da folha, (agora só on line -mais barato), poder analisar e perceber como se da a manipulação do publico, e alguns bons cronistas que funcionam para encobrir a verdadeira face da FSP. Lamentável.
Faço minhas as suas palavras, ainda hoje, faz menos de uma hora tentei cancelar a assinatura digital da Folha mas na renegociação resolvi tocar mais um pouco. Tirando alguns poucos bons cronistas o resto dá dó como é o caso desta senhora ou senhorita que não tem a mÃnima noção do que acontece no paÃs e sai vomitando bobagens.
Estamos sempre correndo atrás dos prejuÃzos e das perdas, que são infinitamente mais onerosos e dolosos. Por que não cuidar, transformar hábitos, barrar as ganâncias, negacionismo e modo predatório de tratar nossas recursos naturais. Não dá mais para aproveitar o momento e ir passando a boiada, não é mesmo Ricardo Salles?
Li alguns comentários e concordo que parece que o objetivo de manter essa "jornalista", é provocar discussões e angariar mais leitores. Ainda que seja pelo aspecto negativo, ainda assim obter likes que serão monetizados. Cada dia mais a FSP e o jornalismo se iguala nas redes sociais, um espaço de vale tudo, inclusive provocando raiva e ódio que o que mais atrai as pessoas, para terem publico e poderem monetizar. Vamos deixar de lê-la. FSP usando Fake news para atrair publico.
Lygia é um talento. Estava sem ler as colunas há algum tempo, o que foi muito saudável. Aà vi que ela cometeu outro texto, e conseguiu se superar, e olhem que o sarrafo está lá no alto. Parabéns. Não é para qquer um. Imagino o que essa inteligência poderia produzir se fosse direcionada para o bem.
Quem sabe Lula não corta os subsÃdios ofertados ao agro e a outros setores, para ter um auxÃlio a mais na reconstrução do RS. Acabe também com o Teto de Gastos, com os juros elevados e as verbas abusivas entregues ao Lira, para que ele possa se reeleger e apoiar seus aliados.
O que precisamos fazer imediatamente é parar de dar engajamento para o fascismo. É simplesmente não ler mais nenhum artigo dessa colunista. Pela quantidade de comentários aqui, é capaz de ela ter até uma promoção no jornal. Lembrem-se que essas colunas funcionam como os algoritmos...
Concordo com genero, numero e grau com vc. Totalmente tendenciosa.
O negacionismo continua na Educação, no meio-ambiente, no agronegócio, na Ciência, na Segurança e também neste jornal. É um tipo de ''negacionismo'' para legitimar o negacionismo mais vil existente nesta terra de espalhafatos: aquele negacionismo que procura destruir a solidariedade, a alteridade, a empatia e coesão social em prol da reconstrução nesta catástrofe causada por negacionistas que não têm nada a ver com 'liberais': o liberalismo também constrói. Queria comentários? Muitos; parabéns!
Principalmente neste jornal, sem esquecer Estadão e O Globo.
Pela lógica da dona Lygia Maria, o governo deveria ter aplaudido a tentativa de golpe no trágico 8 de janeiro de 2023, tudo em nome da democracia. Que bonito! Mais uma colunista "jenial" da Folha, provavelmente da turma do Joel, o defensor do "bolsonarismo moderado" e outras aberrações da direita brasileira.
Assim como Ibaneis foi afastado pela facilitação aos atos de invasão e depredação da sede dos três poderes, Leite e Sebastião Melo também devem dar um tempo. Eles não são a solução dos problemas, mas parte deles.
Este jornal nem se dá mais ao trabalho de revisar o texto que além de ser uma ex crescência contém erros crassos como citar a Lei de Segurança Nacional que foi extinta em 2021 e substituÃda pela Lei de Defesa do Estado Democrático que a colunista parece desprezar?
Quase comparou o governo a uma ditadura por criar controle contra mentiras nas redes. A maior parte são mentiras, criadas por golpistas, o que a articulista nem imagina. Então deixa rolar a desinformação, é isso? E as pessoas alagadas não serão atendidas porque podem ser enganadas? Ao menos o governo está tentando deter o erro. E que não houve prevenção, em especial do RS, é muito claro. Por que as emendas e o orçamento secreto local não foram para prevenir enchentes? Isso ela não pergunta.
Toda semana é uma baboseira nova dessa senhora.
Essa senhora ainda está por aqui? Folha, para agradar a parcela Deus/pátria/famÃlia e outras coisitas mais, deve existir gente com mais cérebro. Não sei onde procurar...
Politizar uma catástrofe é de um profundo baixo nÃvel. A hora é de ajudar como tantos tem feito.
Tanto estudo, tanto doutorado para terminar dando like ao finado Olavo.
Exato!
Bom dizer que as forças armadas não estão fazendo resgates e ajudando as vÃtimas?? Dizer que estão impedindo os caminhões de ajuda humanitária? Anvisa proibindo aeronaves com remédios? Ausência de ajuda tanto do governos estadual e federal, existindo somente voluntários civis? Isso é o que?? Ou a colunista está querendo aparecer, ou não está acompanhando as barbaridades postadas nas mÃdias sociais!! Não gostar do governo, sem problemas, mas mentir deliberadamente, só prejudica!!
A questão não é a postagem de um cidadão qualquer reclamando dos serviços públicos mal prestados, mas a rede articulada que usa fake news como método e que, inclusive, atrapalha não somente as ações do estado, mas do voluntariado. Ao colocar na mesma régua a indignação popular (legÃtima) com o método sistemático e intencional de desinformação (criminoso), quem desrespeita o cidadão comum não é exatamente o Governo.
Trata-se de um texto pueril e completamente equivocado! Não é o povo que produz essas fake News mas uma rede montada e articulada principalmente por polÃticos, empresários e bloqueios, visando exclusivamente monetização e lucros polÃtico-eleitorais! A colunista presta um enorme deserviço ao tentar legitimar esta barbárie.
E o pior que ela acusa o governo, esquecendo que grande parte da mÃdia e agências de checagem, já detectaram várias fake News!! E a vontade de fazer média com o Bolsonarismo!! Faça crÃticas pertinentes e justas ao governo, mas não covardia com o sofrido povo gaúcho!!
Parabéns pela coluna. Até que enfim, uma voz (pena que solitária) se levanta contra as barbáries que estão acontecendo no BR. O Estado está fazendo perseguições seletivas contra quem é de direita ou não comunga das suas ideologias e "fechando os olhos" contra os seus. Não vi uma manifestação contra o filho do Nine que agrediu uma mulher. Mas tudo bem, ele fez o L, então ela deve ser a culpada.
Como você não lê o jornal que assina: a mulher do acusado já defendeu o presidente mais de uma vez, dizendo que o problema não é com ele, é com o filho. Machistas estão em todos os partidos, não sabia? E sobre os filhos do golpista, das rachadinhas, das joias roubadas, das casas compradas com dinheiro vivo, vc reclamou muito deles aqui? A perseguição seletiva a mulheres, negros, religiões africanas, artistas, a lista é gigante, eles podiam? E a Covid, piadas com mortos..., falou sobre isso?
A polarização está deixando as pessoas doentes!! O que tem a ver a tragédia gaúcha com o filho do presidente Lula?? Lendo essas postagens, difÃcil não se lembrar do grande escritor, Umberto Eco!!
Pronto! A colunista resolveu dar palco prá maluco e eles estão dando as caras aqui! Lamentável!
Ivan não falamos do filho do Lule. As feministas estão de férias até que ela admita que caia da escada toda terça-feira.
Taà um legÃtimo post de extremista rancoroso. Parabéns ! Até o filho do Presidente Lula ( apelidado de "Nine ) entrou nos fakes da tragédia das cheias.
Meus Deus. Infelizmente vocês estão completamente contaminados. Isso nada tem a ver com perseguição com direita ou esquerda, de ideologia ou não. A questão é sobre divulgação de informações falsas que causam todo tipo de transtorno e prejuÃzos para quem já tem que lidar com uma tragédia.
Pena do Saramago.
Eu até gosto de ler as matérias dessa jornalista porque, na sua maioria, são tão ruins de dar dó. Se o poder público não combate criminosos que propagam desinformação, quem deve combater? O Chapolin? Essa repórter é fã do Bozo, só pode. Bom, melhor ler isso que ser analfabeto, ou do gado. Não, todos dois é péssimo. Força aos irmãos do Sul!
A colunista começou bem a redação do Enem citando Saramago.
Ela deve odiar Saramago. no fundo. Ele foi comunista. Deve ter pretendido camuflar seu reacionarismo e pa re cer chique, afinal de contas Saramago era um sensacional.
Pensei a mesma coisa! A pessoa não se garante minimamente e já sai citando Saramago sem mais nem menos para tentar legitimar o texto abaixo da crÃtica! Às vezes até passa mas não neste caso!
A colunista está certa. A PolÃcia Federal tem mais o que fazer do que investigar quem espalha mentiras pela internet.
Mesmo que essas mentiras acabem matando pessoas, como no caso dos flagelados ? Tens certeza do que estás dizendo Paulo Roberto ?
Cadê o ombudsman?
A indignação da maioria dos leitores em face dessa crônica lamentável e mentirosa também não é fake news...
Dizer que o governo está impedindo os mantimentos de chegarem à população (que na prática desestimula doações), é "indignação popular", não fake news. Mas essa indignação popular é contra a falta de competência dos governos, ou contra os governos em si? Porque a folha não repercute diretamente via editorial essa "indignação popular"? "A população está indignada" com os obstáculos que o governo tem levantado para que a ajuda não chegue. Repercuta essa "indignação" diretamente!
Se é esse o ponto, o governo está agilizando processos, que têm de ser aprovados na Câmara e no Senado, para ajudar rapidamente a chegada de ajuda, antecipou salários, tudo o que não precisa do Congresso. Lula posou com Lira e Pacheco, que concordaram com os trâmites, não viram nas TVs todas mostraram, até as que apoiam golpistas? Não leu aqui? O Congresso já votou? Algum deputado, vereador etc foi tentar salvar vÃtimas, levar comida, levou barco? Alguém do PL, PP, Republicanos, PTB etc?
Que crônica mais errada e equivocada. Tanto estudo e é isso que consegue desenvolver como pensamento? Lamentável. Essa publicação merece o selo de Fake News.
Pior é colocar o Saramago nessa sandice.
Discutir qual fake é pior, todas so contribuem para tirar o foco, o objetivo que é dar as mãos e ajudar da maneira que for estes irmãos mais ao sul que sofrem esta tragedia.Culpados são todos, politicamente infelizmente somos um zero, o mesmo sujeito que falou em deixar a boiada passar para desmontar a proteção ambiental se elegeu deputado, e centenas de outros, vamos votar olhando e analisando o curriculo do candidato como se fosse contratar um funcionario.
A colunista perdeu uma oportunidade para ficar calada. Absurdo o que diz: "Portanto, o Estado brasileiro precisa conter seus laivos totalitários e, se quiser impedir falácias, deve participar do debate público, em vez de usar seu poder de polÃcia para perseguir cidadãos." Meu Deus, o que ela quer dizer por "participar do debate público" ?? Como debater com propagadores de fake news ? É preciso combatê-los, denunciá-los, como está sendo feito pelo Ministério da Justiça.
Quem escreveu o texto é uma senhora da extrema direita. Uma pena! Perdeu a oportunidade de escrever algo que realmente importe neste momento de muita dor.
A Colunista, que sempre pareceu inteligente e do bem, parece não ter notado ainda todo o peso das fake news - que na dimensão que ganharam nas ultimas décadas se tornaram um fenômeno novo, perigoso e extremamente eficaz para a direita radical e suas teorias conspiratórias. Uma pena que também esteja sendo levada por uma dessas teorias, ao vincular a produção massiva de mentiras ao exercicio de censura.
Inteligente? Do bem? Por esse e outros artigos ela já mostrou quem é.
Quando eu cancelei minha assinatura, o departamento comercial da Folha me fez (e continua fazendo) vários sobre livre debate, diversidade de opinião, blá blá blá. Realidade é que esse jornal não publica nada que contradiz a linha neoliberal mas continua dando espaço para essa fascistinha, mesmo as colunas contendo erros primários (como outros apontaram da revogação da LSN) e sendo rechaçadas pela imensa maioria dos assinantes.
Concordo com você. Toda vez que leio essa jornalista me faço três perguntas : "ela estudou onde?" "ela tem chefe que lê e revisa essas bobagens?" e " devo cancelar a minha assinatura da FSP?" porque tá difÃcil viu aaff
Tristeza esta matéria! Irresponsável em não separa o joio do trigo. O caso do Prefeito de Farroupilha ficou evidente o ato irresponsável, criminoso. 1. Gravou toda a conversa com o Ministro Pimenta, OK. 2. Recortou a gravação para ocultar e desinformar. Somente publicar para !lacrar" 3. Ainda bem que o ministro Pimenta está também gravando/registrando as conversas que tem com TODOS os prefeitos. Mostrou a "má fé" divulgando na integra a conversa. Ministro foi educado, paciente...está de parabéns
Olha, sinceramente... Argumentação pÃfia, lógica incoerente, estilo horrÃvel. E nem uma palavra sobre as notÃcias falsas da extrema direita. Parece um briefing mal escrito. Onde está o ombudsman?
Não entendi essa coluna. Essa mulher pede para pegar leve com os exkrementos que propagam fake news?
A LSN foi revogada desde 2021.
Deve ter sido apenas esquecimento a colunista não ter incluÃdo a situação dos EUA com Julian Assange entre exemplos de paÃses que controlam opiniões. Sua isenção quanto a crÃticas de governos liberais é comprovada pelo histórico de suas colunas. Foi um lapso, está claro.
Não é indignação,é agressão e mentiras, e n povo expressando essa indignação/ cobrança a autoridades, são extremistas da direita em campanha/negadores da ciência.E a sra, erra qd diz que pessoas jurÃdicas n sofrem dano moral, PJ pode sofrer dano moral em nosso Pais, sim. STj já decidiu q quando a credibilidade institucional da PJ PÚBLICA for fortemente agredida deve ter resposta judicial. Nesse caso, as mentiras agravam a resp emergencial à s catástrofes, criam desordens e desconfiança geral.
mas falando sério agora, acho que tipos como essa colunista nem concordam com o que escrevem, mas sabem que esse tipo de cretin isse gera cliques e engajamento.. e nós seguimos caindo na armadilha, acessando essas colunas ridÃculas e perpetuando essas pessoas nos espaços de visibilidade que tem, pois dão lucro ao jornal. entendo e hipocrisia de estar aqui dizendo isso, mas temos que pensar outras formas de lidar com essas pessoas que lucram estimulando o ódio.
Ja alertei para isso em outras reportagens. A Folha junto com seus colunistas estão adotando o critério de engajamento utilizado nas redes sociais. Isso gera frutos dentro da extrema direita, para o colunista lacrador e possivelmente algum tipo de monetização seja direta ou indireta através da redes que disseminam a matéria. E todos nós alimentamos isso. e quiséssemos isso, iriamos pra Jovem Pan, Revista Oeste; mas FSP? Desrespeito.
Pessoal, a LSN que ela citou sequer existe. Foi revogada em 2021.
Concordo totalmente, me vejo perdendo tempo lendo,, comentando e passando raiva com essa des onesta, tudo que gente como ela quer
Tchê, é uma reflexão interessante.
Parece que a colunista confundiu alhos e bugalhos. Quando seres como um certo coach que já foi processado por crimes no passado usa deliberadamente mentiras para monetizar suas redes e sabe-se lá mais o quê, atrapalha e deve ser denunciado. A colunista esqueceu (sic) que há um gabinete de crise para ajudar o Estado? E que várias instâncias no RS reclamam que perdem tempo precioso esclarecendo o que esses pul/hás publicam? A indignação não deveria estar dirigida a esses seres Ab/jetos?
é isso mesmo! o povo deve ser livre pra mentir, pra dar golpe, pra acusar quem pode ajuda de má-fé, pra denunciar opositores polÃticos por crimes que nao cometeram, pra lucrar com a tragédia alheia! qualquer coisa diferente disso é censura e comunismo! lygia maria pra presidente!
Rs...foram con du zi dos pelo bolnarismo para a Papuda.
Lacrolândia. A única coisa que a colunista quer é essa quantidade de comentários. Merece o ostracismo como benção e bússola, pois o que escreve é deliberadamente a tentativa de polemizar bobocamente. Ela tem capacidade de mergulhos mais interessantes.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Indignação popular não é fake news Voltar
Comente este texto