Hélio Schwartsman > Rousseau e o clima Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A Justiça Divina só permite reflexão sobre si a partir da pluralidade das existências e da eternidade da vida, que faz o que convencionamos chamar de mal se transformar em uma gota D'agua no oceano (da eternidade). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Vivemos de apagar fogo e não vai ser diferente agora.
''...muito dos nossos esforços terá de ir para a adaptação, tanto a prevenção como a gestão de catástrofes.'' Exatamente. Mesmo que nossa gestão ambiental fosse um modelo para o mundo, não escaparÃamos do aquecimento global. Mas não precisamos morar na beira de rios e lagos por exemplo.
A coluna já começou errada. Que papo torto esse de que Rousseau errou, parece ter vindo de um leigo em uma mesa de bar. Acho que o autor está vendo a filosofia de uma forma muito utilitarista.
Por instantes, pensei que alguém na FSP teria a coragem de apontar um dedo para as causas humanas dos extremos climáticos, mas não: é o mesmo negacionismo moderado dos editorialistas, que aponta dedos professorais para os efeitos e sua prevenção, mas silenciam convenientemente sobre as causas...
Se tivéssemos dirigentes eleitos para fazer o que precisa ser feito boa parte dos problemas estaria administrada. A questão é que a gestão pública em regra é voltada para a reeleição, para que se mantenham no Poder. E a população continua a alimentar esse ciclo.
Bata verificar os projetos aprovados ou que tramitam nas prefeituras, estados e no congresso.
*basta
Ontem li um texto no Brasil Sem Medo, site do Olavo de Carvalho, onde Paulo Briguet linkava as ditas aparições de Fátima a aurora boreal na Europa (pouco antes da segunda guerra mundial) e às enchentes no sul, conectadas a tempestades solares que seriam um sinal de Maria para que se voltasse ao catolicismo. Não estamos ainda muito distantes da Lisboa do século XVIII.
A mudança climática está acelerando? Desde o ano passado estamos num território desconhecido. Temperaturas mais altas, inundações, secas, tempestades e ondas de calor. O rio Leine, Alemanhã transbordou ano passado. O El Niño explica parte do aquecimento, e dura até o final deste ano; se as temperaturas cairem o El Niño era o culpado, se não o mundo entrou numa nova fase de mudança climática onde novos modelos serão necessários. O longo prazo dirá.
Filósofos agora devem ser lidos pelo que acertaram ou erraram? Kkkkkk então, não seria o caso de dizer que 99% dos filósofos e cientistas erraram em tudo o que disseram? Sinceramente
Excelente texto...
Nem só Rousseau mas também engenheiros do Caos como Jair Bolsonaro e seu Ministro do Meio Ambiente e demais "patriotas" que pensam que o futuro social e econômico do Brasil estaria em se derrubar a floresta amazônica, liberar garimpos por todos os lados, exterminar tribos indÃgenas e vender toras de madeira e ouro clandestinamente para estrangeiros a preço de banana, fazendo da Amazônia a maior fazenda de gado do mundo. Porém são patriotas.
Acho que o editor-chefe deve ter ordenado a todos os colunistas para escrever sobre a tragédia. Só isso pode explicar essa profusão se textos fracos.
Onde está a fraqueza do texto?
Hélio também errou em quase tudo. Pena que nem me lembro mais quando ele acertou, senão eu até teria citado o acerto.
Que coluna mais indigente, como se Rousseau participasse de perÃodo das grandes agressões humanas a terra, que promovem os desastres. Os bilionários que agridem a terra agradecem aos seus jagunços, que tiram deles a responsabilidade e colocam sobre aqueles que sofrem as consequências. Hélio sendo Hélio, não fosse Hélio, não teria coluna na Folha, faz seu trabalhinho direitinho, do jeitinho que bilionário gosta.
Desculpa Serva, entendo que gostes do Hélio, até consigo imaginar a razão, mas tens que separar o seu amor pelo Hélio, defensor de genocidas, do discurso do tema em questão. Rousseau não viveu época de desastre ambientais provocados pelo homem, como ocorre hoje. Não venha me dizer que se afogar em rio nervoso equivale a se afogar em enchentes provocadas pelo desmatamento humano. É completa bobagem a citação do Hélio, e o pior, é intencional.
Indigente me parece ser esse comentário, cujo autor precisa de uma entre duas providências: afinar sua interpretação de texto ou abandonar ideias pré-concebidas, como a de avaliar um texto, não por seu conteúdo, mas pela assinatura abaixo do tÃtulo. Talvez careça de ambas.
Mas grande parte dos defensores do Agro não concordam que os desastres climáticos sejam provocados pela ganância do "Lucro".
Exato, Maria. Essa turma de alienados (pra dizer o mÃnimo) faz um verdadeiro malabarismo mental pra não ter que concordar com o óbvio.
Queria entender o que existe de natural num desastre que foi planejado e executado pelo Agro brasileiro. Todos sabiam dos resultados, mas a sede de lucros falou mais alto.
Elementar meu caro Rousseau, os fenômenos naturais sempre ocorreram no planeta Terra, porém seu inquilino principal chamado "humano" é um ser incompleto, com baixo QI e adepto à s delÃcias da vaidade e do conforto, além de serem todos ignorantes... Os desequilÃbrios climáticos decorrem da emissão de gases efeito estufa na camada de ozônio, gases CO² emitido com a queima de combustÃveis fósseis desde a revolução industrial, com o carvão mineral. A Humanidade sabe disso, mas como somos ignorantes..
Sim, eles diz que Rousseau errou em "quase tudo", mas não diz quais os erros. Se tivesse dito que ele aceitou quase tudo, daria no mesmo.
Vc pode achar a informação no Google. Vc não esperava em uma curta coluna um ensaio sobre Rouseaux. Ou esperava?
O que assusta, é que a turba do inelegÃvel, continua negando os efeitos climáticos causados pela destruição ambiental, perpetuada, entre 2019-2022.
Há muito mais tempo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Rousseau e o clima Voltar
Comente este texto