Lygia Maria > Indignação popular não é fake news Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas
Mais uma viúva da ditadura defendendo notÃcias falsas e manipulação de informação como liberdade de expressão. Cara colunista, ouça e leia a letra desta música de Milton Nascimento: Tu clamas por liberdade, mas só aquela que te convém...
Considerando o atual estado "de coisas", beira o surrealismo a coluna. Moça, em que mundo vives? Tem uma turma no exterior dizendo que vivemos uma ditadura. Assim o fosse, a senhora não estaria mais em casa. Lamentável para a Folha de SP.
Presumo que Lygia Maria deveria ser o pseudônimo do Carluxo, se ele soubesse escrever
Ao manter esse ser como colunista, me parece que a Folha insiste em provocar os poucos assinantes pensantes que ainda restam. Só pode ser provocação! Até o termo "balbúrdia", usado por aquele dhe byl menthal que o bozo botou na educação ela usa no mesmo nÃvel baixo. Por favor, me poupe até novembro, quando vence a minha assinatura
Artigo beirando entre o absurdo e o ridÃculo
Como assim, beirando? Já caiu...
Beirando a leviandade
"Perseguir"? Foi isso mesmo que v quis dizer? Chamar à justiça quem espalha notÃcia falsa é perseguição?
Essa moça, Lygia Maria, é a única colunista da Folha que mostra dignidade e que atua como uma jornalista de verdade. Os demais não passam de ativistas do Governo Lula
Fecha a boca Batista!
Realmente ela representa todo apalermado de extrema direita obtuso e ignorante.
Ela não seria ativista do governo anterior?
Faca-me rir. Kkk
Você deve ser o único assinante que nutre algum respeito por essa senhora...
João, a Lygia é uma pessoa tão desprezÃvel!
Carlucho desnorteado e desvairado.
Calma lá, moça ! Crimes tem sido cometidos por meio de desinformação. Com origem em inequÃvoco interesse polÃtico ideológico, tenho recebido postagens que, por bia oblÃqua, estimulam o não auxÃlio à s vÃtimas do flagelo. Isso não é indignação popular. Isso é manipulação de imagens e áudios dublados com discursos falsos. Nada de manifestação popular há nisso. Retrate-se, e mostre-se digna.
Touché! A realidade registrada com perfeição. Parabéns!
Saudades do cercadinho?
Rafael lopes , é seu direito pensar isso. Mas cuidado q o xandao vai te buscar. É fake news
Veremos logo que este derrame de fake news não será suficiente para encobrir que estamos chorando por esta tragédia do povo gaúcho, em boa parte porque o governador não fez "gastança" com verbas públicas destinadas à proteção do meio ambiente e do seu povo. Mas, não temos tempo agora para nos envolvermos com as fake news, a prioridade, neste momento, é trabalharmos pela sobrevivência dos gaúchos e de sua economia.
Concordo.
Se a dona não é alienada é mal-intencionada, então ela desconhece os métodos e a organização internacional da extrema-direita que usa a desinformação e a mentira como modo de a arregimentar apoio polÃtico e poder?
Os posicionamentos dela são bem próximos da extrema-direita quando o assunto é o governo federal.
Indignação e fake news são coisas bem diferente "doutora bolsonarista". Esses criminosos que espalham mentiras sobre a catástrofe, são os mesmos que mentem sobre vacinas, sobre urnas eletrônicos , etc. O modus operandi é o mesmo, só muda o tema. Fico espantado com sua "ingenuidade", sugiro que informe-se melhor sobre o que está acontecendo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O engraçado da análise semiótica dessa doutora bolsonarista é que a flagrante campanha de desinformação deflagrada pelo pessoal dela não existe no seu argumento falacioso. Não há nenhum cerceamento à liberdade de expressão nem nenhuma lei da ditadura evocada pelo Judiciário para cerceá-la. Só a legÃtima proteção da Lei ao direito do cidadão. Cada uma!
Vergonha para a FSP publicar um texto desses, passando pano para o crime das fake news.
Que texto absurdo. Essa "colunista" perdeu a noção do ridÃculo.
Prezada Lygia, os que produzem e ou disseminam fake news estão desesperados para se eximirem de sua culpa na tragédia gaúcha, pois são negacionistas das mudanças climáticas ou sabotadores de projetos de proteção ambiental. Com a palavra os polÃticos do PL.
Gastão o Vomitador, imortal criação do Jaguar, adoraria presentear a bozolina Semiótica.
Marcelo, para de divulgar fake news. Eu nso votei no jair, nso sou bolsonarista, nao prego golpismo
Todo bolsonarista acha que basta falar "não votei no Bolsonaro" e os outros vão ser tolos de acreditar nisso. Poucos assinantes da FSP são mais devotos que o Florentino
Mas não hein, é nelore marcado
Fico aliviado em saber que a Folha não é um jornal de discurso único e de fato publica ideias plurais. O leitor precisa ser respeitado com reportagem imparcial. Parabéns, Lygia e Folha de São Paulo.
Não precisa exagerar! Artigos e articulistas como essa moça, não chegam ao nÃvel de debate que poderÃamos chamar de pluralismo. É muito rasteiro
Imparcial num artigo de opinião? Sugiro estudar os gêneros jornalÃsticos, Carlos.
É cinismo demais.
Que cinismo.
Flávia, fatos são fatos e as filmagens sumiram. Agora, você tem visto as filmagens? nada de exército aparece. Em Minas, na época da barragem, Bolsonaro além de mover o exército imediatamente ainda recebeu ajuda do exército de Isr-ael enquanto seu descondenado agora recusa ajuda do urugu-ai, porque o presidente de lá não gosta de mad-uro
Is-rael? Gado detectado..
Você realmente é um cara acometido de sérios problemas psÃquicos. Mentiroso compulsivo e contumaz .
Alguém aqui está se alimentando de fake news.
Deixa de ser mentiroso ! Eu moro em POA e vejo todos os dias o Exército trabalhando aqui !!
Não tem que dá boa vida para quem dissemina mentira, tem que fazer um cervo contra essa gente. Sair em defesa do vale tudo é fascismo.
Texto brilhante que serve para nos alertar da doença mental que tomou conta do Brasil desde a eleição de 2022. Basta ver os comentários absurdos dos lulaafetivos que, não podendo acusar o governo anterior pela desgraça, resolveram defender o indefensável - um governo corrupto e incompetente - que prefere gastar dinheiro público para comprar apoio parlamentar e não para socorrer as vitimas dessa tragédia. Sua principal arma é apelar para a censura para impedir que os cidadãos se manifestem,
Não é a toa que uma pessoa como Lygia tem coluna na golpista Folha, não fosse tão ruim, não teria espaço, a cada coluna ela mostra pra que veio.
Naftal, com fascistas e genocidas não se tem debate, precisam ser denunciados.
E a cada posto, vc mostra que não tem muito apresso ao debate.
Vou comentar de novo, tamanha a minha indignação, como gaúcho que está na frente de batalha. Blindar as mentiras dolosas a pretexto de "liberdade de expressão" é uma barbaridade, um acinte à tragédia. Assim como fizeram na pandemia, esses canalhas matam. Por que não te calas, Lygia?
Testemunho emocionante de Edvanio, um gaúcho vÃtima desta tragédia e atuante na frente de batalha. Fique seguro de que o povo gaúcho pode continuar contando com a solidariedade, de todo tipo, da maioria do povo brasileiro.
Excessos não são permitidos nem ao Estado e nem aos cidadãos. Bem por isso, ainda que no desespero crÃtico, não se pode aceitar a expressão que visa balbúrdia, caos e desordem. Nestes termos, considero que a autora poderia ter procurado meio-termos mais adequado.
Bozolinos tem meio-termo?
Esses bilionários que defendem estado mÃnimo, defendem ações que interferem no clima, agora mudam o foco, precisam de fake news e de calunistas baixos como esta.
Quer dizer que não pode investigar os disseminadores de mentiras, semeadores - conhecidos, mais antecedentes - de pânico, em nome da liberdade de expressão? Muito prazer, dona. Agora sua máscara caiu, outro artigo seu, que lerei, já estarei vacinado. Sua biografia me enganou.
Os comentários deste texto são mais interessantes porque lúcidos do que este rascunho tendencioso.
E a pessoa precisa ter doutorado em semiótica para falar tanta bobagem? Quem está cerceando as reclamações da população? Quem está perseguindo as pessoas por reivindicarem? É governo Lula quem está publicando mentiras? Faça-me um favor senhora, tente ser um pouco (pelo menos) profissional, veja quem é que está "radicalizando" na internet de verdade. Mentira e desinformação como as suas só aumentam a tristeza dos gaúchos.
Se há alguma coisa na qual as bozolinas e bozolinos são profissionais é na propagação de mentiras, insultos e crimes nas redes sociais.
Matéria ridÃcula. Em nenhum momento está se cerceando a possibilidade de crÃtica construtivas Dr ações sejam do governo federal ou estadual. O que a sociedade espera são crÃticas verdadeiras e não disseminação das mentiras, preconceitos e racismo. Mas a articulista não vê as coisas por este lado. TÃpico de pensamento conservador.
Carlos, quem fez vandalismo foram os infiltrados com ajuda do pessoal do governo, mas estamos falando das pessoas que foram presas sem provas. Onde estão as filmagens, onde estão as da Itália. O ministro se acha Deus
Peça para algum advogado ver o processo e te falar.
O ódio religioso, golpista e familiar não dá trégua, tenta sabotar com mentiras até a mobilização da grande maioria dos brasileiros pela proteção do povo gaúcho.
Os vândalos é que ficaram vagabundeando nos QGs, bloqueando estradas e atacando de várias formas os opositores ; "infiltrados" é piada!
Aqui está um exemplo do leitor Lugya.
Uma pergunta. O que os "inocentes" que estavam no quebra-quebra queriam? Tenho um chute: eles queriam que um não eleito tomasse posse no lugar de um eleito. Qual é o nome disso? Golpe. E isso crime, sabia? Cadeia nos golpistas. Sem anistia!
Um texto que defende o indefensável. E ainda cita "indignação popular"! As pessoas também ficam indignadas com as mentiras, e essas mentiras, num evento como as enchentes no Rio Grande do Sul podem matar ou impedem que se salvem vidas. O seu texto é uma ofensa à sanidade.
Muito rasteiro o comentário da colunista: iguala fake news e crÃticas ao governo, que são totalmente diferentes. A mentira deliberada mata. São essas que são investigadas. E punidas. As crÃticas JAMAIS serão punidas ou censuradas. Ela sabe disso, mas confunde-as propositadamente para taxar o governo de autoritário. Muito mal Lygia, não ajudou em nada. Aliás, estimulou as mentiras travestidas de "crÃticas".
Mas quem falou que aqueles que manifestam seu descontentamento estão sendo perseguidos? Só quem cometeu crime. Simples assim. Mas se a colunista se coloca como defensora de criminosos, boa sorte. A história costuma desnudar o rei.
Elon Musk não doou antenas de internet no lugar de comida, água e cobertores à toa. Vi diversos relatos de jornalistas que passaram a semana inteira no RS, colhendo depoimentos e mostrando a gravidade da situação, que estavam sendo muito bem recebidos pela população. No que a internet foi reestabelecida, a cordialidade transformou-se em ódio, como se uma chave tivesse sido mudada na cabeça das pessoas. Creio que isso desmascara o argumento dessa bolsonarista simulando indignação popular orgânica
A Folha chafurda na lama a cada texto capcioso como esse. Que feio...
Eis um exemplo do bolsonarismo moderado, higiênico, quase fofo.
Fétido...
Meu Deus!! Em que mundo você vive Lygia!! Ao ver textos como esse entendemos porque o Brasil está nesta situação absurda. A FSP nao tem alguém menos pior pra colocar no lugar? Será que o Hélio lê a coluna dela? Se lê deve ser com o saco de vômito ao lado ( assim como eu).
O texto reflete desconforto e desespero. A verdade é que está muito difÃcil para os perdedores de extrema direita já pensarem no que virá quando o povo em geral perceber que uma catástrofe desta gravidade está sendo enfrentada com responsabilidade pelo governo federal, que agora temos, e não com motociatas!
Tem criminosos espalhando mentiras para criar pânico e a colunista acha lindo.
Essa jornalista confunde o leitor ao escrever essa reportagem. É clara a má intenção das pessoas de má fé, muitos seguidores de extrema direita, que inventam de tudo para criarem imagens e fakenews que mostram erros dos governos, seja estadual e federal. E óbvio que você, inclusive, procura enaltecer seus colegas de ideologia. Mas a verdade se vê fácil... Todos veem que é difÃcil, que os bolsonaristas torcem contra para que algo aconteça de errado. É triste, mas verdade...
O artigo já nasceu velho. Em 1919, no precedente Shenck vs. United States, a Suprema Corte dos EUA já decidia que provocar pânico (perigo real e imediato) através de uma notÃcia falsa, como gritar “fogo” em um teatro lotado não era considerado liberdade de expressão. O artigo da jornalista liberal passa por cima de variáveis tecnológicas como o poder das redes sociais (como manifestação one to many) pode ser prejudicial à própria democracia e não precisa ser tolerada diante de sua gravidade.
Parabéns pelo texto. Infelizmente nosso paÃs está trilhando para um triste rumo. O ditador do stf instituiu um sistema de censura e punição. Já temos presos polÃticos sem direito à plena defesa.
Quem vota em ou apoia polÃticos negacionistas das mudanças climáticas ou que sabotam projetos de proteção ambiental são co responsáveis pela tragédia gaúcha. Com a palavra: a bancada ruralista, Ricardo Sales, a boiada, a deputada da oktoberfest, todos do PL e Eduardo Leite do PSDB.
Tá aqui o público da Lygia Marçal.
Presos polÃticos = vandalos que entram no congresso, destroem propriedade pública, patrimônio, não respeitam resultados de eleições, armam bombas em caminhões, carregam bandeiras de Isr_ael e E_UA, desacreditam vacinas, minimizam uma pandemia... Tá certo?
Texto completamente alienado. E os médicos q falaram q aviões cheios de remédio estavam sendo impedidos de voar por causa da Anvisa? E o prefeito de Farroupilha q mentiu dizendo q o governo n repassou fundos? E a mentira q os caminhões estavam sendo retidos por conta de impostos? São dessas fake news irresponsáveis e perigosas q o gov está atrás. Tezto completamente enviesado, pra dizer o mÃnimo.
Precisamente. No entanto ela tem método e foco, que é justamente relevar os fatos que você apontou. E não se percebe nenhum constrangimento por parte dela de publicar uma matéria tão acintosa.
Indignação popular é legÃtima. O mesmo pode ser dito a respeito de colunistas e pessoas comuns emitirem suas opiniões. Naturalmente que o valor de cada uma delas varia conforme a capacidade de cada um. Mas, veicular uma informação falsa, sabendo que ela é falsa, na intenção de se dar bem, prejudicando milhares de outras pessoas, aproveitando-se da boa fé delas, para mim isso precisa de intervenção do Direito Penal, porque são interesses superiores da vida em sociedade que estão em jogo.
A Lygia me bloqueou no Twitter, quando denunciei suas falas: diz que mulheres trans são homens, que negros e pobres não precisa ir para a universidade pois já existe curso técnico e que Is ra el, ao se defender, pode matar quantos palestinos quiser. Sinto desprezo por essa mulher!
Perigosa.
Nao sei de onde a autora tirou essa estoria de "perseguicao à manifestacao de indignacao". Nao obstantes elas serem improprias e inadequadas nesse momento, sao a minoria nas redes e estao sendo apenas alvo de criticas, só criticas. Estamos falando de fakenews q confunde e desestimula acao de voluntarios e de doadores e aumenta o sofrimento das pessoas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Indignação popular não é fake news Voltar
Comente este texto