Ilustrada > Morre Paulo César Pereio, ícone rebelde do cinema nacional, aos 83 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Para mim seu melhor papel foi o de Alvarenga Peixoto, na obra-prima de Joaquim Pedro de Andrade, Os Inconfidentes, de 1972. Irei rever, sua irreverencia desvelada ao contexto polÃtico da época foi genial, aliás, a de todos os atores, todos monstros sagrados, inclusive o diretor, todos mortos. O céu o o inferno que se cuidem...
Para quem veio do Alegrete (em gaúches se pronuncia Alêgrêtê) Pereio representa o guasca gaúcho moderno. Como se dizia antigamente, "Ãndio dente-seco do lombo embarrado" sem papas na lÃngua mas com educação e sensibilidade. O tÃpico gaúcho-carioca que todo guri almejava ser nos tempos passados.
Nem um mês passando na esquina da São João com a Ipiranga lembrei do bar do Jeca e do Pereio jogando nas 'modernas' máquinas de pinball no final dos anos 60. Tudo tem um fim uns pavorosos como o que se faz com a memória material da cidade mas outros me permitem lembrar e passar adiante momentos como esse de pessoas e grandes atores como será pra sempre o Pereio.
Vai lá Pereio, que o além tá cheio de gatas a espera da sua entrada triunfal pelas nuvens. Vai mandando bala no cinema transcendental!
Ah, Pereio, que pena, um sujeito do Baralho. Viva Allan Sieber e seus excelentes trabalhos, inclusive o excepcional e imagético obituário. E o Nercessian, outro sujeito fora de série. Tá vendo Pereio, nem era tão grande assim - ou a pinta de grão-jeba não colou com a Chefia? Levaram-te mesmo assim, não impressionou. Hahaah!
Fica a genialidade, irreverência, do artista, do homem Pereio, quiçá tenhamos mais Pereios!
Vai meu abraço de solidariedade e pesar a todos do Retiro dos Artistas em Jacarepaguá, em especial ao Stepan Nercessian que sempre esteve a frente da direção daquela entidade.
Uma prova viva, agora nem tanto, que drogas não encurtam a vida. RIP.
Opa, Wil, viva, vivÃssima! E em riste!
O cara era um ator fodastico ,e que infelizmente não vai ter mais ,aja vista esse monte de bozolista no meio artÃstico,juntando com evangélicos virou um bando de fracos do meio artistico
Um texto e análise da trajetória do grande ator à altura de Pereio! Uma perda imensa para o cinema brasileiro! InesquecÃvel seu desempenho em "Eu te amo" de Jabor.
Filho da tupa estragou meu fim de domingo. Vai se dofer Pereio.
deu voz prá narrar homo erectus, muito legal. a cara dele.
O Bukowski do cinema brasileiro.
Eu me lembro do filme "Vai trabalhar, vagab...ndo". Pereio fazia meu personagem preferido. Vai na paz!
Até que durou. Espero ter a mesma sorte. Descanse em paz.
Pereio representou como ninguém em todos seus filmes o tÃpico vilão do cinema (uma espécie de Harrison Ford ao contrário, o eterno mocinho de Hollywood).Certa vez, faz uns 30 anos, vi o Pereio num bar aqui no centro de São Paulo e cheguei a pensar em pedir a ele um autografo, já que sempre fui fã dele, mas na hora fiquei ressabiado, pois imaginei que fosse bem provável que ele me mandasse pra aquele lugar se eu lhe pedisse o autografo.
"Não vou dar autógrafo pra ninguém, por ra!" Grande Pereio. Quem sabe encontra a Dercy nas quebradas do lado de lá pra mandarem todo mundo à lerda. Grato pelas boas gargalhadas, Pereio. A propósito, Elcio, grato pelo seu comentário, que me fez dar boas risadas e me motivou a escrever aqui.
Excelente ator , descanse em paz .
Grande perda da Cultura brasileira. Pereio, descanse em paz.
Autêntico como poucos em tempos que a maioria joga pra agradar a plateia fazendo da hipocrisia uma escolha soberana.
Conheci seu irmão, J. Pingo, atuante em BrasÃlia. Perfis parecidos. Vá em paz, Pereio, genioso e genial.
Parem todas as prensas. Morreu Pereio !
Genial Pereio. Esse agregou à arte.
Pereio era mais.
Impagável Pereio, vai fazer muita falta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Morre Paulo César Pereio, ícone rebelde do cinema nacional, aos 83 anos Voltar
Comente este texto