Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcos fernando dauner

    conforme publicado hoje no site do AN , três bolsomitos arruaceiros quebraram a tornozeleira eletrônica e fugiram para a Argentina !

    Responda
  2. roberto silva

    Estado mínimo se vc não tem seguro de saúde vc morre na porta do hospital! Agora se uma empresa não fez seguro contra desastres naturais vão querer que o povo pague o prejuízo? Entendi defendem estado mínimo só para os pobres!

    Responda
    1. roberto silva

      Os que fizeram seguro, aqueles que não querem depender do Estado, estão tranquilos, o aeroporto salgado Filho será totalmente ressarcido pela seguradora alemã, lógico que existe seguro para catástrofes! Aliais eles sao feitos para isso! No furacão Catrina foram pagos mais de 40bi de dólares aos segurados, mas aqui os liberais sabem que ser der prejuízo é só da o calote no BB e na Caixa , tudo gente de bem a favor da meritocracia .

    2. Paulo Codorneroz

      O problema é que esses locais nunca haviam sofrido com alagamentos, então provavelmente ninguém sequer pensou em fazer o seguro. Assim TB acontece com automóveis, se você quiser um seguro contra enchentes precisa pagar a parte. Agora provavelmente a grande maioria dos empresários e donos de automóveis que vivem na área de risco começará a pagar o adicional do seguro.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quem produzirá, meu caro ? Quem absorverá mão de obra e quem pagará impostos ? Quem você acha que provê o estado ? Alheio a isso, seguradoras não indenizam danos decorrentes de catástrofes.

    4. luciano montenegro

      É melhor você pesquisar sobre “ seguros contra causas naturais ou problemas da natureza “. Estude mais um pouquinho só.

    5. roberto silva

      Claro que existe, seguro DFI é muito ofertado .

    6. marcos fernando dauner

      existe seguro contra incêndio ! mas existe seguro contra enchente ?

  3. Carlos Telles

    Já começou com mentira, 91% das indústrias com problemas é pura mentira. Gerdau, Randon, Tramontina, Grendene, GM e outras grandes, médias e pequenas dentro e fora da região afetada, nada sofreram, ou sofreram pouco.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc citou 5. Pela sua conta, há quantas indústrias no RS ?

  4. Ednilson Alves Deo

    Nessas horas se vê a força do apoio mutuo que tanto falam os anarquistas. Não dá para esperar muita coisa do Estado, da iniciativa privada só uma oportunidade de lucrar com essa situação.

    Responda
    1. Carlos Telles

      Alguém ouviu falar que a GM ou Randon perdeu alguma fábrica ou produto?

  5. NACIB HETTI

    Estado mínimo não tem nada a ver com estado de calamidade. A solidariedade não tem cor ideológica.

    Responda
    1. Eliane Morosini

      Ah mas quando o pobre precisa de apoio de todos nós pra tentar construir algo aí tem cor e classe sim! Aí não pode!

  6. Eliane Morosini

    Lá vão os amantes da direita neoliberal pedir dinheiro ao Estado. Vcs são fortes, trabalham duro e bastante. A meritocracia vai levantar o RS!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Entenda que o Estado nada produz, mas apenas arrecada e gasta. Essa é a função do Estado. E por conta disso, a arrecadação do Estado depende das atividades produtivas. Sem produção não há riqueza. Sem riqueza não há Estado. Não há alternativa à economia nacional que possa declinar do resgate ao parque industrial do RS. E a situação é a mesma em relação a quaisquer outras unidades federativas com pujança produtiva.

    2. Eliane Morosini

      Nenhum dos dois Giovane, o bruto. Melhor vc se informar de qual lado costumam ficar empresários nas eleições! Dinheiro público pode pra uns mas não pra outros? Vai estudar o que é neoliberalismo pra depois me chamar de tosca!

    3. Giovani Ferreira Vargas

      Você é desinformada ou simplesmente tosca?

  7. José Cardoso

    A 'fábrica de aço' mencionada na foto me parece apenas um revendedor. As siderúrgicas da região são duas grandes da Gerdau, que não foram alagadas.

    Responda
  8. Valderi Silveira Pinto Júnior

    A direita fala em Estado Mínimo e recorrem a esse Estado em calamidades, eles devem rever seus hipócritas conceitos.

    Responda
  9. Jairo Ramos

    Engraçado que em 2018, teve um candidato a vice que disse que tinha de acabar com a jabuticaba dos pobres. Esse ser se elegeu senador em 22 e agora defende a jabuticaba dos ricos!

    Responda
    1. Rubens Ventura

      É a lei do retorno buscando politicos irresponsáveis atingindo vítimas inocentes.

  10. A L C

    Apesar de toda tragédia q assola o RS, Ainda vejo a arrogância de alguns políticos da região, agradecendo em inglês, pequenas ajudas de empresários, mais não tem a humildade de agradecer o esforço q o governo Brasileiro vem fazendo pra ajudar sua região …..

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Deviam pedir ajuda ao Genocida Golpista a quem tanto veneram!

  11. Hélcio Toth Renda

    Nem vou falar nada, mas o Sul da direita arrogante precisa e já pode acordar. Quando o susto passar, a população enganada vai ter que eleger melhores políticos para administrar o estado. É o que todo mundo tá falando.

    Responda
  12. Daniel Vitorazzi

    Ajuda pode e deverá vir. Mas com olho de lupa. Sem esta de ficar de mimimi com burocracia, pois é dinheiro público e escasso e deve ser priorizado aos pequenos e médios empreendedores. Para os grandes o primeiro desafio é agir como adultos e tirar do CPF para botar no CNPJ, tipo apartamentos em Camboriú e o escambau. Quero ver também a banca privada, que nas propagandas sempre aparece bonitinha, parceiros e que tais. Na bonança te oferecem o que não se e precisa e na tragédia se escondem.

    Responda
  13. Joao Luiz Coimbra

    Muito estranho o que está acontecendo no mundo! Uma epidemia de Covid que afetou o mundo todo, as temperaturas ultrapassando 45 graus no verão europeu, aurora boreal em Portugal, essa catástrofe na Rio Grande de Sul, a Amazônia e o Pantanal secando. O que está acontecendo??

    Responda
    1. Karina A F

      Ações do homem contra a natureza e negacionismo das mudanças climáticas, políticos votando a favor do desmatamento e da falta de controle ambiental. Infelizmente a bancada do Rio Grande do Sul historicamente vota a favor da flexibilização das medidas de proteção ao meio ambiente. As terras que assoreiam os rios não suportaram. É isso o que está acontecendo.

  14. Daniel Vitorazzi

    Os defensores do Estado mínimo acordando para a vida. Quantos destes que agora choram faziam piadas e afirmações preconceituosas com nossos irmãos do Nordeste, há mais de século assolados por outra tragédia ambiental, a seca? Agora, na lama, clamam pelo Estado, e ele virá, ainda que com suas limitações. Boa hora para rever as atitudes e a arrogância.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Daniel, comentário inútil esse seu. A região nordestina veem recebendo ajuda do governo federal há décadas , até transposição bilionária do são Chico foi feita e ainda continuam usando caminhão pipa. Verifique quanto o sul do país paga de imposto para a federação e quanto recebe de volta Codevasf E' um exemplo de balcão de negociação política daquela região!

    2. CARLOS TARDIVO

      Como estão os gaúchos machos que queriam se separar do resto do Brasil?

    3. Rubens Ventura

      Onde estão aqueles que arrotavam: o sul é o meu país. País que não cuidou de seu meio ambiente e que dependerá do vizinho e grande Brasil, somos todos brasileiros!

    4. Afranio de Paula Sobrinho

      Brilhante, Daniel. Claro que não é possível sintetizar tamanha catástrofe, seus efeitos e desdobramentos e a comoção que dela advém em meia dúzia de frases, muito menos aprofundar conceitos sobre o "tamanho" ideal, funções e obrigações do Estado. Claro também que ninguém deseja ou torce pelo sofrimento, ainda que ele nos faça crescer. Mas não questionar nossas atitudes, conceitos e as relações sociais que estabelecemos seria desperdiçar o momento que a natureza, sempre sábia, nos oportuniza.