Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bruno Dias

    Joel é só mais um fascistinha hipócrita. Quando a polícia desce o cacetete em um protesto de esquerda (como vimos faz pouco tempo nas universidades nos EUA), essa turminha dos liberais da "liberdade de expressão" fica caladinha. O importante para eles é que eles podem espalhar desinformação à vontade, mas quem discorda com eles tem que calar a boca. Outro exemplo: a Folha, quando alardeou o caso da campanha anticipada no evento do 1o de Maio com Lula, estaria apoiando um "autoritarismo" do TSE?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A Folha acusou o governo de boicotar ajuda externa.

  2. Humberto Giovine

    Complementando meu comentário: Além destas medidas práticas e urgentes, o governo federal suspendeu a dívida do estado por 3 anos, disponibilizou recursos financeiros, não somente ao governo estadual, mas para as famílias desabrigadas. Mas, como vem do governo Lula......é tudo men ti ra, fal so, ou ir re le van te. A sociedade está muito doente mesmo!

    Responda
  3. Humberto Giovine

    Acredito que o Joel não assiste aos jornais noturnos na TV Bandeirantes, CNN, etc. Ontem mesmo eles mostraram não só a tragédia que se abate no RS, mas toda a ajuda e apoio que o governo federal faz para minimizar o sofrimento dos atingidos pelas enchentes. Quem espalha estas mentiras nas redes sociais é CRI MI NO SO, e desta forma deve ser tratado!!!

    Responda
  4. José Luvercy Rodrigues

    E pensar que a Folha já teve colunistas como Antônio Callado, Otto Lara Resende e Carlos Heitor Cony. Enfim. o Joel jamais estará altura desses. Mas a Folha, em declínio, no padrão Veja de jornalismo, honra nesse momento o conteúdo e a moral do Joel.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A Folha poderia ter colunistas de alto quilate. Ao escolher colunistas como o Joel, que é o mais puro argumento contra o capitalismo (quem seria ele sem a herança paterna?), a Folha faz um gesto deliberado. Quer virar um tipo de X jornalístico, com espaço para os produtores de fake news e seus consumidores. Depois ficam implorando para renovar a assinatura. Liixo eu leio de graça nos sites do Musk e Zuckerberg

    2. julio alves

      Ah! Bons tempos, amigo! Hoje é Joelzinho, Pondé, Lygia Maria, Dora Kramer e...bem, é melhor parar se não dá vontade de chorar

  5. jarbas cabral

    Não foi só a China que proibiu redes sociais estrangeiras, os EUA também com o Tik Tok.

    Responda
  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Fakenews eh uma epidemia virtual, e epidemia , como aprendemos recentemente, precisa de medidas excepcionais, os patógenos se valem justamente da negação para expandir em suas áreas de ação.

    Responda
  7. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    No exemplo q Joel cita do Uruguai, e como o governo deveria ter reagido, desde o primeiríssimo momento eu li e entendi a explicação correta do governo. Isso para mim descredibiliza o discurso de Joel. Sem falar que o processamento legal tem também o viés educativo. Em QQ tipo de crime. Mas quando o crime vira epidêmico, as coisas mudam.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Na verdade a folha divulgou que como se por soberba o governo brasileiro, minto o governo Lula foi o que disse a Folha. Ai não tem problema, né mesmo? É fakenews oficilal.

  8. Hernandez Piras

    Lula precisa urgentemente de uma verdadeira Assessoria de Imprensa, no estilo daquela que o excelente Ricardo Kotscho manteve no primeiro mandato, e de um novo titular para a Secom. A comunicação social do governo é reconhecidamente ruim e ele está demorando demais para reconhecer que é preciso gente mais profissional na equipe. Pimenta definitivamente não está à altura da tarefa.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Alberto, o próprio Frei Beto, partidário e amigo pessoal do Presidente, criticou ontem em entrevista a esta Folha, a comunicação do governo. E não só ele! Para você Frei Beto também é bolsonarista? Bolsonarista é esta atitude se demonizar os outros e nunca reconhecer os próprios erros.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Concordo. Nos ministérios comandados pelo PT está o núcleo mais duro, onde impera o dogmatismo e não o bom senso.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Vamos parar com essa bobagem de criticar a comunicação do governo porque não age como gostaria o bolsonarismo.

  9. armando moura

    as fake news comprometeram a assistencia ao povo de RS, bombeiros não entravam em áreas onde eram anunciadas como energizadas, caminhos com mantimentos sendo bloqueados e assim vai. Para a direita, com os bolso na ris tas mode rados, os fins justificam os meios. O governo dever reagir e apontar os dedos aos responsáveis. A pro pria FSP, anunciou que o gover no estava reagindo tarde e mal, mais mentiras, mentiras e mentiras.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      As essa eh a Nova Folha de sp. Aperfeicoando-se no que tem de pior , para tirar proveito político em sua cruzada liberal.

  10. José Bueno

    Tarefa cumprida. Jo e l não se incomoda com essas centenas de leitores destes comentários, que tentam uma conversa com fatos e argumentos. Escreve para os milhares de leitores de manchetes deste fol ha tim, para tentar validar os milhões de leitores de fake news, estes sim encurralados e isolados nos cercadinhos das bolhas redes sociais da extrema direita.

    Responda
  11. José Ricardo Braga

    Os EUA proibiram o TikTok.

    Responda
  12. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Não coibir duríssima e rapidamente todo tipo de fake news ocasionará a repetição do que já ocorreu durante a pandemia. Tal postura irresponsável, inconsequente e canalha provocou na ocasião a morte de muita gente. É evidente que a imensa maioria dessas fake news é criada e propagada por bolsonaristas. Não sejamos ingênuos em crer que se trata apenas de emitir uma opinião pessoal. Essa "ingenuidade" ajuda a provocar mortes.

    Responda
  13. MAURICIO MOURA COSTA GUIMARAES

    Caro Joel, o método das fakenews usados nessa tragédia é o mesmo na pandemia. O que mudou? Distorcem a realidade ou mentem a fim de atacar as instituições com consequências graves.

    Responda
  14. Miguel Gossn

    Fui dar uma olhadinha no ótimo canal Buenas Ideias, do jornalista (esse merece ser chamado de jornalista) e escritor Eduardo Bueno. Os comentários dos bozominions bozolinos bozoloides reforçando as criminosas mentiras já tão disseminadas são de dar ânsia de vômito (pra não dizer coisas muito piores). Aí vem o Joelzinnho e a Lyginha defender essa gen talha.

    Responda
  15. João Galvão

    Eu sou jornalista e já recebi ameaças de processo. Nunca discordei. Entendo o chamado do articulista para o entendimento. Mas acho fundamental que o processo jurídico faça parte do processo social. O governo Lula escapou dos processos dele, infelizmente. Mas agora, como parte da correção, ele tem que usar a lei contra outros malfeitores. O cara que mente dolosamente numa situação de catástrofe, tem que dar as caras em juízo. O que vai acontecer é parte do processo. É o estado de direito.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito. Com a diferença do infelizmente. Lula não escapou de nada, ele enfrentou de frente (com redundância e tudo). Teve os processos anulados por evidenciar o Lawfare.

  16. Flávio Taylor

    Não concordo. Se não houvesse uma coerção forte do estado sobre as pessoas, Nova Iprque, pie exemplo, já tinha sido incendiada, pelos moradores. O ser humano não é essa gracinha tida. Acho que quando se tem um ataque de pânico, anti depressivo não funciona, tem que ser calmante mesmo. Neste momento o combate a esse crime que é a criação de fake news, tem que ser forte e duro.

    Responda
  17. Emerson César Campos

    Fonsequinha, és um incorrigível. Tu recuperas as sobras das escritas de Pondé, Lygia Maria e Becky Korich? Tanto “esforço” em copiar é para demonstrar unidade da direita dita liberal e ilustrada? Melhor seria acordar desse eterno sono nos jardins paulista e escrever com o cérebro e não com o fígado.

    Responda
  18. Iraia Galindo

    Joel & Lígia. Que dupla!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Sugiro boicote. Vamos deixar só os bozolinos lendo e comentando.

  19. Iraia Galindo

    Depois do bolsonarismo moderado pensei que tivesse criado juízo. Mais um a defender fake news.

    Responda
  20. luiz lima

    Joel Fonseca, saia de férias, vá estudar e ler um pouco mais. Reveja os artigos e entrevistas de seu pai, o nobre Eduardo Gianetti, este sim, um homem lúcido e equilibrado e com uma visão de mundo milhares de anos-luz superior a sua. Ainda há tempo. Talvez vc precise de mais 40 anos para tal. A esperança, embora tênue, é uma luz.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Concordo. Achei um equívoco o artigo. Os "lobos" estão nos enfrentando sem do bem piedade, destruindo a sociedade. Vamos adula-lis? Educa-lis? Já dizia Humberyo Eco, o cara com 16 anos estragado hannao corrige maus. Punição, cadei e toda a mão pesada da justiça encima desses monstros que criam notícias falsas.

  21. luiz lima

    Meus caros, nunca vi um texto tão mal escrito na Folha. Não me refiro apenas ao conteúdo, mas também a dinâmica do texto, o vocabulário pobre, redundante, incoerente, contraditório, sem nexo, pif y o. Mais um colunista aquém da importância do jornal, ratificando a propagação de notícias falsas, contribuindo assim para o sofrimento de nossos irmãos gaúchos. Esses " colunistas " não têm o mínimo de empatia com a dor e o tormento de quem viu tudo desabar em minutos. Mais escrúpulos, Folha!

    Responda
  22. Fernando Alves

    A ferramenta principal de certos setores políticos é a mentira. É incrível que nenhum colunista tem qualquer observação para fazer quanto aos deputados que vão ao plenário discursar essas fake news. Eles acham que a avacalhação total de um dos poderes da república é normal. Eles nunca são responsabilizados por nada, tudo é culpa o executivo, até quando é obrigado a cumprir o que o congresso determina. No fundo a gente sabe que a proteção é porque as fake news são quase exclusivamente da direita.

    Responda
  23. JORGE CESAR BRUNO

    O que me causa estranheza é que alguns colunistas da FSP, insistem em minimizar os efeitos maléficos dessas fake News! Enquanto não tivermos uma punição severa, infelizmente essa doença, psicopatia ou desvio de caráter, não vai ter fim!!

    Responda
  24. MATILVANI MOREIRA

    Joel você pediu prontidão, simplicidade e transparência! Sinto muito, mas então não dará certo! É um governo abúlico (o que será que o caramelo está pensando?), que adora ostentação (hotéis caríssimos no cartão corporativo) e sempre quis controlar as redes sociais! Melhor a gente esperar lá no sitix de atibaix!

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Você apoiou um governo de extrema direita com um psicopata ladrão de joias e tem a cara de pau de vir com esse papo. Só uma temporada na Papuda para moderar extremistas como você.

  25. João Vergílio

    De pleno acordo, Joel. O próprio conceito de fake news cria um ambiente propício para que as fake news se difundam e ganhem credibilidade. Se alguém resolve tratar o (e)leitor como uma criança que não pode ter acesso a determinadas informações, a primeira reação que essa atitude desperta é de desconfiança de quem proíbe. "Estão querendo esconder algo." Daí para o "Deve haver muita verdade aí" é um passo. Se o censor sabe distinguir o falso do verdadeiro, por que eu, (e)leitor, não seria?

    Responda
  26. Gilberto Rosa

    Tenho visto gente completamente tomada por fake news. Precisamos punir urgentemente estes estruturados e financiados grupos criminosos, que o Joel tenta defender, da forma usualmente sorrateira que lhe é característica.

    Responda
  27. Arthur Danton

    O curioso é que o colunista negou veracidade e esclareceu uma mentira publicada e reiterada pelo próprio veículo em que ele trabalha. O caso da ajuda oferecida pelo Uruguai, e que teria sido recusada pelo governo. Ficou chato...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pior! Está culpando o governo de não esclarecer! A Folha quer usufruir da mesma irresponsabilidade das redes: não precisar checar o que publica.

  28. Bruno Sebastião Neto

    Ontem uma jornalista da folha escreveu um texto na mesma linha do Joel ,não sei se é planejado ou os dois possuem o mesmo nível de igno rância ,não se trata de calar as pessoas ,mais de tentar responsabilizar quem propaga fake news(Quem cria mentira )Só isso !

    Responda
  29. Paulo Sales

    "Governo mente ao afirmar que não dispensou oferta de ajuda do Uruguai ao RS" Acho que você Joel, seguindo suas próprias palavras, escreve para um jornal mentiroso. Não è certo isso?

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Paulo é só parar de assinar a Folha. O jornal wrra, nas não generaliza. Não é mentiroso. Que coisa.

  30. Mario Luiz Frungillo

    Sempre de novo a mesma sugestão: tente superar o adversário ao volante de um Porsche pedalando uma bicicleta.

    Responda
  31. Frederico de Souza Cruz

    O problema central é que Joel fala contra si mesmo afinal o governo colocou os orgãos responsáveis pela responsabilização das fake news para trabalhar e está avisando a todos os desavisados que serão responsabilizados. Mas Joel ora chama responsabilização de respeito a leis, ora chama esta mesma responsabilização de autoritarismo. Me parece que se não é tolice é má intenção, o Joel pode escolher.. E teve comentarista aqui que divulgou mais fake news.

    Responda
  32. Joabe Souza

    Um médico influenciador com mais de um milhão de seguidores publicou que a Anvisa estava impedindo a remessa de medicamentos ao RS. Era mentira, foi desmentida, mas milhões de pessoas vão passar a olhar a agência com desconfiança - num cenário de crescente negacionismo científico. Veja que não falta "confiança básica" aqui: a Anvisa tem reconhecida excelência no controle sanitário construída ao longo de décadas. Como lidar com isso sem responsabilização jurídica?

    Responda
  33. Gilberto Rosa

    Eu fico sempre em dúvida o quanto Joel é incapaz de uma análise profunda ou o quanto é desonesto. Pela direção dos erros acho que os dois. O problema nas mídias não é a indignação individual expressada, seja ela justificável ou não, mas grupos de estruturação e financiamento de mentiras com o claro intuito de enganar as massas. Joel é a velha e bilionária imprensa marrom defendendo as novas fake mentiras, dos tais bolsonaristas moderados, ou fascistas moderados. Esperar o que do calunista Joel?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O seu "pensamento", animado por teorias conspiratórias, nunca conseguirá compreender como a mentira se difunde e se afirma nos dias de hoje. Se o governo quer combater as notícias falsas, ele deve começar por se afastar de teorias rasas como as suas e compreender de verdade o universo do negacionismo e da mentira, que, aliás, não é muito diferente daquele no qual você orbita, de forma gratuita e voluntária, como tantos outros.

  34. Joabe Souza

    Joel, o raciocínio não ficou circular? Você defende que não haja responsabilização jurídica (que você chama de "autoritarismo") pela veiculação de notícias falsas, mas que se deve "reconstruir uma confiança básica" nas instituições, com a qual essas notícias deixariam de ter demanda. Mas a erosão dessa "confiança básica" não é justamente o objetivo das fake news?

    Responda
  35. Florentino Fernandes Junior

    Como exemplo os caminhoes multados. A secom correu pra chamar de fake news. E era verdade.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Florentino, felizmente, fanáticos como você não tem credibilidade nenhuma para difundir notícias falsas. Qualquer pessoa que preste atenção neste espaço sabe muito bem o quanto você é "amigo" da verdade.

    2. Jose Roberto de Souza

      A verdade que que extremistas de direita como você continuam a espalhar mentiras, como você acabou de fazer. Só a Papuda para moderar "gente" como vocês.

    3. Gilberto Rosa

      Este comentário é a demonstração prática da má fé de Joel. Mesmo já evidenciado que a notícia era falsa, muita gente ainda acredita. É preciso punir grupos estruturados e financiados de mentiras. Ficar tentando convencer da falsidade, depois de espalhada a mentira, é improdutivo, Joel sabe muito bem, mas é o Joel.

  36. Antonio Catigero Oliveira

    Esse texto aqui, assim como foi o texto da pretensiosa ''doutora'' em semiótica, é simplesmente constrangedor para a esfera acadêmica porque é uma afronta aos trâmites institucionais embasados na teoria kantiana de que ''a liberdade só é conquistada se os indivíduos assumirem responsabilidade pessoal tanto pelos seus direitos, quanto pelos seus deveres e principalmente pelos atos cometidos contra os interesses públicos, institucionais e constitucionais.

    Responda
  37. COLOMBO MELO

    Perfeito, Joel. Essa gente da esquerda não consegue dialogar democraticamente. Por falta de argumentos ou de "pequeninas células cinzentas", como diria o inesquecível Hercule Poirot.

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Colombo sobre o que estamos conversando, por favor me explique e argumente como é que você foi até o ponto de colocar em pauta o Poirot. Não existe nenhum segredo, o texto de Joel é uma explicita defesa de tudo que é fake, o caso do Joel não é segredo para ninguém independente do tamnaho de tuas células..

    2. Ricardo Knudsen

      É divertido ver como "essa gente de bem" ë desprovida de qquer autocrítica. O sujeito se refere às pessoas de esquerda com evidente desprezo como "essa gente", supostamente desprovidos de células cinzentas, e se acha um democrata aberto ao diálogo! Colombo ainda não descobriu q diálogo democrático começa com respeito mútuo. Segue a escola bozista de metralhar o adversário.

  38. João Melo

    Como se fosse fácil desmentir e esclarecer o "mal entendido", em tempos de lucros extratosféricos com mentiras postadas em redes sociais e atreladas a ganhos políticos. Caro articulista, ou você é inocente útil ou deveras desonesto.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pelo largo histórico tá muito mais pra desonesto.

  39. Caleb Salomão Pereira

    Joel se esforça para ser o exemplo de sua utopia: um bolsonarista moderado! Que texto patético...

    Responda
  40. Joaquim Rocha

    Joel, como sempre, em defesa das fake News usando sua lente deformada da liberdade de expressão. Shame on you, man!

    Responda
  41. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Depois da Lygia, temos a coluna do Lygio. E as mentiras correndo soltas. Lamentável.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Cada vez mais se percebe um direcionamento dos calunistas, agora defender genocídio, agora atacar STF, agora esconder falcatruas do Lira, agora defender fake news, agora defender juros, e lá se vão os jagunços tentar agradar o bilionário patrão.

  42. Caleb Salomão Pereira

    Joel se esforça para ser o exemplo de sua utopia: um bolsonarista moderado! Que texto esdrúxulo...

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Muito esdrúxulo

  43. carlos alberto

    Showel, como sempre apanhando mais que o Neymar na final da copa América contra a Argentina. Mas primeiro, para se combater fake news, precisamos verificar se o conteúdo em questão, é uma notícia. E não apenas algum cidadão indignado e alagado com seu celular expondo sua insatisfação com estado. Estado, palavra pouco citada, que no fim é o que de fato está com suas mãos soberanas, cheias de sangue.

    Responda
  44. Guilherme Magalhães de Carvalho

    Será que o Joel entrou na cota do rapaz do instituto Von Misses. Aquele menino que era neto de ministro na Ditadura… depois reclamam de cotas que não os contemplam. Fica parecendo que ele só escreve na FSP porque tem algum parente famosinho…

    Responda
    1. Bruno Dias

      90% dos colunistas da folha são nepo babies de alguma espécie, isso é óbvio

  45. Laudgilson Fernandes

    Joel você vive em que mundo? Me lembraa história do garotinho com uma colher querendo mover aareia da praia. Fake news tem que dar é cadeia sim. São milhões de pessoas que podem sofrer por causa de pessoas com total falta de caráter. Não se faça por igual.

    Responda
  46. carlos campos

    Não é possível crer que este mediocre, possa ter uma coluna num jornal ( caído,tudo bem) de circulação nacional. Ele só fala bobagens e sabe que isso vai gerar criticas , mas ele não se incomoda, "falem mal mas falem de mim". Pro cara , fake news tem que ser combatida com filosofia, q ele alega ter feito faculdade e com mingau e balinhas de mel. Muito sem noção mas com papai influente, o meritocrata tolo consegue escrever suas besteiras. Lamentável.

    Responda
    1. José Bueno

      Esse moço não se incomoda com essas centenas de leitores destes comentários, que tentam uma conversa com fatos e argumentos. Escreve para os milhares de leitores de manchetes deste fol ha tim, para tentar validar os milhões de leitores de fake news, estes sim encurralados e isolados nis cercadinhos das redes sociais da extrema direita. Tarefa cumprida.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E, se não me engano, faz parte do Conselho Editorial da Folha. É demais.

  47. Evandro Botteon

    mas esse minino num é um comentarista. mas sim um equilibrista. 'autoritarismo' contra fake news, foi boa. mas pra superar o bolsonarismo moderado, vc vai ter que caprichar mais

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Hum, talvez ele tente o terraplanismo moderado, propondo q a Terra seja um cubo. É tridimensional, mas tem faces planas!

  48. ADONAY ANTHONY EVANS

    Joel, qual será seu próximo artigo? Depois de Tarcísio e o Bolsonarismo Moderado, E Fake News perseguidas pelo Autoritarismo, Neonazismo Diet?

    Responda
    1. carlos campos

      No próximo artigo , esta a me ba deve tratar sobre a circularidade da terra plana e como tratar fas cis tas com buquês de flores. Ninguém merece!!!

  49. ADONAY ANTHONY EVANS

    Todos vimos o prefeito bolsonarista moderado de Farroupilha, destratando, filmando e gravando ministro que telefonou para oferecer ajuda. Não fosse pela população sofrida que não tem nada com isso, o município deveria ir pro fim da fila. Bolsonarista tóxico e ridículo, é pleonasmo. Não gosto de muito o que a Globo faz, mas os ataques à TV, são ataques à toda Imprensa. Enquanto todo o País se mobiliza e chora, bolsonaristas vomitam ódio. À essa malta, que depois se faz de vítima, Papuda.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, tenho visto gente completamente tomada por fake news. Precisamos punir urgentemente estes grupos criminosos que o Joel de forma sorrateira tenta defender.

  50. Ricardo Knudsen

    O colunista sempre de má fé, invertendo as coisas. Não é o governo q vê metade da população como inimigo, é "aquela" metade da população q vê o governo como inimigo. O governo federal não tratou ninguém como inimigo na tragédia no RS, muito ao contrário. A ajuda federal vai sem olhar a quem, em um estado governado por um bolsonarista e com maioria de eleitores bolsonaristas.

    Responda