Lygia Maria > Indignação popular não é fake news Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

  1. JOSÃ OLIVEIRA

    Onde foi que você enfiou algum resquício mínimo de vergonha, se é que já possuiu tal virtude, em algum momento da sua vida? Para tipos iguais a você, fazer uso da disseminação da mentira, mesmo que seja por pura má-fé, é algo análogo à indignação popular? Respeite o trabalho sério, eficiente e diuturno, que está sendo realizado, pelo Governo e todas as principais instituições que o integram, e para isto, basta que você recolha-se à sua imensuravel irrelevância.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Apoiado! O mínimo que a fsp tem que fazer é afastar esta figura nefasta!

    2. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Mandou bem!

  2. Anete Araujo Guedes

    Lula agiu com presteza e rapidez. Tomou medidas necessárias, agilizou os atendimentos, o socorro às vítimas, disponibilizou auxílio emergencial. Ante o incômodo gerado na extrema-direita fascista, pelo seu senso de humanidade/responsabilidade, por ele ter pontuado um enorme diferença com aquele desqualificado que desgovernou o país por 4 anos, lançaram mão do que sabem fazer com extrema perfeição, agilidade, método e contribuições financeiras, as fakes.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não é contra Lula que eles jogam. Trata-se de um projeto de desestabilização do Estado, na pretensão de um país entregue ao setor privado, com a liquidação das estatais restantes. São os que visam apenas o lucro, sem nenhum empreendimento social, ambientalista, educacional etc. Afinal, o agro é pop, está na mídia, nas redes, no Senado, na Câmara, na Globo. São eles que financiam a eleição e reeleição dos nossos congressistas, governadores e prefeitos.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Perfeito!! Os extremistas não esperavam uma reação rápida e contundente do governo federal, em socorro das vítimas dessa tragédia gaúcha! Restou então o trabalho de contra informação, buscando a confusão e caos, com objetivo de minar a sua credibilidade!

  3. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Deus...essa figura é muito limitada, caraca. Uma mistura de maldade com falta de informação.

    Responda
  4. Pery Pedro

    Absurdo. Todos sabem que o governo está certo e todos os posts que dizem o contrário são fake news, discurso de ódio e tentativa de derrubar o estado democrático de direito, punível com prisão próvisória de cinco anos sem acesso aos autos, o que nos poupa a chatice de denunciar, investigar, dar direito ao contraditório e só então julgar. Nosso STF faz isso tudo na mesma pessoa, mesmo quando ela é vítima. Ou ainda melhor, manda o X derrubar o perfil. Só assim defendemos a democracia. Somo do bem.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Do bem????

    2. Bento Brito Teixeira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      É seo Pery, parece que tua tática de posar de jocoso não deu certo.

    4. Pery Pedro

      Crime de opinião que chama agora? E quem defini se minha opinião é crime? E se eu achar que a sua é? Vivi pra ver a esquerda defender a censura.

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A tática de desqualificar o crime que praticam chamando o de opiniões já está manjada, bozoloide.

  5. Ana Brasil

    Até que enfim um texto coerente no meio dessa confusão! Parabéns!

    Responda
  6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Estranhamente a autora finge que não está havendo uma enxurrada de fake news criminosas que visam não só se aproveitar da calamidade para denegrir certas autoridades mas principalmente espalhar mentiras que atrapalham as ações de salvamento e mitigação dos prejuízos. Qual o propósito desse artigo rastaquera senão reforçar esse tipo de comportamentos?

    Responda
    1. Pery Pedro

      Fakenews, Emerson. Só jogo Hearthstone. Cinco anos de prisão preventiva sem acesso aos autos pra você.

    2. Emerson Luis de Moraes

      Pery meu mano é campeão de Fortnite, meu pai, cacique da tribo, tem uma loja na Amazon que revende produtos da Nike! No Xingu o índio já até trocou, a Iracema pelo Musk!

    3. Raquel Gonçalves

      Estou me perguntando o mesmo.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Pery Pedro

      Sim, Kamarada. Precisamos estatizar este jornal e mandar a autora ao Gulag. Tudo que é contra nós é fake news. A Janja comemorando as tropas federais salvando o cavalo, quando na verdade foram os enviados dos governos de SP e Minas, é um vídeo editado. Aqueles bombeiros, antes de serem de SP e Minas, ão federais, porque nasceram no Brasil. Quem disser o contrário está tentando derrubar o estado e deve ser censurado e preso.

  7. MAURICIO MOURA COSTA GUIMARAES

    Lamentável ponto de vista! Mentiras espalhadas para atrapalhar a ação das autoridades e disseminar o pânico na população? Adesão a fakenews é um sinal de adesão a ditaduras e golpes, estados totalitários e sem credibilidade, como já vivemos no governo anterior.

    Responda
  8. leonardo oliveira

    Fora incompetência .

    Responda
  9. Jose de Paula

    A grande questão é que tem fakenews que causam grandes estragos, que ao serem disseminadas atrapalham as ações do governo e daqueles cidadãos prontos a ajudarem com doações para as vítimas desta catástrofe no RS. Observamos hoje que o maior objetivo de alguns ,que se dizem "influencers", é obter engajamento nas suas redes sociais monetizadas e a forma que utilizam é a disseminação do caos de forma deturpada e manipulada.

    Responda
  10. leonardo oliveira

    Excelente artigo ,censura só encobre a incompetência do poder público e não ajuda a melhorar nada.Somos um país amador.

    Responda
  11. Joao Benedito de Almeida

    Como é que é a folhetim agora resolver passar panos para fake news. Que vergonha

    Responda
  12. Hudson Neves

    Diante dos aproveitadores, oportunistas de plantão, que buscam curtidas disseminando noticias falsas, o governo federal e a justiça precisam agir! Essa gente pilantra precisa arcar com as consequências de suas ações. A colunista, doutora em comunicação, usar seu espaço no jornal pra passar pano pra essa galera em plena catástrofe e algo que eu não consigo compreender.

    Responda
    1. Jose de Paula

      Concordo com o Hudson, esta colunista passou o pano nos disseminadores de fakenews.

  13. paulo cesar cruz

    Os três Estados mais negacionistas e reacionários do país, o pedaço menos miscigenado do país, e eles se orgulham disso, é justamente o lugar mais afetado pelas mudanças climáticas. Ciclones, tornados ,tempestades tropicais fazem parte do cotidiano do sul. O que ontem era extraordinário,hoje é cotidiano. O sul vai ter muito tempo para refletir,chorar e mudar seu rumo. A vida costuma atropelar aqueles que negam a realidade.

    Responda
  14. paulo cesar cruz

    Cada periódico tem a Madeleine que merece. Artigo cheio de sofismas e meias verdades maldosamente arquitetado. A era da pós verdade onde se relativiza o que se convém. A distorção distópica a serviço de uma suposta ideologia, no melhor estilo Fox News. Num país onde povo não cultiva o senso crítico,podemos dizer a lama moral, esta jamais baixará.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Perfeito

  15. Fernando Moreira

    O Estado brasileiro tem viés totalitário desde 1500...

    Responda
  16. Louis Lou

    Sinceramente, não acho que a colunista seja tão burra ou ingênua, neste caso, só resta a má-fé, a mesma má-fé que está presente nas FAKE NEWS (com letras maiusculas sim!) que são disseminadas pela extrema-direita. Mostre uma censura a qq cidadão que mostrou sua revolta genuína com a situação de desamparo, seja pelo governo estadual ou federal! Há sim o combate a indivíduos que geram conteúdos falsos para engajamento, visando confundir as pessoas, preparar terreno para campanha política.

    Responda
  17. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Doutora, pelo que entendi, os posts publucados pelo Marçal, pelo Nego Di, pelo prefeito de Farroupilha, pelo teu governador, pelos Zeros, com mentiras graves, devem ser considerados como indignação popular. É isso mesmo?

    Responda
  18. Roberto Rangel

    Uma faísca de bom senso no meio de tantas polêmicas. Gostei do texto.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Tem gosto prá tudo, e caráter também!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Outro que apoía as fake News passsnfo pano para criminosos em meio ao caos e sofrimento do povo. Revoltante!

  19. José Roberto Franco Reis

    Essa colunista é de assombrar. Cada defesa que ela faz em nome da liberdade de expressão põe no chinelo as insanidades da extrema direita bolsonarista em sua defesa canhestra das supostas liberdades. Olavo de Carvalho, se vivo estivesse, ia ficar enciumado. Nos termos dela, fake news é progresso nacional! Pouco importa se isso agrava a tragédia do RGS.

    Responda
  20. André Andrade

    E lá vai mais um arrazoado de asneiras. Ainda bem que a articulista nos poupa de textos longos.

    Responda
  21. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    Sugiro a autora que escute o último Medo e Delírio em Brasília. Existe uma rede organizada e muito bem financiada de espalhamento de fake news sobre coisas muito sérias, que são capazes de causar direta e indiretamente mortes, como vimos na pandemia e atrapalhando ou descredibilizando os esforços atuais no socorro ao RS. O regime onde a liberdade é ilimitada é a ditadura, para o grupo no poder. Na democracia há limites.

    Responda
  22. Ronaldo Camargo

    Um jornal buscar opiniões em diversos pontos do espectro político é saudável a todos, porém dar voz a pessoas que usam de desonestidade intelectual para incitar ainda mais a polarização nesse momento tão dramático que estamos passando é uma vergonha. Cadê o ombudsman da folha?

    Responda
  23. LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO

    A fake sobre a fake....como ela conseguiu fazer isso no lugar de ajudar, eu nao sei....haja criatividade

    Responda
  24. Hamilton Octavio de Souza

    Ontem, hoje e sempre o cidadão bem preparado para viver seu tempo precisa saber separar a boa informação (séria, real, verdadeira, científica etc) do besteirol que circula no mundo - tanto produzido pela ignorância quanto pela má-fé. Da mesma forma que o besteirol causa danos ao entendimento da realidade, o oficialismo também é danoso ao impor uma versão única. Vale lembrar o dano causado pela Globo durante a Ditadura Militar, que escondia fatos políticos (luta pelas diretas) e da vida do povo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Outro que passa pano para a inundação de fake news criminosas dessa extrema direitatalha eschrota!

    2. Andre Moraes

      Não é besteirol Hamilton. São desinformações dolosas que atrapalham o socorro as vitimas, o trabalho das instituições e coloca a vida das pessoas em risco. Pessoas públicas estão conscientemente fazendo isso para se auto engajar, ganhar dinheiro com a desgraça alheia e faturar politicamente. Vimos o que a desinformação fez durante a pandemia. Esse artigo da jornalista não é lastreada em fatos, embora ela dê a entender sem apresentar uma única evidência.

  25. Bruno Dias

    Enfim, se 'revolta' justifica falar qualquer coisa, afirmo aqui que a Sra. Lygia Maria, doutora em alguma coisa ou outra pela PUC, gosta de chutar cachorrinhos e põe maionese na pizza. Afinal, tá liberado, né?

    Responda
  26. Pedro Guerra

    Como a coiunista não dá um mísero exemplo sequer do que seria seria censura governamental fica parecendo que ela está lançando mais uma fake news. Talvez seja mesmo o caso. Que faaaaaaaaaaaase, Folha!

    Responda
    1. Fernando Moreira

      Isso mesmo, Manoel Gonçalves, gostaria de saber por qual razão nenhuma órgão de imprensa nacional publica qualquer matéria sobre as razões pelas quais o Alan dos Santos não foi preso nem pelos EUA, nem pela Interpol, mas eu fui pesquisar e posso dizer: nos EUA não há crime de opinião (nem no Brasil, apesar do que faz o STF) e a Interpol rejeitou a ordem do Alexandre de Moraes para inclusão no nome da referida pessoa no alerta vermelho porque a ordem viola a Constituição da Interpol. "Só" isso...

    2. Manoel Gonçalves

      Basta olhar o inquérito das fake news, o pedido de extradição do jornalista Alan dos Santos, o chilique das autoridades brasileiras diante a negativa dos americanos em extraditar o jornalista pelo crime de opinião

  27. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Ela acredita no que escreve? Ora, como diria o Marreco, isso não vem ao caso. O objetivo desse pessoal é receber likes, criar confusão e receber dividendo$ nas redes sociais. Se Gastão o Vomitador estivesse vivo teria um prato feito com a dita cuja escrevinhadora.

    Responda
  28. Bruno Dias

    A dona Lígia tem um exemplo de uma crítica sendo suprimida por essa suposta gestapo do Lula ou é pra gente acreditar em qualquer coisa que essa colunista escreve? A desonestidade é constante nessa coluna.

    Responda
    1. Bruno Dias

      "Ai jorge orvéu! ai a polícia dos pensamento! ai estou sendo oprimido!" Ninguém compra mais essa choradeira de fascista, sai fora

    2. Manoel Gonçalves

      Todos os dias vemos nos noticiários ações dignas de um conto de George Orwell sendo feitas no Brasil de hoje, instituições que deveriam ser republicanas agindo como Ministério da verdade e Polícia do Pensamento

  29. Bruno Inácio

    Poxa, a colunista faz uma crítica contundente (e correta no teor) mas não cita uma caso que exemplifique o que é criticado. Ainda, há um link para matéria associada ao tema que sequer diz haver qualquer tipo de censura de crítica comum. Pô, aí me quebra.

    Responda
  30. Nelson de Paula

    Tem gente influente entrando no debate com más intenções, com alvos a atingir, praticando jogo sujo.

    Responda
  31. Maria Isabel Castro Lima

    A jornalista confunde e induz os leitores a confundirem críticas e elogios com notícias falsas. Ela ignora que as mentiras nas causam danos irreversíveis, como as que atacam a reputação de pessoas, não do Estado. Críticas ao Estado são bem vindas para provocar mudança e melhorias, mas não tem sido este o caso muitas vezes. Tem que regular as redes. Tem muita gente que acredita que suas sandices são liberdade de expressão. A jornalista presta um desserviço.

    Responda
  32. Edailson Monteiro Rodrigues

    Em pensar que o dinheiro da minha assinatura paga pra essa nazifascista escrever esse tipo de coisa, e pra piorar ainda é minha conterrânea, que horror.

    Responda
  33. Edailson Monteiro Rodrigues

    Em pensar que o dinheiro da minha assinatura paga pra essa nazifascista escrever esse tipo de coisa, e pra piorar ainda é minha conterrânea, que horror.

    Responda
  34. Edailson Monteiro Rodrigues

    Em pensar que o dinheiro da minha assinatura paga pra essa nazifascista escrever esse tipo de coisa, e pra piorar ainda é minha conterrânea, que horror.

    Responda
  35. Regina Heineck

    Sinceramente ninguém merece ler um jornal que tem jornalistas escrevendo estes delírios. Isto é desinformação que tem clara posição de extrema direita. Faça-nos o favor, nos poupe.

    Responda
  36. Filipe Carvalho

    Incrível ler uma coluna que coloca no mesmo balaio críticas e fakenews. Quem anda espalhando mentira sobre as doações, por exemplo, acaba desistimulando outros a doarem. Tem que ser investigado e punido quem cria e espalha mentiras falsas. Não tem nada a ver com críticas à atuação dos governos. Fiquei impressionado com a superficialidade do argumento dessa colunista.

    Responda
  37. Raimundo Silva

    Não entendo porque meu comentário não está sendo postado

    Responda
    1. Gilberto P Santos

      Caro Raimundo: em ¨condições de uso¨ está definido que esta gazeta tem a prerrogativa de ¨retirar qualquer postagem do ar, mesmo que não viole as regras estabelecidas¨, conforme o entendimento de dna. Solange Maria Chaves Teixeira Hernandes.

  38. Marcos Jorge Barreto

    Ao comparar a produção de notícias falsas ao livre direito da crítica a autora insiste no argumento básico da extrema direita fascista: todos são livres para mentir e desinformar, não importa as consequências humanas e sociais, a liberdade deve ser absoluta até para dar golpe e impedur a liberdade. Coisa de fanático.

    Responda
  39. Jorge Rodrigues

    Tudo o que desagrada o sistema e os donos do poder é rotulado de fake news e os autores das declarações estão sujeitos à perseguição do estado. Muitas vezes essas opiniões estão erradas; mas são apenas opiniões. Pessoas que alegaram que o voto impresso é mais confiável do que a urna eletrônica perderam o direito de ter conta nas redes sociais. Pessoas que criticam a atuação dos órgãos públicos na cata[trofe que se abate sobre o Rio Grande do Sul são intimadas a se calar.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Essa é a técnica da extrema direita criminosa, nega a realidade atribuindo falsamente a ação das autoridades a uma censura a opiniões quando sabe que a ação se dirige à divulgação de fatos mentirosos e não a meras opiniões tentando suavizar as ações criminosas chamando as de opiniões. Outro criminoso!

    2. Anete Araujo Guedes

      Lula agiu com presteza e rapidez. Tomou medidas necessárias, agilizou os atendimentos, o socorro às vítimas, disponibilizou auxílio emergencial. Ante o incômodo gerado na extrema-direita fascista, pelo seu senso de humanidade, por ele ter marcado uma enorme diferença com aquele desqualificado que desgovernou o país por 4 anos, lançaram mão do que fazem com extrema perfeição, método e ajudas financeiras, as fakes.

    3. Régis Cava

      E as pessoas que dizem que o governo deixa de enviar alimentos para o RS e os envia para Cuba? Isso pode? E médico que diz que a Anvisa está impedido que medicamentos cheguem ao RS porque não libera aviões, pode? Se tudo pode, porque não dizer também que a pedofilia é algo normal do ser humano? Gente abjeta. Essa colunista faz análise clínica, aquela da latinha, conhece?

    4. André Andrade

      Liberdade de crítica não te dá o direito absoluto para falsear a realidade, com o intento de atacar pessoas e instituições. Uma coisa é a justa indignação popular pela suposta demora ou falta de ação de um governo. Outra é lançar mão da desinformação para criar um clamor social contra pessoas e instituições, para ganhos políticos. Não vejo nenhuma diferença entre um criminoso que dá golpe informando PIX falso e um político que utiliza a catástrofe para arrebanhar eleitores/seguidores.

    5. Andre Moraes

      Mais uma mentira? Você é livre para defender voto impresso, inclusive o tema foi debatido pelo legislativo, onde perdeu, sendo livre para propagar as vantagens desse tipo de voto, o que não pode é dizer que as eleições foram fraudadas sem apresentar provas. Criticar os órgãos públicos você também pode, não pode é disseminar desinformação que atrapalhe o socorro as vitimas, o trabalho das instituições e coloque vidas em risco. Até caluniar o governo pode, mas pode ter que responder na justiça.

    6. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Tudo que desagrada nosso MicoJoia é fake. A única verdade está no zap das tias.

  40. Vera Queiroz

    Acho que a pseudo-jornslista não conhece a diferença entre informação confiável e fakenews, deve ser devota do infame bozonero, que horror.

    Responda
  41. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Essa jornalista é, inclusive, de sin for da: a LSN (lei de 1983) foi revogada em 2021.

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Kkkkkkkkk! Sibele decididamente quem está se mostrando não é vocé: talvez a FSP que publica uma matéria sem fundamentação e coerência alguma. Ah, se ela acha a China horror de ditadura que tal ela levantar a bandeira para o agro não exportar para lá e deixar de sustentar um regime co mu nis ta e o comunismo internacional?! Rs...

    2. SIBELLE BARCELOS

      Desinformada, adepta do gado e a gente pagando a FSP. Resumo: eu sou uma bes ta mesmo.

  42. Francisco Marra

    Desinformar a população não tem nada a ver com críticas aos governos isso é crime sua direitista.

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Ela é desinformada: a LSN foi revogada em 2021.

  43. Raimundo Silva

    A aurora demonstra claramente seu lado bolsonarista. Só ela não enxerga o quanto as fakenews têm dominado as redes sociais e os canais revoltados com a derrota em 2022.

    Responda
  44. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Pt é Goebbels ..

    Responda
  45. Jose Roberto X de Oliveira

    Isso! Um Governo deve ser tutelado por informações falsas da ultra-direita e direita alinhada. Gobbels está dando pulos de alegria no inferno com esse texto. A colunista defende que a propaganda de mentiras fascistas é bem vinda para moldar a opinião pública? Já imaginou moça uma mentira de que a senhora fez algo cruel espalhada pelas redes sociais? Sair as ruas ficaria difícil não é?

    Responda
  46. Oscar Vigna

    A autora não consegue distinguir crítica de desinformação. A primeira, necessária e fundamental para o aprimoramento do convívio democrático não deve sofrer punições. No entanto, é facultado ao criticado refutar as críticas, seja ele pessoa física ou instituição. Desinformação e mentiras, alvos das investigações solicitadas, tem poder desagregador e devem ser apuradas sim, resultando em responsabilização e, punição se cabível, dos seus criadores e disseminadores.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Ela consegue diferenciar. Mas o obejtivo dessa gente desprezível, desse projetinho de Goebbels, é aumentar a confusão. Não é erro, é método.

  47. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Ele ganhou ou pagou para escrever esse artigo?

    Responda
  48. Humberto Giovine

    Esta "jornalista" é a mesma que apoia as ações do governo is ra e len se contra o povo palestino, que já causaram 34.000 mortes, a maioria crianças e mulheres. Além de criticar atos do STF contra os invasores de 08 de janeiro de 2023, e as fake news. Portanto, nada a estranhar e esperar do que ela escreve.

    Responda
  49. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Nossa!! Essa foi das piores...tem certeza que acredita no que escreveu? Não, né ?!

    Responda
  50. Rita Lima

    Cadê os fatos ???? A FSP já teve jornalistas melhores e mais responsáveis. Sofrível

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.