Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lairton Santos

    Atenção SINDICATOS, se há burburinho no andar de cima, é hora de começar mobilizar o "chão de fábrica". Direitos devem ser defendidos na rua, com grandes mobilizações.

    Responda
  2. Beatriz Silva

    Reduzir a gorda aposentadoria parlamentar que os espera, ninguém quer, não é mesmo? Que tal darem o exemplo à sociedade?

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Isso é q dá se associar a quem tem duas tornozeleiras( palavras do betto)

    Responda
  4. Florentino Fernandes Junior

    Dona tebet, nem eleiçao pra vereadora tu ganhas mais. Sem votos na esquerda e na direita

    Responda
  5. Florentino Fernandes Junior

    No brasil é sempre o pobre q paga a conta. Depois a classe media q trabalha. Para um estado guloso e perdulario

    Responda
  6. Antonio Pimentel Pereira

    Esse tipo de gente é q está procurando desonerar a folha das grandes empresas, diminuir o inss patronal das pequenas prefeituras, do msm naípe de quem inventou e colocou no colo das microempresas e meis a isenção de produtos importados do ecomerce, q era sessenta por cento, é gente do nível q vive de super salário do serviço público, elite escravista, incapazes de diminuir a despesa deles, coisa de gente q acha q o povo de baixo da pirâmide são escravos ainda

    Responda
  7. José Antônio

    Abaixo a(o)s camisas amarelas!

    Responda
  8. Vito Algirdas Sukys

    A população do Brasil, em dois mil e dezessete, era de duzentos e doze milhões de habitantes, sexta do mundo; em dois mil e cem será, aproximadamente, de cento e sessenta e cinco milhões, décima terceira do mundo. Em dois mil e cem o número de sexagenários será maior do que os de cinco anos de idade. Haverá aumento de derrames, Alzheimer e Parkinson. O World Bank estuda o peso das doenças neurológicas na saúde. Há a mudança climática. Problemas difíceis para os formuladores de políticas.

    Responda
  9. SileneMaria de Sousa

    Penso que a Inteligência Artificial-IA, talvez possa apresentar uma solução mais justa p/os salários dos aposentados, se não tiver - no futuro estarão tds ganhando salário mínimo.

    Responda
  10. Mario Rudolf

    Eu defendo a vida da concepção à morte natural, por isso, considero tudo isso criminoso. O dinheiro pago para as aposentadorias não pode ser usado para especulação financeira de grupos particulares.

    Responda
  11. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

    Cuidado com os idi_otas proativos !

    Responda
  12. Boni Lobo

    E as dívidas que muitas grandes empresas tem com o INSS? Reduzam as mordomias no legislativo e judiciário! Reduzam o número de representantes nas casas legislativas em todo os níveis de governo! Sempre querem tirar dos mais pobres!!!

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Gustavo nada é irrisório, tudo faz falta, esses 2 poderes tem sim um enorme gasto com pouquíssima entrega

    2. Gustavo Ferreira

      Sabe que apesar de muito justo isso não faz nem cosquinha. Se vc não pagar nada para o legislativo não resolve 5% do furo. Mas é justo, mas não resolve.

  13. Bob Pereira

    Não sei de onde o articulista tirou essa conclusão, fazendo paralelo com a previdência chilena. Não vi ou ouvi a Ministra mencionar, nem de longe, essa associação. Trata-se de ma fé e tentativa de confundir os leitores. Longe de esclarecer ou colaborar com o debate proveitoso, o sujeito prefere fazer associações e raciocínios que tiram o caráter democrático da discussão. Tira o foco para confundir e atrapalhar. Artigo totalmente dispensável.

    Responda
  14. JOAO LUIS MENDES

    Serviu para dar um votinhos uteis para o Lula tirar o ser das trevas que queria ser reeleito. Agora tá na hora de ser tirada do Governo. Imagina ferrar o pobre. Mais uma abominável.

    Responda
  15. julio c s barbosa

    é muito fácil bater no mais fraco. a ministra se fosse capaz apresentaria uma proposta inteligente sem ser humilhante para os aposentados. Barroso e Tebet parecem sádicos

    Responda
  16. Gustavo Ferreira

    O mais interessante dos comentaristas do artigo é que eles entendem que esses recursos caem do céu, e não que são eles mesmo que pagam e que se ficar mais pesada a conta mais impostos vão ter que pagar ou menos de outros serviços. Fica parecendo que o governo gera riqueza. Governo só consome, quanto mais consumir mais temos que alimentar. E pra piorar nas empresas públicas, onde seria o braço gerador de riqueza, o governo dá prejuízo também. Ou seja, quem é contra se apresente para pagar mais.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Grécia por ex de um dia para o outro foi cortado 30% de todo mundo. não interessava quanto ganhava. É uma questão matemática, não existe de aumentar a carga tributária que já é das mais altas do mundo. No máximo conseguem fazer aumentar pela redução de fraudes, mas o Brasileiro frauda tudo, não é fácil resolver isso.

    2. Gustavo Ferreira

      O que vai ocorrer é quando nós não tivermos mais o que pagar vai cortar a aposentadoria de todo mundo como foi feito na Grécia e em Portugal em governos de esquerda. A geração Z já não aceita pagar previdência. O que hoje arrecada já paga pouco mais da metade do 1 trilhão de previdência, imagina em 10 anos. A questão é que não é sustentável, o recurso não é capitalizado, o de hoje paga o de antigamente, só que existem muitos de antigamente.

    3. Edson Gabriel de Oliveira

      Responda honestamente, você está disposto a se sustentar com menos de um salário mínimo quando se aposentar?

    4. JOAO LUIS MENDES

      Gustavo, abre mão de sua aposentadoria! Faz uma doação.

    5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Os "recursos" são criados pela força de trabalho, nos primórdios com pouca ou sem intermediação das máquinas, atualmente, se produz cada vez mais com recursos tecnológicos, como diria o "mouro" , aumenta o capital constante e se reduz o variável(criador do valor), daí a necessidade do capital transferir valor para sustento do trabalhador idoso, não é favor, sem isso é se preparar para o caos!

  17. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    É inegável que com o uso da tecnologia poupadora de mão de obra e o gigantesco crescimento da produtividade, haverá número menor de empregos e como resultado reflexos na previdência, exatamente por isso o capital precisará transferir maior parte do valor(criado pelo trabalhador) para garantir o sustento dos aposentados, isso pode quem sabe,retardar a barbárie, mas, não acontecerá sem muita luta, (de classe) !

    Responda
  18. Jean Pierre Bianchi

    O artigo seria tanto mais útil se fossem apresentadas propostas concretas para lidar com um problema real. Ficar como está parece insustentável, de modo que o artigo fica, no mínimo, incompleto. Prefiro acreditar que uma peça propositiva está por ser publicada para que haja um debate de ideais e não apenas uma crítica isolada.

    Responda
  19. newton penna

    O artigo diz com todas as letras o que tem se evitado dizer: o que a Tebet tenciona fazer realmente é esmagar o aposentado brasileiro de vez. A Tebet encarna bem a "Terceira Via": uma Direita envergonhada que, no fundo, pretende fazer o mesmo que a Extrema Direita: aumentar ainda mais o fosso entre os que têm e os que não têm (quase nada).

    Responda
  20. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Independente do caminho a seguir, nossa previdência precisa, urgentemente, de outra reforma séria para continuar existindo. E aí entra o funcionalismo público que recebe um valor muito superior às contribuições recolhidas. Ou seja, a conta está sendo paga por terceiros. Essa mamata tem que acabar.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      E tem um teto pra um servidor se aposentar, se não me engano é 5 salários mínimos e 60 anos de idade, com exceção das forças públicas (exército e polícias) devido à serem lambe botas do ex, não entraram nesta última exigência

    2. ARY OLIVEIRA

      Caro Morim,muitas reformas na Aposentadoria do servidor público foram feitas depois de dois mil para cá inclusive nos governo petistas, com muita responsabilidade. Para seu. Conhecimento , atualmente , por exemplo, o servidor público federal só pode aposentar por idade se tiver ?mínimo de vinte anos de serviço público. Muita coisa mudou meu caro, se informe!

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Morim, primeiro. Não é funcionário. É servidor. Segundo. Reclama com o judiciário e o legislativo. Mas cadê coragem ? Dê nome aos bois !

  21. José Bueno

    Há mais distorção, neste articulista, para sabotar do que para abrir uma discussão honesta. Por enquanto, só vi a Tebet participando e comprometida ativamente para a viabilização do plano da equipe técnica e responsável do Presidente Lula. É só conferirmos o que ela discutia: "Eu não preciso desvincular tudo, não preciso desvincular seguro-desemprego, aposentadoria, eu posso escolher benefícios, e cada benefício pode me dar R$ 10 bilhões ao ano". Etc.

    Responda
    1. José Bueno

      Serviço cumprido para a extrema direita. Só mais uma distorção deste f ol ha t im... A de hoje

  22. lenise de souza ferreira

    Difícil conseguir ser presidente .

    Responda
  23. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Parabéns pelo artigo ! Irretocavel! Deveria ser lido por todos brasileiros que um dia deverão precisar sobreviver com recurso da aposentadoria. O Chile é o exemplo perfeito do que faz a direita no poder. Que a "esquerda" não repita o erro !

    Responda
  24. Expedito Santana de Souza

    Essa proposta não se pode deixar levar adiante. Isso é transformar trabalhadores velhos em sucatas humanas a ser descartadas, como se fazia com os escravos.

    Responda
  25. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Se teve 5% dos votos em 2022, na próxima vai ter 1 % pra ver que essa ideia diminuí também os votos.

    Responda
  26. alexandra cristina bobbio

    Essa nulidade política só conseguiu até agora surgir com essas ideias criminosas. Vamos começar mexendo nos escandalosos privilégios dela e das castas supremas. Uma vez feito isso podemos considerar mudanças, mas não essa, que tornem a previdência igual para todos e sustentável. Temos também a Pec do quinquênio nos assombrando, além dos descalabros deste estado mastodôntico que somos obrigados a carregar. E ele cresce: Faz o L, faz.

    Responda
  27. Flávio Tadeu Marini da Silva

    Na previdência dos militares nenhum filho da puta mexe

    Responda
  28. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Pode até chegar um dia, se assim se comprovar necessário, que tenhamos q rever o sistema previdenciário para que se mantenha sustentável. Porém isso só deve ocorrer depois de completarmos a reforma tributária para que os ricos passem a pagar alíquotas de impostos sobre a renda ao menos iguais às que pagam as classes médias e os mais pobres, que paguem impostos sobre suas propriedades, que os impostos sobre as heranças tenham suas alíquotas tornadas progressivas e maiores conforme seus valores …

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      que sejam extintos os subsídios e isenções fiscais para quem quer que seja, que paguem impostos sobre os rendimentos financeiros iguais aos que pagamos todos sobre nossas rendas, que contribuam com a sociedade na medida do tamanho de suas fortunas e que seja implantado um sistema de saúde publica de qualidade para todos.

  29. Ivo Ferreira

    Não é justa a troca para quem já está aposentado. Que criem uma nova previdência pra quem está começando agora. Quanto a proposta da Tebet, até Crazy Hoffmann já criticou. Deus Lula ainda não se manifestou...

    Responda
  30. Carlos Eduardo Cunha

    Acho muito ruim quando alguém coloca uma fala, não dita, na boca de outro para prejudica-lo. Tebet nunca disse que um aposentado deve ganhar menos que o mínimo, quem está dizendo isto é o colunista. O que Tebet coloca, e que todos nós sabemos, é que este sistema não se sustenta pois cada vez mais teremos menos pessoas trabalhando e mais aposentadas. Lastimável o uso político do espaço para fazer uma fa*e.Quer manter o status quo no Brasil.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Por que ela não fala em rever aposentadoria dos militares , dos altos escalões do funcionalismo, do judiciário? Iria sobrar dinheiro para as outras aposentadorias

  31. José Freitas

    Deus, embora muitos duvidem de sua existência, parece escrever certo por linhas tortas. Não permitiu que essa senhora fosse eleita presidente por conta de sua "insensibilidade genocida". Defender o reajuste das aposentadorias abaixo da inflação não a atingiria porque ela não depende a previdência publica para sobrevivier. Na disputa politica coube-lhe apenas alcançar o que merecia: um cargo de terceiro escalão, sem nenhuma importância, aderindo à um goveno imoral, coerente com sua mediocridade.

    Responda
    1. José Freitas

      Sr. Padilha reajustar as aposentadorias apenas pela inflação sem repassar o crescimento do PIB é a forma perversa de excluir uma grande parcela da população da distribuição de renda gerada pelo crescimento econômico. Quando na ativa os atuais aposentados tambem contribuiram para o crescimento econômico do país, Na ativa ou não eles continuam sendo consumidores e, sendo de baixa renda, sua inflação real geralmente é superior a "media" divulgada pelo governo.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Do que eu cheguei a ler a respeito ninguém propôs deixar de reajustar pela inflação, o que dizem pretender é a desvinculação do valor dos benefícios previdenciários do salário mínimo, talvez para que se possa reajusta-ló sempre acima da inflação sem comprometer as contas da previdência.

  32. Ricardo Knudsen

    Guedes, Tebet e os neoliberais querem inviabilizar a previdência pública, reduzindo os benefícios até q se tornem simbólicos. Assim, a classe média será forçada a pagar previdências privadas, o Santo Graal dos bancos, em volumes zilionários. Os bancos agradecem. Um reparo, Guedes não é de Harvard, mas da Universidade de Chicago, o reduto de alguns dos economistas mais retrógrados, dogmáticos e desumanos do neoliberalismo.

    Responda
  33. Berenice Gaspar de Gouveia

    É muito fácil botar no colo de idosos a conta dos problemas nacionais. Aposentado não faz greve, não tem saúde para protestar. Enquanto parcela deles tenham rendimentos indexados sos da ativa (militares, judiciário, por exemplo), querem sufocar os Barnabés. Só falta propor uma idade limite para manter os direitos, além dela, uma solução final seria a saída

    Responda
  34. Jorge Durán

    A Ministra Tebet, ignora ou finge ignorar o que ocorre no Chile com os aposentados: miseria, suicídios, desesperação. Bom, ela como pecuarista de familia rica, não precisa se preocupar com ninharias, como aposentdoria.

    Responda
  35. Dagmar Zibas

    Sonho da grande fazendeira e pesadelo dos mais pobres. O q é preciso fazer, ninguém tem coragem de enfrentar. As aposentadorias dos militares e do alto escalão do funcionalismo. Ex: um certo capitão golpista e inelegível está recebendo salário integral do exército desde seus 33 anos de idade, quando foi compulsoriamente reformado por insubordinação.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      E as filhas solteiras dos estrelados que recebem pensões, isso sim que é acintoso.

  36. José Freitas

    Desvincular as aposentadorias do salário minimo é de uma crueldade social intolerável. Jogar os idosos na miséria é equivalente a se praticar um genocidio. Certamente ela, como parlamentar, não seria atingida por essa "inovação". O sistema de capitalização individual, merece ser estudado para ser extendido à TODOS os contribuintes, de todas as classes sociais, sem exceções. A Previdência Pública poderia ter mesmas regras da Previdência Complementar, para quem quisesse obter um beneficio maior.

    Responda
  37. Carlos do Espirito Santo Lobo Lobo

    Imagine essa mulher Presidente, a desgraça que vai virar nossas vidas.

    Responda
  38. Pedro Netto

    Acho que ela não se expressou bem ou foi mal interpretada. Ela nunca defendeu que uma aposentadoria tivesse valor abaixo do mínimo; o que ela sugeriu, se bem entendi, é que valores hoje acima do mínimo convergiriam gradualmente para o valor do mínimo, com o uso de indexadores de inflação para as aposentadorias, distintos do indexador do salário mínimo, o qual incorpora um ganho real, segundo a política desse Governo.

    Responda
    1. Pedro Netto

      Em tese, se o mecanismo a ser criado ajustasse de forma correta as aposentadorias, mantendo o poder de compra atual das mesmas, vejo mais benefícios do que prejuízos em fazer essa desvinculação. Talvez se pudesse criar um índice de inflação específico para a categoria dos aposentados, de acordo com sua cesta de consumo - são idéias a serem testadas. Concordo que qualquer eventual mudança na fórmula atual das aposentadorias "civis" deveria ser precedida por ampla reforma nas dos militares.

    2. José Freitas

      Se o salário minimo fosse aquele previsto na Lei, capaz de suprir todas as necessidades basicas do trabalhador da ativa ou aposentado, o valor das aposentadorias poderiam convergir para esse minimo, o que obviamente não é o caso. Pela ideia da "sinistra" nem mesmo a inflação seria repassada às aposentadorias, quanto mais o crescimento do PIB que hoje reajusta o salário minimo.

    3. Pery Pedro

      O artigo mesmo diz que "Ela deu a entender que", que é a senha par a"Ela nunca disse isso, ams eu vou dizer que ela disse assim mesmo". Artigo k na lia na linha sindicalistas.

    4. Carlos do Espirito Santo Lobo Lobo

      Se a pessoa está recebendo acima do mínimo é porque sua taxa de contribuição foi acima do mínimo. É justo.

  39. Emilio Bazzani

    Também em Portugal, cada participante tem uma conta, tem desconto pelo seu salario (regime de capitalização) e não há garantia de um salario minimo. Diferente do nosso 'sistema solidário/repartição onde os beneficiarios são financiados pelos trabalhadores ativos. População envelhecendo, rombo tremendo à vista!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Temos muitos outros rombos, um deles é crucial para sabermos a real capacidade do estado em equilibrar suas contas. Falo da tributação de todos ao menos pelas mesmas regras. Que tal completarmos a reforma tributária para que os ricos paguem aobrw toda e qualquer renda alíquotas ao menos iguais às que pagam classe média e pobres ? Que tal pagarem alíquotas progressivas sobre as heranças? Que tal acabarem os subsídios e isenções fiscais? Que tal pagarem os ricos um imposto ao de suas fortunas?

    2. Dagmar Zibas

      Esse caos é anunciado desde de sempre. O q precisa não é mexer nas aposentadorias do INSS, mas dos militares, e dos altos escalões públicos. As contas se restabeleceriam rapidamente. P.ex,: há um certo capitão golpista e inelegível q recebe salário integral do exército desde os 33 anos de idade qdo foi aposentado por insubordinação.

    3. Pery Pedro

      Emilio bateu o martelo no prego. Exato!

  40. RICARDO ROCHA

    O que esperar de uma fazendeira e ruralista? Que ela apresentasse propostas em benefício do pobre? Vai vendo!

    Responda
  41. RICARDO ROCHA

    O que esperar de uma fazendeira e ruralista? Que ela aprasentasse proposta em benefício do pobre? Vai vendo!

    Responda
  42. RICARDO ROCHA

    O que esperar de uma fazendeira e ruralista? Que ela aprasentasse proposta em benefício do probre? Vai vendo!

    Responda
  43. Pery Pedro

    Este artigo é fake news total. Não concordo com a proposta da Tebet, mas daía a dizer que ela quer que se permita pagamento abaixo do mínimo e que ela "Deu a Entender" que quer isso, beira a ca na lhice. das brabas. Chame de capitalização ou do que quiser, mas a única razão pela qual podemos tolerar que os trabalhadores atuais paguem as aposentadorias de quem recebe é o bonus demografico, que esta acabando. Ou seja, ainda temos mais gente trabalhando e recolhendo que gente recebendo, mas isso

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Podemos até ter que um dia chegar a isso mas que tal começarmos por concluir a reforma tributária fazendo com que os ricos paguem ao menos alíquotas de imposto sobre qualquer tipo de renda semelhante àquelas que as classes médias e trabalhadores pagam? E que paguem impostos sobre suas fortunas bilionárias, sobre suas heranças bilionárias, sobre suas propriedades bilionárias? Que acabem os subsídios e isenções fiscais?

    2. Pery Pedro

      tem data pra acabar. Era dois mil e cinquenta, hoje já se fala em trinta. É inevitável. Mas migrar para este modelo, que é matematicamente inevitável, não necessariamente exige que se abra a possibilidade de receber menos de um salário mínimo. Dizer que vai acontecer um desastre como no Chile se mexermos em qualquer coisa da Previdência é como dizer que o Brasil vira uma Venezuela se o Lule for eleito. Funciona no grupo de whatsapp, ams não deveria chegar a esta Folha.

  44. Joabe Souza

    Propostas de limitação dos benefícios só deveriam ser feitas em conjunto com medidas de incremento do custeio: combate à sonegação e fraudes, proibição de desonerações setoriais e, especialmente, contribuição social sobre as novas formas de relação de trabalho. Eventual taxação das plataformas de intermediação de trabalho deveria ser destinada exclusivamente à previdência social.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Falta completar a reforma tributária para que os ricos paguem impostos sobre toda e qualquer renda com base na mesma tabela progressiva de todos os demais mortais comuns, que sejam extintos os subsídios e isenções fiscais, que os ricos paguem impostos compatíveis sobre suas propriedades, heranças e fortunas. Aí saberemos os limites fiscais do estado. Que o sistema público de saúde atenda a todos com qualidade.

  45. Tadêu Santos

    REPÚDIO TOTAL À PROPOSTA DE MEXER NO INSS SEM CONSULTAR A SOCIEDADE..., ou precisamente a população brasileira, especificamente os APOSENTADOS, que foram sacaneados com a REVISÃO DA VIDA TODA pelos 7 ministros do STF, negando o cálculo de aposentadoria até 1994, um direito adquirido por quem pagou com sacrificio durante anos, sonhando com uma aposentadoria decente quando velhinho juntos aos netos... MINISTRA TEBET, VOCÊ PODE EXPLICAR AOS BRASILEIROS?

    Responda
  46. Emilio Bazzani

    Que esperar desta politica sem muita vergonha. Criticou o Luiz e agora esta lá. Deveriamos indexar as aponsentarias aos salarios dos ministros do STF ou do Senado. Justo.

    Responda
  47. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Se o Salário Mínimo já é abaixo do mínimo necessário, imagina uma aposentadoria com valor abaixo do Mínimo... O que faz essa senhora, que parecia tão sensível com a condição de vida do povo, defender uma coisa dessa?

    Responda
  48. Wadson Alonso

    Saco ! E eu me simpatizei tanto por ela , agora vem com essa facada ? Taxar grandes fortunas nunca né Professora Tebet ?

    Responda
  49. Paulo Sales

    Essa é a tebet que quer ser presidente e tem muito trouxa que vota nela.

    Responda
  50. Nelson Vidal Gomes

    O que é de espantar não é que Tebet faça essa proposta, mas que Lula a deixe fazer. Ou não! Afinal trata-se do governo do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e não do MDB. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * Não é o que preside.

    2. Nelson Vidal Gomes

      A boa-fé argumentativa não é o que Presidente os pseudosintelectuais frustrados seguidores do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Então para deixar claro diga-se. Por que Lula não a desautoriza como já o fez grosseiramente com vários Ministros em outras circunstâncias? Namastê!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Lula deve calar a boca dos ministros e impor censura prévia? Que comentário exdrúxulo!

    4. Pery Pedro

      Lule não deixa nada. Cobra os ministros para melhorarem sua popularidade e depois os desautoriza em público. Este governo é um saco de gatos.